Scielo RSS <![CDATA[Civilizar Ciencias Sociales y Humanas]]> http://www.scielo.org.co/rss.php?pid=1657-895320140001&lang=pt vol. 14 num. 26 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.org.co/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.org.co <link>http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532014000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532014000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Aproximação geral à ação de extinção de domínio na Colombia</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532014000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Colombia ha sido un país inmerso en una constante y tenaz lucha para superar un estado de violencia endémico generado por numerosos actores, entre ellos el narcotráfico y el enriquecimiento ilícito. Con el propósito de hacer frente a estos problemas, el constituyente colombiano consagró la figura de la extinción de dominio como herramienta jurídica de lucha contra el enriquecimiento ilícito, así como la violencia y pobreza que dicho fenómeno trae consigo. 26 años después, la acción de extinción de dominio es uno de los principales instrumentos del Estado para enfrentar el enriquecimiento ilícito, pero su desarrollo social y jurídico no ha sido pacífico ni totalmente efectivo. El presente artículo aborda las características generales de esta figura, exponiendo sus críticas y ventajas, y sus perspectivas de efectiva aplicación en Colombia.<hr/>Colombia has been a country immersed in a constant and persistent struggle to overcome a state of endemic violence generated by numerous actors, including drug trafficking and illicit enrichment. In order to address these problems, the Colombian constituent assembly consecrated the figure of expired ownership as a legal tool to combat illicit enrichment, as well as violence and poverty that this phenomenon entails. 26 years later, the action of expired ownership is one of the main instruments of the state to tackle illicit enrichment, but its social and legal development has been neither peaceful nor totally effective. This article discusses the general characteristics of this figure, exposing its criticisms and benefits, and its prospects for an effective implementation in Colombia.<hr/>La Colombie est un pays engagé dans une lutte constante et tenace pour surmonter un état de violence endémique engendrée par de nombreuses parties concernées, entre autres le narcotrafic et l'enrichissement sans cause. Avec l'objectif de faire face à cette situation, l'Acte Constitutif a créé la figure de l'extinction du droit de propriété comme outil juridique pour lutter contre l'enrichissement sans cause ce qui entraîne la violence et la pauvreté. Après 26 ans, l'action d'extinction du droit de propriété est devenue un des mécanismes de l'Etat colombien pour confronter l'enrichissement sans cause, mais son développement social et juridique n'a été ni paisible ni tout à fait effectif. Cet article porte sur les caractéristiques générales de cette figure présentant ses critiques et ses avantages ainsi que ses perspectives d'application effective en Colombie.<hr/>Colombia foi um país mergulhado numa constante e tenaz luta para superar um estado de violência endêmico gerado por numerosos atores, entre eles o narcotráfico e o enriquecimento ilícito. Com o propósito de fazer frente a estes problemas, o constituinte colombiano consagrou a figura de extinção de domínio como ferramenta jurídica da luta contra o enriquecimento ilícito, assim como da violência e pobreza que o dito fenômeno traz consigo. 26 anos depois, a ação de extinção de domínio é um dos principais instrumentos do Estado para enfrentar o enriquecimento ilícito, porém a aplicação social e jurídica não tem sido pacíficos nem totalmente efetivos. O presente artigo aborda as características gerais desta figura, expondo as suas críticas e vantagens, e as suas perspectivas de efetiva aplicação na Colombia. <![CDATA[<b>Eficácia da consulta prévia no processo de licenças ambientais no departamento do Chocó 2006-2011</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532014000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El departamento del Chocó, es un "territorio con una riqueza natural, étnica y cultural incalculable" (¿Qué es el Chocó Biogeográfico?, 2013). La consulta previa es un derecho y un mecanismo de participación de los grupos étnicos, sin embargo, no es eficaz, ni constituye un medio adecuado para proteger los derechos constitucionales de comunidades negras en el trámite de licencias ambientales en el Chocó, porque no existe un procedimiento idóneo que garantice la participación efectiva de los intervinientes. Se realizó una investigación descriptiva donde se utilizó el método analítico. Se evidenció que las decisiones de las comunidades no son vinculantes al momento de otorgarse las licencias ambientales, la falta de reglamentación genera abuso de las autoridades en las actuaciones procedimentales.<hr/>The Department of Chocó is a "territory with an incalculable natural, ethnic and cultural wealth" (¿Qué es él Chocó Biogeográfico?, 2013); Prior consultation is a right and a mechanism involving ethnic groups, however, is not effective, or is an appropriate means to protect the constitutional rights of black communities in the process of environmental licensing in Chocó, because there is no appropriate procedure to ensure the effective participation of speakers. A descriptive study where the analytical method used was performed. It was proved that the decisions of the communities are not binding upon execution of environmental licenses, the lack of regulation generates abuse authorities in the procedural steps.