Scielo RSS <![CDATA[Innovar]]> http://www.scielo.org.co/rss.php?pid=0121-505120130003&lang=es vol. 23 num. 49 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.org.co/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.org.co <link>http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512013000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Estímulos y restricciones para la investigación en administración en Colombia</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512013000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artículo presenta los estímulos y restricciones que tiene la investigación en administración en Colombia, partiendo de las consideraciones generales del país, como la política de Ciencia y Tecnología, las consideraciones de calidad que impone el Ministerio de Educación Nacional a los programas curriculares y las condiciones propias que hacia el fortalecimiento de la investigación ofrecen las universidades y las facultades de administración en el país. El trabajo empírico se desarrolló con investigadores y decanos de las facultades, mediante una encuesta online en la que participaron 194 investigadores (tasa de respuesta de 30,6%) y 63 decanos o directores de programas (tasa de respuesta del 27,7%); adicionalmente, se seleccionó una muestra intencional de 25 investigadores y 11 decanos para realizar entrevistas a profundidad, y se realizaron tres grupos focales. Los principales hallazgos en referencia se evidencian en: recursos para investigar, estímulos económicos para los investigadores, la política de ciencia y tecnología, la comunidad científica, las formas de divulgación de los resultados investigativos y los aspectos administrativos; puntos estos que vienen siendo analizados como políticas institucionales por las universidades para fomentar la investigación. Sin duda, los esfuerzos que se focalicen para minimizar los restrictores potencian el desarrollo de esta incipiente comunidad académica.<hr/>This article presents the incentives and constraints that management research faces in Colombia based on general considerations of the country, such as: science and technology policies, quality considerations imposed by the Ministry of National Education on degree curricula, and the conditions towards strengthening research provided by universities and management schools in the country. The empirical work was developed with school researchers and deans through an online survey in which 194 researchers (response rate 30.6%) and 63 deans or program directors participated(response rate 27.7%), additionally, a purposive sample of 25 researchers and 11 deans was selected for depth interviews; there were three focus groups. The main findings are evident: resources for research, economic incentives for researchers, science and technology policy, the scientific community, ways of dissemination of research results, and the administrative aspects. These points are being analyzed as institutional policies by universities to encourage research. No doubt, any efforts that focus on minimizing the restrictors, will promote the development of this emerging academic community.<hr/>L'article examine les diverses incitations et restrictions que connaît la recherche en administration en Colombie à partir de considérations générales telles que la politique de Science et Technologie, les critères de qualité imposés aux programmes d'enseignement par le ministère de l'Éducation nationale, et les conditions de renforcement de la recherche propres aux diverses universités et facultés d'Administration du pays. Le travail empirique a été réalisé auprès de chercheurs et doyens de ces facultés à travers une enquête online, à laquelle ont répondu 194 chercheurs (soit un taux de réponse de 30%) et 63 doyens ou directeurs de programmes d'Administration (soit 27,7%). En outre, on a sélectionné un échantillon intentionnel de 25 chercheurs et 11 doyens pour un entretien approfondi, et on a organisé trois groupes de discussion focalisée [focus group]. Les principaux résultats concernent les points suivants: moyens financiers pour la recherche, incitations économiques aux chercheurs, politique de science et technologie, modalités de divulgation des résultats des recherches, aspects administratifs ; tous aspects qui sont actuellement analysés comme politiques institutionnelles par les universités pour encourager la recherche. Nul doute que les efforts visant à minimiser les facteurs restrictifs favoriseront le développement de cet embryon de communauté académique.<hr/>Este artigo apresenta os estímulos e restrições que tem a pesquisa em Administração na Colômbia ao partir das considerações gerais do país, como a política de Ciência e Tecnologia, as considerações de qualidade que o Ministério da Educação Nacional impõe aos programas curriculares e as condições próprias que as universidades e faculdades de Administração no país oferecem ao fortalecimento da pesquisa. O trabalho empírico se desenvolveu com pesquisadores e decanos das faculdades, mediante uma enquete on-line da qual participaram 194 investigadores (taxa de resposta de 30,6%) e 63 decanos ou diretores de programas (taxa de resposta de 27,7%); além disso, selecionou-se uma amostra intencional de 25 pesquisadores e 11 decanos para realizar entrevistas a profundidade, e se realizaram três grupos focais. As principais descobertas em referência se evidenciam em: recursos para pesquisar, estímulos econômicos para os pesquisadores, para política de ciência e tecnologia, comunidade científica, formas de divulgação dos resultados investigativos e aspectos administrativos; pontos estes que vêm sendo analisados como políticas institucionais pelas universidades para fomentar a pesquisa. Sem dúvida, os esforços que se focalizam para minimizar as limitantes potencializam o desenvolvimento desta incipiente comunidade acadêmica. <![CDATA[<b>Determinantes de los resultados internacionales de las Pymes de reciente creación en Colombia, 2011</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512013000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artículo tiene como propósito identificar los determinantes de los resultados internacionales de las pymes de reciente creación o Born Global en Colombia 2011. Para ello se analiza la información del Global Entrepreneurship Monitor (GEM) Colombia relacionada con pequeñas empresas que logran internacionalizarse en sus primeros dos años de vida. Los autores utilizan la metodología de sistema de ecuaciones estructurales, que permite generar un esquema de relaciones entre las variables y acercarse a las tendencias de modelos en las explicaciones de las ciencias sociales. Dentro de los resultados se logró obtener un modelo consistente con la literatura sobre la teoría de internacionalización, en donde determinantes como la orientación empresarial de los directivos, las características del entorno y la innovación se constituyen en factores altamente relevantes en la posibilidad de obtener resultados internacionales en las empresas Born Global en Colombia.