Scielo RSS <![CDATA[Innovar]]> http://www.scielo.org.co/rss.php?pid=0121-505120140003&lang=es vol. 24 num. 53 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.org.co/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.org.co <link>http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512014000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Empleabilidad interna como estrategia para la retención de empleados clave</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512014000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: Economies the world over and particularly those in southern Europe, are suffering the crippling effects of the extremely complex economic and financial crisis. This study looks at the impact of certain human resource policies geared towards increasing internal employability as a means of retaining valued employees and promoting job flexibility within the firm, as well as increasing positive attitudes towards organizational citizenship. Satisfaction and commitment are proposed as intermediating variables of the relationship between perceived internal employability and ITQ/OCB. The proposed research model is contrasted using structural equation modeling (LIS-REL). The results obtained from the empirical study indicate that employability should be considered an essential factor in achieving the desired commitment, loyalty, adaptability and productivity from employees by strengthening the psychological contract between firm and worker through professional recognition.<hr/>Resumen: Las economías alrededor del mundo, en especial en países del sur de Europa, están sufriendo los paralizantes efectos de la extremadamente compleja crisis económica y financiera. Este estudio examina el impacto de ciertas políticas de recursos humanos enfocadas a incrementar la empleabilidad interna como un medio para retener a los empleados valiosos y para promover la flexibilidad laboral dentro de la empresa, así como para incrementar las actitudes positivas hacia la ciudadanía organizacional. Se proponen la satisfacción y el compromiso como variables que intermedian la relación entre la empleabilidad interna percibida y la intención de abandonar la empresa y sobre el desarrollo de comportamiento de ciudadanía organizativa. El modelo de investigación propuesto se contrasta usando el modelamiento de ecuaciones estructurales (LISREL). Los resultados obtenidos a partir del estudio empírico indican que la empleabilidad debe ser considerada un factor esencial para conseguir el compromiso, la lealtad, la adaptabilidad y productividad deseada por parte de los empleados, pues fortalece el contrato psicológico entre la empresa y el trabajador mediante el reconocimiento profesional.<hr/>Résumé: Partout dans le monde et en particulier dans les pays du sud de l'Europe, les économies souffrent des effets paralysants de l'extrême complexité de la crise économique et financière. Cette étude examine l'impact de certaines politiques de ressources humaines visant à augmenter la capacité d'emploi interne comme un moyen pour retenir les employés compétents et pour promouvoir la souplesse de travail dans l'entreprise, ainsi que pour augmenter les attitudes positives vers une citoyenneté organisationnelle. La satisfaction et l'engagement sont proposés comme variables qui interviennent dans la relation entre la possibilité d'emploi interne perçue et l'intention de quitter et sur le développement du comportement de citoyenneté organisationnel. Le modèle d'investigation proposé est mis en relief par l'usage du modèle d'équations structurelles (LISREL). Les résultats obtenus à partir de l'étude empirique indiquent que la capacité d'emploi doit être considérée comme un facteur essentiel pour obtenir l'engagement, la loyauté, l'adaptabilité et la productivité désirée de la part des employés, car cela renforce le contrat psychologique entre l'entreprise et le travailleur par la reconnaissance professionnelle.<hr/>Resumo: As economias ao redor do mundo, especialmente em países do sul da europa, estão sofrendo os paralisantes efeitos da extremadamente complexa crise econômica e financeira. Este estudo examina o impacto de algumas políticas de recursos humanos voltadas a incrementar a empregabilidade interna como um meio para reter os empregados valiosos e para promover a flexibilidade trabalhista dentro da empresa, bem como para aumentar as atitudes positivas para a cidadania organizacional. São propostas a satisfação e o compromisso como variáveis que intermediam a relação entre a empregabilidade interna percebida e a intenção de deixar a empresa e para o desenvolvimento de comportamentos de cidadania organizacional. o modelo de pesquisa proposto contrasta usando o modelo de equações estruturais (LISREL). os resultados obtidos a partir do estudo empírico indicam que a empregabilidade deve ser considerada um fator essencial para conseguir o compromisso, a lealdade, a adaptabilidade e produtividade desejada por parte dos empregados, já que fortalece o contrato psicológico entre a empresa e o trabalhador mediante o reconhecimento profissional. <![CDATA[<b>Los efectos de la crisis financiera internacional en la eficiencia bancaria brasilera</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512014000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: With Brazil and the BRIC economies becoming more important to world growth and financial investment, it is important to understand the inner-workings of the financial institutions that will help spur on continued economic growth. This article focuses on the recent history of the market structure of the Brazilian banking sector as well as the effects of the global financial crisis of the late 2000s on the overall relative efficiency of the Brazilian banking sector by using data envelopment analysis. The period studied-2002-2011-shows a Marked decrease in overall relative efficiency in the Brazilian banking sector. The negative effects were felt across the board regardless of bank size or ownership type. Small and medium sized banks had the most significant drop in relative efficiency while larger banks were able to weather the crisis more successfully. This alludes to the idea that "Bigger is Better" when dealing with financial shocks to banking efficiency, and would allow us to summarize that the Brazilian banking sector is not participating in the "Quiet life" of concentrated markets. Also, looking at ownership type, the study shows that Brazilian banks that are controlled by the government were ranked as the most efficient types of banks. Their foreignowned counterparts, however, were ranked as the least efficient and had a larger drop in overall efficiency and participation during the financial crisis than their domestic Brazilian counterparts. The article contributes to the continued need for more information on the Brazilian banking sector's history and development.<hr/>Resumen: Dado que las economías de Brasil y de BRIC son cada vez más importantes para el crecimiento mundial y la inversión financiera, es importante entender el funcionamiento interno de las instituciones que ayudarán a impulsar un crecimiento económico continuo. Este artículo se enfoca en la historia reciente de la estructura de mercado del sector bancario de Brasil, así como en los efectos de la crisis financiera internacional de finales de la década de 2000 en la eficiencia relativa general del sector bancario brasilero, usando análisis envolvente de datos. El período estudiado, 2002-2011, muestra una pronunciada disminución de la eficiencia relativa general en el sector bancario brasilero. Los efectos negativos se sintieron en todo el sector, independientemente del tamaño del banco o de la forma de propiedad. Los bancos pequeños y medianos tuvieron la caída más significativa en eficiencia relativa, mientras que los bancos de mayor tamaño pudieron sobrellevar mejor la crisis. Esto alude a la idea de que "entre más grande mejor" cuando se trata de lidiar con choques financieros a la eficiencia bancaria, y nos permite resumir que el sector bancario brasilero no participa en la "vida tranquila" de los mercados concentrados. Así mismo, al considerar el tipo de propiedad, el estudio muestra que los bancos brasileros que están controlados por el gobierno estuvieron catalogados como los más eficientes. Sus contrapartes de propiedad extranjera, por otro lado, fueron catalogados como los menos eficientes y tuvieron una mayor caída en su eficiencia general y participación durante la crisis financiera que los bancos brasileros. El artículo contribuye a la continua necesidad de conocer más información sobre la historia y el desarrollo del sector bancario brasilero.<hr/>Résumé: Etant donné que les économies du Brésil et des Bric sont tou jours plus importantes pour la croissance mondiale et l'investissement financier, il est important de comprendre le fonctionnement interne des institutions qui aident à impulser une croissance économique continue. Cet article est centré sur l'histoire récente de la structure de marché du Secteur bancaire du Brésil ainsi que sur les effets de la crise financière internationale de la fin des années 2000 sur l'efficience relative générale du secteur bancaire brésilien, en utilisant une analyse enveloppante de données (DEA). La période étudiée, 2002-2011, montre une diminution prononcée de l'efficience relative générale dans le secteur bancaire brésilien. Les effets négatifs se sont fait Sentir dans tout le secteur, indépendamment de la taille de la banque ou de la forme de propriété. Les banques petites et moyennes ont connu la chute la plus significative en efficience relative, tandis que les banques d'une plus grande importance ont mieux pu faire face à la crise. Cela renvoie à l'idée que « Plus grand, c'est mieux » quand il s'agit de faire face à des chocs financiers touchant l'efficience bancaire, et nous permet de résumer que le secteur bancaire brésilien ne participe pas à la « Vie tranquille » des marchés concentrés. Ainsi, à considérer le type de propriété, l'étude montre que les banques brésiliennes contrôlées par le gouvernement peuvent être cataloguées comme les plus efficientes. Leurs contreparties de propriété étrangère, par ailleurs, ont été cataloguées comme les moins efficientes et ont connu une chute plus grande dans leur efficience générale et participation pendant la crise financière que les banques brésiliennes. L'article contribue au besoin continuel d'avoir plus d'information sur l'histoire et le développement du secteur bancaire brésilien.