<hr/>« Le département du Chocó est un territoire avec une richesse naturelle, ethnique et culturelle de valeur incalculable » (Natural Press, 2013). La plupart de sa population est d'origine afrocolombienne et autochtone. La consultation préalable est un droit et un mécanisme de participation qui assure aux groupes ethniques l'information sur la promulgation de nouvelles lois ou des projets d'exploitation de ressources naturelles dans leurs territoires, surtout si leur milieu naturel, territoire ancestral et traditions sont affectés. La consultation préalable n'est pas efficace, elle ne constitue pas non plus un moyen approprié pour la protection des droits constitutionnels des communautés afrocolombiennes qui visent à obtenir des autorisations environnementales à Chocó, car il n'existe pas de bonnes pratiques visant à assurer la participation effective des participants. Une enquête descriptive a été effectuée, avec l'utilisation de la méthode analytique pour examiner chacun des composantes de ce sujet. Pour la collecte de données, on a utilisé la révision de dossiers, des accords, des comptes-rendus des concertations préalables, des actes de dépôt et des entretiens semi-structurés aux membres de conseils communautaires, des fonctionnaires des organismes environnementaux et du Ministère Publique. Pendant la réalisation de l'enquête, on a constaté la faible participation des communautés afrocolombiennes dans les consultations faites pour obtenir les autorisations environnementales. Les décisions des communautés ne sont pas contraignantes pour l'obtention des autorisations environnementales, l'absence de réglementation comporte un risque d'abus des autorités quant à l'ensemble de procédures.<hr/>O departamento de Chocó é um "território com uma riqueza natural, étnica e cultural incalculáveis" (Natural Press, 2013), a maior parte dos seus habitantes pertence a comunidades negras e grupos indígenas. A consulta prévia é um direito e um mecanismo de participação que garante aos grupos étnicos ser informados das novas leis e projetos de exploração de recursos naturais a realizar nas suas comunidades, que afectem o seu ambiente natural, território ancestral e costumes. A consulta prévia não é eficaz, nem constitui um meio adequado para a proteção dos direitos constitucionais das comunidades negras no processo de licenças ambientais em Chocó, porque não existe um procedimento idóneo que garanta a participação efectiva dos intervenientes. Realizou-se uma investigação descritiva na qual se utilizou o método analítico, estudando de forma intensiva cada um dos elementos do tema. Para a recolha de informação fez-se a revisão de expedientes, acordos, atas de reuniões de pré-consulta e atas de protocolização, e a entrevistas semi-estruturadas a membros de conselhos comunitários e funcionários de autoridades ambientais e do Ministério Público. Durante a investigação evidenciou-se que existe escassa participação das comunidades negras nos processos de consultas que se fazem no processo de licenças ambientais. As decisões das comunidades não são vinculativas no momento de concessão das licencias ambientais, e a falta de regulamentação cria abuso das autoridades nas atuações procedimentais. <![CDATA[<b>A sanção penal dos condutores ébrios na Colombia</b>: <b>entre as dificuldades dogmáticas e a ausência duma política criminal coerente</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532014000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt La circulación de vehículos automotores propone nuevos retos al derecho penal, el cual, acorde con las tendencias punitivas tan comunes hoy, es presentado a la opinión pública colombiana, por los medios y los legisladores, como la única solución posible para contrarrestar los altos índices de muertos y heridos producidos, en especial, por conductores ebrios. Sin embargo, la creación de nuevos delitos o el endurecimiento de las penas ya existentes, apenas puede contribuir a la reducción de esas cifras; el papel del derecho penal a tales efectos es limitado y la política criminal no es sino una más dentro del conjunto de las políticas públicas llamadas a mejorar la seguridad vial, que dista, por cierto, de ser la más eficaz en esta materia.<hr/>The motor traffic proposes new challenges to criminal law, which, according to the punitive tendencies so common today, is presented to the Colombian public opinion, by media and legislators, as the only possible solution to counter the high rate of deaths and injuries caused, in particular, by drunk drivers. However, the creation of new offenses or the hardening of existing penalties can hardly contribute to the reduction of these figures; the role of criminal law for such purposes is limited and criminal policy is but one more in the set of public policies called to improve road safety, which is far indeed from being the most effective in this area.<hr/>La circulation de véhicules relève de nouveaux défis au droit pénal, qui avec les mesures punitives d'aujourd'hui, se présente à l'opinion publique par l'intermédiaire des médias et les législateurs comme la seule solution possible afin de lutter contre le nombre de morts et des blessés en hausse à cause des chauffeurs ivres. Toutefois, la création de nouveaux délits ou le fait de rendre plus sévères les peines déjà existantes, ne peut guère contribuer à réduire ces chiffres. Le rôle du droit pénal est limité à cet effet et la politique criminelle ne représente qu'une partie de l'ensemble des politiques publiques qui doivent améliorer la sécurité routière, certes loin d'être la plus efficace dans ce sujet.<hr/>A circulação de veículos motorizados coloca novos desafios ao direito penal, o qual, de acordo com as tendências punitivas tão comuns hoje, é apresentado à opinião pública colombiana, pelos media e legisladores, como a única solução possível para parar os altos índices de mortos e feridos produzidos, em especial, por condutores ébrios. Contudo, a criação de novos delitos ou o endurecimento das penas já existentes, apenas pode contribuir para a redução dessas cifras; o papel do direito penal nesses efeitos é limitado e a política criminal não é senão uma mais dentro do conjunto das políticas públicas chamadas a melhorar a segurança viária, que dista, por certo, de ser a mais eficaz nesta matéria. <![CDATA[<b>Análise comparada dos factores institucionais que impedem a reeleição dos Governadores argentinos</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532014000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El objetivo de este artículo es explicar porqué la mayoría de los gobernadores argentinos que reformaron las constituciones provinciales, ampliando la posibilidad de reelección, pudieron posteriormente alcanzar su objetivo de ser reelectos, mientras otros gobernadores no pudieron lograrlo. Para ello, se procederá a identificar cuáles son los factores institucionales que impiden la reelección de esos gobernadores reformistas utilizando una metodología comparada cualitativa (QCA).