<hr/>This paper aims to identify the determinants of the international results of the newly established SME s or Born Global in Colombia 2011. There is analyzed the information of the Global Entrepreneurship Monitor (GEM) Colombia related to small enterprises that manage internationalization in his first two years of life. The authors use the system methodology of structural equations, which allows generating a scheme of relations between the variables, and approaching the model trends in the explanations of the social sciences. Inside the results it was achieved a consistent model with the literature on the theory of internationalization, where determinants such as business orientation of managers, the characteristics of work environment and innovation, are highly relevant factors in obtaining international results in Born Global firms in Colombia.<hr/>Le propos de l'article est d'identifier les facteurs déterminants des résultats internationaux des PME de création récente en Colombie, 2011 (Born Global Firms - Entreprises à Internationalisation Rapide et Précoce, EIRP). À cet effet, on analyse les informations du Global Entrepreneurship Monitor [GEM] Colombie concernant les petites entreprises ayant réussi à s'internationaliser dès les deux premières années d'existence. Les auteurs utilisent la méthodologie du système d'équations structurelles, qui permet de générer un schéma de relations entre les variables et de se rapprocher des tendances de modèles dans les explications des sciences sociales. Entre autres résultats, ils réussissent à obtenir un modèle qui est cohérent avec la littérature sur la théorie de l'internationalisation, où des facteurs comme l'orientation entrepreneuriale des dirigeants, les caractéristiques de l'environnement et l'innovation sont hautement déterminants pour l'obtention de résultats dans les entreprises Born Global en Colombie.<hr/>Este artigo tem como propósito identificar os determinantes dos resultados internacionais das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) de recente criação ou Born Global na Colômbia, 2011. Para isso, analisa-se a informação do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) Colômbia relacionada com pequenas empresas que conseguem se internacionalizar em seus primeiros dois anos de vida. Os autores utilizam a metodologia de sistema de equações estruturais que permite gerar um esquema de relações entre as variáveis e se aproximar das tendências de modelos nas explicações das ciências sociais. Dentro dos resultados, obteve-se um modelo consistente com a literatura sobre a teoria de internacionalização, no qual determinantes como a orientação empresarial dos diretores, as características do ambiente e a inovação se constituem em fatores altamente relevantes na possibilidade de obter resultados internacionais nas empresas Born Global na Colômbia. <![CDATA[<b>Estructura de propiedad corporativa y crecimiento económico</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512013000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es En este documento se evalúa la relación entre el crecimiento económico y la forma de estructura de propiedad corporativa. Se considera una muestra de 26 países y variables explicativas que incluyen la inversión, la apertura, el nivel de educación y una medida de estructura que se refiere a la propiedad familiar. Los resultados indican una relación significativa y positiva entre el crecimiento y las primeras tres variables. Con respecto a la variable de estructura, se aprecia una relación negativa. Esto es, cuando en un país la propiedad empresarial se caracteriza por ser familiar, el desempeño de la economía agregada es débil; comparado con el mismo cuando la estructura de propiedad es más dispersa.<hr/>In this document we evaluate the relationship between economic growth and firm ownership structure. We consider a sample of 26 countries with investment, openness, education and a measure of ownership structure that distinguishes between family and non-family firms as explanatory variables. The results suggest a significant and positive association between growth and the first three variables. With respect to the ownership measure, we find a negative relationship. That is, when family ownership prevails in a nation, the performance of the aggregate economy tends to be weak; compared with the case when ownership is dispersed.<hr/>Dans ce texte on cherche à évaluer la relation entre la croissance économique et la forme de structure de propriété des entreprises. On considère un échantillon de 26 pays et des variables explicatives comprenant l'investissement, l'ouverture, le niveau d'éducation, et une mesure de structure concernant la propriété familiale. Les résultats indiquent une relation significative et positive entre la croissance et les trois premières variables, tandis qu'avec la variable de structure, la relation est négative. Autrement dit, lorsque dans un pays la propriété de l'entreprise est de type familial, la performance globale de l'économie est moins élevée que quand la structure de propriété est plus dispersée.