Scielo RSS <![CDATA[Cuadernos de Economía]]> http://www.scielo.org.co/rss.php?pid=0121-477220180003&lang=en vol. 37 num. SPE75 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.org.co/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.org.co <![CDATA[HIGH-GROWTH FIRMS IN EUROPEAN COUNTRIES: THE ROLE OF INNOVATION]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-47722018000300637&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This paper analyses the role that R&amp;D and innovation has on the likelihood of a firm becoming a High-Growth Firm (HGF). The microdata is from the Community Innovation Survey provided by Eurostat, it covers the period 2008-2010, and we classify the EU countries into three clusters: Core countries, Mediterranean countries, and New EU Members. Our results show that there are large differences between each cluster. Technological innovations promote the likelihood of Core countries becoming an HGF, non-technological innovations are a key determinant for Mediterranean countries, and in New EU members the drivers are more related to firm characteristics and international trade. JEL: L11, L25, O30, O52.<hr/>Resumen Este artículo analiza el efecto de la I+D y la innovación sobre la probabilidad de que una empresa se convierta en una High-Growth Firm (HGF) para un conjunto de datos del Community Innovation Survey 2010. Agrupando distintos países de la Unión Europea en tres clústeres --Core, Mediterranean, y New EU countries-- los resultados muestran claras diferencias. En los core countries, las innovaciones tecnológicas facilitan la probabilidad de convertirse en HGF, mientras que las no tecnológicas son determinantes clave en los Mediterranean. En los new EU countries los factores están más relacionados con características de la empresa y el comercio internacional. JEL: L11, L25, O30, O52.<hr/>Résumé Cet article analyse l’effet de l’innovation, de la recherche et du développement en termes de probabilité pour qu’une compagnie devienne une entreprise à forte croissance. Les microdonnées utilisées proviennent de l’enquête Community Innovation de Eurostat et couvrent la période 2008-2010. Nous classons les pays de l’Union européenne en trois groupes : pays principaux, pays méditerranéens et nouveaux membres. Nos résultats montrent qu’il existe de grandes différences entre chaque groupe. Les innovations technologiques augmentent la probabilité de ce que les compagnies des pays principaux se transforment en entreprises à forte croissance, les innovations non technologiques sont un élément déterminant pour les pays méditerranéens et, pour les nouveaux membres de l’UE, les facteurs de la croissance dépendent davantage des caractéristiques de chaque entreprise et du commerce international. JEL: L11, L25, O30, O52.<hr/>Resumo Este artigo analisa o efeito da inovação, a pesquisa e o desenvolvimento em termos da probabilidade de uma empresa se tornar uma empresa de alto crescimento. Os microdatos usados vêm da pesquisa Community Innovation de Eurostat e cobrem o período 2008-2010. Classificamos os países da União Europeia em três grupos: países centrais, países mediterrânicos e novos membros da UE. Nossos resultados mostram que existem grandes diferenças entre cada grupo. As inovações tecnológicas promovem a probabilidade de que as empresas dos países centrais se tornem empresas de alto crescimento, as inovações não tecnológicas são um fator determinante para os países do Mediterrâneo e, para os novos membros da UE, os promotores de crescimento estão mais relacionados com as características de cada empresa e com o comércio internacional. JEL: L11, L25, O30, O52. <![CDATA[HIGH-GROWTH FIRMS IN PERU]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-47722018000300674&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This exploratory research note investigates the frequency and activity of High-Growth Firms (HGFs) in Peru using panel data on Peru's largest firms for the years 2001-2016. Firms in our dataset enjoyed strong growth in revenues during the period. Compared to other countries, HGFs are relatively common in Peru although the share they represent of all firms in the database decreased over the time span of our analysis. We confirm several previous findings, such as the heavy-tailed growth rates distribution, and the superior growth performance of small and young firms. JEL: L20, L25.<hr/>Resumen Este artículo examina la frecuencia y actividad de las empresas de alto crecimiento en Perú, empleando datos de panel sobre las empresas más grandes de Perú entre los años 2001 y 2016. Las empresas de nuestro conjunto de datos gozaron de un fuerte crecimiento en sus ingresos durante dicho periodo. En comparación con otros países, las empresas de alto crecimiento son relativamente comunes en Perú, aunque la proporción que representan del total de empresas incluidas en la base de datos disminuyó con el paso del tiempo en el periodo analizado. Confirmamos varios hallazgos previos, como la distribución de cola pesada de las tasas de crecimiento, y el desempeño superior de crecimiento de las empresas pequeñas y jóvenes. JEL: L20, L25.