<hr/>The purpose of this article is to explain why most of the Argentine governors who reformed provincial constitutions providing the possibility of reelection were later able to reach their objective while others did not. To do so, I will proceed to identify which are the institutional factors that prevent the reelection of these reformist governors, using a qualitative comparative methodology (QCA).<hr/>Le but de cet article est d'expliquer pourquoi la plupart de Gouverneurs argentins qui ont modifié les constitutions provinciales pour prolonger la possibilité d'être réélus ont atteint leur objectif ou non. Pour cela, on va procéder à identifier quels sont les facteurs institutionnels qui empêchent la réélection de ces Gouverneurs réformistes à l'aide d'une méthodologie comparée qualitative (QCA).<hr/>O objetivo deste artigo é explicar porquê a maioria dos Governadores argentinos que alteraram as constituições provinciais ampliando a possibilidade de reeleição conseguiram posteriormente alcançar o seu objetivo de ser reeleitos e outros não. Para isso, proceder-se-á à identificação de quais são os fatores institucionais que impedem a reeleição desses Governadores reformistas utilizando uma metodologia comparada qualitativa (QCA). <![CDATA[<b>As crises financeiras da globalização</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532014000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En el siglo XX se produjo el debate entre la corriente keynesiana y la corriente neoliberal de economía de mercado y prevaleció el modelo keynesiano hasta la llegada de la globalización contemporánea que adoptó el paradigma neoliberal. En lugar de una globalización productiva se desarrolló primero una globalización financiera, que ha dado paso a crisis financieras recurrentes desde 1929, la última iniciada en 2008, que todavía incide de forma negativa en el entorno económico del planeta. El resultado ha sido frenar la autorregulación del mercado propia del modelo neoliberal, con la incorporación nuevamente de mecanismos de vigilancia y seguimiento por los Estados y los organismos internacionales que permitan prever la ocurrencia de crisis tan graves para la economía mundial.<hr/>In the twentieth century there was a debate between Keynesian and the market neoliberal economy school and the Keyneysian model prevail until the arrival of contemporary globalization, that adopted the neoliberal paradigm. Instead of a productive globalization a financial globalization was first developed which has led to recurring crises since 1929; the last one erupted in 2008 and it is still having a negative impact on the economic environment of the planet. The result has been to produce a very slow market self-regulation of the neoliberal model by introducing again monitoring and follow-up mechanisms by States and international organisms for predicting the occurrence of such serious crises for world economy.<hr/>Au XXème siècle au cours du débat entre le courant keynésien et le courant néolibéral de l'économie du marché, le modèle keynésien s'est maintenu jusqu'à l'arrivée de la globalisation contemporaine adoptant ainsi le paradigme néolibéral. Au lieu de concevoir une globalisation productive, une globalisation financière a été développée, passant par des crises financières récurrentes depuis 1929, la dernière a eu lieu en 2008 et elle a encore des répercussions négatives pour le développement économique de la planète. La solution est de lutter contre l'autorégulation inhérente au marché du modèle néolibéral, avec l'intégration de dispositifs de surveillance et le suivi de la mise en œuvre par les Etats et les organisations internationales, cela va anticiper des graves crises pour l'économie mondiale.<hr/>No século XX fez-se o debate entre a corrente keynesiana e a corrente neo-liberal da economia de mercado e prevaleceu o modelo keynesiano até à chegada da globalização contemporânea que adotou o paradigma neo-liberal. Em vez duma globalização produtiva desenvolveu-se primeiro uma globalização financeira, que deu lugar a crises financeiras recorrentes desde 1929, a última iniciada em 2008, que influenciam de forma negativa o ambiente económico do planeta. O resultado foi limitar a auto-regulação do mercado própria do modelo neo-liberal, com a incorporação novamente de mecanismos de vigilância e seguimento pelos Estados e organismos internacionais que permitam prever a ocorrência de crises tão graves para a economia mundial. <![CDATA[<b>Tabaco na Colombia</b>: <b>Custos e Beneficios</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532014000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En el presente documento se analiza el costo sobre el sistema de salud del consumo de tabaco y se compara este con los beneficios obtenidos, como empleo y recaudos tributarios en el periodo 1973-2008. El estudio se realiza a partir de la valoración de relaciones cuantitativas mediante modelos de regresión simple y modelo de ecuaciones simultáneas. Las estimaciones de la demanda condicionada de factores indican que el empleo de la industria tabacalera tiene una dinámica inercial propia, lo que sugiere una dinámica de empleabilidad derivada de la organización industrial. Adicionalmente, los ingresos generados por los trabajos industriales y agrícolas de la actividad tabacalera pueden financiarse con una pequeña parte de los recursos que se gastan en atención médica a los consumidores de tabaco.