Scielo RSS <![CDATA[Praxis & Saber]]> http://www.scielo.org.co/rss.php?pid=2216-015920150001&lang=pt vol. 6 num. 11 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.org.co/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.org.co <link>http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592015000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>¿Tem Conteúdos CTSA nos Livros de Texto de Química?</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592015000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El artículo presenta los resultados de un trabajo de investigación desarrollado en la Maestría en Docencia de la Química de la Universidad Pedagógica Nacional en Bogotá en el año 2014; en este se caracterizó la presencia de los contenidos CTSA en cinco libros de texto colombianos de química de grado décimo. Para ello se definieron cuatro categorías de análisis teniendo en cuenta si en los contenidos de enseñanza de la química se presentaban "injertos CTSA", contenidos a través de CTSA, contenidos CTSA puros, o un enfoque transversal de estos. La caracterización muestra un currículo reducido a la disciplina con indicios de los principios del enfoque CTSA dentro de las categorías definidas. Son materiales que desconocen aspectos de la imagen de C&T, como los histórico-epistemológicos, y las implicaciones sociales, éticas y morales de la química; las actividades que se proponen hacen que la enseñanza de la química pueda tener poco sentido para los estudiantes y no fomentan la participación en la toma de decisiones.<hr/>This article presents the results of a research developed in the Masters in Chemistry Education at the Universidad Pedagogica Nacional de Colombia, in Bogota 2014. In this research the presence of STSE contents in five Colombian Chemistry textbooks for tenth grade was typified. Four analysis categories were defined considering whether in the teaching of Chemistry contents, "STSE grafts", contents through STSE, pure STSE contents, or a cross-curricular approach of them were presented. This characterization shows a curriculum limited to the discipline, with some traces of STSE approach principles within the defined categories. These contents are resources that ignore aspects of S&T image, such as the historical epistemological and the social, ethical, and moral implications of Chemistry; the activities proposed may cause that teaching chemistry makes little sense for students, and do not encourage participation in decision-making.<hr/>Le présent article présente les résultats d'un travail de recherche, réalisé en 2014, durant la Maîtrise en Enseignement de la Chimie de l'Université Pédagogique Nationale de Bogota; dans celui-ci s'est caractérisée la présence de contenus STSE dans cinq manuels scolaires de chimie colombiens s'adressant aux élèves de dixième année. Pour ce travail, quatre catégories d'analyse ont été définies, en tenant compte si, dans les contenus d'enseignement de la chimie, apparaissaient des «greffes STSE», des contenus au moyen de STSE, des contenus purement STSE, ou une approche transversale de ceux-ci. La caractérisation montre un programme se réduisant à la matière avec des indices de début d'approche STSE dans les catégories définies. Il s'agit d'un matériel qui ne reconnait pas les aspects de l'image de la S&T, tels que les historicoépistémologiques, ainsi que les implications sociales, éthiques et morales de la chimie; les activités qui y sont proposées rendent l'enseignement de la chimie peut intéressante pour les étudiants et n'encouragent pas leur participation dans la prise de décisions<hr/>O artigo apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa desenvolvida no Mestrado em Docência da Química da Universidade Pedagógica Nacional em Bogotá no ano 2014; em aquela se caracterizou a presença dos conteúdos CTSA em cinco livros de texto colombianos de química do primeiro colegiado. Definem-se quatro categorias de análise levando em conta se nos conteúdos de ensino da química se apresentavam "enxertos CSTA", conteúdos a través de CSTA, conteúdos CSTA puros, ou uma apresentação transversal. A caracterização mostra um currículo reduzido à disciplina com indícios dos princípios do enfoque CTSA dentro das categorias definidas. São materiais que desconhecem aspectos da imagem de C&T, como os históricoepistemológicos, e as implicações sociais, éticas e morais da química; as atividades que se propõem fazem que o ensino da química possa ter pouco sentido para os alunos e não fomentam a participação na tomada de decisões. <![CDATA[<b>A Sucessão de Tremores do Delta do Ebro. Uma Sequencia para Investigar as Ideias dos Alunos E a Prática de Uso de Provas</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592015000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Se aborda una cuestión "socialmente viva" relacionada con la geología: la polémica en torno a la sucesión de terremotos en el Delta del Ebro (España). El artículo examina por un lado, las ideas del alumnado acerca de los terremotos y, por otro, la práctica de uso de pruebas en el contexto de elección de una explicación causal acerca de los terremotos del Delta. El estudio forma parte de las investigaciones de argumentación sobre temas socio-científicos en geología. Participan tres aulas, una de 4.º de ESO (de 16 a 17 años) y dos de 1.º de bachillerato (de 17 a 18 años). Los resultados indican que la mayoría del alumnado entiende que los terremotos en general son fenómenos frecuentes y los relacionan exclusivamente con las placas tectónicas. Respecto a la polémica del Delta del Ebro la mayoría elige como causa de los terremotos la combinación de causas naturales y la actividad humana, y se centra en construir una explicación, más que en justificar su elección con base en pruebas.