Scielo RSS <![CDATA[Innovar]]> http://www.scielo.org.co/rss.php?pid=0121-505120130004&lang=pt vol. 23 num. 50 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.org.co/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.org.co <link>http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512013000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Um novo sistema de combinação de prognósticos para a predição da volatilidade</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512013000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Forecast combination models have been broadly studied and often used to improve forecast accuracy. This article presents a new non-linear composite model to forecast the volatility of asset returns. Our model is composed of a set of GARCH models fitted to a time series dataset using different loss functions, with the aim of capturing different features of volatility dynamics. Individual forecasts are combined by using either the simple arithmetical average method or an artificial neural network. The proposed model is used to forecast the monthly excess returns of s&P500 time series, finding that this new approach is able to forecast volatility with more accuracy than each individual GARCH model considered.<hr/>Resumen: Los modelos para la combinación de pronósticos han sido ampliamente estudiados, y de uso frecuente en el mejoramiento de la exactitud de predicciones. En este artículo se presenta un nuevo modelo compuesto no lineal, para la predicción de la volatilidad de activos. Dicho modelo esta compuesto de una serie de modelos GARCH, anclados a un conjunto de datos de series de tiempo, que emplean diferentes funciones de pérdida, los cuales tienen el objetivo de capturar diferentes características de la dinámica propia de la volatilidad. Se combinan predicciones individuales, mediante el uso de la media aritmética simple, o de una red neuronal artificial. Este modelo propuesto se emplea para predecir la rentabilidad mensual de series de tiempo s&P500, llevando a concluir que el nuevo enfoque permite predecir la volatilidad con mayor exactitud que cada uno de los modelos GARCH considerados.<hr/>Résumé: Les modèles pour la combinaison de pronostics ont été largement étudiés et ont été d'un usage fréquent pour l'amélioration de l'exactitude des prédictions. Dans cet article est présenté un nouveau modèle composé non linéaire pour la prédiction de la volatilité des actifs. Ce modèle est composé d'une série de modèles GARCH, ancrés à un ensemble de données de séries de temps, qui emploient différentes fonctions de perte, lesquelles ont pour objectif de de saisir plusieurs caractéristiques de la dynamique propre de la volatilité. Se combinent des prédictions individuelles, par l'usage soit de la moyenne arithmétique simple, soit d'un réseau neuronal artificiel. Ce modèle proposé est utilisé pour prédire la rentabilité mensuelle de séries de temps S&P500, ce qui mène à conclure que la nouvelle approche permet de prédire la volatilité avec plus d'exactitude que chacun des modèles GARCH considérés.<hr/>Resumo: Os modelos para a combinação de prognósticos foram amplamente estudados, e de uso frequente no melhoramento da exatidão das predições. Neste artigo apresenta-se um novo modelo composto não lineal, para a predição da volatilidade de ativos. Este modelo está composto por uma série de modelos GARCH, ancorados a um conjunto de dados de séries de tempo, que empregam diferentes funções de perda, os quais tem o objetivo de capturar diferentes características da dinâmica própria da volatilidade. Combinam-se predições individuais, mediante o uso já seja da média aritmética simples, ou de uma rede neuronal artificial. Este modelo proposto emprega-se para predizer a volatilidade com maior exatidão que cada um dos modelos GARCH considerados. <![CDATA[<b>Da influência ao poder</b>: <b>elementos para um olhar foucaultiano à liderança</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512013000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: El artículo tiene como objetivo contribuir a la construcción de una mirada crítica al liderazgo. Examina la posibilidad de estudiar el problema central del liderazgo, el de la influencia, desde un punto de vista más amplio, el de las relaciones de poder entre los individuos, y en particular desde la teoría del poder de michel Foucault. El artículo hace una revisión de la obra de Michel Foucault y de su utilización por parte de los estudios organizacionales, y propone la tesis según la cual su filosofía, que señala una estrecha relación entre el discurso y los dispositivos para el ejercicio del poder, puede contribuir a la comprensión de los mecanismos a través de los cuales se ejerce la influencia en las organizaciones. Para desarrollar esta tesis de exploran tres formas complementarias de estudiar el liderazgo desde la perspectiva de Foucault: el liderazgo como discurso, como tecnología de poder y como técnica del yo.