<hr/>This document analyzes the cost on the health system snuff consumption and compared these with the benefits obtained as employment and tax revenues in the period 1973-2008, this analysis is done from the estimation of quantitative by simple regression models and simultaneous equations model. Estimates of the conditional demand factors indicate that the tobacco industry has its own inertial dynamics, suggesting employability dynamics derived from industrial organization. Additionally, revenue generated by industrial and agricultural jobs in the tobacco industry can be funded with a fraction of the resources spent on health care consumers snuff.<hr/>Dans ce document on va analyser le coût au système de santé de la consommation de tabac par rapport aux avantages obtenus tels que l'emploi et le recouvrement des impôts pendant la période de 1973-2008. Cette analyse est réalisée à partir de l'estimation des liens proportionnels au moyen de la méthode de régression simple et des équations simultanées. Les estimations des facteurs d'influence sur la demande montrent que l'emploi au sein de l'industrie du tabac a une dynamique inertielle qui lui est propre, ce qui indique qu'il y a une dynamique d'employabilité dérivée de l'organisation industrielle. En outre, les revenus tirés des emplois industriels et agricoles des activités de l'industrie du tabac peuvent être financés avec une petite partie des dépenses effectuées en soins médicaux aux consommateurs de tabac.<hr/>Neste artigo analiza-se o custo sobre o sistema de saúde do consumo de tabaco e compara-se este com os benefícios obtidos, como emprego e receitas fiscais no período de 1973-2008, realizando-se a análise a partir da estimativa de relações quantitativas mediante modelos de regressão simples e modelos de equações simultâneas. As estimativas da procura condicionada por estes fatores indica que o emprego na indústria tabaqueira tem uma dinâmica inercial própria, o que sugere uma dinâmica de empregabilidade derivada da organização industrial. Adicionalmente, as receitas geradas pelos empregos industriais e agrícolas da actividade tabaqueira podem ser financiadas por uma pequena parte dos recursos gastos nos cuidados médicos aos consumidores de tabaco. <![CDATA[<b>O conhecimento científico e os meios digitais na academia</b>: <b>O problema dos standards de qualidade</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532014000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El propósito de este artículo es analizar las condiciones técnicas y sociales que posibilitan el sistema hacia el que actualmente se está moviendo la información académica, esto es, los recursos digitales. Se verá que hay una tensión constante entre la disponibilidad de recursos tecnológicos y su implementación o aceptación entre los académicos -lo que llamaríamos las condiciones "sociológicas"-. La razón principal para que esta tensión exista es la preocupación por la calidad. La validación de los productos académicos que se generan en ambientes digitales no necesariamente se da al mismo ritmo en que los avances tecnológicos lo hacen, puesto que esta validación depende de variables adicionales a la disponibilidad de recursos digitales.<hr/>The purpose of this article is to analyze the technical and social conditions that enable the system towards which the current academic information is moving, that is, digital resources. It will be seen that there is a constant tension between the availability of technological resources and their implementation or acceptance among academics - what we would call de "sociological" conditions. The main reason for this tension is the concern for quality. The validation of academic products generated in digital environments does not necessarily have the same rate as that of technological advances since this validation depends on variables which are additional to the availability of digital resources.<hr/>Le but dans cet article est d'analyser les conditions techniques et sociales qui favorisent le système vers lequel l'information académique avance, c'est-à-dire, les ressources numériques. Vous trouverez une tension permanente entre la disponibilité de ressources technologiques et leur mise en place ou acceptation parmi les enseignants-ce que l'on appelle les conditions « sociologiques »-. La raison principale de cette tension est la préoccupation pour la qualité. La validation des produits réalisés par la communauté universitaire conçus dans un environnement numérique ne se fait pas au même rythme que les progrès technologiques puisque cette validation repose sur des variables supplémentaires soumises à la disponibilité de ressources numériques.<hr/>O objetivo deste artigo é analisar as condições técnicas e sociais face ao que o sistema permite e o que atualmente está acontecendo na informação acadêmica no que diz respeito aos recursos digitais. Ver-se-á que há uma tensão constante entre a disponibilidade de recursos tecnológicos e a sua implementação ou aceitação entre os acadêmicos -o que chamaríamos as condições "sociológicas"-. A razão principal para que esta tensão exista é a preocupação com a qualidade. A validação dos produtos acadêmicos que se criam em ambientes digitais não acontece necessariamente ao mesmo ritmo do que acontece com os avanços tecnológicos, uma vez que esta validação depende de variáveis adicionais para além da disponibilidade de recursos digitais. <![CDATA[<b>Produção de novas subjetividades em movimentos pentecostais</b><b>. </b><b>O caso de Mampuján</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532014000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt La acción política de los movimientos pentecostales en Colombia es descrita por los analistas como una continuidad de prácticas tradicionales que conjuga elementos caudillistas y clientelistas. Desde esta óptica, la obra social de dichas agrupaciones tampoco muestra una proyección transformadora que vaya más allá de esfuerzos puntuales de corte asistencial. Diagnósticos que se ponen en entredicho ante la aparición de una interpretación del evangelio que, como se observa en la población de Mampuján, en el norte de Colombia, puede impulsar la organización social. En las circunstancias de violencia y desplazamiento vividas por esta comunidad, el cambio de perspectiva ética orientado por el "evangelio integral" impulsó la constitución de nuevos sujetos políticos y sociales.