<hr/>A "socially live" issue related to Geology is dealt with: the controversy surrounding the succession of earthquakes in the Ebro Delta (Spain). This article examines both students' ideas about earthquakes and the practice of using evidence in the context of choosing a causal explanation of Delta's earthquakes. The study is part of the researches on reasoning about socio scientific issues in Geology. Three groups are involved: one belonging to CSE 4th grade (students aged from 16 to 17) and two to baccalaureate 1st grade (aged from 17 to 18). The results indicate that most of students understand an earthquake as a common phenomenon, and relate it exclusively to the tectonics plates. Regarding the controversy of Ebro Delta most choose as the cause of earthquakes the combination of natural causes and human activity, and focus on building an explanation, rather than justify their choice based on evidence.<hr/>On traite une question "socialement vivante" en rapport avec la géologie: la polémique concernant la série de séismes survenus dans le Delta de l'Ebro (Espagne). L'article examine, d'une part, les idées des étudiants au sujet des séismes et, d'autre part, les pratiques en matière d'utilisation de preuves dans le cadre du choix d'une explication justifiant les de tremblements de terre dans le Delta. L'étude fait partie des recherches d'argumentation au sujet de thèmes socio-scientifiques de géologie. Trois classes y participent, une classe de 4ème ESO (Éducation Secondaire Obligatoire - de 16 à 17 ans) et deux classes de 1ère année du Baccalauréat (17-18 ans). Les résultats indiquent que la majorité des élèves comprend que les séismes en général son des phénomènes fréquents et ils les associent exclusivement avec les plaques tectoniques. Concernant la polémique du Delta de l'Ebro la majorité a choisi, comme cause des séismes, une combinaison des causes naturelles et de l'activité humaine, et se centre sur la construction d'une explication plutôt que sur la justification du choix basé sur des preuves.<hr/>Aborda-se uma questão "socialmente viva" relacionada com a geologia: a polêmica em volta à sucessão de tremores no Delta do Ebro (Espanha). O artigo examina as ideias dos alunos acerca dos tremores e a prática do uso de provas em volta da eleição de uma explicação causal acerca dos tremores do Delta. O estudo faz parte das pesquisas de argumentação sobre temas sócio científicos em geologia. Participam alunos de três salas de aula de 4° de ESO (de 16 a 17 anos) e dois de 1° colegiado (17 - 18 anos). Os resultados indicam que a maioria dos alunos entende que os tremores em geral são fenômenos frequentes e os relacionam exclusivamente com as placas tectônicas. Diante a polêmica do Delta do Ebro a maioria elege como causa dos tremores a combinação de causas naturais e a atividade humana, e se centra em construir uma explicação, mais do que em justificar sua eleição com base em provas. <![CDATA[<b>Ciência, Tecnologia e Escritura. O Enquadre Científico da Expressão Escrita</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592015000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Se reflexiona sobre el papel de la escritura en el desarrollo del conocimiento científico para mostrar cómo la ciencia y la tecnología encuadran una escritura especial. Para ello, este estudio descriptivo analizó la formación del lenguaje científico escrito como un discurso privado que entretejió una terminología propia. Esta reflexión evidencia la construcción permanente de un género discursivo especial en lugares privados como las universidades. Una escritura que conlleva distinción teleológica que contrasta con los demás tipos de escritos, por sus requisitos de precisión y objetividad. Así, el acervo tecnocientífico se alberga, principalmente, en una escritura normalizada que permite consultas y recuperaciones rápidas. El artículo científico y los libros de investigación son los repositorios esenciales de la ciencia y la tecnología; los documentos como ponencias, informes y tesis conforman la llamada literatura gris. El estudio concluye que la escritura de la ciencia, por su especialidad, especificidad y propósito, es necesariamente excluyente. La ciencia que conocen los ciudadanos llega a través de textos educativos y de divulgación científica; escrituras mediadoras que transforman términos técnicos para hacer comprensible la ciencia a los no especialistas.<hr/>A reflection on the role of writing in the development of scientific knowledge is made in order to show how science and technology fit a special writing. This descriptive study analyzed the formation of a written scientific language as a private discourse that wove its own terminology. This reflection highlights the ongoing construction of a special discourse genre in private places such as universities. A type of writing that carries a teleological distinction in contrast to other types, due to its accurate and objective requirements. Thus, the techno scientific legacy is contained mainly in a standardized writing that allows consultation and faster recoveries. The scientific articles and the research books are essential repositories of science and technology; documents like papers, reports and thesis form the so-called gray literature. The study concludes that science writing, for its specialty, specificity and purpose, is necessarily exclusive. The Science known by citizens comes through educational textbooks and scientific divulgation -mediating writings that transform technical terms to make science understandable to non-specialists.