<hr/>Resumo: Levando em conta que as economias do BRIC são cada vez mais importantes para o crescimento mundial e o investimento financeiro, é importante entender o funcionamento interno das instituições que ajudarão a impulsionar um crescimento econômico sustentável. Este artigo está focado na história recente da estrutura de mercado do setor bancário do Brasil, bem como nos efeitos da crise financeira internacional do final da década de 2000, na eficiência relativa geral do setor bancário brasileiro, usando uma análise envolvente de dados. O período estudado, 2002-2011, mostra uma pronunciada diminuição da eficiência relativa geral no setor bancário brasileiro. Os efeitos negativos foram sentidos em todo o setor, independentemente do tamanho do banco ou da forma de propriedade. Os bancos pequenos e médios tiveram a queda mais significativa em eficiência relativa, enquanto os bancos de maior tamanho puderam enfrentar melhor a crise. Isto se refere à ideia que "Quanto maior, melhor", em se tratando de lidar com choques financeiros à eficiência bancaria, e nos permite resumir que o setor bancário brasileiro não participa na "vida tranquila" dos mercados concentrados. Igualmente, ao considerar o tipo de propriedade, o estudo mostra que os bancos brasileiros que estão controlados pelo governo foram classificados como os mais eficientes. As suas congêneres de propriedade estrangeira, por outro lado, foram catalogados como os menos eficientes e tiveram maior queda na sua eficiência geral e participação durante a crise financeira do que os bancos brasileiros. O artigo contribui para a contínua necessidade de conhecer mais informação sobre a história e o desenvolvimento do setor bancário brasileiro. <![CDATA[<b>El papel del capital intelectual y de las características del emprendedor como motores de la innovación</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512014000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: Innovation and entrepreneurship are essential organizational strategies to find a way out of the world crisis affecting today's firms. Thus, the study of how organizational factors, like intellectual capital or entrepreneur characteristics, affects the success of an innovative entrepreneurial project is of utmost importance in helping current organizations find a solution to this problem. Intellectual capital involves investment in human, structural and relational capital. Consequently, our research goal centres on analyzing the influence of intellectual capital as well as the personal characteristics of entrepreneurs on the innovation results. This phenomenon remains unexplored in the case of micro and small firms. Our paper focuses on a particular context where small firms represent a key role in the industry: the case of Costa Rica. We used both quantitative and qualitative methodologies in order to develop the analysis. Our first results show a positive and significant relationship between structural and relational capital and innovation results; also, we can observe a positive relationship between a general measure of intellectual capital and innovation results. The case study illustrates how human capital and, specifically, the characteristics of the entrepreneur have an important influence on firm results. Our work contributes to show the relevance of intellectual capital on innovation success, and results encourage practitioners to invest in structural and relational capital and also improve the degree of planning of activities to obtain better results in the long term.<hr/>Resumen: La innovación y la iniciativa empresarial son estrategias organizacionales esenciales para encontrar una salida a la crisis mundial que afecta a las empresas de hoy en día. Por lo tanto, el estudio de cómo los factores organizacionales como el capital intelectual o las características de los empresarios afectan el éxito de un proyecto empresarial innovador, es de gran importancia para ayudar a las organizaciones actuales a encontrar una solución a este problema. El capital intelectual implica una inversión en capital humano, estructural y relacional. Por consiguiente, nuestro objetivo investigativo se centra en analizar la influencia del capital intelectual así como las características personales de los empresarios sobre los resultados de la innovación. Este fenómeno todavía no se ha explorado en el caso de microempresas y empresas pequeñas. Nuestro artículo se enfoca en un contexto particular en el que las empresas pequeñas tienen un papel clave en la industria: el caso de Costa Rica. Usamos metodología cualitativa y cuantitativa para desarrollar el análisis. Nuestros primeros resultados muestran una relación positiva y significativa entre el capital estructural y relacional y los resultados de la innovación; así mismo, se puede observar una relación positiva entre una medida general del capital intelectual y los resultados de la innovación. El estudio de caso ilustra cómo el capital humano, y específicamente las características del empresario, tienen un impacto importante sobre los resultados de la empresa. Nuestro trabajo contribuye a mostrar la relevancia del capital intelectual en el éxito de las innovaciones, y los resultados incentivan a los profesionales a invertir en capital estructural y relacional, y también a mejorar el grado de planeación de las actividades para obtener mejores resultados a largo plazo.<hr/>Résumé: L'innovation et l'initiative entrepreneuriale sont des stratégies organisationnelles essentielles pour trouver une issue à la crise mondiale qui affecte les entreprises d'aujourd'hui. Par conséquent, l'étude de la manière dont les facteurs organisationnels comme le capital intellectuel ou les caractéristiques des entrepreneurs affectent le succès d'un projet entrepreneurial innovant est d'une grande importance pour aider les organisations actuelles à trouver une solution à ce problème. Le capital intellectuel implique un investissement en capital humain, structurel et relationnel. Par conséquent, notre objectif de recherche est centré sur l'analyse de l'influence du capital intellectuel ainsi que sur les caractéristiques personnelles des entrepreneurs sur les résultats de l'innovation. Ce phénomène n'a pas encore fait l'objet d'études dans les micro et petites entreprises. Notre article est centré sur un contexte particulier dans lequel les petites entreprises jouent un rôle clé dans l'industrie: le cas du Costa Rica. Nous utilisons une méthodologie qualitative et quantitative pour notre analyse. Nos premiers résultats montrent une relation positive et significative entre le capital structurel et relationnel et les résultats de l'innovation; de même, on observe une relation positive entre une mesure générale du capital intellectuel et les résultats de l'innovation. L'étude de cas illustre comment le capital humain, et en particulier les caractéristiques de l'entrepreneur, joue un rôle dans les résultats de l'entreprise. Notre travail contribue à montrer l'importance du capital intellectuel dans le succès des innovations, et les résultats incitent les professionnels à investir en capital structurel et relationnel, ainsi qu'à améliorer le niveau de planification des activités pour obtenir de meilleurs résultats à long terme.<hr/>Resumo: A inovação e a iniciativa empresarial são estratégias organizacionais essenciais para encontrar uma saída à crise mundial que atinge as empresas de hoje. Portanto, o estudo de como os fatores organizacionais, como o capital intelectual ou as características dos empresários, afetam o sucesso de um projeto empresarial inovador é de grande importância para ajudar as organizações atuais a encontrarem uma solução a este problema. O capital intelectual implica um investimento em capital humano, estrutural e relacional. Em consequência, o nosso objetivo de pesquisa se centra em analisar a influência do capital intelectual bem como as características pessoais dos empresários sobre os resultados da inovação. Este fenômeno ainda não foi explorado no caso de microempresas e pequenas empresas. O nosso artigo se centra em um contexto particular no qual as pequenas empresas têm um papel chave na indústria: é o caso da Costa Rica. Usamos metodologia qualitativa e quantitativa para desenvolver a análise. Os nossos primeiros resultados mostram uma relação positiva e significativa entre o capital estrutural e relacional e os resultados da inovação; igualmente, pode-se observar uma relação positiva entre uma medida geral do capital intelectual e os resultados da inovação. O estudo de caso ilustra como o capital humano, e especificamente as características do empresário, tem um impacto importante sobre os resultados da empresa. O nosso trabalho contribui para mostrar a relevância do capital intelectual no sucesso das inovações, e os resultados incentivam os profissionais a investirem em capital estrutural e relacional, e também para melhorar o grau de planejamento das atividades para obter melhores resultados a longo prazo. <![CDATA[<b>Riesgo corporativo en empresas familiares bajo la crisis económica</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512014000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: This paper analyses corporate risk in family businesses in conjunction with generalized economic adversity. Using data from Portuguese family-controlled firms for the period of time between 1999 and 2010, we focus on the possibility of asymmetrical corporate risk effects between periods of stability and economic adversity. Overall, the results suggest that the evidence concerning the family firms' risk is Sensitive to the different types of risk considered. Comparing family businesses with their counterparts, we find evidence that the former have lower levels of operational risk and are more indebted. The results indicate that the systematic risk is negatively related to age and positively related to size, the former relationship being stronger for family firms and the latter for non-family firms than for their counterparts. The evidence supports the hypothesis that risk for family controlled firms is less positively related to the proportion of independent directors on the board than non-family controlled firms, suggesting that founders are concerned about the survival of their firms. Finally, the results show that crises affect the operational risk in family businesses, suggesting that family firm managers are more reluctant to assume risk in periods of crisis. This paper offers some insights on the literature concerning family firms. To our knowledge, this is the first study to analyse corporate risk in the context of family firms. In addition, it examines corporate risk in combination with generalized economic adversity.<hr/>Resumen: Este artículo analiza el riesgo corporativo en empresas familiares en yuxtaposición con la adversidad económica generalizada. Usando información de empresas familiares de Portugal para el período entre 1999 y 2010, nos enfocamos en la posibilidad de efectos asimétricos de riesgo corporativo entre períodos de estabilidad y de adversidad económica. En general, los resultados sugieren que la evidencia concerniente al riesgo de las empresas familiares es sensible a los diferentes tipos de riesgos que se consideren. Al comparar las empresas familiares con sus contrapartes, encontramos evidencia de que las primeras tienen niveles menores de riesgo operativo y tienen mayores deudas. Los resultados indican que el riesgo sistemático está negativamente relacionado con la edad y positivamente relacionado con el tamaño; la primera relación es más fuerte para las empresas familiares y la segunda para las no familiares que para sus contrapartes. La evidencia apoya la hipótesis de que el riesgo empresarial de las empresas controladas por una familia está menos relacionado positivamente con la proporción de directores independientes en la junta que las empresas no familiares, lo que sugiere que a los fundadores les preocupa la supervivencia de su empresa. Finalmente, los resultados muestran que la crisis afecta el riesgo operativo en empresas familiares, lo que sugiere que los gerentes de las empresas familiares son más reacios a tomar riesgos en períodos de crisis. Este artículo ofrece algunas nociones presentes en la literatura sobre empresas familiares. Hasta donde sabemos, este es el primer estudio en analizar el riesgo corporativo en el contexto de empresas familiares. Adicionalmente, examina el riesgo corporativo en combinación con la adversidad económica generalizada.<hr/>Résumé: Cet article analyse le risque corporatif dans les entreprises familiales en juxtaposition avec l'adversité économique généralisée. Utilisant l'information d'entreprises familiales du Portugal pour la période 1999- 2010, nous nous concentrons sur la possibilité d'effets asymétriques de risque corporatif entre les périodes de stabilité et d'adversité économique. En général, les résultats suggèrent que le risque des entreprises familiales est fonction des types de risque considérés. Une comparaison des entreprises familiales avec leurs interlocuteurs montre que les premières ont un moindre niveau de risque opératoire et davantage de dettes. Les résultats indiquent que le risque systématique est négativement lié à l'âge et positivement en relation avec la taille; la première relation est plus forte pour les entreprises familiales et la seconde plus forte pour les non-familiales que pour les interlocuteurs. L'évidence appuie l'hypothèse que le risque entrepreneurial des entreprises contrôlées par une famille est moins lié positivement avec la proportion de directeurs indépendants dans le conseil d'administration que les entreprises non familiales, ce qui laisse penser que les fondateurs sont préoccupés par la survie de leur entreprise. Enfin, les résultats montrent que la crise affecte le risque opératoire des entreprises familiales, ce qui suggère que les gérants des entreprises familiales sont plus réticents à prendre des risques en période de crise. Cet article apporte quelques notions présentes dans les publications sur les entreprises familiales. Mais, autant que l'on sache, c'est la première étude qui analyse le risque corporatif dans le contexte des entreprises familiales. En outre, elle considère le risque corporatif en liaison avec l'adversité économique généralisée.