<hr/>Neste documento se avalia a relação entre o crescimento econômico e a forma de estrutura de propriedade corporativa. Considerase uma amostra de 26 países e variáveis explicativas que incluem o investimento, a abertura, o nível de educação e uma medida de estrutura que se refere à propriedade familiar. Os resultados indicam uma relação significativa e positiva entre o crescimento e as primeiras três variáveis. A respeito da variável de estrutura, aprecia-se uma relação negativa. Isto é, quando em um país a propriedade empresarial se caracteriza por ser familiar, o desempenho da economia agregada é débil; comparado com o mesmo quando a estrutura de propriedade é mais dispersa. <![CDATA[<b>Una Medida de orientación al mercado</b>: <b>Desarrollo y validación en un contexto cultural diferente</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512013000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es For several decades, researchers and marketing practitioners have proclaimed that the adoption of a consumer-oriented philosophy is the key to developing and maintaining a sustainable competitive advantage for a business operating in a highly competitive environment. The interest shown has not been sufficient to dispel certain concerns about the construct's domain, and the methodology followed for measuring it in different cultural contexts. This paper examines the reliability and validity of three scales for measuring market orientation in a Spanish-speaking international context. The results confirm those obtained from previous research efforts. The study of the three scales, when combined, suggests the existence of six dimensions that are measurable with eighteen items.<hr/>Durante décadas, investigadores y profesionales en marketing han proclamado que la adopción de una filosofía orientada al consumidor, es la clave para desarrollar y mantener una ventaja competitiva sostenible en empresas que operan en un entorno de alta competitividad. Sin embargo, el interés no ha sido suficiente para disipar algunas preocupaciones sobre el dominio de dicho constructo, así como de la metodología seguida para su medición en diferentes contextos culturales. Este artículo examina la fiabilidad y validez de tres escalas para medir la orientación al mercado en un contexto internacional de habla española. Los resultados confirman los obtenidos a partir de esfuerzos de investigación anteriores. El estudio de las tres escalas, cuando se combinan, sugiere la existencia de seis dimensiones que pueden ser medidas con dieciocho ítems.<hr/>Depuis des décennies, chercheurs et professionnels en marketing soutiennent que l'adoption d'une philosophie orientée vers le consommateur est la clé pour atteindre et maintenir un avantage compétitif durable dans les entreprises opérant dans un environnement de haute concurrence. Cependant, on n'a pas prêté une attention suffisante à dissiper certaines préoccupations relatives à la maîtrise de ce concept et à la méthodologie à suivre pour sa mesure dans différents contextes culturels. Cet article examine la fiabilité et la validité de trois échelles de mesure de l'orientationmarché dans un environnement international hispanophone. Les résultats confirment ceux obtenus par des travaux de recherche antérieurs. L'étude des trois échelles et de leur combinaison suggère l'existence de six dimensions qui peuvent être mesurées avec dix-huit items.<hr/>Por muitas décadas, pesquisadores e praticantes de marketing têm afirmado que a adoção de uma filosofia de orientação ao consumidor é a chave para o desenvolvimento e manutenção da vantagem competitiva sustentável para operação de negócios em um ambiente de alta competitividade. O interesse mostrado não tem sido suficiente para afastar algumas preocupações sobre o domínio da construção e da metodologia usada para medir tal domínio em diferentes contextos culturais. Este artigo examina a confiabilidade e validação de três escalas para medir a orientação de marketing, no contexto internacional de hispanofalantes. Os resultados confirmam aqueles obtidos nas pesquisas anteriores. O estudo das três escalas, quando combinados, sugerem a existência de três dimensões que são medíveis juntos com dezoito itens. <![CDATA[<b>Efecto del etnocentrismo sobre la tendencia a usar el nombre de marca en las decisiones de compra</b>: <b>Una aplicación al caso del calzado en España y Rusia</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512013000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es El presente trabajo analiza el grado en que la Tendencia a usar el Nombre de Marca (TBN) se ve afectada por el etnocentrismo del consumidor (CET) y se pretende determinar si esta influencia varía en función de la edad o el sexo. Para ello se emplea una encuesta basada en la Web y realizada en dos países (España y Rusia), utilizando un muestreo adaptativo. Los datos, provenientes de 321 españoles y 375 rusos, fueron evaluados haciendo uso de la escala de Bristow, D.N., Schneider, K.C. & Schuler, D.K. (2002), para medir la TBN, y la escala de Shimp & Sharma (1987), para la CET, verificando sus invariancias. De este modo se advierte que el CET no tiene influencia sobre la TBN, aun haciendo una discriminación por grupos de edad o sexo. Los resultados obtenidos se refieren a dos países con diferentes valores culturales y distinto nivel de desarrollo económico, lo que ofrece una nueva perspectiva, que va más allá de estudios aislados sobre las marcas o países específicos. El trabajo muestra que existen, entre los dos países, algunos rasgos similares respecto al BN y al CET, sirviendo como input para desarrollar estrategias de diferenciación y segmentación.<hr/>This paper analyzes the extent to which the Tendency to use the Brand Name (TBN) is affected by consumers ethnocentrism (CET) and is intended to determine whether this influence varies depending on the age or sex. This uses a Web-based survey conducted in two countries (Spain and Russia), using an adaptive sampling. Data from 321 Spanish and 375 Russians were evaluated using the scale of Bristow, DN , Schneider KC & Schuler, D.K. (2002), to measure the TBN, and the scale of Shimp & Sharma (1987) for the CET, checking their invariances. Thus we see that the CET has no influence on TBN, even making discrimination by age or sex. The results refer to two countries with different cultural values and different levels of economic development, which offers a new perspective that goes beyond isolated studies on specific countries or manufacturers. The work shows that between the two countries, there are some similar features compared to BN and the CET, serving as input to develop strategies of differentiation and segmentation.