Scielo RSS <![CDATA[Revista EAN]]> http://www.scielo.org.co/rss.php?pid=0120-816020140001&lang=en vol. num. 76 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.org.co/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.org.co <link>http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-81602014000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Un estudio sobre liderazgo transformacional y competencias directivas en el sector floricultor de Colombia</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-81602014000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b><i>A Study of Transformational Leadership and Managerial Competencies in the Flower Agricultural Sector of Colombia</i></b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-81602014000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Un buen liderazgo es esencial para el desarrollo exitoso de las organizaciones y de sus miembros. El liderazgo transformacional, es un enfoque contemporáneo que resalta las bases morales del liderazgo y ha sido valorado en diversas culturas, asociándose con la efectividad del liderazgo y resultados en los trabajadores tales como satisfacción y desempeño. Se manifiesta a través de cuatro dimensiones básicas de comportamiento (influencia idealizada, motivación inspiradora, estímulo intelectual y consideración individualizada) y en las competencias de liderazgo de un dirigente. En este artículo, se analizan estas dimensiones y diez competencias de liderazgo (integridad y confianza, orientación a la obtención de resultados, importancia en la acción, perseverancia, uso efectivo del tiempo, comunicación empática, conformación y desarrollo de equipos de alto desempeño, toma de decisiones, capacidad negociadora, y capacidad de direccionamiento estratégico), en los dirigentes de una muestra de 16 empresas del sector floricultor en Colombia con el sello Florverde. Este sello, refleja el cuidado por la calidad de los productos y el compromiso de las empresas con el medioambiente y de responsabilidad social, aspectos que se asocian con las bases morales del liderazgo transformacional. Entre los directivos estudiados, se encontraron dos dimensiones de liderazgo transformacional: influencia idealizada y motivación inspiradora y su competencia más destacada fue la integridad y confianza, elementos claves para el desarrollo exitoso del liderazgo transformacional.<hr/>A good leadership is essential for the successful development of organizations and their staff members. Transformational leadership is a contemporary focus which highlights the moral bases of leadership and which has been valued in different cultures, being associated with its efectiviness and workers´ outcomes such as satisfaction and performance. This leadership is manifested through four basic performance dimensions (idealized influence, inspiring motivation, intellectual stimulus and individual consideration) and through the managerial competencies of an executive. In this case study, these dimensions and ten leadership competencies (integrity and confidence, orientation to outcomes, importance of action, perseverance, effective use of time, effective communication, high performance team formation and development, decision making, business capacity and strategic management capacity) have been analyzed taking an executive sample of 16 companies from the flower agricultural sector with the Florverde seal. This seal shows care for products and compromise with companies regarding environmental affairs and social responsibility, issues which are closely related with transformational leadership. Two transformational leadership dimensions were found: idealized influence and inspiring motivation, and its most outstanding competence was confidence and integrity, key elements for the successful development of transformational leadership.<hr/>Un leadership efficace est essentiel au développement des organisations et de leurs membres. Le leadership transformationnel est une approche contemporaine qui met en évidence les fondements moraux de la direction d'entreprise et qui a longtemps été associé par différentes cultures à l'efficacité du comité de direction de l'entreprise. Au niveau des employés, cela se traduit par une plus grande satisfaction et une meilleure performance. Le leadership transformationnel se manifeste par le biais de quatre dimensions basées sur le comportement (influence idéalisée, source d'inspiration, de motivation et de stimulation intellectuelle) ainsi que sur les compétences de leadership d'un dirigeant. Cette étude de cas examine ces dimensions et dix compétences de leadership de dirigeants (intégrité et confiance axées sur les résultats, importance de l'action, de la persévérance, l'utilisation efficace du temps, l'empathie, la formation et les systèmes de communication de haut rendement, la capacité de décision, de négociation et stratégique) représentatif d'un échantillon de 16 entreprises du secteur floricole colombien estampillées Florverde. Ce label reflète les soins apportés à la qualité des produits et à l'engagement des entreprises sur les questions environnementales et de responsabilité sociale. Ces aspects sont associés aux fondements moraux du leadership transformationnel. Deux dimensions de leadership transformationnel ont été mises en évidence chez les dirigeants participant à l'étude: l'influence idéalisée et la motivation inspiratrice. Les compétences les plus marquantes étant l'intégrité et la confiance en l'avenir, éléments clés de succès pour le développement du leadership transformationnel.