<hr/>Abstract: This paper aims to contribute to building a critical view of leadership by analyzing the possibility of studying influence, as the central problem of leadership, from the broader perspective of power relations between individuals, and in particular from the theory of power by Michel Foucault. The article reviews the work of Michel Foucault and its use by organizational studies, and proposes the thesis that his philosophy, which indicates a close relationship between discourse and devices for the exercise of power, can contribute to the understanding of the mechanisms used for exerting an influence on organizations. To develop this thesis we explore three complementary ways of studying leadership from the perspective of Foucault: leadership as discourse, as a technology of power, and as technique of the inner self.<hr/>Résumé: L'article a pour objectif de contribuer à la construction d'un regard critique sur le leadership. Il examine la possibilité d'étudier le problème central du leadership, celui de l'influence, d'un point de vue plus large, celui des relations de pouvoir entre les individus, et en particulier à partir de la théorie du pouvoir de Michel Foucault. L'article examine l'œuvre de Michel Foucault et son utilisation par des études organisationnelles, et propose la thèse selon laquelle sa philosophie, qui signale une étroite relation entre le discours et les dispositifs pour l'exercice du pouvoir, peut contribuer à la compréhension des mécanismes au travers desquels s'exerce/intervient l'influence dans les organisations. Pour développer cette thèse trois formes complémentaires sont explorées pour étudier le leadership dans la perspective de Foucault: le leadership comme discours, comme technologie de pouvoir et comme technique du moi.<hr/>Resumo: O presente artigo tem como objetivo contribuir para a construção de um olhar crítico à liderança. Examina a possibilidade de estudar o problema central da liderança, o da influência, desde um ponto de vista mais amplo, o das relações de poder entre os indivíduos, e em particular a partir da teoria do poder de Michel Foucault. O artigo faz uma revisão da obra de Michel Foucault e de sua utilização por parte dos estudos organizacionais, e propõe a tese segundo a qual sua filosofia, que marca uma estreita relação entre o discurso e os dispositivos para o exercício do poder, pode contribuir para a compreensão dos mecanismos através dos quais se exerce a influencia nas organizações. Para desenvolver esta tese se exploram três formas complementárias de estudar a liderança desde a perspectiva de Foucault: a liderança como discurso, como tecnologia de poder e como técnica do ego. <![CDATA[<b>Sobre a mudança organizacional. Uma revisão bibliográfica</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512013000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: Con base en la revisión bibliográfica de las revistas de más alto impacto en la disciplina de la administración, se muestran los diferentes énfasis y tendencias teóricas de la discusión sobre cambio organizacional de los últimos veinte años. Los aportes de los autores muestran la evolución del concepto de cambio en su conjunto, considerando a la organización como un todo y las personas que la constituyen. El contenido y estructura del trabajo es resultado de la dinámica encontrada en torno a seis diferentes propuestas teóricas: cambio e institucionalismo, cambio evolucionario y revolucionario, cambio planeado, cambio y aprendizaje, cambio y liderazgo, y cambio y comunicaciones. La utilidad de este artículo es diversa. En primer lugar, las corrientes teóricas mostradas exponen una caja de herramientas útil para los practicantes para gestionar distintos procesos efectivos de cambio. En segundo lugar, sirve como herramienta hermenéutica para comprender y ordenar los fenómenos organizacionales para avanzar en su comprensión.<hr/>Abstract: Based on the literature review of the highest impact journals in the discipline of administration, this paper shows the different emphasis and theoretical trends of the discussion on organizational change in the last twenty years. The contributions of the authors show the evolution of the concept of change, considering an organization as a whole, as well as those who make part of it. The content and structure of this paper is the result of the dynamics found around six different theoretical proposals: change and institutionalism, evolutionary and revolutionary change, planned change, change and learning, leadership and change, and change and communications. The usefulness of this article is diverse. First, the theoretical currents shown expose a useful toolkit for practitioners in order to manage various effective processes of change. Second, it serves as a hermeneutic tool to understand and sort organizational phenomena and thus advance along their understanding.