<hr/>Resumo: Este artigo analisa o risco corporativo em empresas familiares em justaposição com a adversidade econômica generalizada. Usando informação de empresas familiares de Portugal para o período entre 1999 e 2010, nos centramos na possibilidade de efeitos assimétricos de risco corporativo entre períodos de estabilidade e de adversidade econômica. Em geral, os resultados sugerem que a evidência concernente ao risco das empresas familiares é Sensível aos diferentes tipos de riscos que forem considerados. Ao comparar as empresas familiares com as suas congêneres, encontramos evidência de que as primeiras têm menores níveis de risco operativo e têm mais dívidas. Os resultados indicam que o risco sistemático está negativamente relacionado com a idade e positivamente relacionado com o tamanho; a primeira relação é mais forte para as empresas familiares e a segunda para as não familiares, do que para as suas congêneres. A evidência apoia a hipótese de que o risco empresarial das empresas controladas por uma família está menos relacionado positivamente com a proporção de diretores independentes na diretoria do que as empresas não familiares, o que sugere que os fundadores se preocupam com a sobrevivência da sua empresa. Finalmente, os resultados mostram que a crise afeta o risco operativo em empresas familiares, o que sugere que os gerentes das empresas familiares são mais relutantes a tomarem riscos em períodos de crise. Este artigo oferece algumas noções presentes na literatura sobre empresas familiares. Até onde sabemos, este é o primeiro estudo que analisa o risco corporativo no contexto de empresas familiares. Adicionalmente, examina o risco corporativo em combinação com a adversidade econômica generalizada. <![CDATA[<b>Exploración de las innovaciones en cuanto a recolección de datos mediante un examen de los efectos del marketing relacional sobre el desempeño en tiempos de crisis</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512014000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: The scientific quality, rigour, and impact of a considerable number, if not the vast majority, of marketing studies depend on an effective data collection process. Most of the researchers in these and related areas rely on traditional data collection tools, such as face-to-face, pen-andpaper, or online questionnaires, which are not very effective, both in terms of the time and money required to gather a reasonable number of observations. Bearing in mind that crises should also be an opportunity for researchers and institutions to develop more productive and effective research tools and procedures, the aim of this research is twofold: 1) to test a model that relates relationship marketing (RM) efforts with performance; and 2) to explore innovative, more effective, data collection tools to be employed in a marketing research context. To this end, this study proposes and tests a model of the effects of RM antecedents and mediators on objective performance. The empirical work draws on the perceptions of 4,389 firm representatives in terms of their relationships with their counterparts in hotels, collected by using app Generation npolls . Structural equation modelling results suggest that commitment is the strongest determinant of share of business, and fully mediates the impact of relationship quality (with satisfaction and trust as first-order dimensions) on objective performance. From an innovative, methodological perspective, this study demonstrates that it is possible to collect a significantly high number of observations in a very short period of time, with considerable advantages when compared to traditional data collection procedures.<hr/>Resumen: La calidad científica, el rigor y el impacto de una cantidad considerable, por no decir la vasta mayoría, de estudios de marketing dependen de un proceso efectivo de recolección de datos. La mayoría de los investigadores de estas áreas y áreas relacionadas, confían en las formas tradicionales de recolección de datos, como los cuestionarios cara a cara, de lápiz y papel, o en línea, que no son muy efectivos en términos del tiempo y dinero necesarios para recolectar una cantidad razonable de observaciones. Teniendo en cuenta que las crisis también deben ser oportunidades para que los investigadores y las instituciones desarrollen herramientas y procedimientos de investigación más productivos y efectivos, esta investigación tiene dos objetivos: I) probar un modelo que relaciona los esfuerzos del marketing relacional (MR) con el desempeño; y II) explorar métodos de recolección de datos innovadores y más efectivos para emplearlos en un contexto de investigación de mercados. Con este fin, este estudio propone y prueba un modelo de los efectos de los antecedentes y mediadores del MR sobre el desempeño objetivo. El trabajo empírico se basa en las percepciones de 4389 representantes empresariales sobre sus relaciones con sus contrapartes en hoteles, que recolectamos usando npolls de appgeneration. Los resultados de los modelos de ecuaciones estructurales sugieren que el compromiso es el determinante más poderoso de la participación en los negocios, y media por completo el impacto de la calidad de las relaciones (con la satisfacción y la confianza como dimensiones de primer orden) sobre el desempeño objetivo. Desde una perspectiva metodológica innovadora, este estudio demuestra que es posible recolectar una cantidad significativamente grande de observaciones en un período de tiempo muy corto, con ventajas considerables versus los procedimientos tradicionales de recolección de datos.<hr/>Résumé: La qualité scientifique, la rigueur et l'impact d'un nombre considérable, pour ne pas dire de la majorité, des études de marketing dépendent d'un processus effectif de collecte de données. La majorité des chercheurs de ces domaines, et de ceux qui leur sont liés, se fient aux méthodes traditionnelles de collecte de données, comme les questionnaires en tête-à-tête, avec crayon et papier, ou en ligne, qui ne sont pas très effectives en termes de temps et d'argent pour recueillir une quantité raisonnable d'observations. Considérant que les crises doivent aussi être des occasions pour que les chercheurs et les institutions mettent en place des outils et des procédures de recherche plus efficients, cette investigation a deux objectifs: I) expérimenter un modèle qui associe les efforts du marketing Relationnel (MR) avec le rendement; et II) rechercher des méthodes de collecte de données innovatrices et plus effectives pour les employer dans un contexte d'investigation de marchés. Pour cela, cette étude propose et expérimente un modèle des effets des antécédents et intermédiaires du mR sur le rendement objectif. Le travail empirique est basé sur les perceptions de 4389 représentants d'entreprise sur leurs relations avec leurs interlocuteurs dans des hôtels, que nous recueillons en utilisant Npolls d'Appgeneration. Les résultats des modèles d'équations structurelles suggèrent que l'engagement est le facteur le plus puissant de la participation dans les affaires, et modère complètement l'impact de la qualité des relations (avec la satisfaction et la confiance en premier lieu) sur le rendement objectif. Dans une perspective méthodologique innovatrice, cette étude démontre qu'il est possible de collecter une quantité significativement importante d'observations dans un temps très court, avec des avantages considérables par rapport aux procédures traditionnelles de collecte de données.<hr/>Resumo: A qualidade científica, o rigor e o impacto de uma quantidade considerável, para não dizer a grande maioria, de estudos de marketing dependem de um processo efetivo de coleta de dados. A maioria dos pesquisadores destas áreas, e áreas relacionadas, confiam nos métodos tradicionais de coleta de dados, como os questionários face a face, de lápis e papel, ou on line, que não são muito efetivos em termos do tempo e dinheiro necessários para coletar uma quantidade razoável de observações. Levando em conta que as crises também devem ser oportunidades para os pesquisadores e as instituições desenvolverem ferramentas e procedimentos de pesquisa mais produtivos e efetivos, esta pesquisa tem dois objetivos: I) experimentar um modelo que relaciona os esforços do marketing Relacional (MR) com o desempenho; e II) explorar métodos de coleta de dados inovadores e mais efetivos para utilizá-los em um contexto de estudo de mercados. Com esta finalidade, este estudo propõe e experimenta um modelo dos efeitos dos antecedentes e mediadores do mR sobre o desempenho objetivo. O trabalho empírico se baseia nas percepções de 4389 representantes empresariais sobre as suas relações com as suas congêneres em hotéis, que coletamos usando npolls de appgeneration. Os resultados dos modelos de equações estruturais sugerem que o compromisso é o determinante mais poderoso da participação nos negócios e intermedia inteiramente o impacto da qualidade das relações (com a satisfação e a confiança como dimensões de primeira ordem) sobre o desempenho objetivo. De uma perspectiva metodológica inovadora, este estudo demonstra que é possível coletar uma quantidade significativamente grande de observações em um período de tempo muito curto, com vantagens consideráveis versus os procedimentos tradicionais de coleta de dados. <![CDATA[<b>Gobernanza corporativa y desempeño de los bancos cotizados de mayor tamaño de Europa durante la crisis económica</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512014000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: This research focuses on the relationship between corporate governance and performance in the largest european listed banks, which have been studied to a lesser extent within this field. The study is based on agency theory and we use a sample of 404 observations referring to 97 banks selected from the annual ranking of the 2,000 biggest companies in the world prepared by Forbes. The paper covers the period from 2006 to 2010, thus, examining the changes in the performance drivers in the recent financial crisis. On the basis of the panel data analysis, we confirm that the variety of governance factors including board size, insider appointed, directors' age, board meetings and affiliated committees influence the performance of the banks. This paper contributes to a better understanding of the effect of corporate governance on the financial performance of the financial companies in times of high capital market volatility.<hr/>Resumen: Esta investigación se enfoca en la relación entre la gobernanza corporativa y el desempeño de los bancos cotizados en la bolsa y de mayor tamaño de europa, que es un tema menos estudiado dentro de este campo. El estudio se basa en la teoría de agencia, y usamos una muestra de 404 observaciones, que se refieren a 97 bancos seleccionados del ranking anual de Forbes de las 2000 compañías mundiales de mayor tamaño. El artículo cubre el período de 2006 a 2010, y por lo tanto examina los cambios en los indicadores de rendimiento dentro de la reciente crisis económica. Con base en el análisis de datos de panel confirmamos que la variedad de factores de gobernanza, incluyendo el tamaño de la junta, el nombramiento interno, la edad de los directores, las reuniones de la junta y los comités afiliados, inciden sobre el rendimiento de los bancos. Este artículo contribuye a una mejor comprensión del efecto de la gobernanza corporativa sobre el rendimiento económico de compañías financieras en tiempos de alta volatilidad del mercado de capitales.