<hr/>The political action of the Pentecostal movements in Colombia is described by analysts as a continuation of traditional practices that combine elements of chieftainship and clientelism. From this perspective, the social work of these groups does not show a transformer projection that goes beyond specific efforts of care allowances. Diagnoses that are called into question by the appearance of an interpretation of the gospel that, as observed in the population of Mampuján, in northern Colombia, can boost social organization. In the circumstances of violence and displacement experienced by this community, changing ethical perspective guided by the "full gospel" prompted the creation of new social and political subjects.<hr/>L'action politique des mouvements pentecôtistes en Colombie est décrite par les analystes comme une suite de pratiques traditionnelles par l'union des éléments autocratiques et clientélistes. Dans cette perspective, l'action sociale de tels groupes ne montre pas non plus une forme de transformation au-delà des efforts associés aux actions d'aide ponctuelles. Les diagnostics sont remis en question avec l'apparition d'une interprétation de l'évangile telle qu'on l'observe au sein de la population de Mampuján, au nord de la Colombie, où elle peut encourager l'organisation sociale. Dans la situation de violence et de déplacements vécue par cette communauté, le changement de perspective éthique orienté par « l'évangile intégral » a favorisé la constitution de nouveaux sujets politiques et sociaux.<hr/>A ação política dos movimentos pentecostais na Colombia é descrita pelos analistas como uma continuidade de práticas tradicionais que conjuga elementos caudilistas e clientelistas. Nesta óptica, a obra social destes agrupamentos, nem mostra uma projeção transformadora que vá mais além que esforços pontuais de cariz assistencial. Diagnósticos que são postos em causa ante a aparição duma interpretação do evangelho que, como se observa na população de Mampuján, no norte de Colombia, pode incrementar a organização social. Nas circunstâncias de violência e deslocamento experimentado por esta comunidade, a mudança de perspectiva ética guiada pelo "Evangelho pleno" fomentou a criação de novos temas políticos e sociais. <![CDATA[<b>Teorias implícitas e explícitas nos processos de ensino e aprendizagem do solfejo</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532014000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudio explora los rasgos de similitud y de divergencia entre el discurso pedagógico del docente y su actuación en el aula de clase, a partir de los distintos paradigmas educativos que guían, hoy por hoy, el acontecer educativo. Los procesos de enseñanza y de aprendizaje del solfeo se constituyen en la columna vertebral de la propuesta curricular del Departamento de Música, que posee implicaciones en las demás áreas musicales, por tanto, el programa formativo que orienta el área del solfeo, requiere una evaluación de los impactos y efectos que produce la actuación del docente encargado de dirigir esta asignatura, como condición esencial para establecer elementos de construcción y de transferencia de conocimiento en cada una de las disciplinas que conforman la estructura curricular del Departamento de Música.<hr/>This study explores the characteristics of similarity and divergence between the pedagogical discourse of teachers and their performance in the classroom, from the different educational paradigms that guide, today, the educational events. The teaching and learning of music theory constitute the backbone of the proposed curriculum of the Department of Music, which has implications in the other musical areas and, therefore, the training program that orients the area of music theory, requires an assessment of the impacts and effects caused by the performance of the teacher in charge of running this course as an essential condition to establish elements of building and transfer of knowledge in each of the disciplines that make up the curricular structure of the Department of Music.<hr/>L'idée centrale de cet article est centrée sur la reconnaissance des théories implicites et explicites des enseignants qui dirigent les processus formatifs autour du solfège dans le Département de Musique « Mauricio Cristancho » de l'Université Sergio Arboleda. Cette étude explore les caractéristiques similaires mais aussi différentes entre le discours pédagogique de l'enseignant et son rôle dans la salle de classe, à partir des paradigmes variés qui guident l'évolution éducative d'aujourd'hui. Les processus d'enseignement et d'apprentissage du solfège constituent le fondement de la proposition du programme académique du Département de Musique avec des implications dans d'autres domaines musicaux, donc le programme formatif qui guide le domaine du solfège exige une évaluation de l'impact et l'effet qui produit le rôle de l'enseignant responsable de gérer cette matière, ceci est une condition essentielle pour établir les éléments de construction et de transfert de connaissance dans chacune des disciplines qui font partie de la structure académique du Département de Musique.