<hr/>Uma boa liderança é fundamental para o desenvolvimento bem sucedido das organizações e seus membros. A liderança transformacional é um enfoque contemporâneo que ressalta as bases morais da liderança e foi valorizado em diversas culturas sendo associado à efetividade da liderança e aos resultados nos trabalhadores como satisfação e desempenho. A liderança transformacional é expressa através de quatro dimensões básicas de comportamento (influência idealizada, motivação inspiradora, estímulo intelectual e consideração individualizada) e nas competências de liderança de um dirigente. Neste estudo de caso analisam-se estas dimensões e dez competências de liderança (integridade e confiança, orientação à obtenção de resultados, importância na ação, perseverança, uso efetivo do tempo, comunicação empática, conformação e desenvolvimento de equipes de alto desempenho, toma de decisões, capacidade negociadora e capacidade de direcionamento estratégico), nos dirigentes de uma amostra de 16 empresas do setor floricultor na Colômbia com selo Florverde. Este selo reflete o cuidado pela qualidade dos produtos e o compromisso das empresas com assuntos ambientais e de responsabilidade social, aspectos associados às bases morais da liderança transformacional. Encontraram-se duas dimensões de liderança transformacional nos dirigentes estudados: influência idealizada e motivação inspiradora, as competências mais sobressalentes deles foram a integridade e confiança, elementos chaves para o desenvolvimento bem sucedido da liderança transformacional. <![CDATA[<b><i>Ba</i></b>: <b><i>Knowledge spaces. Context for the development of an innovation capacity. An analysis from the knowledge management perspective</i></b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-81602014000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Se analiza la relación entre Ba y capacidad de innovación, desde el enfoque de gestión del conocimiento. Todo ello, a partir de la combinación de condiciones tanto internas como externas, que guían el proceso de desarrollo de la capacidad de innovación. Se analizan los conceptos de Ba y capacidad de innovación y se propone una definición amplia, así como un modelo explicativo que integra las condiciones necesarias para que el conocimiento concurra y evolucione dentro de la organización.<hr/>This paper shows the relation between ba and the innovation capacity from the knowledge management perspective. All this resulting from the combination of external and internal conditions, which conduct the process of development of the innovation capacity. The concepts of ba and innovation capacity have been analyzed and a wide definition is suggested as well as an explanation model which involves the necessary conditions, showing that knowledge takes place and develops in an organization.<hr/>Nous analyserons la relation entre le « ba » et la capacité d'innovation dans une perspective de gestion des connaissances à partir de combinaisons internes et externes qui conditionnent le processus de développement de la capacité d'innovation. Les concepts de capacité de « ba » et d'innovation seront analysés, nous en proposerons une définition élargie ainsi qu'un modèle explicatif intégrant les conditions nécessaires à la diffusion et au partage des connaissances au sein de l'organisation.<hr/>Analisa-se a relação entre ba e capacidade de inovação, desde o enfoque da gestão do conhecimento. Tudo, a partir da combinação de condições tanto internas quanto externas, que guiam o processo de desenvolvimento da capacidade de inovação. Analisam-se os conceitos de ba e capacidade de inovação e propõe-se uma definição amplia, assim como um padrão explicativo que integra as condições necessárias para que o conhecimento concorra e evolua dentro da organização. <![CDATA[<b><i>A suggested methodology for defining strategic groups</i></b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-81602014000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en En la literatura no existe consenso sobre la metodología que debe ser utilizada en la conformación de los grupos estratégicos. Esto es relevante, por cuanto los estudios sobre grupos estratégicos deben tener validez práctica y estadística. Considerando lo anterior, se propone la identificación de los grupos estratégicos a través de un proceso de cuatro etapas: 1) determinación de las variables estratégicas; 2) determinación de las dimensiones estratégicas; 3) validez de las dimensiones estratégicas; y 4) determinación de los grupos estratégicos. Esta metodología contribuye a la literatura, por cuanto la determinación de los grupos estratégicos parte con la percepción de los directivos sobre las estrategias que definen el comportamiento competitivo de las empresas. Posteriormente, se aplican diversos procedimientos con el objetivo de dotar de validez estadística a las percepciones de los directivos.