<hr/>Resumo: Este artigo se centra na relação entre a governança corporativa e o desempenho dos bancos de maior tamanho da europa que vão a público na bolsa, que é um tema menos estudado nos artigos sobre rendimento. O estudo se baseia na teoria de agência e usamos uma amostra de 404 observações que se referem a 97 bancos selecionados do ranking anual de Forbes dentre as 2000 companhias mundiais de maior tamanho. Cobre o período de 2006 a 2010 e, portanto, examina as mudanças nos indicadores de rendimento dentro da recente crise econômica. Com base na análise de dados de painel, confirmamos que a variedade de fatores de governança, incluindo o tamanho da diretoria, a nomeação interna, a idade dos diretores, as reuniões da diretoria e os comitês afiliados, incidem sobre o rendimento dos bancos. Este artigo contribui para uma melhor compreensão do efeito da governança corporativa sobre o rendimento econômico de companhias financeiras em tempos de alta volatilidade do mercado de capitais.<hr/>Résumé: Cet article est centré sur la relation entre la gouvernance corporative et le rendement des banques cotées en bourse et de grande taille d'Europe, ce qui est un sujet moins étudié dans les articles sur le rendement. L'étude se base sur la théorie d'agence et nous utilisons un échantillon de 404 observations qui se réfèrent à 97 banques choisies d'après le ranking annuel de Forbes des 2000 compagnies mondiales de plus grande taille. Elle couvre la période de 2006 à 2010, et examine les changements dans les indicateurs de rendement au cours de la récente crise économique. Sur la base de l'analyse de données du panel, nous confirmons que la variété des facteurs de gouvernance, incluant la taille du conseil d'entreprise, la nomination interne, l'âge des directeurs, les réunions du conseil d'entreprise et les comités affiliés ont une incidence sur le rendement des banques. Cet article contribue à une meilleure compréhension de l'effet de la gouvernance corporative sur le rendement économique de compagnies financières en des périodes de haute volatilité du marché des capitaux. <![CDATA[<b>Antecedentes del éxito de la relación entre restaurantes y sus clientes</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512014000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: En el contexto de servicios turísticos, donde la competencia cada vez es más intensa, el desarrollo y mantenimiento de relaciones a largo plazo empresa-cliente se ha convertido en una fuente de ventaja competitiva para las organizaciones proveedoras de servicios. Sin embargo, un alto porcentaje de estas relaciones fracasan. Además, existe una evidencia empírica limitada acerca de este ámbito de estudio en la industria turística, y muy especialmente en el sector de la hostelería. Ante este reto, el objetivo del presente trabajo es analizar los antecedentes del éxito de la relación restaurante-cliente a partir de una secuencia causal: dimensiones del valor entregado → confianza y compromiso → éxito de la relación. A partir de una muestra de 150 restaurantes, los resultados indican que la calidad de servicio y el prestigio, como elementos del valor entregado, son antecedentes directos del compromiso del gestor del servicio con su grupo de clientes e indirectos del éxito de la relación empresa-cliente. Además, la confianza del gestor del servicio con sus clientes y el compromiso que adquiere con ellos se convierten en antecedentes significativos del éxito de la relación con los mismos.<hr/>Abstract: In the context of tourist services, where competition is increasingly intense, the development and maintenance of long-term businesscustomer relationships has become a source of competitive advantage for service provider organizations. However, a high percentage of these relationships fail. Moreover, there is scarce empirical evidence on this field of study in the tourism industry, and especially in the hospitality sector. Faced with this challenge, the objective of this study is to analyze the antecedents of the successful relationship between restaurant-customer from a causal sequence: dimensions of the delivered value → confidence and commitment → success of the relationship. From a sample of 150 restaurants, the results show that service quality and prestige, as elements of delivered value, are direct antecedents of the manager commitment with its customers and indirect of the successful business-customer relationship. Besides, the confidence and commitment of the service manager with its customers have a significant effect on the relationship success.<hr/>Resumo: No contexto de serviços turísticos, onde a concorrência cada vez é mais intensa, o desenvolvimento e manutenção de relações de longo prazo empresa-cliente tem se transformado em uma fonte de vantagem competitiva para as organizações prestadoras de serviços. No entanto, uma alta porcentagem destas relações fracassa. Além disso, existe uma evidência empírica limitada sobre este âmbito de estudo na indústria turística, principalmente no setor da hotelaria. Diante deste desafio, o objetivo deste trabalho é analisar os antecedentes do sucesso da relação restaurante-cliente a partir de uma sequência causal: dimensões do valor entregue → confiança e compromisso → sucesso da relação. A partir de uma amostra de 150 restaurantes, os resultados indicam que a qualidade do serviço e o prestígio, como elementos do valor entregue, são antecedentes diretos do compromisso do gestor do serviço com o seu grupo de clientes e indiretos do sucesso da relação empresa-cliente. Além disso, a confiança do gestor do serviço com os seus clientes, e o compromisso adquirido com eles, se transformam em antecedentes significativos do sucesso da relação com eles.<hr/>Résumé: Dans le domaine des services touristiques, où la concurrence est toujours plus forte, développer et maintenir des relations à long terme entre entreprise et client est devenu un avantage compétitif pour les organisations fournisseuses de services. Cependant, une forte proportion de ces relations échoue. Or, les informations empiriques sont limitées dans ce domaine de l'industrie touristique et tout particulièrement dans celui de l'hôtellerie. Considérant cet enjeu, l'objectif de ce travail consiste à analyser les préalables du succès de la relation restaurant-client à partir d'une séquence causale: importance de la valeur fournie → confiance et engagement → succès de la relation. A partir d'un échantillonnage de 150 restaurants, les résultats montrent que la qualité du service et le prestige, comme éléments de la valeur fournie, sont des préalables directs de l'engagement du gérant du service avec son groupe de clients et des préalables indirects du succès de la relation entreprise - client. En outre, la confiance du gérant du service et son engagement envers ses clients deviennent des préalables significatifs du succès de la relation qui s'établit avec eux. <![CDATA[<b>Un enfoque de marketing de relaciones a la educación como un servicio</b>: <b>aplicación a la Universidad de Valencia</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512014000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: Esta investigación se plantea como una aproximación exploratoria a la vez que innovadora, en la medida en que su objetivo básico es el de aplicar el paradigma del marketing de relaciones al análisis de la gestión educativa. Más concretamente, lo que se persigue es construir un modelo integrado de relaciones entre el egresado y la universidad. Se realizaron 500 encuestas a egresados de una universidad española y se utilizaron modelos de ecuaciones estructurales para contrastar las relaciones planteadas. La aportación fundamental del trabajo radica en la conceptuación y medición de variables relativas al comportamiento y percepción de los egresados. Los resultados más relevantes confirman tres antecedentes directos de la lealtad de los egresados hacia la universidad: 1) la satisfacción, 2) la imagen percibida y 3) la identificación egresado-Universidad. Asimismo la calidad de la interacción alumno-profesor y la satisfacción son antecedentes de la imagen percibida. Por otra parte, a estos hallazgos se sumarán importantes implicaciones relacionadas con la gestión estratégica de las universidades.<hr/>Abstract: This research is presented as an exploratory approach, while innovative, to the extent that its basic objective is to apply the paradigm of relationship marketing to the analysis of educational management and the service encounter between teacher and students. In order to achieve this, 500 surveys were conducted at a spanish university and structural equation modeling was employed to compare the relationships hypothesized. The main contribution of this paper lies in the conceptualization and measurement of variables related to behavior and perception of graduates in a relationship services framework. The most relevant results confirm three direct antecedents of graduate loyalty: satisfaction, perceived image and graduated-university identification. Also the quality of teacherstudent interaction and satisfaction are antecedents of the perceived image also some managerial implications are proposed.<hr/>Resumo: Esta pesquisa é vista como uma aproximação exploratória, mas também inovadora, na medida em que o seu objetivo básico é aplicar o paradigma do marketing de relações à análise da gestão educativa. Mais concretamente, a finalidade é construir um modelo integrado de relações entre o formado e a universidade. Foram feitas 500 enquetes com formados de uma universidade espanhola e foram utilizados modelos de equações estruturais para contrastar as relações propostas. O aporte fundamental do trabalho é a conceituação e medição de variáveis relativas ao comportamento e percepção dos formados. Os resultados mais relevantes confirmam três antecedentes diretos da lealdade dos formados para com a universidade: a satisfação, imagem percebida e identificação e-U. Igualmente, a qualidade da interação aluno-professor e a satisfação são antecedentes da imagem percebida. Igualmente, além destes achados, encontramos importantes implicações relacionadas com a gestão estratégica das universidades.<hr/>Résumé: Cette recherche se présente comme une approche exploratoire et en même temps innovatrice dans la mesure où son objectif de base consiste à appliquer le paradigme du marketing de relations à l'analyse de la gestion éducative. Plus concrètement, est recherchée la construction d'un modèle intégré de relations entre le diplômé et l'université. 