<hr/>Résumé: Sur la base d'un examen bibliographique des revues les plus fameuses dans le domaine de l'administration, nous montrons les di-verses approches et tendances théoriques de la discussion sur le changement organisationnel des vingt dernières années. Les apports des auteurs montrent l'évolution du changement dans son ensemble, considérant l'organisation et les personnes qui la constituent comme un tout. Le contenu et la structure du travail sont le résultat de la dynamique rencontrée relative à six propositions théoriques différentes: changement et institutionnalisme, changement évolutionnaire et révolutionnaire, changement planifié, changement et apprentissage, changement et leadership, et changement et communications. L'utilité de cet article est diverse. En premier lieu, les courants théoriques présentés proposent une caisse à outils utile pour ceux qui doivent gérer divers processus effectifs de changement. En second lieu, il sert d'outil herméneutique pour comprendre et ordonner les phénomènes d'organisations pour progresser dans leur compréhension.<hr/>Resumo: Com base na revisão bibliográfica das revistas de mais alto impacto na disciplina da administração, apresentam-se as diferentes ênfases e tendências teóricas da discussão sobre mudança organizacional dos últimos vinte anos. As contribuições dos autores mostram a evolução do conceito de mudança no seu conjunto, considerando a organização como um todo e as pessoas que a constituem. O conteúdo e estrutura do trabalho é resultado da dinâmica encontrada em torno a seis diferentes pro-postas teóricas: mudanças e institucionalismo, mudança evolucionária e revolucionária, mudança planejada, mudança e aprendizagem, mudança e liderança e mudança e comunicações. A utilidade deste artigo é diversa. Em primeiro lugar, as correntes teóricas mostradas expõem uma caixa de ferramentas útil aos praticantes para administrar diferentes processos efetivos de mudança. Em segundo lugar, serve como ferramenta hermenêutica para compreender e ordenar os fenômenos organizações para avançar na sua compreensão. <![CDATA[<b>Liderança carismática e atividade empresarial</b>: <b>uma análise empírica</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512013000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Entrepreneurship literature frequently identifies entrepreneurs as possessing a charismatic personality. Charisma is broadly defined as a combination of the talent to foresee market opportunities and the ability to motivate other people in the materialization of these opportunities. Business organizations also provide the context for developing skills and knowledge, which is particularly valuable for potential entrepreneurs who identify business opportunities. Using a sample of 41 countries, we show that higher rates of charismatic leadership at the country level are positively associated with entrepreneurial activity. This outcome suggests that both business-oriented and educational organizations that promote charismatic leadership play a significant role in the development of entrepreneurial incubators.<hr/>Resumen: La literatura sobre emprendimiento con frecuencia define, al empresario emprendedor como portador de una personalidad carismática. El carisma se define mayormente, como una combinación del talento para visualizar oportunidades de mercado y la habilidad de motivar a otros a materializar tales oportunidades. Las empresas, por su parte, proporcionan el contexto para el desarrollo de habilidades y del conocimiento, lo cual es particularmente importante para empresarios en potencia, a la hora de detectar oportunidades de negocio. Mediante el uso de una muestra de 41 países, se muestra que altas tasas de liderazgo carismático a nivel de cada país se asocian positivamente con la actividad emprendedora. Este resultado propone que organizaciones empresariales y educativas que promueven un liderazgo acompañado de carisma, juegan un papel importante en el desarrollo de incubadoras de emprendimiento.<hr/>Résumé: Les textes sur la prise d'initiatives définissent souvent l'entrepreneur comme une personne entreprenante possédant une personnalité charismatique. Le charisme se définit majoritairement comme une combinaison du talent pour visualiser les opportunités du marché et la capacité de motiver d'autres personnes pour matérialiser de telles opportunités. Les entreprises, en ce qui les concerne, fournissent le contexte pour le développement d'aptitudes et de la connaissance, ce qui est particulièrement important pour des entrepreneurs potentiels, dans la détection d'opportunités de négoces. Par l'utilisation d'un échantillonnage de 45 pays, il est montré que les plus forts taux de leadership charismatique au niveau de chaque pays sont positivement associés à l'activité entrepreneuriale. Ce résultat propose que des organisations entrepreneuriales et éducatives qui promeuvent un leadership accompagné de charisme jouent un rôle important dans le développement d'incubateurs de l'entreprise.