<hr/>There is no literary consensus on the methodology to be used in the identification of strategic groups. This is important as studies based on strategic groups must have practical and statistical validity. For this reason, the identification of strategic groups is done through a four-step process: 1) identifying strategic variables, 2) defining strategic dimensions, 3) validating strategic dimensions, and 4) determining strategic groups. This methodology contributes to literature because the identification of strategic groups starts with the perception of managerial strategies when defining the competitive behavior of organizations. Consequently, different methods are applied to provide statistical validity to managers´ perceptions.<hr/>Il n'existe, dans la littérature scientifique, aucun consensus sur la méthodologie devant être adoptée lors de la conformation de groupes stratégiques. Cela est d'autant plus important que les études sur les groupes stratégiques doivent fournir des statistiques et une validité pratique. Nous proposons ici une méthodologie pour l'identification des groupes stratégiques au travers d'un processus en quatre étapes: (1) détermination des variables stratégiques; (2) détermination des dimensions stratégiques; (3) validité des dimensions stratégiques; et (4) détermination des groupes stratégiques. Cette méthode contribue à renforcer la littérature scientifique sur le sujet car la détermination des groupes stratégiques commence avec la perception que les dirigeants peuvent avoir des stratégies définissant le comportement concurrentiel des entreprises. Par la suite diverses procédures seront mises en place dans le but d'offrir une validité statistique aux perceptions des gestionnaires.<hr/>Não existe consenso na literatura sobre a metodologia a ser usada na conformação dos grupos estratégicos. Isto é relevante, por quanto os estudos sobre grupos estratégicos devem ter validez prática e estadística. Levando isto em consideração, propõe-se a identificação dos grupos estratégicos através de um processo de quatro etapas: 1) determinação das variáveis estratégicas; 2) determinação das dimensões estratégicas; 3) validez das dimensões estratégicas; e 4) determinação dos grupos estratégicos. Esta metodologia contribui com a literatura, por quanto a determinação dos grupos estratégicos começa com a percepção dos dirigentes sobre as estratégias que definem o comportamento competitivo das empresas. Em seguida, aplicam-se diversos procedimentos que objetivam dar validez estadística às percepções dos dirigentes. <![CDATA[<b><i>An analysis of managerial competitiveness in Colombia as a tourist destination</i></b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-81602014000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Aunque el sector turístico es bastante estudiado y analizado a nivel mundial desde diferentes puntos de vista, en Colombia se ha tenido un desarrollo bastante limitado en la literatura al respecto. El presente estudio, desarrolla un análisis teórico de los principales factores que pueden estar afectando la competitividad de Colombia como destino turístico, a partir de la comparación con los países más exitosos a nivel mundial, es decir aquellos que en el último año lograron tener una mayor cantidad de llegadas de turistas internacionales. El análisis sugiere que la gestión de la competitividad requiere mejoras en áreas que son fundamentales a la hora de realizar una evaluación de la imagen de Colombia como destino turístico.<hr/>Although the tourist sector has been deeply studied and analyzed worldwide taking into account different points of view, Colombia has had a limited literary development. This study shows a theoretical analysis about the main factors that may affect the competitiveness of Colombia as a tourist destination, compared with the most successful countries in the world, i.e. those countries which have a greater amount of international tourist arrivals. This study suggests that managerial competitiveness requires improvements in those areas that are critical when evaluating the image of Colombia as a tourist destination.<hr/>Bien que le secteur du tourisme soit amplement étudié et analysé dans la littérature scientifique, la Colombie échappe à cette tendance et l'analyse de l'évolution de son secteur touristique reste assez limitée. Cette étude développe une analyse théorique des principaux facteurs pouvant avoir une incidence sur la compétitivité de la Colombie en tant que destination touristique et comparer ses résultats avec les pays connaissant un plus grand succès au niveau mondial et ceux qui l'an dernier ont réussi à attirer un plus grand nombre de touristes internationaux. L'analyse suggère que la gestion de la compétitivité exige des améliorations dans les domaines essentiels à l'évaluation de l'image de la Colombie comme destination touristique.