<hr/>Résumé Cet article examine la fréquence et l’activité des entreprises à forte croissance au Pérou, en utilisant des données de panel sur les entreprises les plus grandes de ce pays entre les années 2001 et 2016. Les entreprises de notre ensemble de données ont connu une forte croissance de leurs revenus au cours de cette période. Comparativement à d’autres pays, les entreprises à forte croissance sont relativement communes au Pérou bien que la proportion qu’elles représentent par rapport au total des entreprises inclues dans la base de données ait diminué au cours de la période analysée. Nous confirmons plusieurs découvertes antérieures, comme la distribution de queue lourde des taux de croissance, et une croissance plus dynamique des petites et jeunes entreprises. JEL: L20, L25.<hr/>Resumo Este artigo examina a frequência e a atividade das empresas de alto crescimento no Peru, usando dados em painel sobre as principais empresas no Peru entre 2001e 2016. As empresas em nosso conjunto de dados tiveram um forte crescimento em suas receitas durante esse período. As empresas em nosso conjunto de dados tiveram um forte crescimento em suas receitas durante esse período. Em comparação com outros países, as empresas de alto crescimento são relativamente comuns no Peru, embora a proporção que elas representam do número total de empresas incluídas no banco de dados tenha diminuído ao longo do tempo no período analisado. Confirmamos várias descobertas anteriores, como a distribuição de cauda pesada das taxas de crescimento e o desempenho de crescimento superior de empresas pequenas e jovens. JEL: L20, L25. <![CDATA[DOES FIRM INNOVATION LEAD TO HIGH GROWTH? EVIDENCE FROM ECUADORIAN FIRMS]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-47722018000300697&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract We analyse the determinants of: i) employment and sales growth, and ii) the likelihood of becoming a high-growth firm (HGF) among Ecuadorian firms for the period 2011-2014. We apply a two-stage econometric model that controls for selection bias in the choice to innovate in regards to the two rounds of the Ecuadorian National Innovation Activities Survey. We find that younger firms and firms that spend more on R&amp;D activities per employee have significantly higher levels of employment growth and are significantly more like to become employment HGFs. JEL: D22, L26, M21, O3, O54.<hr/>Resumen Analizamos los determinantes de: 1) crecimiento del empleo y de las ventas, y 2) la probabilidad de convertirse en una empresa de alto crecimiento entre las compañías ecuatorianas para el periodo 2011-2014. Aplicamos un modelo econométrico de dos etapas que controla el sesgo de selección en la elección de innovar con respecto a las dos rondas de la Encuesta Nacional de Actividades de Innovación de Ecuador. Encontramos que las empresas más jóvenes y aquellas que invierten más en actividades de investigación y desarrollo por empleado tienen niveles significativamente mayores de crecimiento del empleo y son significativamente más propensas a convertirse en empresas de alto crecimiento de empleo. JEL: D22, L26, M21, O3, O54.<hr/>Résumé Nous analysons les facteurs déterminants de: 1) la croissance de l’emploi et des ventes, et 2) la possibilité de se transformer en entreprise à forte croissance pour les compagnies équatoriennes pour la période 2011-2014. Nous utilisons un modèle économétrique en deux étapes qui contrôle le biais de sélection dans la décision d’innover par rapport aux deux séries de l’Enquête Nationale d’Activités d’Innovation de l’Equateur. Nous observons que les entreprises les plus jeunes et celles qui investissent davantage dans des activités de recherche et de développement par employé ont des niveaux significativement plus importants de croissance de l’emploi et sont plus significativement propices à se convertir en entreprises à forte croissance d’emploi. JEL: D22, L26, M21, O3, O54.