<hr/>Ce travail analyse le degré auquel la tendance à utiliser le nom de marque [TBN, pour Tendency to use the Brand Name] se voit affectée par l'ethnocentrisme du consommateur [CET, pour Consumer Ethnocentrism Tendencies] et cherche à déterminer si cette influence varie en fonction de l'âge ou du sexe. À cet effet, on recourt à une enquête basée sur le web et réalisée dans deux pays (Espagne et Russie) en utilisant un échantillonnage adaptatif. Les données, provenant de 321 Espagnols et 375 Russes, sont évaluées en utilisant l'échelle de Bristow, D.N., Schneider, K.C. & Schuler, D.K. (2002) pour mesurer la TBN, et celle de Shimp & Sharma (1987) pour le CET, en vérifiant leurs invariances. On observe ainsi que le CET n'a pas d'influence sur la TBN, même quand on fait une distinction par groupes d'âge ou sexe. Comme les résultats obtenus se réfèrent à deux pays ayant des valeurs culturelles différentes et un niveau de développement économique distinct, cela ouvre une nouvelle perspective qui dépasse les études isolées de marques ou de pays spécifiques. Ce travail montre qu'il existe entre les deux pays divers traits similaires concernant la TBN et le CET, qui servent d'output pour développer de nouvelles stratégies de différenciation et de segmentation.<hr/>O presente trabalho analisa o grau em que a Tendência em usar o Nome de Marca (TNM) se vê afetada pelo etnocentrismo do consumidor (ETC) e pretende-se determinar se essa influência varia em função da idade e do sexo. Para isso, emprega-se uma enquete baseada na web e realizada em dois países (Espanha e Rússia) e utiliza-se uma amostra adaptativa. Os dados, provenientes de 321 espanhóis e 375 russos, foram avaliados fazendo o uso da escala de Bristow, D.N., Schneider, K.C. & Schuler, D.K. (2002), para medir a TBN, e a escala Shimp & Sharma (1987), para a ETC, verificando suas invariâncias. Desse modo, adverte-se que o CET não tem influência sobre a TBN, ainda fazendo uma discriminação por grupos de idade ou sexo. Os resultados obtidos se referem a dois países com diferentes valores culturais e diferente nível de desenvolvimento econômico, o que oferece uma nova perspectiva, que vai mais além de estudos isolados sobre as marcas ou países específicos. O trabalho mostra que existem, entre os dois países, alguns traços similares a respeito do TNM e do CET, o que serve como input para desenvolver estratégias de diferenciação e segmentação. <![CDATA[<b>Inputs y Outputs en la calidad de los servicios electrónicos</b>: <b>revisión de la literatura y propuesta de un modelo de relaciones</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512013000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es En la literatura se han producido numerosas y diversas aproximaciones al concepto de la calidad de los servicios electrónicos (CSE) y sus relaciones con la satisfacción electrónica y la lealtad electrónica. Sin embargo, dichas aproximaciones y relaciones no están claras. Esta situación, por un lado, dificulta a los investigadores poder avanzar en esta línea de investigación a partir de modelos conceptuales sólidos, ya que no existe una integración de conceptos y resultados. Y, por otro lado, a nivel empresarial, hace que los directivos carezcan de instrumentos adecuados para gestionar los servicios electrónicos. A partir de una revisión de la literatura de los trabajos publicados sobre el tema hasta el año 2010 (seleccionados a partir de la base de datos web of Knowledge) se diseña un modelo teórico integrador, partiendo de una consideración sistémica de la CSE. Se plantean como inputs del proceso las subdimensiones más citadas en la literatura sobre CSE (características del canal, seguridad, cumplimiento, atención al cliente y entretenimiento), agrupadas en dos dimensiones de orden superior: calidad de proceso y calidad de salida. Y como outputs se consideran la satisfacción electrónica y la lealtad electrónica (considerando la lealtad conductual, o a corto plazo y la lealtad actitudinal o a largo plazo). Las conclusiones permiten la integración de aportaciones en esta línea de investigación, la propuesta de futuras líneas de investigación y la formulación de implicaciones directivas.<hr/>In the literature there have been many different approaches to the concept of E-Services Quality (ESQ) and their relationship with satisfaction and electronic loyalty. However, these approaches and relationships are not clear. This, on one hand, makes it difficult for researchers to advance along this line of research from solid conceptual models, since there is no integration of concepts and results. On the other hand, at a business level, it makes CEO's lack of appropriate tools to manage e- services. Based on a literature review of published papers on the subject until 2010 (selected from the database web of Knowledge) an integrative theoretical model is designed, based on a systematic consideration of ESQ. The most cited subdomains in the literature on ESQ arise as the inputs of the process (channel characteristics, security, fulfillment, customer service and entertainment), grouped into two higher order dimensions: process quality and output quality. As outputs are considered the e- satisfaction and the e-loyalty (considering behavioral loyalty, or short-term and the attitudinal loyalty or long- term). The findings allow the integration of contributions in this research, the proposal of future research lines and the formulating of direct implications.<hr/>On rencontre dans la littérature de nombreuses et diverses approches du concept de qualité des services électroniques [QSE ] et de ses rapports avec la satisfaction électronique et la fidélité électronique. Cependant, ces approches et ces rapports ne sont pas clairs. Conséquences de la situation: d'un côté, la progression des chercheurs sur cette voie de recherche à partir de modèles conceptuels solides se voit freinée, vu qu'il n'existe pas une intégration de concepts et de résultats ; et de l'autre, au niveau entrepreneurial, les dirigeants ne disposent pas d'instruments adéquats pour gérer les services électroniques. À partir d'une révision des travaux publiés sur la question jusqu'en 2010 (sélectionnés à partir de la base de données web of Knowledge), on conçoit un modèle théorique fédérateur en partant d'une approche systémique de la QSE. On propose comme inputs du processus les sous-dimensions les plus fréquemment citées dans la littérature sur la QSE (caractéristiques du canal, sécurité, ponctualité, attention au client et entraînement) regroupées en deux dimensions d'ordre supérieur: qualité du processus et qualité de sortie. Et comme outputs on retient la satisfaction électronique et la fidélité électronique (qui inclut la fidélité conductuelle, à court terme, et la fidélité attitudinale, à long terme). Les conclusions permettent l'intégration d'apports dans cette ligne de recherche, la proposition de futures lignes de recherche et la formulation d'implications directives.