500 enquêtes ont été réalisées auprès de diplômés d'une université espagnole en utilisant des modèles d'équations structurelles pour mettre en relief les relations proposées. L'apport fondamental du travail consiste en la conceptuation et la mesure de variables relatives au comportement et à la perception des diplômés. Les résultats les plus remarquables confirment que trois éléments sont directement en relation avec la loyauté des diplômés envers l'université: la satisfaction, l'image perçue et l'identification étudiant/ université. De même, la qualité de l'interaction étudiant/professeur et la satisfaction sont des préalables de l'image perçue. A ces constatations il convient d'ajouter d'importantes implications liées à la gestion stratégique des universités. <![CDATA[<b>Alimentos tradicionales en Sonora, México</b>: <b>factores que influyen en su consumo</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512014000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: La alimentación se considera un fenómeno biocultural, ya que cumple funciones biológicas de supervivencia y se basa en componentes culturales que se encuentran asociados a los patrones de consumo de los individuos. Desde el punto de vista de marketing, los elementos culturales, junto con las características de los productos, así como sus valores simbólicos, emocionales, de seguridad, de riesgo percibido y personales, pueden llegar a condicionar las elecciones y preferencias de los individuos. Cuando se trata de alimentos tradicionales, resulta probable que la conjugación de elementos culturales y del producto se vuelvan fundamentales en las decisiones de los consumidores. Al analizar alimentos tradicionales/típicos, se los puede identificar desde una visión "nacional"; sin embargo, se trata de una perspectiva muy generalista, ya que dentro de un mismo territorio existe una amplia variabilidad alimentaria. Los componentes y características regionales también pueden variar y favorecer con ello la formación de una identidad gastronómica regional. En esta línea, la investigación que se realiza se centra específicamente en los alimentos tradicionales de Sonora -estado ubicado al noroeste de México-, en donde existe una cocina que mantiene elementos en común con la tradicional cocina mexicana, pero que a su vez tiene un sentido emblemático y de identidad regional. En este contexto, el objetivo general de esta investigación es analizar la influencia que ejercen distintos atributos sobre la satisfacción del consumidor respecto a los alimentos tradicionales sonorenses. Para ello, primero se analiza cómo la calidad extrínseca afecta la seguridad y confianza alimentaria, y cómo a su vez la seguridad, confianza y conveniencia alimentaria influyen sobre la satisfacción del consumidor. Para llevar a cabo la investigación se ha realizado un muestreo aleatorio estratificado considerando la edad y el género como los criterios de referencia de cada segmento, con un error muestral del 2.9% en tres ciudades del estado (Guaymas, nogales y Hermosillo). La encuesta se aplicó a 1129 consumidores en el año 2009. La metodología utilizada para identificar los alimentos tradicionales y hábitos de compra y consumo fue por medio de análisis descriptivos y bivariantes, en tanto que para examinar las relaciones causales que existen entre el nivel de satisfacción y los elementos culturales, atributos extrínsecos del producto y percepciones del consumidor, se planteó un modelo de ecuaciones estructurales con la técnica de mínimos Cuadrados Parciales (modelos PLS).<hr/>Abstract: Diet is considered a biocultural phenomenon, as it satisfies biological survival needs and is based on cultural factors associated with individual consumption patterns. From a marketing point of view, individuals' choices and preferences may be affected by these cultural factors, as well as by the characteristics of products, their symbolic, emotional and personal value, and their perceived risk. In the case of traditional foods, the combination of cultural and product-specific qualities is often fundamental in consumer decisions. In conducting an analysis, traditional foods can be identified from a "national" perspective. This, however, offers only a very general picture, as within one country there is a wide range of foods and diets. Different regions have varying ingredients and characteristics, and tend to develop local gastronomical identities. Therefore, this research focused specifically on traditional foods in Sonora, a state in northeast Mexico. While the cuisine in Sonora has much in common with traditional Mexican cuisine, it is also a symbol of regional identity. The general purpose of the research was to analyze the influence that different factors have on consumer satisfaction in relation to traditional Sonoran foods. In order to do this, the study examined how extrinsic quality factors affect food security and confidence and, in turn, how food security, confidence and convenience affect consumer satisfaction. The research was conducted with stratified random sampling using age and gender as reference criteria for each segment, with a sampling error of 2.9% in the three cities of the state (Guaymas, Nogales y Hermosillo). The survey was conducted in 2009 with 1129 consumers. Traditional foods and purchasing and consumption habits were identified using descriptive and bivariate analysis. The causal relationships between level of satisfaction and cultural elements, extrinsic product attributes and consumer perception were examined through a structural equation model, developed using Partial least squares (PLS) technique.<hr/>Résumé: L'alimentation est considérée comme un phénomène bioculturel étant donné qu'elle remplit des fonctions biologiques de survie et est basée sur des composantes culturelles associées aux patrons de consommation des individus. Du point de vue du marketing, les éléments culturels, joints aux caractéristiques des produits ainsi qu'à leur valeur symbolique, émotionnelle, de sécurité, de risque perçu et personnels peuvent aller jusqu'à conditionner les choix et les préférences des individus. Quand il s'agit d'aliments traditionnels, il est probable que la conjonction d'éléments culturels et du produit soit fondamentale dans les décisions des consommateurs. Cependant, une analyse des aliments traditionnels/ typiques permet d'identifier à partir d'une vision « nationale », s'il s'agit d'une perspective très généraliste, étant donné que sur un même territoire il existe une grande variété alimentaire. Les composants et les caractéristiques régionales peuvent aussi varier et favoriser la constitution d'une identité gastronomique régionale. Cette recherche est donc spécialement centrée sur les aliments traditionnels de Sonora, un État du nord-est du mexique, où il existe une cuisine qui conserve des éléments de la cuisine mexicaine traditionnelle, mais qui possède aussi un Sens emblématique et une identité régionale. Ainsi, la recherche effectuée vise essentiellement à analyser l'influence qu'exercent divers éléments sur la satisfaction du consommateur à propos des aliments traditionnels de cette région. Pour cela, nous avons d'abord analysé la manière dont la qualité extrinsèque affecte la sécurité et la confiance alimentaire, et ensuite comment la sécurité, la confiance et le partage alimentaire influent sur la satisfaction du consommateur. Nous avons effectué cette recherche sur un échantillon aléatoire stratifié en prenant l'âge et le genre comme critères de référence de chaque segment, avec une erreur de 2,9 %, dans trois villes de l'État (Guaymas, Nogales et Hermosillo). L'enquête a été menée en 2009 auprès de 1129 consommateurs. La méthodologie utilisée pour identifier les aliments traditionnels et les habitudes d'achat et de consommation a consisté en analyses descriptives et à deux variables, alors que pour examiner les relations causales qui existent entre le niveau de satisfaction et les éléments culturels, les attributs extrinsèques du produit et les perceptions du consommateur, a été défini un Modèle d'Équations Structurelles avec la technique des tableaux Partiels minima (modèles PLS).<hr/>Resumo: A alimentação é considerada um fenômeno biocultural já que cumpre funções biológicas de sobrevivência e se baseia em componentes culturais que sae encontram associados aos padrões de consumo dos indivíduos. Do ponto de vista de marketing, os elementos culturais, junto com características dos produtos, bem como os seus valores simbólicos, emocionais, de segurança, de risco percebido, e pessoais, podem chegar a condicionar as escolhas e preferências dos indivíduos. Em se tratando de alimentos tradicionais, é provável que a conjugação de elementos culturais e do produto se tornem fundamentais nas decisões dos consumidores. Ao analisar alimentos tradicionais, podem ser identificados de uma visão "nacional"; no entanto, trata-se de uma perspectiva muito generalista, já que dentro de um mesmo território, existe uma ampla variabilidade alimentar. Os componentes e características regionais também podem variar e favorecer a formação de uma identidade gastronômica regional. Nesta linha, a pesquisa que é realizada está focada especificamente nos alimentos tradicionais de Sonora, estado localizado no noroeste do México, onde existe uma cozinha que mantêm elementos comuns com a tradicional cozinha mexicana, mas que, por sua vez, têm um sentido emblemático e de identidade regional. Neste contexto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a influência que diferentes atributos exercem sobre a satisfação do consumidor com relação aos alimentos tradicionais desse estado. Para isso, primeiro é analisado como a qualidade extrínseca afeta a segurança e a confiança alimentar e como, por sua vez, a segurança, a confiança e conveniência alimentar têm influência sobre a satisfação do consumidor. Para realizar a pesquisa, foi feita uma amostragem aleatória estratificada, considerando a faixa etária e o gênero como os critérios de referência de cada segmento, com um erro amostral de 2.9% em três cidades do estado (Guaymas, Nogais e Hermosillo). A pesquisa foi aplicada com 1129 consumidores, no ano de 2009. A metodologia utilizada para identificar os alimentos tradicionais e hábitos de compra e consumo foi mediante análises descritivas e bivariantes, enquanto que, para examinar as relações causais que existem entre o nível de satisfação e os elementos culturais, atributos extrínsecos do produto e percepções do consumidor, foi proposto um modelo de equações estruturais com a técnica de mínimos quadrados parciais (modelos PLS). <![CDATA[<b>Los efectos de la información visual sobre la disposición a pagar por la mejora de un lugar recreativo en Chile</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512014000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: This article examines the effect of visual information on people's willingness to pay (WTP) for improvements to the infrastructure and water quality of an urban recreation site. We applied the contingent valuation methodology to two groups of people in the City of Talca, Chile. The control group received written information about improvements to be made to a recreational site, whereas the treated group received written and visual information. We found that people who were shown visual illustrations were willing to give more money to support the project than people who were not shown this additional information. We also found that, depending on respondent characteristics, the confidence interval of WTP was lower for people who were provided with visual illustrations than for those who were not. Additionally, users in the treated group were more likely to pay for improvements to be made and lower protest responses.<hr/>Resumen: Este artículo examina el efecto de la información visual sobre la disposición de las personas a pagar por mejoras en la infraestructura y calidad del agua en un lugar de recreación urbana. Aplicamos la metodología de valoración contingente sobre dos grupos de personas en la ciudad de Talca, Chile. El grupo de control recibió información por escrito sobre una mejora de un sitio recreativo mientras que el grupo tratado recibió información visual y escrita sobre la mejora. Encontramos que las personas a las que se les muestran ilustraciones visuales están dispuestas a dar más dinero para apoyar el proyecto que las personas a las que no se les muestra esta información adicional. También encontramos que, dependiendo de las características de los encuestados, el intervalo de confianza de la disposición a pagar es menor para las personas que reciben las ilustraciones visuales que para las que no. Adicionalmente, los usuarios en el grupo tratado tienen una mayor probabilidad de pagar por una mejora y una menor respuesta de protesta.<hr/>Résumé: Cet article examine l'effet del 'information visuelle sur la disposition des personnes à payer pour les améliorations d'infrastructure et de la qualité de l'eau dans un centre de loisir urbain. Nous utilisons la méthodologie d'évaluation contingente sur des groupes de personnes de la ville de Talca, au Chili. Le groupe témoin a reçu l'information par écrit sur une amélioration d'un centre de loisir alors que le groupe traité l'a reçue avec une information visuelle et écrite. Nous avons constaté que les personnes ayant reçu des informations visuelles ont été disposées à donner plus d'argent pour soutenir le projet que celles qui n'avaient pas reçu cette information complémentaire. Nous avons également constaté que, selon les caractéristiques des personnes enquêtées, le niveau de confiance de la disposition à payer est moindre chez les personnes qui reçoivent les illustrations que chez celles qui ne les reçoivent pas. En outre, les usagers du groupe traité ont une plus grande probabilité de payer pour une amélioration et moins de réponses de protestation.