<hr/>Resumo: A literatura sobre empreendimento com frequência define empresário empreendedor como portador de uma personalidade carismática. O carisma define-se principalmente, como uma combinação do talento para visualizar oportunidades de mercado, e a habilidade de motivar a outros para materializar tais oportunidades. As empresas, por sua parte, proporcionam o contexto para o desenvolvimento de habilidades e do conhecimento, o qual é particularmente importante para empresários potenciais, na detenção de oportunidades de negócio. Mediante o uso de uma mostra de 41 países, mostra-se que maiores taxas de liderança carismática no nível de cada país, associam-se positivamente com a atividade empreendedora. Este resultado propõe que organizações empresariais e educativas que promovem uma liderança acompanhada de carisma, desempenham um papel importante no desenvolvimento de incubadoras de empreendimento. <![CDATA[<b>Qualificação dos dirigentes da saúde</b>: <b>uma atividade profissional ainda muito pouco conhecida na gestão</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512013000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resume: L' «activité de qualification » du dirigeant de santé est étudiée à partir d'une entrée complémentaire de celle de la Théorie Managériale. Elle est comprise d'un point de vue microsocial, relatif à la Théorie de l'Activité et de la Théorie Cognitive de l'Apprentissage. Elle s'appuie méthodologiquement sur le courant théorique de la pragmatique discursive, dans un type d'organisation bien déterminé: l'hôpital de la ville de Curicó au Chili. Nous avons conclu que les « activités de qualification » sont des requalifications pour les autres; elles sont comprises comme des « propositions explicites » faites par le dirigeant, dans l'intention d'influencer et d'agir sur la construction du sens faite par autrui et en permettant au dirigeant de construire un « apprentissage interprétatif ».<hr/>Abstract: The "rating activity" of health leaders is studied from a complementary approach to the one of management theory. From the microsocical perspective, this is understood to be related to the activity theory, and the cognitive theory of learning. Methodologically, it relies on the theoretical current of discourse pragmatics on a particular type of organization: the hospital of the city of Curico, Chile. It was concluded that the "rating activities" are rezoning for others, seen as 'explicit statements' made by the leader, intending to influence and act on the construction of meaning made by another, allowing an individual to build an "interpretive learning".<hr/>Resumen: La "actividad de calificación" del dirigente de la salud se estudia desde una aproximación complementaria a la teoría administrativa. Desde la perspectiva microsocial, se entiende como relacionada con la teoría de la actividad y con la teoría cognitiva del aprendizaje. Metodológicamente, se apoya en la corriente teórica de la pragmática discursiva en un tipo de organización determinado: el hospital de la ciudad de Curicó en Chile. Se concluyó que las "actividades de calificación" son recalificaciones para los otros; se entienden como 'proposiciones explícitas' hechas por el dirigente, con la intención de influir y actuar sobre la construcción de sentido hecha por otro, permitiéndole construir un 'aprendizaje interpretativo'.<hr/>Resumo: A "atividade de qualificação" do gestor da saúde estuda-se desde uma aproximação complementária à teoria administrativa. Desde a perspectiva micro social, entende-se como relacionada com a teoria da atividade e com a teoria cognitiva da aprendizagem. Metodologicamente, apoia-se na corrente teórica da pragmática discursiva em um tipo de organização determinada: o hospital da cidade de Curicó no Chile. Concluiu-se que as "atividades de qualificação" são requalificações para os outros; entende-se como "proposições explícitas" feitas pelo gestor, com a intenção de influir e atuar sobre a construção de sentido feita por outro, permitindo construir uma "aprendizagem interpretativa". <![CDATA[<b>Desenvolvimento de uma escala de medição da percepção na qualidade do serviço nos sistemas de ônibus de trânsito rápido a partir do Metrobús da Cidade do México</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512013000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: En la mayor parte de las ciudades emergentes existe un sistema de transporte inseguro, ineficiente y obsoleto que empieza a evolucionar hacia sistemas de autobuses de tránsito rápido (BRT, por sus siglas en inglés), de alta calidad y orientado a los usuarios. Si bien previamente se han desarrollado escalas para medir la percepción de la calidad del servicio en diversos sectores, por sus características, es necesario construir una escala específica aplicable a los BRT, necesidad que motiva y que es objeto del presente estudio. El método de investigación se fundamenta en análisis factoriales y psicométricos. Los resultados evidencian que la calidad del servicio del BRT percibida por los usuarios es un constructo multidimensional compuesto por las variables: comodidad, condición de los vehículos e instalaciones, facilidad de uso y confiabilidad del sistema. Estos resultados proporcionan un primer acercamiento teórico para los directivos de las empresas operadoras del BRT que les permita orientar sus estrategias de operación y de igual forma para los administradores públicos orientar el desarrollo de políticas públicas en transporte.