<hr/>Une réflexion sur le rôle de l'écriture dans le développement de la connaissance scientifique pour démontrer la manière dont la science et la technologie encadrent une écriture spéciale. Pour ce faire, cette étude descriptive analyse la formation du langage scientifique écrit comme un discours privé qui a introduit une terminologie propre. Cette réflexion met en évidence la construction permanente d'un genre discursif spécial dans des lieux privés tels que les universités. Une écriture qui implique une distinction téléologique contrastant avec les autres genres d'écrits, pour ses exigences de précision et d'objectivité. Ainsi, l'acquis technoscientifique se trouve, principalement, dans une écriture normalisée qui permet des consultations et des récupérations rapides. L'article scientifique et les livres de recherche sont les bases essentielles de la science et de la technologie; les documents tels que les communications, les rapports et les thèses conforment la littérature dite grise. L'étude conclut que l'écriture de la science, de par sa spécialité, sa spécificité et son objectif, est nécessairement exclusive. La science connue des citoyens nous parvient au moyen de textes éducatifs et d'information scientifique; des écritures médiatrices qui transforment des textes techniques pour rendre la science compréhensible aux non spécialistes.<hr/>Reflete-se sobre o papel da escrita no desenvolvimento do conhecimento científico para mostrar como a ciência e a tecnologia enquadram uma linguagem especial. Para isso, o estudo descritivo analisou a formação da linguagem científica escrita como um discurso privado que entretece uma terminologia própria. Esta reflexão evidencia a construção permanente de um gênero discursivo especial em lugares privados como as universidades. Uma escrita que leva distinção teleológica que contrasta com os demais tipos de escritos, pelos seus requisitos de precisão e objetividade, Assim, o acervo tecno-científico se alberga, principalmente, em uma escrita normalizada que permite consultas e repercussões rápidas. O artigo cientifico e os livros de investigação são os repositórios essenciais da ciência e a tecnológica; os documentos como comunicações e informes de teses conformam a chamada literatura gris. O estudo conclui que a escrita da ciência, pela sua especialidade, especificidade e propósito é necessariamente excludente. A ciência que conhecem os cidadãos chega a través de textos educativos e de divulgação científica; escritas mediadoras que transformam termos técnicos para fazer compreensível a ciência aos não especialistas. <![CDATA[<b>Incidência da Abordagem de uma Questão Socio-Científica na Alfabetização Científica e Tecnológica de Jovens e Adultos</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592015000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Los procesos de alfabetización científica y tecnológica (ACT) desarrollados con comunidades de jóvenes y adultos, generalmente no trascienden el aula de clase, aconteciendo simplemente como un requisito para la obtención de un título. En ese contexto el presente artículo expone los resultados de una investigación cuyo propósito fue analizar la incidencia de la discusión de los aspectos controvertidos de una cuestión socio-científica (CSC), en el proceso de ACT de un grupo de jóvenes y adultos que realizaban su bachillerato por ciclos en el municipio de Chía, Cundinamarca (Colombia). Para ello se diseñaron e implementaron una serie de actividades basadas en la CSC relacionadas con la contaminación de la subcuenca del río Frío (Cundinamarca, Colombia) por causa de la acción industrial. A partir de lo anterior se evidenció que el trabajo con la CSC en procesos de alfabetización permite la formación de un sujeto crítico y participativo, incentivando el aprendizaje de los conceptos propios de las ciencias y su relación con implicaciones sociales y tecnológicas.<hr/>The processes of the scientific and technological literacy (STL) developed with communities of youth and adults do not usually emerge beyond the classroom, these are simply compulsory for obtaining a degree. In such a context, this paper presents the results of a research whose purpose was to analyze the impact of the discussion about controversial aspects of a socio-scientific issue (SCI) on the SLT process of a group of youth and adults who studied a secondary school program by cycles in the town of Chia, Cundinamarca (Colombia). Some SCI-based activities related to the pollution caused by the industrial action in the Rio Frio sub-basin river (Cundinamarca, Colombia) were designed and implemented for the analysis. It was found that working with SCI in literacy processes allows the formation of a critical and participatory subject, thus encouraging the learning of science concepts and their relationship with social and technological implications.<hr/>Les processus d'alphabétisation scientifique et technologique (AST) développés dans des communautés de jeunes gens et d'adultes, ne dépassent généralement pas la salle de classe, se considérant simplement comme une exigence pour l'obtention du diplôme. Dans ce contexte, le présent article expose les résultats d'une recherche dont le but était d'analyser l'incidence de la discussion des aspects controversé d'une question socio-scientifique (QSS), dans le processus d'AST d'un groupe de jeunes gens et d'adultes qui réalisaient leur baccalauréat par cycle dans la Municipalité de Chia, Cundinamarca (Colombie). Pour se faire, on a conçu et implémenté une série d'activités basées sur la QSS, se rapportant à la contamination du sous-bassin de la rivière Frío (Cundinamarca, Colombie) par suite de l'implantation industrielle. Sur base de ce qui précède, on a mis en évidence que le travail de la QSS dans des processus d'alphabétisation permettait la formation d'un individu critique et participatif, stimulant l'apprentissage des concepts propres des sciences et leur relation avec les implications sociales et technologiques.