<hr/>Resumo: Este artigo examina o efeito da informação visual sobre a disposição das pessoas a pagar por melhoras na infraestrutura e qualidade da água em um local urbano para o lazer. Aplicamos a metodologia de avaliação contingente sobre dois grupos de pessoas na cidade de Talca, Chile. O grupo de controle recebeu informação por escrito sobre uma melhora de um local para o lazer enquanto o grupo tratado recebeu informação visual e escrita sobre a melhora. Encontramos que as pessoas às quais lhes são mostradas ilustrações visuais estão dispostas a dar mais dinheiro para apoiar o projeto do que as pessoas às quais não lhes é mostrada esta informação adicional. Também encontramos que, dependendo das características dos pesquisados, o intervalo de confiança da disposição a pagar é menor para as pessoas que recebem as ilustrações visuais do que para as que não as recebem. Adicionalmente, os usuários no grupo tratado têm maior probabilidade de pagar por uma melhora e menor resposta de protesto. <![CDATA[<b>Acceso a la financiación en Pymes colombianas</b>: <b>una mirada desde sus indicadores financieros</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512014000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: Se presenta un análisis de las fuentes de financiación utilizadas por las Pymes colombianas y su relación con indicadores de gestión financiera, con la finalidad de identificar algunas de las causas que pueden estar originando situaciones problemáticas en su desempeño. Se realizó una investigación cuantitativa, de tipo explicativo, no experimental, longitudinal, exploratorio y correlacional; la población estuvo conformada por 4.168 Pymes colombianas que reportan sus estados financieros a la Superintendencia de Sociedades en el período 2004-2009. Los resultados muestran que las Pymes se financian principalmente con recursos propios, en menor grado con pasivos de corto plazo y en baja proporción con pasivos de largo plazo, siguiendo un patrón similar al explicado por la teoría de selección jerárquica (pecking order theory); igualmente, los estadísticos sugieren limitaciones importantes para generar ingresos y atraer fuentes de financiación que fortalezcan su desempeño. Los indicadores de liquidez, eficiencia y rentabilidad evidencian una situación desfavorable para el sector, obstaculizando la obtención de nuevos recursos. Finalmente, del análisis correlacional se infiere que los indicadores de eficiencia en la gestión empresarial son los que más se asocian significativamente con el acceso a fuentes de financiación externas a las organizaciones.<hr/>Abstract: This paper presents an analysis of sources of finance used by Colombian SMES, and the relationship between these sources and financial management indicators, in order to identify possible causes for the difficulties that SMES face. The research conducted was quantitative, explanatory, non-experimental, longitudinal, exploratory and correlational. The population consisted of 4168 Colombian SMES that submitted financial statements to the Superintendencia de Sociedades between 2004 and 2009. The results show that SMES obtain finance mainly through their own funds, to a lesser extent through short-term liabilities, and in a low proportion of cases through long-term liabilities. This follows a similar pattern to that explained by pecking order theory. Likewise, statistics suggest that SMES face major limitations to generating income and attracting finance that could improve their performance. Indicators of liquidity, efficiency and profitability show that conditions in the sector are unfavorable, making it difficult to obtain new funds. Finally, from the correlational analysis it can be inferred that the most important indicators for obtaining access to external finance are those related to company management.<hr/>Résumé: Nous présentons une analyse des sources de financement utilisées par les PME colombiennes et leur relation avec les indicateurs de gestion financière en vue d'identifier certaines causes qui peuvent engendrer des situations problématiques dans leur fonctionnement. Nous avons fait une investigation quantitative, de type explicatif, non expérimentale, longitudinale, exploratoire et corrélationnelle; l'échantillon retenu était constitué par 4168 PME colombiennes qui ont transmis leurs états financiers à la Superintendance des sociétés pour la période 2004-2009. Les résultats montrent que les PME se financent principalement avec des ressources propres, dans une moindre mesure avec des passifs à court terme et dans une faible proportion avec des passifs à long terme, suivant un patron similaire à ce qui est expliqué par la théorie de sélection hiérarchique (pecking order theory); les statistiques montrent également les limites importantes pour générer des entrées et attirer des sources de financement qui renforcent leur fonctionnement. Les indicateurs de liquidité, d'efficience et de rentabilité montrent une situation défavorable pour le secteur, ce qui empêche l'obtention de nouvelles ressources. Enfin, de l'analyse corrélationnelle il ressort que les indicateurs d'efficience dans la gestion entrepreneuriale sont ceux qui s'associent le plus significativement à l'accès aux sources de financement externes aux organisations.<hr/>Resumo: É apresentada uma análise das fontes de financiamento utilizadas pelas PEMs colombianas e a sua relação com indicadores de gestão financeira, com a finalidade de identificar algumas das causas que podem estar originando situações problemáticas em seu desempenho. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, do tipo explicativo, não experimental, longitudinal, exploratória e co-relacional; a população foi conformada por 4168 PEM s colombianas que informaram os seus estados financeiros à Superintendência de Sociedades no período de 2004-2009. Os resultados mostram que as PEMs são financiadas principalmente com recursos próprios, em menor grau com passivos de curto prazo e em baixa proporção com passivos de longo prazo, seguindo um padrão similar ao explicado pela teoria de seleção hierárquica (pecking order theory); igualmente, os estatísticos sugerem limitações importantes para gerar renda e atrair fontes de financiamento que fortaleçam o seu desempenho. Os indicadores de liquidez, eficiência e rentabilidade mostram uma situação desfavorável para o setor, obstaculizando a obtenção de novos recursos. Finalmente, da análise co-relacional, infere-se que os indicadores de eficiência na gestão empresarial são os que mais se associam significativamente com o acesso a fontes de financiamento externas às organizações. <![CDATA[<b>Antecedentes y dinamismo de la ambidestreza organizativa en las Pymes</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512014000300013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: El objetivo de este trabajo es analizar algunos de los antecedentes de la ambidestreza organizativa en las pequeñas y medianas empresas (Pymes). La ambidestreza es una capacidad dinámica que permite a las empresas obtener un elevado nivel de desempeño en situaciones que requieren alinearse con el entorno. En el trabajo se defiende que la ambidestreza tiene un componente estructural que la hace depender de los niveles previos de ambidestreza, pero que también tiene como antecedente las opciones de estrategia corporativa de la empresa. Concretamente, se postula que la utilización por parte de las empresas de las modalidades de crecimiento externo, a través de las fusiones y adquisiciones, y de los acuerdos de cooperación, puede ayudar a explicar el nivel y equilibrio de ambidestreza de las Pymes. Esta hipótesis se confirma en el estudio empírico llevado a cabo con regresiones multivariables sobre una muestra de 117 Pymes industriales.<hr/>Abstract: This study examines the antecedents of organizational ambidexterity in small and Medium Enterprises (SIVlES). Ambidexterity is a dynamic capability that allows companies to achieve high performance in situations where they must adapt to their environment. It is argued that ambidexterity incorporates a structural component, meaning that it depends on previous levels of ambidexterity, but it is also determined by the company's corporate strategy options. Specifically, it is asserted that external growth through mergers, acquisitions and co-operation agreements may help explain the level and equilibrium of ambidexterity in SMEs. This hypothesis is confirmed in the empirical study conducted using multivar-iate regressions on a sample of 117 industrial SMEs.<hr/>Résumé: L'objectif de ce travail consiste à analyser certains des antécédents de l'ambidextrie organisationnelle dans les PME. L'ambidextrie est une capacité dynamique qui permet aux entreprises d'obtenir un niveau élevé de performance dans des situations qui requièrent une harmonisation avec l'environnement. Ce travail, défend l'idée que l'ambidextrie possède une composante structurelle qui la fait dépendre des niveaux précédents de l'ambidextrie mais qui a aussi pour antécédents les options de stratégie corporative de l'entreprise. Plus précisément, il est postulé que l'utilisation des modalités de croissance externe par les entreprises à travers des fusions, des acquisitions et des alliances stratégiques, peut aider à expliquer le niveau et l'équilibre de l'ambidextrie des PME. Cette hypothèse est confirmée dans l'étude empirique menée avec des régressions multi variables sur un échantillon de 117 Pme industrielles.<hr/>Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar alguns dos antecedentes da ambidestria organizativa nas pequenas e médias empresas (PMEs). A ambidestria é uma capacidade dinâmica que permite às empresas obter um alto nível de desempenho em situações que precisam se alinhar com o ambiente. No trabalho defende-se que a ambidestria tem um componente estrutural que a faz depender dos níveis prévios de ambidestria, mas também tem como antecedente as opções de estratégia corporativa da empresa. Concretamente, afirma-se que a utilização, por parte das empresas, das modalidades de crescimento externo, através das fusões e aquisições, e dos acordos de cooperação, pode ajudar a explicar o nível e equilíbrio de ambidestria das PMEs. Esta hipótese se confirma no estudo empírico realizado com regressões multivariáveis sobre uma amostra de 117 PMEs industriais. <![CDATA[<b>Camino a la agilidad a través de los valores laborales en organizaciones basadas en el conocimiento</b>: <b>un estudio de las universidades virtuales</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512014000300014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: All people enter organizations with a formed personality and some initial experiences and values depending on the culture, which will, in turn, influence their efficiency and performance. therefore, great attention must be paid to work values of the employees and the issues which affect them, especially in organizations that are complex in their structure and culture. Today's dynamic environment requires organizations to be agile in their processes, with the issue being even more critical in knowledge-based organizations such as virtual universities. in this research, we identify the path through which organizations can achieve agility by means of work values. Although there are many dimensions in work values and organizational agility, using the methodology applied in this research, we omit some of these dimensions and find the best methods that will enable managers to wisely invest in the most important issues and get the best results in the path to achieve agility through work values.