<hr/>Embora o setor turístico seja muito estudado e analisado no mundo inteiro desde diversos pontos de vista, a literatura sobre este tema tem tido um desenvolvimento bastante limitado na Colômbia. Este estudo faz uma análise teórica dos principais fatores que podem estar afetando a competitividade da Colômbia como destino turístico, partindo da comparação com os países bem sucedidos no mundo, ou seja, aqueles que no último ano conseguiram uma maior quantidade de turistas internacionais. Esta análise sugere que a gestão da competitividade precisa de melhoras em áreas que são fundamentais na hora de realizar una avaliação da imagem da Colômbia como destino turístico. <![CDATA[<b><i>A methodological proposal to increase competitiveness in contact centers and telephone companies´ solutions from the telecommunications sector through the development of the workforce management process</i></b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-81602014000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artículo pretende brindar una metodología que integre el sentido práctico del día a día de un centro de contacto y solución telefónico con herramientas estadísticas y matemáticas que permiten optimizar el uso de los recursos, incrementar la competitividad de la empresa y finalmente mejorar la experiencia del cliente. Se presenta la metodología propuesta sustentada en una exhaustiva revisión bibliográfica y con base en conocimiento estadístico (modelos bajo incertidumbre) y matemático (procesos estocásticos y optimización), dos ciencias que contribuyen a explicar el comportamiento de ciertos fenómenos en los cuales la incertidumbre y la necesidad de optimización están presentes. Finalmente se realiza una revisión de los resultados bajo la metodología propuesta y se efectúa una comparación con los resultados obtenidos utilizando otras 3 metodologías.<hr/>This paper aims at providing a methodology which integrates the practicality of ordinary contact center operation and telephone solutions applying statistical and mathematical tools that optimize the use of resources, enhancing organizational competitiveness and customer service experience. This analysis shows a methodological proposal supported by a comprehensive literary review and based on statistical knowledge (uncertainty models) and mathematical knowledge (stochastic processes and optimization), two sciences which explain the behavior of specific phenomena based on uncertainty and optimization needs. Finally, a review of the results is carried out using the proposed methodology, and a comparison of results have been made applying 3 other methodologies.<hr/>Ce document a pour but de fournir une méthodologie intégrant la pratique quotidienne des centrales d'appel grâce à des outils statistiques et mathématiques permettant d'optimiser l'utilisation des ressources, d'améliorer la compétitivité de l'entreprise ainsi que l'expérience du client. La méthodologie proposée se base sur un examen exhaustif de la littérature scientifique ainsi que sur la connaissance statistique (modèles d'incertitude) et mathématique (optimisation et processus stochastiques). Ces deux sciences visent à expliquer le comportement de certains phénomènes dans lesquels l'incertitude et la nécessité d'optimisation sont largement présentes. Enfin, seront effectués une analyse des résultats selon la méthodologie proposée ainsi qu'une comparaison des résultats obtenus à l'aide de 3 autres méthodologies.<hr/>Este documento pretende oferecer uma metodologia que integre o sentido prático do dia-a-dia de um centro telefónico de contato e solução através de ferramentas estadísticas e matemáticas que permitam otimizar o uso dos recursos, aumentar a competitividade da empresa e finalmente melhorar a experiência do cliente. Apresentase a metodologia proposta fundamentada em uma exaustiva revisão bibliográfica e baseada em conhecimento estadístico (modelos com incerteza) e matemático (processos estocásticos e otimização), duas ciências que contribuem a explicar o comportamento de certos fenômenos onde a incerteza e a necessidade de otimização estão presentes. Finalmente revisaramse os resultados segundo a metodologia proposta e foi feita uma comparação com os resultados obtidos utilizando outras 3 metodologias. <![CDATA[<b><i>Supporting entrepreneurship, from theory to practice</i></b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-81602014000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artículo, recoge las diferentes fases mediante las cuales se abordó el reto de llegar a establecer y validar una metodología robusta, para brindar acompañamiento y apoyo a emprendedores con proyectos de Empresas de Base Tecnológica. El objetivo en sí mismo de esta investigación, es la metodología como tal, la cual fue puesta a prueba mediante procesos sucesivos aplicados a 21 proyectos de emprendedores o grupo de emprendedores, quienes evaluaron de forma positiva el proceso desarrollado. Dentro de la metodología, un punto a resaltar es la consolidación de una herramienta específica generada y consolidada dentro del proceso investigativo.