<hr/>Os processos de alfabetização científica e tecnológica (ACT) desenvolvidos com comunidades de jovens e adultos, geralmente não ultrapassam a sala de aula, acontecendo simplesmente como um requisito para a obtenção de um título. Neste contexto o presente artigo expõe os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a incidência da discussão dos aspectos controvertidos de uma questão sócio-científica (CSC), no processo de ACT de um grupo de jovens e adultos que realizavam seu ensino médio por ciclos no município de Chia, Cundinamarca (Colômbia). Para isto desenharamse atividades baseadas na CSC relacionadas com a contaminação da subbacia do Rio Frio (Cundinamarca, Colômbia) por causa da ação industrial. A partir do anterior evidenciou-se que o trabalho com a CSC em processos de alfabetização permite a formação de um sujeito crítico e participativo, incentivando a aprendizagem dos conceitos próprios das ciências e sua relação com implicações sociais e tecnológicas. <![CDATA[<b>O Sitio Web Como Estratégia de Ensino na Educação para a Sustentabilidade</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592015000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En este artículo se presentan los aspectos teóricos y metodológicos en la creación de ambientes de aprendizaje a través del diseño e implementación de un sitio web como apoyo a los procesos de investigación realizados en el huerto escolar. El diseño metodológico se enmarcó dentro de la investigación acción participativa con estrategias pedagógicas y didácticas apoyadas en el uso de las tecnologías de la información y la comunicación (TIC), generando junto con los niños, niñas y padres de familia, ambientes de aprendizaje que se constituyen como instrumentos en la enseñanza de la educación para la sostenibilidad.<hr/>In this paper the theoretical and methodological aspects in creating learning environments through the design and the implementation of a website to support research processes conducted in the school vegetable garden are presented. The methodological design was framed in the participatory action research with education and teaching strategies based on the use of information and communication technology (ICT), generating along with children and parents, learning environments that are constitute as tools in teaching education for sustainability.<hr/>Cet article présente les aspects théoriques et méthodologiques de la création d'une ambiance d'apprentissage au moyen de la conception et de l'implémentation d'un site web servant de support aux processus de recherche réalisés dans le potager scolaire. La conception méthodologique a été encadrée dans la recherche d'une action participative au moyen de stratégies pédagogiques et didactiques étayées par l'utilisation des technologies de l'information et de la communication (TIC), générant auprès des garçons, des filles et des parents, des ambiances d'apprentissage qui deviennent des instruments dans l'enseignement de l'éducation favorisant la durabilité.<hr/>Neste artigo apresentam-se os aspectos teóricos e metodológicos na criação de ambientes de aprendizagem a través do desenho e introdução de uma página web como apoio aos processos de pesquisa realizados na horta escolar. O desenho metodológico enquadrou-se dentro da pesquisa-ação participativa com estratégias pedagógicas e didáticas apoiadas no uso das tecnologias da informação e a comunicação (TIC), gerando com as crianças e pais, ambientes de aprendizagem que se constituem como instrumentos no ensino da educação para a sustentabilidade <![CDATA[<b>Representações Sociais de Professores do Programa Ondas em Relação à Pesquisa</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592015000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El presente artículo da a conocer los resultados de la investigación realizada acerca de las representaciones sociales (RS) en cuanto a la «opinión» y el «estereotipo» que tienen los docentes de la provincia centro del departamento de Boyacá, vinculados al programa Ondas, con relación al término investigación. El método utilizado fue el estudio de caso y como instrumento se usó la entrevista a profundidad validada por expertos; en los resultados se tienen en cuenta experiencias o situaciones vividas por el entrevistado, que dan razón de las representaciones sociales que han construido sobre investigación. Este documento describe, analiza e interpreta resultados de las RS del docente y sus posibles implicaciones al asumir procesos de investigación en el campo educativo.<hr/>This article makes known the results of the research on the social representations (SR) regarding the opinion and the stereotype teachers from the central province of Boyacá, belonging to Ondas program, have about the term research. The method used was a case study, and the in-depth interview validated by experts was the instrument. The interviewee's experiences, which reveal the social representations built about research, are considered in the results. This paper describes, analyzes, and interprets the results of the teacher's SR and their possible implications when researching on education processes.<hr/>Le présent article informe les résultats de la recherche réalisée au sujet des représentations sociales (RS) à propos de «l'opinion» et du «stéréotype» que les enseignants ont du centre de la province du département de Boyacá, liés au programme Ondas, en ce qui concerne le terme recherche. La méthode utilisée a été l'étude de cas et comme instrument on a utilisé l'entrevue en profondeur validée par des experts; dans les résultats on tient compte des expériences et des situations vécues par la personne interviewée, qui justifient les représentations sociales construites sur cette recherche. Ce document décrit, analyse et interprète les résultats des RS de l'enseignant et leurs possibles implications en s'engageant dans des processus de recherche dans le domaine éducatif.