<hr/>O argumento central deste artigo, gira em torno do reconhecimento das teorias implícitas e explícitas dos professores que lideram os processos formativos em relação ao solfejo no Departamento de Música "Mauricio Cristancho" da Universidade Sergio Arboleda. Este estudo explora as características de semelhança e de divergência entre o discurso pedagógico do docente e a sua atuação na sala de aula, a partir dos distintos paradigmas educativos que guiam hoje em dia o processo educativo. Os processos de ensino e de aprendizagem do solfejo constituem a coluna vertebral da proposta curricular do Departamento de Música, que coloca implicações nas outras áreas musicais, pelo que, o programa formativo que orienta a área do solfejo, requer uma avaliação dos impactos e efeitos que produz na atuação do docente encarregado de dirigir esta área, como condição essencial para estabelecer elementos de construção e de transferência de conhecimento em cada uma das disciplinas que constituem a estrutura curricular do Departamento de Música. <![CDATA[<b>O conhecimento objetivo como base para a educação segundo Karl R. Popper</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532014000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El libro con el título Conocimiento objetivo, fue publicado en 1972. En este, Popper recogió una serie de artículos donde aborda la teoría del conocimiento. Desde estos, es posible reconstruir las bases para lograr una educación crítica. El presente texto, se orienta a identificar elementos conceptuales que se relacionan con el aumento del conocimiento a partir del método del planteamiento y solución de problemas, el papel del lenguaje, el sentido de la libertad, el desarrollo del espíritu crítico y las implicaciones que estos tienen para la vida política. Lo anterior se relaciona con el proceso educativo, a fin de que los estudiantes puedan aproximarse a la verdad, apropiarse de su entorno, y plantear, cada vez más, óptimas soluciones para enfrentar los obstáculos de su diario vivir y favorecer así, el mejoramiento de la sociedad.<hr/>The book entitled Objective Knowledge, was published in 1972. There, Popper collects a series of articles where he deals with the theory of knowledge. From these, it is possible to reconstruct the foundation for a critical education. This text aims to identify conceptual elements that relate to the increase of knowledge from the method of approach and problem solving, the role of language, the meaning of freedom, the development of a critical spirit and their implications of for political life. This is related to the educational process, so that students can approach the truth, appropriating their environment and pose increasingly optimal solutions to face the obstacles of everyday life and thus favoring the improvement of society.<hr/>Le livre intitulé Connaissance objective, a été publié en 1972. Popper en a ramassé une série d'articles où il aborde la théorie de la connaissance. A partir de ces articles, il est possible de reconstruire les bases pour arriver à une éducation critique. Ce document vise à identifier des éléments conceptuels qui ont un rapport avec l'enrichissement de connaissances grâce à l'approche de résolution de problèmes, le rôle du langage, le sens de la liberté, le développement de l'esprit critique et leur incidence dans la vie politique. Cela correspond au processus éducatif et à l'approche des étudiants vers la vérité, pour qu'ils puissent s'approprier de leur environnement et formuler de plus en plus de meilleures solutions pour faire face aux obstacles de leur vie quotidienne et ainsi favoriser l'amélioration de la société.<hr/>O livro com o título Conhecimento Objetivo, foi publicado em 1972. Neste, Popper recolheu uma série de artigos onde aborda a teoria do conhecimento. A partir deles é possível reconstruir as bases para conseguir uma educação crítica. O presente texto, procura identificar elementos conceptuais que se relacionam com o aumento do conhecimento a partir do método de abordagem e solução de problemas, o papel da linguagem, o sentido da liberdade, o desenvolvimento do espírito crítico e as implicações que estes têm para a vida política. O anterior relaciona-se com o processo educativo, de modo a que os estudantes possam aproximar-se da verdade, apropriar-se de seu ambiente, e aumentar, cada vez mais, ótimas soluções para enfrentar os obstáculos do seu viver diário e favorecer assim o melhoramento da sociedade. <![CDATA[<b>A continência aristotélica</b>: <b>o enquadramento das ações retas no cientista que faz experiências com animais</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532014000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En la ética aristotélica, es la virtud de la continencia la encargada de dominar el alma y encauzarla hacia la recta razón; es así como el continente sabiendo que las pasiones son malas no las sigue a causa de la razón; es este virtuoso quien domeña las pasiones, ya que ambas, la razón y las pasiones, se oponen entre sí. Para Aristóteles, el deseo es el principio de la acción, seguido por la deliberación que lleva a elegir la mejor y la más perfecta acción virtuosa. Es importante para la bioética, que la virtud de la continencia se aplique a las actuaciones de los científicos que hacen uso de los animales para la experimentación, que todos sus actos estén mediados por las buenas acciones. El presente artículo se ocupará de la virtud de la continencia como el encauzamiento de las acciones mediadas por la recta razón en el científico que investiga con animales.<hr/>In Aristotelian ethics, the virtue of continence is responsible for mastering the soul and direct it towards the right reason; thus the continent, knowing that passions are bad does not follow them because of the reason; this virtuous is the one who subdues the passions, since both, reason and passions, oppose each other. For Aristotle the desire is the beginning of the action, followed by the discussion leading to choose the best and the most perfect virtuous action. It is important for bioethics that the virtue of continence applies to the actions of scientists who use animals for experimentation and that all their actions are mediated by the good actions. This article will deal with the virtue of continence as the channeling of actions mediated by right reason in the scientist who is experimenting with animals.