<hr/>This article shows the different steps through which it involves the challenge to establish and validate a well- structured methodology which provides guidance and support to entrepreneurs who develop projects for technology- based companies. The goal of this research paper is focused on methodology, which was tested by applying successive processes to 21 entrepreneurs´ projects or to a group of entrepreneurs, positively assessing the involved process. Following this methodology, one important issue is the consolidation of a specific tool created and consolidated within a research process.<hr/>Cet article rassemble les différentes phases et défis relevés permettant d'établir et de valider une méthodologie robuste offrant un soutien et un accompagnement aux entrepreneurs qui proposent des projets d'entreprises dans le secteur des technologies. L'objectif de cette recherche concerne la méthodologie expérimentée lors de processus successifs appliqués aux 21 projets émanant de chefs d'entreprise ou d'entrepreneurs qui ont évalué de manière positive le processus mis en place. Un des points remarquables de cette méthodologie est la création et consolidation d'un outil spécifique mis en place lors du processus d'investigation.<hr/>Este artigo abrange as diferentes fases com as quais foi abordado o desafio de estabelecer e validar uma metodologia robusta para dar acompanhamento e apoio aos empreendedores com projetos de Empresas de Base Tecnológica. O objetivo desta pesquisa é a metodologia em si mesma; a qual foi provada mediante processos sucessivos aplicados em 21 projetos de empreendedores ou grupos de empreendedores; os quais avaliaram de maneira positiva o processo desenvolvido. Dentro da metodologia, um ponto a ressaltar é a consolidação de uma ferramenta específica gerada e consolidada dentro do processo investigativo. <![CDATA[<b><i>Entrepreneurship and Research in the scale of professional formation and company innovation in Colombia</i></b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-81602014000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Afianzar el papel que cumple el emprendimiento en la formación profesional y de la investigación en la capacidad de innovación empresarial, es el propósito que embarca la presentación del artículo de investigación científica y tecnológica. Abstraídos de la estructura transversal de la formación académica, son atendidos a manera de ramificaciones que no hacen parte del bloque de conocimientos y habilidades de los profesionales. La relación Universidad, Empresa y Estado (UEE), tiene la capacidad de orientar el emprendimiento la investigación hacia los fines expresados. Es hora de procurar la formación y la innovación hacia la materialización de resultados tangibles y aplicación directa con enfoque empresarial, requerida para internalizar ambos procesos en el ámbito profesional.<hr/>Highlighting the role of entrepreneurship in professional formation and researching the capacity of company innovation is the purpose of this article based on scientific and technological research. Taken from the transversal structure of academic formation, they are analyzed as branches that are not part of professional knowledge and skills. The university, business and state relationship shows the capacity to conduct entrepreneurship research to reach the stated goals. It's time to seek formation and innovation through reaching tangible outcomes and direct application with a business approach required to internalize them in the professional field.<hr/>Renforcer le rôle joué par l'esprit d'entreprise dans la formation professionnelle et la recherche en capacité d'innovation est l'objet du présent article. Extraits de la structure transversale de la formation académique, ces deux concepts sont assistés par le biais de ramifications se trouvant hors du champ de connaissances et de compétences des professionnels. Les relations entretenues par les universités, les entreprises et l'état (UEE) ont la capacité d'orienter la recherche et l'entrepreneuriat vers les objectifs recensés. Il s'agit désormais d'offrir les formations et l'innovation nécessaires à l'obtention de résultats tangibles d'application directe par les entreprises de façon à systématiser les deux processus dans le domaine professionnel.