<hr/>Na literatura, vêm se produzindo numerosas e diversas aproximações ao conceito da qualidade dos serviços eletrônicos (CSE, em sua sigla em espanhol) e suas relações com a satisfação eletrônica e a lealdade eletrônica. Contudo, essas aproximações e relações não estão claras. Essa situação, por um lado, dificulta o avanço dos pesquisadores nesta linha de pesquisa a partir de modelos conceituais sólidos, já que não existe uma integração de conceitos e resultados. Por outro lado, no âmbito empresarial, faz com que os diretores careçam de instrumentos adequados para administrar os serviços eletrônicos. A partir de uma revisão da literatura dos trabalhos publicados sobre o tema até 2010 (selecionados a partir da base de dados web of Knowledge), desenha-se um modelo teórico integrador partindo de uma consideração sistêmica da CSE. Propõem-se como inputs do processo as subdimensões mais citadas na literatura sobre CSE (características do canal, segurança, cumprimento, atendimento ao cliente e entretenimento), agrupadas em duas dimensões de ordem superior: qualidade de processo e qualidade de saída. E como outputs se consideram a satisfação eletrônica e a lealdade eletrônica (considerando a lealdade condutual ou de curto prazo e a lealdade atitudinal ou a longo prazo). As conclusões permitem a integração de contribuições para esta linha de pesquisa, a proposta de futuras linhas de pesquisas e a formulação de implicações diretivas. <![CDATA[<b>Prácticas de Responsabilidad Social Empresarial desde las áreas funcionales de Gestión Humana</b>: <b>análisis de resultados en cuatro empresas del suroccidente colombiano</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512013000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es El presente artículo contiene un análisis de resultados sobre cuatro estudios de caso elaborados con el objetivo de identificar y categorizar las prácticas de Responsabilidad Social Empresarial (RSE), orientadas desde las áreas funcionales de Gestión Humana hacia los trabajadores de cuatro empresas del suroccidente colombiano. Los resultados provienen de una investigación cualitativa y exploratoria finalizada por el Grupo Humanismo y Gestión de la Universidad del Valle en el 2010, como respuesta a una agenda de investigación incipiente sobre la vinculación de la RSE con los procesos de Gestión Humana en las organizaciones, particularmente en el contexto colombiano.<hr/>This article contains an analysis of results of four case studies, developed with the aim of identifying and categorizing the Corporate Social Responsibility (CSR) practices from the functional areas of Human Resources to employees of four companies in southwestern Colombia. The results come from an exploratory and qualitative research, completed by Humanismo y Gestión, a research group of the Universidad del Valle in 2010, in response to an emerging research agenda about the link between Corporate Social Responsibility (CSR) with Human management processes in organizations, particularly in the Colombian context.<hr/>Cet article présente une analyse des résultats de quatre études de cas visant à identifier et catégoriser les pratiques de responsabilité sociale entrepreneuriale [RSE ] menées depuis les domaines fonctionnels de gestion des ressources humaines vers les travailleurs, dans quatre entreprises de la Région Sud-Ouest. Les résultats proviennent d'une recherche qualitative et exploratoire réalisée en 2010 par le Groupe "Humanisme et Gestion" de l'Université del Valle de Cali dans le cadre d'un projet de programme de recherche sur l'intégration de la RSE dans les processus de gestion des ressources humaines dans les organisations, en particulier dans le contexte colombien.<hr/>O presente artigo contém uma análise de resultados sobre quatro estudos de caso elaborados com o objetivo de identificar e categorizar as práticas de Responsabilidade Empresarial (RSE), orientadas a partir das áreas funcionais de Gestão Humana aos trabalhadores de quatro empresas do sudoeste colombiano. Os resultados provêm de uma pesquisa qualitativa e exploratória finalizada pelo Grupo Humanismo e Gestão da Universidade del Valle em 2010, como resposta a uma agenda de pesquisa incipiente sobre a vinculação da RSE com os processos de Gestão Humana nas organizações, particularmente no contexto colombiano. <![CDATA[<b>La práctica de la responsabilidad social empresarial</b>: <b>Estudio de caso en el sector turístico</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512013000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es El interés que ha generado el estudio de la Responsabilidad Social Empresarial (RSE) en el mundo académico durante la última década es evidente. Sin embargo, en la literatura científica, los trabajos e investigaciones sectoriales en el tema, y más aún en empresas del sector turístico, son muy escasos. Partiendo de esta realidad, el presente estudio tiene como objetivo aportar al análisis, discusión y construcción de modelos epistémico-prácticos de RSE en Turismo y, más concretamente, en el sector hotelero. Para ello, se hizo una revisión extensa de la literatura relacionada con las teorías y modelos de gestión de RSE y se aplicó el método del estudio de caso para realizar la investigación empírica propiamente dicha a una empresa de alojamiento de la ciudad de Santa Marta, Colombia. El estudio muestra como resultado un diagnóstico empresarial para la empresa hotelera. Se concluye que, en términos de prácticas de responsabilidad social, la empresa en cuestión se encuentra más cerca de la proactividad que de la reactividad legal, ya que comienza a llevar a cabo prácticas de responsabilidad social que no está obligada a realizar por ley. De igual manera, aplica un tipo de responsabilidad social táctica y, según valoraciones cualitativas y cuantitativas propias del estudio, tiene un nivel de responsabilidad social medio con sus grupos de interés. Según el contexto geográfico de actuación, la presente investigación es pionera en la materia y fue aplicada al establecimiento hotelero con mayor trayectoria histórica de la ciudad.