<hr/>O artigo apresenta resultados da pesquisa realizada sobre as representações sociais (RS), no que diz à opinião e o estereótipo que têm os professores da província Centro do Departamento (Estado) de Boyacá, vinculados ao Programa Ondas, a respeito do termo investigação. O método utilizado foi o estudo de caso e como instrumentos usou-se a entrevista a profundidade validada por expertos; nos resultados se levam em conta experiências ou situações vividas pelo entrevistado, que dão razão das representações sociais que tem construído sobre investigação. O texto descreve, analisa e interpreta resultados das RS do professor e suas possíveis implicações ao assumir processos de investigação no campo educativo. <![CDATA[<b>Relações Previas À Integração de Novas Tecnologias no Currículo de Línguas Estrangeiras da Formação Inicial</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592015000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El artículo presenta una serie de consideraciones conceptuales que involucran la revisión de la política educativa lingüística adelantada en Colombia, en términos de enseñanza-aprendizaje de una lengua extranjera, así como la necesidad de implementación de nuevas tecnologías en la educación. De igual manera se presentan unas reflexiones acerca de la incidencia de las nuevas tecnologías en la educación inicial. Finalmente se esboza una propuesta de integración curricular de las nuevas tecnologías en el proceso de aproximación a la lengua extranjera, a la luz del auge creciente de desarrollo de proyectos de bilingüismo y multilingüismo en el mundo actual.<hr/>The article presents a series of conceptual considerations that involve the review of the language education policy in Colombia, in terms of teaching and learning a foreign language as well as the need to implement new technologies in education. Similarly, some reflections about the impact of new technologies on the early education are presented. Finally, a proposal of curricular integration of new technologies in the approaching process to the foreign language is outlined, in light of the growing boom in the development of bilingualism and multilingualism projects in the current world.<hr/>L'article présente une série de considérations conceptuelles qui entraînent la révision de la politique éducative linguistique réalisée en Colombie, en termes d'enseignement-apprentissage d'une langue étrangère, ainsi que du besoin d'implémentation de nouvelles technologies dans l'éducation. De même on présente des réflexions au sujet de l'incidence des nouvelles technologies dans l'éducation initiale. Finalement, on ébauche une proposition d'intégration de programme des nouvelles technologies dans le processus de rapprochement avec la langue étrangère, au vu de l'essor croissant du développement des projets de bilinguisme et multilinguisme du monde actuel.<hr/>O texto apresenta considerações conceptuais que envolvem a revisão da política educacional linguística adiantada na Colômbia, em termos de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, assim como a necessidade de introduzir novas tecnologias na educação. De igual forma apresentam se umas reflexões acerca da incidência das novas tecnologias na formação inicial. No final, expõe-se uma proposta de integração curricular das novas tecnologias no processo de aproximação à língua estrangeira, diante o auge crescente de desenvolvimento de projetos de bilinguismo e multilinguismo no mundo atual. <![CDATA[<b>CTS NA SITUAÇÃO DE ESTUDO</b>: <b>DESENVOLVIMENTO DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592015000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na agenda das Políticas Públicas Educacionais para o século XXI, internacionalmente, a formação escolar básica integral para todos remete à necessidade de um ensino contextualizado e interdisciplinar, mais próximo do mundo da vida dos estudantes, através de abordagens temáticas para o desenvolvimento de Currículo em Ciências. Nesse âmbito, problematizou-se uma Situação de Estudo (SE) "a Química na Atividade Agrícola" como tema social relevante para a Educação Básica, pelas suas aproximações com os princípios do enfoque Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), além da significação conceitual por meio da abordagem temática no desenvolvimento curricular. Considerouse como objeto de análise qualitativa uma Situação de Estudo produzida e desenvolvida no ano de 2011, pelos professores-autores, no contexto da formação inicialde professores - Licenciatura em Química da UNIJUÍ (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-Brasil). Reconheceu-se o potencial de considerar o enfoque CTS inserido no desenvolvimento de currículo por meio de SE e articulado à formação de professores-pesquisadores, no espaço e tempo da sua formação inicial.