<hr/>O propósito da apresentação deste artigo de investigação científica e tecnológica é afiançar o role do emprendimento na formação profissional e da pesquisa na capacidade de inovação empresarial. Abstraídos da estrutura transversal da formação académica, são atendidos como ramificações que não fazem parte do bloco de conhecimentos e habilidades dos profissionais. A relação Universidade, Empresa e Estado (UEE), tem a capacidade de orientar o emprendimento e a pesquisa para os fins expressados. É hora de procurar a formação e a inovação para a materialização de resultados tangíveis e aplicação direta com enfoque empresarial, requerida para internalizar ambos os processos no âmbito profissional. <![CDATA[<b><i>Management and organization</i></b>: <b><i>the legacy of Modernism and its challenge in the construction of a stabilized socio-economic system</i></b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-81602014000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en El actual estado de la realidad humana y del medioambiente es el resultado de las profundas transformaciones que la modernidad en la figura de la Revolución Industrial y la Revolución Francesa implicaron en la transformación de la sociedad; la administración y por ende la organización, son también el fruto de los imperativos legados por la modernidad, de ahí la necesidad de una revisión profunda de la forma como la disciplina administrativa se debe construir en el marco de un modelo socioeconómico que ante lo evidente, desconoce la naturaleza humana y amenaza la supervivencia de las especies.<hr/>The current state of human reality and of the environment is the result of deep changes that Modernism through the Industrial Revolution and the French Revolution implied a societal transformation, an administration and an organization which are the result of the legacies of Modernism. For this reason, the great need for a thorough review of the management discipline should be made as part of a socioeconomic framework based on evidences which ignores the human nature and threatens the survival of all species.<hr/>L'état actuel de la réalité humaine et de son environnement est le résultat des transformations profondes que la modernité, au travers de la révolution industrielle et de la révolution Française, ont impliquées à la transformation de la société. La gestion et, par conséquent, l'organisation sont également le fruit des impératifs hérités de la modernité renvoyant à une révision profonde de la discipline des administrations publiques devant être construites dans le cadre d'un modèle socio-économique qui semble méconnaitre la nature humaine et menaçant la survie de l'espèce.<hr/>O estado atual da realidade humana e do meio ambiente é o resultado das profundas transformações que a modernidade, na figura da Revolução Industrial e a Revolução Francesa, provocaram na transformação da sociedade; a administração e por tanto a organização são também o fruto dos imperativos legados pela modernidade, daí a necessidade de uma revisão profunda da forma como a disciplina administrativa deve ser construída no marco de um modelo socioeconómico que em frente do evidente ignora a natureza humana e ameaça a supervivência das espécies. <![CDATA[<b>Gestión en siete PyMEs de la comunicación gráfica</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-81602014000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en El actual estado de la realidad humana y del medioambiente es el resultado de las profundas transformaciones que la modernidad en la figura de la Revolución Industrial y la Revolución Francesa implicaron en la transformación de la sociedad; la administración y por ende la organización, son también el fruto de los imperativos legados por la modernidad, de ahí la necesidad de una revisión profunda de la forma como la disciplina administrativa se debe construir en el marco de un modelo socioeconómico que ante lo evidente, desconoce la naturaleza humana y amenaza la supervivencia de las especies.<hr/>The current state of human reality and of the environment is the result of deep changes that Modernism through the Industrial Revolution and the French Revolution implied a societal transformation, an administration and an organization which are the result of the legacies of Modernism. For this reason, the great need for a thorough review of the management discipline should be made as part of a socioeconomic framework based on evidences which ignores the human nature and threatens the survival of all species.<hr/>L'état actuel de la réalité humaine et de son environnement est le résultat des transformations profondes que la modernité, au travers de la révolution industrielle et de la révolution Française, ont impliquées à la transformation de la société. La gestion et, par conséquent, l'organisation sont également le fruit des impératifs hérités de la modernité renvoyant à une révision profonde de la discipline des administrations publiques devant être construites dans le cadre d'un modèle socio-économique qui semble méconnaitre la nature humaine et menaçant la survie de l'espèce.