<hr/>Resumen: Todas las personas ingresan a las organizaciones con una personalidad formada y con algunas experiencias y valores iniciales que dependen de la cultura, y que influencian su eficiencia y desempeño. Por lo tanto, es necesario prestar mucha atención a los valores laborales de los empleados y a los factores que los afectan, en especial en organizaciones complejas en cuanto a su estructura y cultura. El ambiente dinámico de hoy en día requiere que las organizaciones sean ágiles en sus procesos, y esto es incluso más crítico en organizaciones basadas en el conocimiento como las universidades virtuales. En esta investigación, identificamos el camino mediante el cual las organizaciones pueden alcanzar la agilidad por medio de los valores laborales. si bien existen muchas dimensiones de los valores laborales y de la agilidad organizacional, al usar la metodología que aplicamos a esta investigación, omitimos algunas de estas dimensiones y encontramos la mejor manera en la que los gerentes pueden invertir inteligentemente en las cuestiones más importantes, y así obtener los mejores resultados en el camino de lograr la agilidad mediante valores laborales.<hr/>Résumé: Toutes les personnes intègrent les organisations avec une personnalité formée et avec certaines expériences et valeurs initiales qui dépendent de la culture et qui influencent leur efficience et leur rendement. Par conséquent, il est nécessaire de faire très attention aux valeurs professionnelles des employés et aux facteurs qui les affectent, en particulier dans des organisations complexes quant à leur structure et à leur culture. Le contexte dynamique d'aujourd'hui requiert que les organisations soient agiles dans leurs processus, et cela est encore plus vrai dans les organisations basées sur la connaissance comme les universités virtuelles. Dans cette investigation, nous avons identifié la manière dont les organisations peuvent parvenir à cette agilité par l'intermédiaire de valeurs professionnelles. Bien qu'existent de nombreuses dimensions des valeurs professionnelles et de l'agilité organisationnelle, en utilisant la méthodologie que nous appliquons pour cette recherche, nous avons laissé de côté certains de ces aspects et nous avons trouvé la meilleure manière dont les gérants peuvent investir intelligemment dans les questions plus importantes, et obtenir ainsi les meilleurs résultats en vue d'atteindre l'agilité par le biais de valeurs professionnelles.<hr/>Resumo: Todas as pessoas chegam às organizações com uma personalidade formada e com algumas experiências e valores iniciais que dependem da cultura e que influenciam a sua eficiência e desempenho. Portanto, é necessário prestar muita atenção aos valores trabalhistas dos empregados e aos fatores que os afetam, especialmente em organizações complexas quanto a sua estrutura e cultura. O ambiente dinâmico de hoje requer que as organizações sejam ágeis em seus processos e isto é até mesmo mais crítico em organizações baseadas no conhecimento como as universidades virtuais. Nesta pesquisa, identificamos o caminho mediante o qual as organizações podem atingir a agilidade mediante os valores trabalhistas. Embora existam muitas dimensões dos valores trabalhistas e da agilidade organizacional, ao usar a metodologia que aplicamos a esta pesquisa, omitimos algumas destas dimensões e encontramos a melhor maneira para que os gerentes possam investir inteligentemente nos assuntos mais importantes e obter os melhores resultados no objetivo de chegar à agilidade mediante valores trabalhistas. <![CDATA[<b>El impacto de un estilo gerencial paternalista y de la delegación de autoridad sobre la satisfacción laboral y el compromiso organizacional en Chile y los EE.UU</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512014000300015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: Although the use of a paternalistic style of management is widespread in the non-Western context, it has only recently received attention from Western scholars. in this study, we compare the presence of a paternalistic style of management and delegation practices across two culturally different organizational contexts, namely Chile and the Us. We also examine the effects of these management practices on job satisfaction and organizational commitment in both contexts. Results suggest that delegation of authority was more common in the Us than in Chile, whereas paternalism was higher in Chile than in the Us. Furthermore, delegation and paternalism were positively related to job satisfaction and organizational commitment in both countries. Unexpectedly, delegation had a stronger effect on job satisfaction and organizational commitment than a paternalistic style of management in the Chilean context, whereas the opposite was found in the Us sample. moreover, the effect of a paternalistic management style on both job satisfaction and organizational commitment seemed to be fully mediated by delegation in Chile. We discuss both the theoretical and practical implications of these findings.<hr/>Resumen: Si bien el estilo gerencia! paternalista está generalizado en el contexto no occidental, fue solo recientemente que recibió atención por parte de académicos occidentales. En este estudio, comparamos la presencia de un estilo gerencial paternalista y de las prácticas de delegación en dos contextos organizacionales culturalmente diferentes, a saber, Chile y los estados Unidos. También examinamos los efectos de estas prácticas gerenciales sobre la satisfacción laboral y el compromiso organizacional en ambos contextos. Los resultados sugieren que la delegación de autoridad es más común en estados Unidos que en Chile, mientras que el paternalismo es mayor en Chile que estados Unidos. Además, la delegación y el paternalismo están relacionados positivamente con la satisfacción laboral y el compromiso organizacional en ambos países. Inesperadamente, la delegación tiene un mayor efecto sobre la satisfacción laboral y el compromiso organizacional que un estilo gerencial paternalista en el contexto chileno, mientras que lo contrario ocurre en la muestra de estados Unidos. Adicionalmente, el efecto de un estilo gerencial paternalista, tanto sobre la satisfacción laboral como sobre el compromiso organizacional, parece estar completamente mediado por la delegación en el caso chileno. Discutimos las implicaciones teóricas y prácticas de estos hallazgos.<hr/>Résumé: Bien que le type de gérance paternaliste soit généralisé dans le contexte non occidental, elle n'a retenu que récemment l'attention des spécialistes occidentaux. Dans cette étude, nous comparons la présence d'un style de gérance paternaliste et les pratiques de délégation dans deux contextes d'organisation culturellement différents, à savoir le Chili et les États-Unis. Nous examinons également les effets de ces pratiques de gérance sur la satisfaction professionnelle et l'engagement organisationnel dans ces deux contextes. Les résultats suggèrent que la délégation d'autorité est plus fréquente aux États-Unis qu'au Chili tandis que le paternalisme est plus important au Chili qu'aux États-Unis. En outre, la délégation et le paternalisme sont liés positivement à la satisfaction professionnelle et à l'engagement organisationnel dans les deux pays. D'une manière inattendue, dans le contexte chilien, la délégation a plus d'effet sur la satisfaction professionnelle et l'engagement organisationnel qu'un style de gérance paternaliste alors que c'est le contraire dans notre échantillon des États-Unis. En outre, l'effet d'un style de gérance paternaliste, tant sur la satisfaction professionnelle que sur l'engagement organisationnel, semble être totalement modéré par la délégation dans le cas chilien. Nous discutons des implications théoriques et pratiques de ces constatations.<hr/>Resumo: Embora o estilo gerencial paternalista esteja generalizado no contexto não ocidental, foi só recentemente que recebeu atenção por parte de académicos ocidentais. Neste estudo, comparamos a presença de um estilo gerencial paternalista e das práticas de delegação em dois contextos organizacionais culturalmente diferentes, que são o Chile e os estados Unidos. Também examinamos os efeitos destas práticas gerenciais sobre a satisfação trabalhista e o compromisso organizacional em ambos os contextos. Os resultados sugerem que a delegação de autoridade é mais comum nos estados Unidos do que no Chile, enquanto o paternalismo é maior no Chile do que nos estados Unidos. Além disso, a delegação e o paternalismo estão relacionados positivamente com a satisfação trabalhista e o compromisso organizacional em ambos os países. Inesperadamente, a delegação tem maior efeito sobre a satisfação trabalhista e o compromisso organizacional do que um estilo gerencial paternalista no contexto chileno, enquanto na amostra dos estados Unidos acontece o contrário. Adicionalmente, o efeito de um estilo gerencial paternalista, tanto sobre a satisfação trabalhista como sobre o compromisso organizacional, parece estar completamente intermediado pela delegação no caso chileno. Discutimos as implicações teóricas e práticas destes achados. <![CDATA[<b>La nueva gobernanza política y las colaboraciones intersectoriales para el desarrollo sostenible</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512014000300016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: Para entender las colaboraciones intersectoriales para el desarrollo sostenible es preciso comprender, en primer lugar, el marco de gobernanza política en el que estas colaboraciones se pueden desarrollar, considerando que hay marcos que las favorecen más que otros. En particular, el modelo de Estado de Bienestar en su configuración "relacional" debe tenerse en cuenta para comprender el porqué y el cómo de las colaboraciones para el desarrollo sostenible. Estas circunstancias externas no han sido lo suficientemente estudiadas en la literatura que normalmente se ha centrado en aspectos internos como el alineamiento entre las organizaciones y los mecanismos de la relación, o en elementos de gobernanza global, dejando de lado las estructuras características de la gobernanza nacional.<hr/>Abstract: To understand intersectoral collaboration for sustainable development it is vital to first understand the political framework in which these collaborations may occur, taking into account that some systems are more suitable than others. In particular, the "relational" model of the welfare state must be considered to understand why and how collaboration for sustainable development occurs. These external circumstances have not been studied sufficiently in the literature, which has generally focused on internal aspects such as the alignment of organizations and the mechanisms of the relationships, or on elements of global governance, leaving to one side the characteristic structures of national governance.<hr/>Résumé: Pour comprendre les collaborations intersectorielles pour le développement soutenable il convient de comprendre tout d'abord le cadre de gouvernance politique dans lequel ces collaborations peuvent se développer, considérant qu'il existe des cadres qui les favorisent plus que d'autres. En particulier, le modèle d'État de bien-être dans sa configuration « relationnelle » doit être pris en compte pour comprendre le pourquoi et le comment des collaborations pour le développement soutenable. Ces aspects externes n'ont pas été suffisamment étudiés dans les études habituellement centrées sur des aspects internes comme l'alignement entre les organisations et les mécanismes de la relation, ou sur des éléments de gouvernance globale, laissant de côté les structures caractéristiques de la gouvernance nationale.