<hr/>Selon l'éthique d'Aristote, la continence est la vertu chargée de dominer l'âme et l'acheminer vers la bonne raison ; c'est ainsi que le continent conscient que les passions sont mauvaises, les abandonne guidé par la raison ; Cet homme vertueux soumet les passions, par le fait que les deux, la raison et les passions s'opposent l'une l'autre. Pour Aristote, le désir est le principe de l'action, après c'est la délibération qui amène à choisir la meilleure et la plus parfaite action vertueuse. Pour la bioéthique, il est important que la vertu de la continence soit appliquée au travail des scientifiques qui utilisent des animaux pour l'expérimentation, que tous leurs actes soient menés à bien par de bonnes actions. Cet article va s'occuper de la vertu de la continence comme la canalisation des actions et ceci par l'intermédiaire de la bonne raison chez le scientifique qui fait de la recherche avec des animaux.<hr/>Na ética aristotélica é a virtude da continência a encarregada de dominar a alma e levá-la à reta razão; deste modo, o continente, sabendo que as paixões são más não as segue por causa da razão; é este virtuoso quem domina as paixões já que ambas, a razão e as paixões, se opõem entre si. Para Aristóteles é o principio da ação seguido da deliberação que leva a eleger a melhor e mais perfeita ação virtuosa. É importante para a bioética, que a virtude da continência se aplique às atuações dos cientistas que fazem o uso dos animais para a experimentação, que todos os seus atos sejam guiados por boas ações. O presente artigo ocupar-se-á da virtude da continência como enquadramento das ações mediadas pela reta razão no cientista que investiga com animais. <![CDATA[<b>Tempo e constituição de sentido</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532014000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El presente artículo se propone nacer una reflexión sobre nuestra conciencia de tiempo en el marco de la fenomenología de Edmund Husserl. Se pretende poner de relieve el papel fundamental de la constitución de sentido como fundamento y desarrollo de la intencionalidad en curso, una figura de la fenomenología de Husserl que hace posible reflexionar sobre el origen del sentido. La intencionalidad como propiedad de la conciencia, hace de cada vivencia presente una conciencia que se despliega en el tiempo inmanente logrando una apertura al mundo de los fenómenos como un mundo constituido en el flujo y corriente de nuestro vivenciar mismo. El tiempo inmanente en el cual las cosas atendidas en el presente viviente se despliegan inevitablemente hacia su pasado inmediato de retenciones y posteriormente de rememoraciones constituye y posibilita no solo el sentido de cada presente, sino del pasado como memoria y del futuro como expectativa. Para desarrollar esta reflexión el artículo se apoya en los textos de las Lecciones de fenomenología de la conciencia interna del tiempo (Husserl, 2002).<hr/>This article proposes a reflection over our time-consciousness under the Phenomenology of Edmund Husserl. The idea is make a release the key role of the sense constitution like the fundament and development of the ongoing intentionality, a shape that make the possibility to catch sight of the sense of every life situation like conscience experience that displays itself over the time, and open the world of the Phenomenon World, constituted in the flux and flow of our live experience. The immanent time in which the things served in a lived-present inevitably displays to its own immediate-past of retentions, then of commemorations, constituting and enabling, not just the sense of ever present, but the sense of our own past like memory and our future like expectative. This reflection is based and supporter over the text "Phenomenology Lesson of the Internal Time-Consiusness" (Husserl, 2002).<hr/>Cet article vise à réfléchir sur notre conscience du temps dans le cadre de la phénoménologie d'Edmund Husserl. L'objectif est de mettre en valeur le rôle essentiel de la constitution du sens comme la base et le développement de l'intentionnalité en cours, une figure de la phénoménologie d'Husserl qui examine l'origine du sens. L'intentionnalité comme propriété de la conscience fait que chaque expérience devienne une conscience qui se déploie dans la temporalité immanente ce qui favorise une ouverture au monde des phénomènes comme un monde constitué dans le flux et courant de notre vécu même. La temporalité immanente où l'on s'occupe des affaires dans le présent vivant va se déployer inévitablement vers le passé immédiat de rétentions et après des souvenirs, elle ne constitue et assure seulement le sens de chaque présent, mais aussi le passé comme mémoire et le futur comme une attente. Pour développer cette réflexion,, l'article s'appuie des textes des Leçons de phénoménologie de la conscience interne du temps (Husserl, 2002).<hr/>O presente artigo propõe-se fazer uma reflexão sobre a nossa consciência de tempo no quadro da fenomenologia de Edmund Husserl. Pretende-se colocar em relevo o papel fundamental da constituição de sentido como fundamento e desenvolvimento da intencionalidade em curso, uma figura da fenomenologia de Husserl que torna possível refletir sobre a origem do sentido. A intencionalidade como propriedade da consciência, faz de cada vivência presente uma consciência que se exibe no tempo imanente conseguindo uma abertura ao mundo dos fenômenos como um mundo constituído no fluxo e corrente do nosso vivenciar mesmo. O tempo imanente no qual as coisas servidas no presente vivente se exibem inevitavelmente no sentido do seu passado imediato de retenções e posteriormente de lembranças constituiu e possibilita não só o sentido de cada presente, mas também do passado como memória e do futuro como expectativa. Para o desenvolvimento desta reflexão o artigo apoia-se nos textos das Lições de fenomenologia da consciência interna do tempo (Husserl, 2002). <![CDATA[<b>Um só mundo</b>: o homem nas cavernas, libertação e ascensão]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532014000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En el artículo se aborda la compleja relación entre los tres símiles empleados por Platón en La República, en los libros VI y VII. Se propone que el símil de la caverna se puede comprender como un movimiento "fenomenológico", es decir, un movimiento del ámbito de la doxa al ámbito noético que describe un cambio de mirada del filósofo sobre lo ente. Así, se establece una modificación en la interpretación tradicional del símil que presupone que la caverna implica una forma de movimiento espacial.