<hr/>The interest generated by the study of Corporate Social Responsibility (CSR) in the academic world during the last decade is evident. However, in the scientific literature, the sectorial studies and researches in the subject, and even more in tourism industry, are very scarce. Given this reality, this study aims to contribute to the analysis, discussion and modeling of epistemic and practical CSR in tourism and more specifically in the hospitality industry. There was an extensive review of the literature related to theories and models of CSR management and then it was applied the case method for the empirical research in a hosting company in Santa Marta, Colombia. The results of the study show an analysis for the hotel in CRS. The conclusion is that the company is more near the proactivity than legal reactivity, since it begins to carry out practices of social responsibility that it is not forced to realize by law. In the same way, it applies a tactical social responsibility and has an average level of responsibility social with their stakeholder according to qualitative and quantitative assessments of the study. The present investigation, a pioneer in the field of the geographical context of action, was applied in the hotel firm with more historical trajectory in the city.<hr/>L'intérêt suscité depuis une décennie dans le monde académique par l'étude de la responsabilité sociale entrepreneuriale [RSE] est évident. Cependant, dans la littérature scientifique, les recherches et les travaux sectoriels en la matière sont rares, notamment sur les entreprises du secteur touristique. Compte tenu de cette réalité, la présente étude se propose de faire progresser l'analyse, la discussion et la construction de modèles épistémo-pratiques de RSE en Tourisme, plus précisément dans le secteur hôtelier. À ces fins, on a effectué une révision extensive de la littérature sur les théories et modèles de gestion de RSE, et pour réaliser la recherche empirique proprement dite, on a appliqué le modèle de l'étude de cas à une entreprise de logement de la station balnéaire de Santa Marta, Colombie. Comme résultat, l'étude présente un diagnostic entrepreneurial pour l'entreprise hôtelière. Elle conclut qu'en termes de pratiques de responsabilité sociale, l'entreprise en question se situe plus près de la proactivité que de la réactivité légale, vu qu'elle a commencé à mettre en oeuvre des actions et démarches qu'elle n'est pas tenue légalement d'effectuer. De même, elle applique un type de responsabilité sociale tactique et, selon des évaluations qualitatives et quantitatives propres de l'étude, elle montre un niveau de responsabilité sociale moyen avec ses groupes d'intérêt. Compte tenu du contexte géographique de réalisation, cette étude, appliquée à l'établissement hôtelier de plus ancienne tradition de la ville, est pionnière en la matière.<hr/>O interesse que o estudo da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) vem gerando no mundo acadêmico durante a última década é evidente. Contudo, na literatura científica, os trabalhos e pesquisas setoriais no tema, e ainda mais em empresas do setor turístico, são muito escassos. Ao partir desta realidade, o presente estudo tem como objetivo contribuir para a análise, discussão e construção de modelos epistêmicopráticos de RSE em turismo e, mais concretamente, no setor hoteleiro. Para isso, fez-se uma revisão extensa da literatura relacionada com as teorias e modelos de gestão de RSE e aplicou-se o método do estudo de caso para realizar a pesquisa empírica propriamente dita a uma empresa de hospedagem da cidade de Santa Marta (Colômbia). O estudo mostra como resultado um diagnóstico empresarial para a empresa hoteleira. Conclui-se que, em termos de práticas de responsabilidade social, a empresa em questão se encontra mais próxima da proatividade que da reatividade legal, já que começa a realizar práticas de responsabilidade social que não está obrigada a realizar por lei. Da mesma maneira, aplica um tipo de responsabilidade social tática e, segundo avaliações qualitativas e quantitativas próprias do estudo, tem um nível de responsabilidade social médio com seus grupos de interesse. Segundo o contexto geográfico de atuação, a presente pesquisa é pioneira na matéria e foi aplicada ao estabelecimento hoteleiro com maior trajetória histórica da cidade. <![CDATA[<b>Procesos de <i>sensemaking</i> de Identidad Organizativa y Capacidades Tecnológicas</b>: <b>Un Estudio Empírico en Empresas de Base Tecnológica</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512013000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es This article analyzes the sensemaking processes of organizational identity and technological capabilities that are facilitators of innovation at New-Technology-Based Firms (NTBFs). The research proposal points out that in this kind of organization, the knowledge transferred by these processes simultaneously addresses two core aspects: their organizational identity and technological capabilities. From a theoretical point of view, our study links two conceptual frameworks (organizational identity and technological capabilities), rarely mentioned together in the preceding research. From a practical point of view, the findings identify these processes and suggest that in this kind of organization both take place simultaneously, which could help stakeholders improve their management. Hence, members and managers of these organizations should take these processes into account as a framework to achieve competitiveness and therefore success.