<hr/>En la agenda de las Políticas Públicas educativas para el siglo XXI, internacionalmente, la formación escolar básica integral para todos nos remite a la necesidad de una enseñanza contextualizada e interdisciplinar, pero próxima del mundo de la vida de los estudiantes, a través de abordajes temáticos para el desarrollo del Currículo en Ciencias. En este ámbito, se problematizó una Situación de Estudio (SE) "la Química en la Actividad Agrícola" como tema social relevante para la Educación Básica, por sus aproximaciones con los principios del enfoque Ciencia Tecnología y Sociedad (CTS), además del significado conceptual por medio del abordaje temático en el desarrollo curricular. Se consideró como objeto de análisis cualitativo una Situación de Estudio producida y desarrollada en el año 2011, por los profesores-autores, en el contexto de la formación inicial de profesores - Licenciatura en Químicade la UNIJUÍ (Universidad Regional del Nordeste del estado de Rio Grande do Sul - Brasil). Se reconoció el potencial de considerar el enfoque CTS inserto en el desarrollo del currículo por medio del SE y articulado a la formación de profesores-investigadores, en el espacio y tiempo de su formación inicial.<hr/>Internationally, in 21st century education public policy agenda, comprehensive basic school formation for everybody highlights the need of a contextualized and interdisciplinary teaching -one closer to students' daily life, through thematic approaches to the curriculum development in Science. A Study Situation (SS) was questioned on this subject: «Chemistry in the agricultural activity» as a relevant social issue for basic education, due to its closeness to the Science, Technology and Society (STS) approach, and the conceptual meaning through thematic approach in the curriculum development. A Study Situation produced and developed in 2011 by professors-authors in the context ofthe initial Chemistry teacher training at UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Brazil) - was considered as the qualitative analysis object. It was recognized the potential of considering the STS approach embedded in curriculum development through the SS articulated to the teacher-researchers training, during their initial training.<hr/>Dans l'agenda des Politiques éducatives Publiques du XXIème siècle, internationalement, la formation scolaire élémentaire intégrale pour tous nous renvoie à la nécessité d'un enseignement replacé dans son contexte et interdisciplinaire, tout en restant proche du monde quotidien des étudiants, par des approches thématiques du développement du Programme des Sciences. Dans ce contexte une Étude de Cas a été soulevée «La Chimie dans l'Activité Agricole» comme étant un thème social important pour l'Éducation Élémentaire, par suite des approches de ses principes, du point de vue des Sciences, Technologie et Société (STS), en plus de la signification contextuelle au moyen de l'approche thématique dans le développement du programme. Ona considéré comme un objet d'analyse qualitative, une Étude de Cas, réalisée et développée en 2011, par les professeurs-auteurs, dans le cadre de la formation initiale des professeurs - Licence en Chimie de l'Université Régionale du Nord-est de l'État de Rio Grande do Sul - Brésil (UNIJUÍ). On a reconnu le potentiel de considérer l'approche STS insérée dans le développement duprogramme au moyen de l'Étude de Cas et lié à la formation des professeurs chercheurs, dans l'espace-temps de leur formation initiale. <![CDATA[<b>Uso da Robótica Educacional como Estratégia Didática na Sala de Aula</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592015000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En el presente texto se aborda una investigación de corte cualitativo, de investigación acción en el aula, que propone actividades lúdicas con robots educativos como pilar de la educación en tecnología, y que tiene como objetivo motivar a los estudiantes y a los educadores para que formulen y apliquen estrategias educativas innovadoras que utilicen como instrumento didáctico plataformas robóticas y dispositivos tecnológicos que hayan concluido su vida útil. De este modo se busca provocar en los estudiantes de educación básica, entusiasmo por desarrollar habilidades que les permitan la construcción de saberes, para dar un uso fundamentado, responsable y crítico a la tecnología. Adicionalmente la propuesta didáctica involucra a los estudiantes en actividades lúdicas con robots educativos para que desarrollen conceptualizaciones que les permitan abordar problemas cotidianos relacionados con el adecuado uso de la tecnología.<hr/>This text presents a qualitative classroom action research proposing recreational activities with educational robots as the foundation of technology education. It aims to motivate students and teachers to formulate and apply innovative educational strategies in which robotic platforms and technological devices whose useful life is over are used as a teaching tool. Thus it seeks to get basic education students excited about developing skills to build knowledge for an informed, responsible and critical use of technology. Additionally, the didactic approach involves students in recreational activities with educational robots in order to develop conceptualizations helping them to address everyday problems related to the proper use of technology.<hr/>Dans le texte présent, on aborde une recherche de qualité, de recherche d'action en salle de classe, qui propose des activités ludiques, utilisant des robots éducatifs, comme base de l'éducation en technologie et qui a pour but de motiver les étudiants et les éducateurs afin qu'ils formulent et appliquent des stratégies éducatives innovatrices utilisant comme instrument didactique des plateformes robotiques et des dispositifs technologiques qui ont terminé leur durée de vie utile. De cette manière, on cherche à provoquer chez les étudiants d'éducation élémentaire, un certain enthousiasme pour développer des aptitudes qui leur permettent de construire des savoirs, afin de donner une utilisation réfléchie, responsable et critique à la technologie. De plus, la proposition didactique implique les étudiants dans des activités ludiques utilisant des robots éducatifs pour développer des conceptualisations qui leur permettent d'aborder des problèmes quotidiens en rapport avec l'utilisation adéquate de la technologie.