<hr/>In this paper the author approaches the complex relationship between the three similes employed by Plato en The Republic, in Books VI and VII. The proposal is that the simile of the cave can be understood as a "phenomenological" movement, that is, a movement from the field of doxa to the noetic field, describing a change of the view if the philosopher about the ens. Thus a modification is set it the traditional interpretation of the simile which presupposes that the cave involves a form of a spatial movement.<hr/>L'article envisage la relation complexe entre les trois similitudes utilisées par Platon dans La République, livres VI et VII. On propose que la similitude de la caverne soit comprise comme un courant « phénoménologique », c'est-à-dire, un courant de la dimension de la doxa vers la dimension noétique qui décrit un changement à l'égard du philosophe sur l'être. Ainsi, on établit un changement dans l'interprétation traditionnelle du mot similitude qui suppose que la caverne implique une sorte de mouvement dans l'espace.<hr/>O artigo aborda a complexa relação entre os três símiles utilizados por Platão na A Repúlica, e os livros VI e VII. Propõe-se que o símil da caverna se pode compreender como um movimento "fenomenológico", ou seja, um movimento de âmbito da doxa no âmbito noético, que descreve uma mudança de visão do filósofo sobre o ente. Deste modo, estabelece-se uma modificação na interpretação tradicional do símil que pressupõe que a caverna implica uma forma de movimento espacial. <![CDATA[<b>Venturas e desventuras da vontade. Reflexões a partir da fenomenologia de Edmund Husserl</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532014000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta investigación pregunta por los alcances y límites de los actos volitivos. Partiendo de la descripción husserliana de la estructura y génesis de los actos voluntarios, surge el interrogante por las determinaciones no conscientes de las tomas de decisión y por las resoluciones volitivas. La descripción fenomenológica de la voluntad está primordialmente conectada con las consideraciones éticas, sobre las condiciones para la realización de una vida plena y feliz. Sin embargo, la fenomenología de Husserl ofrece la base para estudiar la voluntad en general. Si bien es cierto que el psicoanálisis no proporciona una descripción de la voluntad, presenta una descripción de sus límites y brinda la posibilidad de entender la importancia del fracaso, como vía de moderación de una voluntad soberbia. A pesar de sus restricciones y condicionamientos, la voluntad forma parte de la naturaleza humana. La aclaración de tales límites y condiciones de la voluntad, es un tema en donde las investigaciones -empíricas- del psicoanálisis y las investigaciones de la fenomenología trascendental, coinciden fructíferamente<hr/>This research questions about the scope and limits of the volitional acts. From Husserl's description of the structure and genesis of voluntary acts, the question arises about unaware determinations of the decisions and about the volitional resolutions. The phenomenological description of the will is primarily connected with the ethical considerations on the conditions for the realization of a full and happy life. However, Husserl's phenomenology provides the basis for studying the will in general. While it is true that psychoanalysis does not provide a description of the will, it offers a description of its boundaries and the ability to understand the importance of failure as a way of moderating a proud will. Despite its restrictions and constraints, the will forms a part of human nature. The clarification of such limits and conditions of the will is an issue where the empirical investigations of psychoanalysis and those of transcendental phenomenology fruitfully coincide.<hr/>Cette recherche pose la question de la portée et des limites des actes de volonté. A partir de la description husserlienne de la structure et la genèse des actes volontaires, on peut s'interroger sur les déterminations non conscientes des prises de décision et sur les résolutions de la volonté. La description phénoménologique de la volonté se connecte avant tout avec les considérations éthiques sur les conditions pour réussir une vie pleine et heureuse. Cependant, la phénoménologie d'Husserl nous donne des bases pour examiner la volonté de manière plus générale. Certes, la psychanalyse ne fournit pas de description sur la volonté, elle présente plutôt une description de ses limites et offre la possibilité de comprendre l'importance de l'échec comme moyen pour tempérer la volonté arrogante. Ainsi la volonté fait partie de la nature humaine malgré ses restrictions et ses conditionnements. L'explication de ces limites et conditions de la volonté est un sujet à traiter à travers la recherche-empirique- de la psychanalyse et la recherche sur la phénoménologie transcendantale puis qu'elles coïncident avec succès.<hr/>Esta investigação questiona o alcance do limite dos atos volitivos. Partindo da descrição husserliana da estrutura e Genesis dos atos voluntários, surge a pergunta para as determinações não conscientes das tomadas de decisão e para as resoluções volitivas. A descrição fenomenológica da vontade está primordialmente conectada com as considerações éticas, sobre as condições para a realização de uma vida plena e feliz. Contudo, a fenomenologia de Husserl oferece a base para estudar a vontade em geral. E se é certo que a psicanálise não proporciona uma descrição da vontade, apresenta uma descrição dos seus limites e oferece a possibilidade de entender a importância do fracasso, como via de moderação duma vontade soberba. Apesar das suas restrições e condicionamentos, a vontade forma parte da natureza humana. O esclarecimento de tais limites e condições da vontade, é um tema onde as investigações -empíricas- da psicanálise e as investigações da fenomenologia transcendental, coincidem frutiferamente.