<hr/>Resumo: Para entender as colaborações intersetoriais para o desenvolvimento sustentável é preciso compreender, em primeiro lugar, o marco de governança política no qual estas colaborações podem se desenvolver, considerando que há marcos que as favorecem mais do que outros. Particularmente, o modelo de estado de bem-estar na sua configuração "relacional" deve ser levado em conta para entender o porquê e o como das colaborações para o desenvolvimento sustentável. Estas circunstâncias externas não têm sido estudadas o suficiente na literatura que, normalmente, tem se focado em aspectos internos como o alinhamento entre as organizações e os mecanismos da relação, o em elementos de governança global, deixando de lado as estruturas características da governança nacional. <![CDATA[<b>Integración del diseño en las empresas portuguesas, del sector de la transformación de la Piedra Natural</b>: <b>definición de un perfil</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512014000300017&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: El posicionamiento de las empresas del sector de la piedra natural de Portugal sufre una recesión en los mercados emergentes. El diseño, como actividad integrante de la innovación y de la gestión estratégica empresarial, tiene un papel deteminante en el crecimiento, en la interna-cionalización y en la competitividad de las empresas. Por esto, mediante encuestas realizadas por internet a las empresas que participaron en la feria PEDRA - Batalha, Portugal - se ha pretendido evaluar los diferentes aspectos del diseño mejor valorados por ellas, así como identificar el perfil de aquellas que se diferencian específicamente por el diseño. Los resultados obtenidos indican que ninguna de las empresas entrevistadas tiene departamento de I+D+i, incluso las que dicen diferenciarse por el diseño, y además no aprecian la mayoría de las aportaciones que el diseño puede ofrecer a una empresa; sin embargo, valoran expresamente los atributos del material: la resistencia, la textura o el carácter único de éste, siendo la característica que utilizan como estrategia de diferenciación en los mercados. Podemos concluir, por lo tanto, que existe la cultura, la experiencia y un conocimiento técnico muy profundo sobre el material en el sector, pero no existe un modelo que fomente la integración entre la gestión del diseño y los valores de innovación, diferenciación y competitividad, por lo que se pierden continuas oportunidades en la innovación en productos en piedra natural mediante el uso de diseño.<hr/>Abstract: Portuguese natural stone processing companies are suffering a decline in emerging markets. Design, as an integral component of innovation and strategic business management, plays a vital role in a company's growth, internationalization and competitiveness. By conducting an Internet survey with companies that participated in the Pedra trade fair in Batalha, Portugal, the value these firms place on design was analyzed. The profile of companies that differentiate themselves based on design was also identified. Results indicate that none of the companies surveyed have an R&D department, not even those that differentiate themselves based on design. Nor did these companies value the majority of benefits that design offers. They do, however, expressly value the qualities of the material they work with (its durability, texture and unique character) and use these to differentiate themselves in the market. It can be concluded that there is experience, deep technical knowledge and a culture related to the product in this sector, but there is no model to encourage the integration of design management into values of innovation, differentiation and competitiveness. As a result, opportunities for product innovation with natural stone are continually missed.<hr/>Résumé: Le positionnement des entreprises du secteur de la pierre naturelle du Portugal connaît une récession sur les marchés émergents. le design, comme activité intégrante de l'innovation et de la gestion stratégique entrepreneuriale joue un rôle déterminant dans la croissance, l'internationalisation et la compétitivité des entreprises. Ce qui a motivé, au travers d'enquêtes effectuées par Internet auprès des entreprises qui ont participé à la foire PEDRA, à Batalha, au Portugal, d'évaluer les différents aspects du design qu'elles valorisent le plus ainsi que d'identifier le profil de celles qui se distinguent particulièrement par le design. Les résultats montrent qu'aucune des entreprises consultées ne possède de service I+D+i [Intégration+design+innovation], y compris celles qui déclarent se distinguer par le design, et, en outre, elles ne reconnaissent pas la plupart des avantages que celui-ci peut offrir à une entreprise. Par contre, elles valorisent expressément les qualités du matériau: sa résistance, sa texture ou son caractère unique, caractéristiques qu'elles utilisent dans leur stratégie de différentiation sur les marchés. Par conséquent, nous pouvons conclure qu'existent la culture, l'expérience et une connaissance technique très profonde du matériau dans le secteur mais pas de modèle qui stimule l'intégration de la gestion du design et les valeurs d'innovation, de diffé-rentiation et de compétitivité, ce qui signifie que se perdent continuellement des opportunités dans l'innovation de produits en pierre naturelle par un recours au design.<hr/>Resumo: O posicionamento das empresas do setor da pedra natural de Portugal sofre uma recessão nos mercados emergentes. o design, como atividade integrante da inovação e da gestão estratégica empresarial, tem um papel determinante no crescimento, na internacionalização e na competitividade das empresas. Por isso, mediante pesquisas, realizadas pela Internet com as empresas que participaram na feira PEDRA - Batalha, Portugal - pretendeu-se avaliar os diferentes aspectos do design mais bem avaliados por elas, bem como identificar o perfil daquelas que se diferenciam especificamente pelo design. os resultados obtidos indicam que nenhuma das empresas entrevistadas tem departamento de I+D+i, incluindo as que dizem diferenciarem-se pelo design e, além disso, não apreciam a maioria dos aportes que o design pode oferecer a uma empresa. No entanto, elas dão valor expresso aos atributos do material: a resistência, a textura ou o caráter único deste, sendo a característica que utilizam como estratégia de diferenciação nos mercados. Podemos concluir, portanto, que existe a cultura, a experiência e um conhecimento técnico muito profundo sobre o material no setor, mas não existe um modelo que estimule a integração entre a gestão do design e os valores de inovação, diferenciação e competitividade, motivo pelo qual perdem-se contínuas oportunidades na inovação em produtos em pedra natural mediante o uso de design. <![CDATA[<b>Los colombianos y las redes del narcotráfico en Nueva York durante los años 70</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512014000300018&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: La idea que se tiene sobre el narcotráfico desde Colombia es que éste ha sido manejado por "carteles". Lo que la evidencia empírica muestra es que además de las grandes organizaciones criminales, el narcotráfico durante las últimas décadas, y en particular durante los años 70, objeto de este escrito, ha sido un negocio abierto con innumerables participantes (incluyendo mulas "free lancers" que se constituían en microempresarios del narcotráfico), en buena parte colombianos pero también de otras nacionalidades. De ahí que la idea de carteles que ejercen poderes monopólicos, es equivocada. La información inédita con la que se escribió este ensayo es tomada principalmente de una serie de archivos norteamericanos.<hr/>Abstract: It is commonly held that Colombian drugs' trafficking has been in the hands of the "cartels". However, the empirical evidence shows that, in particular during the 1970s, the period on which the article focuses, the phenomenon has been a permeable endeavour involving many participants in addition to large criminal organisations. These have included "freelancers" - principally Colombians but including people of other nationalities too - who have operated according to a small business model. Consequently, the belief that the cartels exercise monopoly control over the business is incorrect. The unpublished materials used to prepare this article are drawn primarily from US archives.<hr/>Résumé: L'idée habituelle est que le narcotrafic colombien a été dirigé par des cartels. Une approche empirique de la question montre qu'outre les grandes organisations criminelles, au cours des dernières décennies et en particulier pendant les années 70, qui font l'objet de ce travail, il s'est agi d'un trafic ouvert avec d'innombrables participants (en incluant les convoyeurs clandestins « freelance » qui s'organisaient en micro entreprises du narcotrafic), en bonne partie des Colombiens mais aussi des ressortissants d'autres nationalités. L'idée que des cartels possédaient une sorte de pouvoir de monopole est donc erronée. L'information inédite présentée dans cet article provient tout principalement d'une série d'archives nord-américaines.<hr/>Resumo: A ideia que existe sobre o narcotráfico colombiano é que este tem sido dirigido por "cartéis". O que a evidência empírica mostra é que, além das grandes organizações criminosas, o narcotráfico, durante as últimas décadas, e principalmente durante os anos 70, objeto deste escrito, tem sido um negócio aberto com inúmeros participantes (incluindo mulas "freelancers" que eram microempresários do narcotráfico), em grande parte colombianos, mas também de outras nacionalidades. Daí que a ideia de cartéis que exercem poderes monopólicos, é errada. A informação inédita com a qual foi escrito este ensaio está tomada, principalmente, de uma série de arquivos norte-americanos. <![CDATA[<b><i>Información Editorial</i></b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512014000300019&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: La idea que se tiene sobre el narcotráfico desde Colombia es que éste ha sido manejado por "carteles". Lo que la evidencia empírica muestra es que además de las grandes organizaciones criminales, el narcotráfico durante las últimas décadas, y en particular durante los años 70, objeto de este escrito, ha sido un negocio abierto con innumerables participantes (incluyendo mulas "free lancers" que se constituían en microempresarios del narcotráfico), en buena parte colombianos pero también de otras nacionalidades. De ahí que la idea de carteles que ejercen poderes monopólicos, es equivocada. La información inédita con la que se escribió este ensayo es tomada principalmente de una serie de archivos norteamericanos.<hr/>Abstract: It is commonly held that Colombian drugs' trafficking has been in the hands of the "cartels". However, the empirical evidence shows that, in particular during the 1970s, the period on which the article focuses, the phenomenon has been a permeable endeavour involving many participants in addition to large criminal organisations. These have included "freelancers" - principally Colombians but including people of other nationalities too - who have operated according to a small business model. Consequently, the belief that the cartels exercise monopoly control over the business is incorrect. The unpublished materials used to prepare this article are drawn primarily from US archives.<hr/>Résumé: L'idée habituelle est que le narcotrafic colombien a été dirigé par des cartels. Une approche empirique de la question montre qu'outre les grandes organisations criminelles, au cours des dernières décennies et en particulier pendant les années 70, qui font l'objet de ce travail, il s'est agi d'un trafic ouvert avec d'innombrables participants (en incluant les convoyeurs clandestins « freelance » qui s'organisaient en micro entreprises du narcotrafic), en bonne partie des Colombiens mais aussi des ressortissants d'autres nationalités. L'idée que des cartels possédaient une sorte de pouvoir de monopole est donc erronée. L'information inédite présentée dans cet article provient tout principalement d'une série d'archives nord-américaines.<hr/>Resumo: A ideia que existe sobre o narcotráfico colombiano é que este tem sido dirigido por "cartéis". O que a evidência empírica mostra é que, além das grandes organizações criminosas, o narcotráfico, durante as últimas décadas, e principalmente durante os anos 70, objeto deste escrito, tem sido um negócio aberto com inúmeros participantes (incluindo mulas "freelancers" que eram microempresários do narcotráfico), em grande parte colombianos, mas também de outras nacionalidades. Daí que a ideia de cartéis que exercem poderes monopólicos, é errada. A informação inédita com a qual foi escrito este ensaio está tomada, principalmente, de uma série de arquivos norte-americanos.