<hr/>O texto aborda uma pesquisa de corte qualitativa, de pesquisa-ação em sala de aula, que propõe atividades lúdicas com robôs educativos como base da educação em tecnologia, e que tem como objetivo motivar aos alunos e aos educadores a formular e aplicar estratégias educacionais inovadoras que usem como instrumento didático plataformas robóticas e dispositivos tecnológicos que tenham concluído sua vida útil. Desta forma se busca motivar nos alunos de ensino básico, entusiasmo para desenvolver habilidades que lhes permitam a construção de saberes, para dar um uso fundamentado, responsável e crítico à tecnologia. Além disso, a proposta didática envolve aos alunos em atividades lúdicas com robôs educativos para que desenvolvam conceitos que lhes permitam abordar problemas cotidianos relacionados com o adequado uso da tecnologia. <![CDATA[<b>Pesquisa em Educação</b>: <b>da Prática Docente aos Aspectos Epistemológicos, Éticos e Sociais</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592015000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto presenta consideraciones en la relación educación/investigación. Fue hecha una revisión de textos y autores que dentro de su trabajo han discutido el término investigación y sus implicaciones en la educación. El lector podrá encontrar unas categorías desde las cuales iniciar un proceso de acercamiento a la práctica investigativa en educación, que le permitirán pensar en su propia condición: a. investigación en educación y práctica docente; b. formación de investigadores; y c. del fundamento epistemológico al acto ético y social de la investigación en educación. Finalmente se consignan unas consideraciones que son el resultado de un tema inacabado y en continua construcción de saberes.<hr/>This paper presents considerations regarding education/research relationship. It was carried out a review of texts and authors who have discussed the term research as well as its educational implications. The reader will find some categories to start an approaching process to research practice in education, allowing him/her to think about his/her own condition: a. research in education and teaching practice; b. Researcher Training; and c. from epistemological foundation to the ethical and social act of educational research. The final part exposes some considerations being the result of an unfinished issue in an ongoing building of knowledge.<hr/>Ce texte présente des observations concernant la relation entre l'éducation et la recherche. Une révision a été réalisée concernant des textes et des auteurs qui, dans leur ouvrage, ont discuté le terme de recherche et ses implications dans l'enseignement. Le lecteur pourra trouver plusieurs catégories à partir desquelles il pourra commencer un processus de rapprochement de la pratique de recherche dans l'éducation qui lui permettront de penser à sa propre conditions: a. recherche dans l'enseignement et pratique pédagogique, b. formation de chercheurs; et c. de la base épistémologique à l'acte éthique et social de la recherche dans l'éducation. Finalement certaines observations sont énoncées et sont le résultat d'un thème inachevé et de savoirs en constante construction.<hr/>O texto apresenta considerações em volta à educação/investigação. Foi feita uma revisão de textos e autores que dentro do seu trabalho tem discutido o termo pesquisa e suas implicações na educação. O leitor descobrira umas categorias desde as quais iniciar um processo de aproximação à prática da pesquisa em educação, que lhe permitam pensar em sua própria condição: a. pesquisa em educação e prática docente, b. formação de pesquisadores e c. do fundamento epistemológico ao fato ético e social da pesquisa em educação; encerra com umas considerações que são o resultado de um tema inacabado e em continua construção de saberes. <![CDATA[<b>Infância, uma experiência Filosófica no Cinema</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592015000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El escrito presenta los resultados teóricos del proyecto de investigación titulado 'Cine e infancia: encuentro pedagógico para formación de maestros', el cual pretende indagar cuáles han sido las concepciones de infancia abordadas por el cine, desde diferentes perspectivas filosóficas. Para el desarrollo del texto se ubican tres campos analíticos donde se intenta mostrar: 1. las condiciones que hacen posible la relación filosofía e infancia; 2. el concepto de infancia desde una perspectiva filosófica a partir de la obra del filósofo italiano Giorgio Agamben, el cual se aborda mediante las relaciones con la experiencia y el lenguaje; y 3. el cine como forma de conocimiento y transmisor de formas culturales, encuentro que conduce a una relación razón-emoción que establece una alianza entre el sujeto y el pensamiento, convirtiéndose en referente de los procesos educativos y pedagógicos contemporáneos.<hr/>The paper presents the theoretical results of the research project 'Films and childhood: educational meeting for teacher training', which aims to investigate how movies have addressed the conceptions of childhood from different philosophical perspectives. Three analytical fields are found in the text in order to show: 1. the conditions making philosophy and childhood relationship possible; 2. the philosophical perspective of the concept of childhood from Italian philosopher Giorgio Agamben's work, which is addressed through the relationships with experiences and language; and 3. films as a way of knowledge and a transmitter of cultural forms, a meeting leading to a reason-emotion relationship that establishes an alliance between the subject and the thought, becoming a benchmark for contemporary educational and pedagogical processes.