<hr/>Este artículo analiza los procesos de sensemaking de la identidad organizativa y las capacidades tecnológicas que son facilitadores de innovación en Nuevas Empresas de Base Tecnológica (NE BTs). La propuesta que establece este estudio señala que en este tipo de empresas el conocimiento transferido a través de estos procesos responde simultáneamente a dos preguntas fundamentales: su identidad organizativa y sus capacidades tecnológicas. Desde un punto de vista teórico nuestro estudio vincula estos dos marcos conceptuales (identidad organizativa y capacidades tecnológicas), que apenas han sido tratados en conjunto en investigaciones precedentes sobre el tema. Desde un punto de vista práctico, los hallazgos identifican que en este tipo de empresas ambos procesos tienen lugar simultáneamente, lo que podría ayudar a mejorar su gestión. Por tanto, los miembros y los directivos de estas empresas deberían tener en cuenta estos procesos como referencia para lograr competitividad y, por ende, éxito.<hr/>Cet article examine les processus de sense-making de l'identité organisationnelle et les capacités technologiques qui sont des facteurs facilitant l'innovation dans les entreprises innovantes à base technologique [EIBT]. L'étude part de l'idée que dans ce type d'entreprises la connaissance transférée à travers ces processus répond simultanément à deux questions fondamentales: leur identité organisationnelle et leurs capacités technologiques. D'un point de vue théorique, l'étude met en relation ces deux cadres conceptuels (identité organisationnelle et capacités technologiques) qui dans les travaux antérieurs sur la question ont été peu traités ensemble. D'un point de vue pratique, les observations montrent que dans ce type d'entreprises les deux processus s'effectuent simultanément, une conclusion qui pourrait contribuer à améliorer leur gestion. Pour les dirigeants et membres de ces entreprises il convient donc de prendre en compte ces processus comme référence pour améliorer leur compétitivité, et donc leur réussite.<hr/>Este artigo analisa o processo sense-making da identidade organizacional e da capabilidade tecnológica, que são facilitadores da inovação das empresas de base tecnológicas (EBTs). O objetivo da pesquisa mostra que nesse tipo de organização o conhecimento, transferido por tais processos simultâneos, trabalham dois aspectos-chave: Sua identidade organizacional e capabilidades tecnológicas. De um ponto de vista teórico, o presente estudo conecta duas estruturas conceituais (identidade organizacional e capabilidades tecnológicas), raramente mencionadas juntas na pesquisa. De um ponto de vista mais prático, as descobertas identificam esses processos e sugerem que, nesse tipo de organização, ambos sejam simultâneos, o que poderia ajudar stakeholders, investidores, a ampliar seus negócios. Dessa forma, membros e diretores de tais organizações deveriam levar em conta estes processos, como uma força-tarefa, para alcançar competitividade e, com isso, o sucesso. <![CDATA[<b>Dar mirando a quién</b>: <b>estudio acerca del Proyecto "Todo hombre es mi hermano"</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512013000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este documento analisa o fenómeno da dádiva, através de um estudo de caso observado num diário português - o Jornal de Notícias. Este jornal acolhe, há várias décadas, o Projecto "Todo Homem é Meu Irmão". Este trabalho avalia quais os factores responsáveis pelos diferentes valores atribuídos aos diferentes beneficiários desse projecto. Conclui que são factores positivos a duração do pedido nas edições do jornal e o número de dependentes a cargo dos beneficiários. Conclui que são factores negativos a presença do beneficiário em categorias de rendimento superior assim como a autonomia de mobilidade. Os resultados mostram que o fenómeno da dádiva é complexo onde entram também, com influência, as características endógenas do beneficiário, para lá das dimensões que a literatura apontou previamente.<hr/>This paper analyzes the gift phenomenon observing data from the Project "Every Man is my brother" (or Todo Homem é Meu Irmão). This Project has been supported by the Portuguese newspaper Jornal de Notícias for more than 30 years. This work evaluates which determinants influence the values given to each case. This work concluded that the number of weeks for exposing each case in the pages of the newspaper and the number of children supported by each beneficiary positively influence the values that were given to this beneficiary. Higher individual incomes and self-mobility negatively influence the values that were given. These results show that the gift phenomenon is rather complex and it is also influenced by the endogenous characteristics of each receiver.<hr/>Cet article analyse le phénomène du don à travers une étude de cas observée dans le quotidien portugais Jornal de Notícias. Depuis plusieurs décennies ce journal contient le Projet "Tout homme est mon frère". L'étude examine les facteurs responsables des différentes valeurs attribuées aux bénéficiaires de ce projet. Première conclusion: deux facteurs positifs sont la durée de la demande dans les éditions du journal et le nombre de personnes dépendantes à la charge des bénéficiaires. Autre conclusion: la présence du bénéficiaire dans des catégories de rendement supérieur comme l'autonomie de mobilité est un facteur négatif. Les résultats montrent que le don est un phénomène complexe, où les caractéristiques endogènes du bénéficiaire jouent un rôle important, d'une dimension bien supérieure à celles signalées jusque là dans la littérature spécialisée.