<hr/>Resumo Analisamos os determinantes de: 1) crescimento do emprego e das vendas, e 2) a probabilidade de se tornar uma empresa de alto crescimento entre as empresas equatorianas para o período 2011-2014. Aplicamos um modelo econométrico de dois estágios que controla o viés de seleção na escolha de inovar em relação às duas rodadas da Pesquisa Nacional de Atividades de Inovação do Equador. Descobrimos que as empresas mais jovens e aquelas que investem mais em atividades de pesquisa e desenvolvimento por funcionário têm níveis significativamente mais altos de crescimento de emprego e são significativamente mais propensas a se tornarem empresas de alto crescimento de emprego. JEL: D22, L26, M21, O3, O54. <![CDATA[DO PROFITABLE START-UP FIRMS GROW FASTER? EVIDENCE FROM COLOMBIA]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-47722018000300727&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This study explores the impact of profitability on the growth of start-up firms. Using data on start-up firms in Colombia, we examine the relationship between firm growth and profitability. We provide evidence that start-up firms with higher profitability increase their total assets. However, we find little evidence that profitability positively affects sales growth for start-up firms. In contrast, the results provide support for the notion that profitability is derived from sales growth. Furthermore, we find that firm growth depends heavily on firm age during the start-up stage. JEL: L21; L26; M13.<hr/>Resumen Este estudio explora el impacto de la rentabilidad en el crecimiento de las empresas emergentes o startups. Empleando datos sobre empresas emergentes en Colombia, examinamos la relación entre el crecimiento empresarial y la rentabilidad. Proporcionamos evidencia de que las empresas emergentes con mayor rentabilidad incrementan sus activos totales. Sin embargo, encontramos poca evidencia de que la rentabilidad afecte positivamente el crecimiento de las ventas para las compañías emergentes. Por el contrario, los resultados apoyan la noción de que la rentabilidad se deriva del crecimiento de las ventas. Adicionalmente, encontramos que el crecimiento empresarial depende en gran medida de la edad de la empresa durante la etapa de emergencia de la misma. JEL: L21; L26; M13.<hr/>Resumé Cette étude analyse l’impact de la rentabilité sur la croissance des entreprises émergentes ou startups. En utilisant des données sur les entreprises émergentes en Colombie, nous examinons la relation entre la croissance de l’entreprise et la rentabilité. Nous montrons que les entreprises émergentes les plus rentables augmentent le total de leurs actifs. Cependant, nous trouvons peu d’évidences de ce que la rentabilité augmente notablement les ventes des compagnies émergentes. Au contraire, les résultats montrent que la rentabilité provient de la croissance des ventes. En outre, nous observons que la croissance de l’entreprise dépend en grande mesure de l’âge de l’entreprise durant l’étape de son émergence. JEL: L21; L26; M13.<hr/>Resumo Este estudo explora o impacto da lucratividade no crescimento de empresas emergentes ou startups. Usando dados de empresas emergentes na Colômbia, examinamos a relação entre o crescimento dos negócios e a lucratividade. Fornecemos evidências de que empresas emergentes com maior lucratividade aumentam seus ativos totais. Porém, encontramos poucas evidências de que a lucratividade afeta positivamente o crescimento das vendas de empresas emergentes. Pelo contrário, os resultados apoiam a noção de que a lucratividade é derivada do crescimento das vendas. Além disso, descobrimos que o crescimento dos negócios depende em grande parte da idade da empresa durante a sua fase de emergência. JEL: L21; L26; M13. <![CDATA[CUSTOMER PERCEIVED VALUE IN HIGH GROWTH FIRMS]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-47722018000300755&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Scholars have asserted that a key factor that differentiates high growth firms (HGFs) from other firms is their ability to create value for their customers. This paper contributes to the literature by empirically exploring this relationship. Drawing on comparative cohorts of eleven HGFs and ten non-HGFs in Scotland, this paper finds that the HGFs were much more likely than their non-HGF counterparts to be positively influencing customer perceived value, which is considered as an important enabler of firm performance and growth. In addition to its empirical contribution to the high growth entrepreneurship literature, this paper raises issues for future research. JEL: L25; L26; M13; M31.<hr/>Resumen La comunidad académica ha afirmado que un diferenciador clave de las empresas de alto crecimiento (EAC) es su capacidad para crear valor para sus clientes. Este artículo contribuye a la literatura al explorar de manera empírica esta relación. Basándose en cohortes comparativos de 11 ECA y 10 no-EAC en Escocia, este artículo concluye que las EAC eran mucho más propensas que las no-EAC a la hora de influir positivamente en el valor percibido por el cliente, cuya creación se considera un activador importante de rendimiento y crecimiento de empresas. Además de su contribución empírica a la literatura de emprendimiento de alto crecimiento, este artículo plantea futuras líneas de investigación. JEL: L25; L26; M13; M31.