<hr/>Cet écrit présente les résultats théoriques du projet de recherche intitulé «Le Ciné et l'enfance: rencontre pédagogique pour la formation des maîtres», lequel prétend examiner quelles sont les conceptions de l'enfance abordées par le ciné, selon différentes perspectives philosophiques. Pour développer le texte, on situe trois champs d'analyse dans lesquels on essaie de montrer: 1. les conditions qui rendent possible le rapport entre philosophie et enfance; 2. le concept de l'enfance selon une perspective philosophique sur base de l'œuvre du philosophe italien Giorgio Agamben, lequel est abordé au moyen des rapports entre l'expérience et le langage; et 3. le ciné comme moyen de connaissance et transmetteur de formes culturelles, rencontre qui conduit à un rapport de raison-émotion qui établit une alliance entre l'individu et la pensée, se convertissant en point de référence des processus éducatifs et pédagogiques contemporains.<hr/>O texto apresenta os resultados teóricos do projeto de pesquisa "Cinema e infância: encontro pedagógico para formação de professores", com o objetivo de indagar quais têm sido as concepções de infância achadas pelo cinema, desde diferentes perspectivas filosóficas. Para o desenvolvimento do texto identificam-se três campos analíticos donde se intenta mostrar: 1. As condições que fazem possível a relação filosofia e infância; 2. O conceito de infância desde uma perspectiva filosófica a partir da obra do filósofo italiano Giorgio Agambem, que se aborda mediante as relações com a experiência e a linguagem; e 3. O cinema como forma de conhecimento e transmissor de formas culturais, encontro que conduz a uma relação razão-emoção que estabelece uma aliança entre o sujeito e o pensamento, se transformando em referente dos processos educativos e pedagógicos contemporâneos. <![CDATA[<b>FORMACIÓN, PEDAGOGÍA Y LIDERAZGO</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592015000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El escrito presenta los resultados teóricos del proyecto de investigación titulado 'Cine e infancia: encuentro pedagógico para formación de maestros', el cual pretende indagar cuáles han sido las concepciones de infancia abordadas por el cine, desde diferentes perspectivas filosóficas. Para el desarrollo del texto se ubican tres campos analíticos donde se intenta mostrar: 1. las condiciones que hacen posible la relación filosofía e infancia; 2. el concepto de infancia desde una perspectiva filosófica a partir de la obra del filósofo italiano Giorgio Agamben, el cual se aborda mediante las relaciones con la experiencia y el lenguaje; y 3. el cine como forma de conocimiento y transmisor de formas culturales, encuentro que conduce a una relación razón-emoción que establece una alianza entre el sujeto y el pensamiento, convirtiéndose en referente de los procesos educativos y pedagógicos contemporáneos.<hr/>The paper presents the theoretical results of the research project 'Films and childhood: educational meeting for teacher training', which aims to investigate how movies have addressed the conceptions of childhood from different philosophical perspectives. Three analytical fields are found in the text in order to show: 1. the conditions making philosophy and childhood relationship possible; 2. the philosophical perspective of the concept of childhood from Italian philosopher Giorgio Agamben's work, which is addressed through the relationships with experiences and language; and 3. films as a way of knowledge and a transmitter of cultural forms, a meeting leading to a reason-emotion relationship that establishes an alliance between the subject and the thought, becoming a benchmark for contemporary educational and pedagogical processes.<hr/>Cet écrit présente les résultats théoriques du projet de recherche intitulé «Le Ciné et l'enfance: rencontre pédagogique pour la formation des maîtres», lequel prétend examiner quelles sont les conceptions de l'enfance abordées par le ciné, selon différentes perspectives philosophiques. Pour développer le texte, on situe trois champs d'analyse dans lesquels on essaie de montrer: 1. les conditions qui rendent possible le rapport entre philosophie et enfance; 2. le concept de l'enfance selon une perspective philosophique sur base de l'œuvre du philosophe italien Giorgio Agamben, lequel est abordé au moyen des rapports entre l'expérience et le langage; et 3. le ciné comme moyen de connaissance et transmetteur de formes culturelles, rencontre qui conduit à un rapport de raison-émotion qui établit une alliance entre l'individu et la pensée, se convertissant en point de référence des processus éducatifs et pédagogiques contemporains.<hr/>O texto apresenta os resultados teóricos do projeto de pesquisa "Cinema e infância: encontro pedagógico para formação de professores", com o objetivo de indagar quais têm sido as concepções de infância achadas pelo cinema, desde diferentes perspectivas filosóficas. Para o desenvolvimento do texto identificam-se três campos analíticos donde se intenta mostrar: 1. As condições que fazem possível a relação filosofia e infância; 2. O conceito de infância desde uma perspectiva filosófica a partir da obra do filósofo italiano Giorgio Agambem, que se aborda mediante as relações com a experiência e a linguagem; e 3. O cinema como forma de conhecimento e transmissor de formas culturais, encontro que conduz a uma relação razão-emoção que estabelece uma aliança entre o sujeito e o pensamento, se transformando em referente dos processos educativos e pedagógicos contemporâneos.