<hr/>Este documento analiza el fenómeno de la dádiva a través de un estudio de caso observado en un periódico portugués - el Jornal de Notícias. Ese periódico contiene, hace varias décadas, el Proyecto "Todo hombre es mi hermano". Este trabajo evalúa cuáles son los factores responsables por los diferentes valores atribuidos a los distintos beneficiarios de ese proyecto. Se concluye que son factores positivos la duración del pedido en las ediciones del periódico y el número de dependientes a cargo de los beneficiarios. Además se concluye que son factores negativos la presencia del beneficiario en categorías de rendimiento superior así como la autonomía de movilidad. Los resultados muestran que el fenómeno de la dádiva es complejo donde entran también, con influencia, las características endógenas del beneficiario para más allá de las dimensiones que la literatura señaló previamente. <![CDATA[<b>Restaurantes</b><b> Toks</b>: <b>estrategias</b><b> de responsabilidad social</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512013000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Toks era una cadena mexicana de restaurantes, con puntos de venta propios en varios estados de la República Mexicana. Formaba parte de Grupo Gigante y representaba una de las unidades estratégicas de negocios más significativas del consorcio. Ubicado en México, Distrito Federal, Toks podía considerarse el benchmarking del sector. Contaba ya con una Dirección de Responsabilidad Social, cuyo titular era el Licenciado Gustavo Pérez Berlanga, con más de una década de experiencia en el sector restaurantero. El éxito de la empresa descansaba en brindar a los clientes alimentos de calidad, con un servicio cálido en un ambiente confortable. Dentro de ello el factor humano y la responsabilidad social (RS) eran elementos clave. Como parte de sus gestiones de calidad, Toks había logrado los distintivos "H" otorgado por la Secretaría de Turismo, avalado por la Secretaría de Salud por el manejo higiénico de los alimentos y ESR (empresa socialmente responsable) que otorgaba el Centro Mexicano para la Filantropía (CEMEFI). En el ámbito internacional, la empresa se había adherido al Pacto Mundial, después de la puesta en marcha de sus Proyectos Productivos. La suma de estos esfuerzos correspondía por mucho al denominado "negocios inclusivos". A finales de 2010, las estrategias de responsabilidad social parecían estar bien definidas para los restaurantes; sin embargo, había varias interrogantes por resolver respecto a la continuidad de la ventaja competitiva de la empresa en materia de responsabilidad social.<hr/>Toks was a Mexican chain of restaurants, with eateries in several states of the Mexican Republic. It was part of Grupo Gigante corporate group, and represented one of the most significant strategic business units for this consortium. Located in Mexico, Federal District, Toks could be regarded as the industry benchmark. It already had a Social Responsibility Department, whose head was the Licenciado Gustavo Pérez Berlanga, with over a decade of experience in the restaurant industry. The company's success laid in providing customers with high quality food and a warm service in a comfortable atmosphere. Within this success, human factor and social responsibility (SR) were key points. As part of its quality efforts, Toks has achieved the "H" distinctions by the Ministry of Tourism, supported by the Ministry of Health for the hygienic handling of food and SRC (socially responsible company) given by the Mexican Center for philanthropy (CEME FI in Spanish). Internationally, the company had joined the Global Compact, after the launch of their Productive Projects. The sum of all these efforts accounted for much of the so-called "inclusive business". In late 2010, social responsibility strategies appeared to be well defined for Toks restaurants, but there were several questions unanswered regarding the continuity of the company's competitive advantage in terms of social responsibility.<hr/>"Toks" est une chaîne de restaurants mexicaine, avec des points de vente propres dans divers États de la République mexicaine. Membre du consortium Grupo Gigante, "Toks" en est l'une des unités stratégiques d'affaires les plus significatives. Basé à Mexico, "Toks" peut être considéré comme le benchmarking du secteur de la restauration. Il dispose déjà d'une Direction de la Responsabilité sociale, occupée par M. Gustavo Pérez Berlanga, qui a plus d'une décennie d'expérience en la matière.La réussite de l'entreprise repose sur trois facteurs: une offre d'aliments de qualité, un service attentionné et une ambiance confortable. Le facteur humain et la responsabilité sociale [RS] sont des éléments-clés de la gestion de la chaîne. Grâce à son souci de la qualité, "Toks" a obtenu le label "H" (excellence en gestion hygiénique des aliments) décerné par le Secrétariat du Tourisme et avalisé par le Secrétariat de la Santé, et le label "ESR" (entreprise socialement responsable) décerné par le Centre mexicain pour la Philanthropie, CEMEFI. Sur le plan international, l'entreprise est adhérente du Pacte mondial des Nations Unies, après la mise en oeuvre de ses Projets productifs. Tous ces efforts correspondent en grande partie au "modèle d'entreprise inclusif" (prospérer en aidant les autres). Fin 2010, les stratégies de responsabilité sociale paraissent être clairement définies pour les restaurants; cependant, il reste quelques questions à résoudre concernant la continuité de l'avantage compétitif de l'entreprise en matière de responsabilité sociale.<hr/>Toks era uma cadeia mexicana de restaurantes, com pontos de venda próprios em vários estados da República Mexicana. Fazia parte do Grupo Gigante e representava uma das unidades estratégicas de negócio mais significativas do consórcio. Localizado no México, Distrito Federal, Toks podia ser considerado o benchmarking do setor. Contava já com uma direção de Responsabilidade Social (RS), cujo titular era o licenciado Gustavo Pérez Berlanga, com mais de uma década de experiência no setor de restaurantes. O sucesso da empresa descansava em fornecer aos clientes alimentos de qualidade, com um serviço em um ambiente confortável. Dentro disso, o fator humano e a RS eram elementos-chave. Como parte de suas gestões de qualidade, Toks recebeu os distintivos "H" (reconhecimento que outorga a Secretaria do Turismo e a Secretaria da Saúde àqueles estabelecimentos fixos de alimentos e bebidas por cumprir com os padrões de higiene que estabelece a Norma Mexicana NM X-F605 NORME X 2004) e o de Empresa Socialmente Responsável (ESR), que outorgava o Centro Mexicano para a Filantropia (Cemefi). No âmbito internacional, a empresa tinha se aderido ao Pacto Mundial, depois de iniciar seus projetos produtivos. A soma desses esforços correspondia por muito ao denominado "negócios inclusivos". No final de 2010, as estratégias de RS pareciam estar bem definidas para os restaurantes; contudo, havia várias interrogantes para resolver a respeito da continuidade da vantagem competitiva da empresa em matéria de RS.