<hr/>Résumé La communauté académique a déclaré qu’un facteur distinctif essentiel des entreprises à forte croissance (EAC) est leur capacité à créer de la valeur pour leurs clients. Cet article contribue aux publications sur le sujet par une exploration empirique de cette relation. Se basant sur des ensembles comparatifs de 11 EAC et 10 non-EAC en Ecosse, il conclut que les EAC ont bien davantage tendance que les non-EAC à influer positivement sur la valeur perçue par le client, dont la création est considérée comme un activateur important de rendement et de croissance d’entreprises. Outre sa contribution empirique aux publications sur l’entrepreunariat à forte croissance, cet article propose de futures directions de recherche. JEL: L25; L26; M13; M31.<hr/>Resumo A comunidade acadêmica afirmou que o principal diferencial das empresas de alto crescimento (EAC) é sua capacidade de criar valor para seus clientes. Este artigo contribui para a literatura explorando empiricamente essa relação. Baseado em coortes comparativas de 11 EAC e 10 não-EAC na Escócia, este artigo conclui que as EAC eram muito mais propensas do que as não-EAC a influenciar positivamente o valor percebido pelo cliente, cuja criação é considerada um importante fator de desempenho e crescimento das empresas. Além de sua contribuição empírica para a literatura de empreendedorismo de alto crescimento, este artigo propõe futuras linhas de pesquisa. JEL: L25; L26; M13; M31. <![CDATA[TOOLS FOR CAUSAL INFERENCE FROM CROSS-SECTIONAL INNOVATION SURVEYS WITH CONTINUOUS OR DISCRETE VARIABLES: THEORY AND APPLICATIONS]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-47722018000300779&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This paper presents a new statistical toolkit by applying three techniques for data-driven causal inference from the machine learning community that are little-known among economists and innovation scholars: a conditional independence-based approach, additive noise models, and non-algorithmic inference by hand. We include three applications to CIS data to investigate public funding schemes for R&amp;D investment, information sources for innovation, and innovation expenditures and firm growth. Preliminary results provide causal interpretations of some previously-observed correlations. Our statistical 'toolkit' could be a useful complement to existing techniques. JEL: O30, C21.<hr/>Resumen Este artículo presenta un nuevo conjunto de herramientas estadísticas al aplicar tres técnicas de inferencia causal basada en datos tomadas de la comunidad del aprendizaje automático (maching learning) y que son poco conocidas entre los economistas y los académicos de la innovación: un enfoque condicional basado en la independencia, modelos de ruido aditivo e inferencia no algorítmica a mano. Incluimos tres aplicaciones a los datos de la CIS —la encuesta de la comunidad sobre la innovación— para investigar los modelos de financiación pública para inversión en investigación y desarrollo, fuentes de información para la innovación, y gastos de innovación y crecimiento empresarial. Los resultados preliminares proporcionan interpretaciones causales de algunas correlaciones observadas previamente. Nuestro conjunto de herramientas estadísticas podría ser un complemento útil a las técnicas existentes. JEL: O30, C21.<hr/>Résumé Cet article présente un nouvel ensemble d’outils statistiques en appliquant trois techniques d’inférence causale basée sur des données prises de la communauté de l’apprentissage automatique (maching learning) et qui sont peu connues chez les économistes et les spécialistes de l’innovation : une approche conditionnelle basée sur l’indépendance, des modèles de bruit additif et inférence non algorythmique manuelle. Nous incluons trois applications aux données de la CIS -l’enquête de la communauté sur l’innovation- pour étudier les modèles de financement public pour l’investissement en recherche et développement, sources d’information pour l’innovation, et dépenses d’innovation et de croissance entrepreneuriale. Les résultats préliminaires fournissent des interprétations causales de certaines corrélations observées antérieurement. Notre ensemble d’outils statistiques pourrait être un complément utile aux techniques existantes. JEL: O30, C21.<hr/>Resumo Este artigo apresenta um novo conjunto de ferramentas estatísticas aplicando três técnicas de inferência causal baseadas em dados extraídos da comunidade de aprendizado automático (maching learning) e que são pouco conhecidas entre economistas e estudiosos da inovação: uma abordagem condicional baseada na independência, modelos aditivos de ruído e inferência não algorítmica à mão. Incluímos três aplicativos para os dados da CIS — a pesquisa da comunidade sobre inovação — para investigar os modelos de financiamento público para investimento em pesquisa e desenvolvimento, fontes de informação para inovação e gastos com inovação e crescimento de negócios. Os resultados preliminares fornecem interpretações causais de algumas correlações observadas anteriormente. Nosso conjunto de ferramentas estatísticas pode ser um complemento útil para as técnicas existentes. JEL: O30, C21.