<hr/>O estado atual da realidade humana e do meio ambiente é o resultado das profundas transformações que a modernidade, na figura da Revolução Industrial e a Revolução Francesa, provocaram na transformação da sociedade; a administração e por tanto a organização são também o fruto dos imperativos legados pela modernidade, daí a necessidade de uma revisão profunda da forma como a disciplina administrativa deve ser construída no marco de um modelo socioeconómico que em frente do evidente ignora a natureza humana e ameaça a supervivência das espécies. <![CDATA[<b>Representaciones sociales de los estudiantes afrocolombianos entorno a la construcción de su etnicidad</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-81602014000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en El actual estado de la realidad humana y del medioambiente es el resultado de las profundas transformaciones que la modernidad en la figura de la Revolución Industrial y la Revolución Francesa implicaron en la transformación de la sociedad; la administración y por ende la organización, son también el fruto de los imperativos legados por la modernidad, de ahí la necesidad de una revisión profunda de la forma como la disciplina administrativa se debe construir en el marco de un modelo socioeconómico que ante lo evidente, desconoce la naturaleza humana y amenaza la supervivencia de las especies.<hr/>The current state of human reality and of the environment is the result of deep changes that Modernism through the Industrial Revolution and the French Revolution implied a societal transformation, an administration and an organization which are the result of the legacies of Modernism. For this reason, the great need for a thorough review of the management discipline should be made as part of a socioeconomic framework based on evidences which ignores the human nature and threatens the survival of all species.<hr/>L'état actuel de la réalité humaine et de son environnement est le résultat des transformations profondes que la modernité, au travers de la révolution industrielle et de la révolution Française, ont impliquées à la transformation de la société. La gestion et, par conséquent, l'organisation sont également le fruit des impératifs hérités de la modernité renvoyant à une révision profonde de la discipline des administrations publiques devant être construites dans le cadre d'un modèle socio-économique qui semble méconnaitre la nature humaine et menaçant la survie de l'espèce.<hr/>O estado atual da realidade humana e do meio ambiente é o resultado das profundas transformações que a modernidade, na figura da Revolução Industrial e a Revolução Francesa, provocaram na transformação da sociedade; a administração e por tanto a organização são também o fruto dos imperativos legados pela modernidade, daí a necessidade de uma revisão profunda da forma como a disciplina administrativa deve ser construída no marco de um modelo socioeconómico que em frente do evidente ignora a natureza humana e ameaça a supervivência das espécies. <![CDATA[<b>La culpa es de la vaca para líderes</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-81602014000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en El actual estado de la realidad humana y del medioambiente es el resultado de las profundas transformaciones que la modernidad en la figura de la Revolución Industrial y la Revolución Francesa implicaron en la transformación de la sociedad; la administración y por ende la organización, son también el fruto de los imperativos legados por la modernidad, de ahí la necesidad de una revisión profunda de la forma como la disciplina administrativa se debe construir en el marco de un modelo socioeconómico que ante lo evidente, desconoce la naturaleza humana y amenaza la supervivencia de las especies.<hr/>The current state of human reality and of the environment is the result of deep changes that Modernism through the Industrial Revolution and the French Revolution implied a societal transformation, an administration and an organization which are the result of the legacies of Modernism. For this reason, the great need for a thorough review of the management discipline should be made as part of a socioeconomic framework based on evidences which ignores the human nature and threatens the survival of all species.<hr/>L'état actuel de la réalité humaine et de son environnement est le résultat des transformations profondes que la modernité, au travers de la révolution industrielle et de la révolution Française, ont impliquées à la transformation de la société. La gestion et, par conséquent, l'organisation sont également le fruit des impératifs hérités de la modernité renvoyant à une révision profonde de la discipline des administrations publiques devant être construites dans le cadre d'un modèle socio-économique qui semble méconnaitre la nature humaine et menaçant la survie de l'espèce.<hr/>O estado atual da realidade humana e do meio ambiente é o resultado das profundas transformações que a modernidade, na figura da Revolução Industrial e a Revolução Francesa, provocaram na transformação da sociedade; a administração e por tanto a organização são também o fruto dos imperativos legados pela modernidade, daí a necessidade de uma revisão profunda da forma como a disciplina administrativa deve ser construída no marco de um modelo socioeconómico que em frente do evidente ignora a natureza humana e ameaça a supervivência das espécies.