<hr/>Abstract: In most of the emerging cities there is an insecure, inefficient and obsolete transportation system, which begins to evolve into a bus rapid transit system (BRT) of high quality, and user oriented. Although scales to measure perceptions of the quality of service in different sectors have been developed previously, due to its characteristics, is necessary to construct a specific scale applicable to BRT, being this the objective of this study. The research method is based on factorial and psychometrical analysis. The results show that the quality of the service perceived by BRT users is a multidimensional construct composed of the following variables: comfort, condition of the vehicles and stations, accessibility and ease of use, and reliability. These results provide a first theoretical approach for the managers of the BRT operating companies that will allow them to guide their operation strategies, and likewise for public administrators for guiding the development of public policies on transportation.<hr/>Résumé: Dans la plupart des villes émergentes, il existe un système de transport sans sécurité, inefficace et obsolète qui commence à évoluer vers des systèmes d'autobus de transit (BRT selon son sigle en anglais), d'une haute qualité, et orienté vers les usagers. Bien qu'aient été préalablement établies des échelles pour mesurer la perception de la qualité du service dans divers secteurs, en fonction de ses caractéristiques, il est nécessaire de construire une échelle spécifique applicable aux BRT, nécessité qui motive et fait l'objet de la présente étude. La méthode d'investigation se fonde sur des analyses factorielles et psychométriques. Les résultats montrent que la qualité du service du BRT perçue par les usagers est une construction multidimensionnelle constituée par les variables: commodité, état des véhicules et des installations, facilité d'usage et fiabilité du système. Ces résultats offrent une première approche théorique pour les directives des entreprises opératrices du BRT qui leur permet d'orienter leurs stratégies d'opération et également pour que les administrateurs publics orientent le développement de politiques publiques en matière de transport.<hr/>Resumo: Na maior parte das cidades emergentes existe um sistema de transporte inseguro, ineficiente e obsoleto que começa a evoluir para sistemas de ônibus de trânsito rápido (BRT, por suas siglas em inglês), de alta qualidade e orientado aos usuários. Mesmo que se tenha desenvolvido escalas para medir a percepção da qualidade do serviço em diversos setores, por suas características, é necessário construir uma escala específica aplicável aos BRT, necessidade que motiva e que é objeto do presente estudo. O método de investigação fundamenta-se na análise fatorial e psicométricos. Os resultados evidenciam que a qualidade do serviço do BRT percebida pelos usuários é um construto multidimensional composto pelas variáveis: comodidade, condição dos veículos e instalações, facilidade de uso e confiabilidade do sistema. Estes resultados proporcionam uma primeira aproximação teórica para os gestores das empresas operadoras do BRT que lhes permita orientar suas estratégias de operação e de igual forma para os administradores públicos orientar o desenvolvimento de políticas públicas em transporte. <![CDATA[<b>Capital social, capital intelectual e inovação de produto. Ev idência empírica nos setores manuf atureiros intensivos em tecnologia</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512013000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: El importante papel adquirido por el capital social en los últimos años, debido a las características del entorno competitivo actual, así como las redes sociales a partir de las cuales se desarrolla, lleva a plantear un estudio como el presente. En este sentido, teniendo en cuenta la importancia de obtener recursos y conocimientos derivados de las interacciones entre los empleados de una organización, parece interesante analizar su relevancia dentro del proceso de innovación de producto por las exigencias competitivas del ámbito empresarial. De este modo, se propone un modelo teórico y empírico de capital social, basado en el enfoque de Capital intelectual, pero considerando estudios específicos sobre tal concepto, a partir del cual se pueda identificar su influencia sobre la innovación de producto. Así, este estudio arroja resultados positivos respecto a la relación entre las tres dimensiones de capital social: 1) red social, 2) visión compartida y 3) confianza y apoyo social, y la innovación de producto en los sectores españoles manufactureros de alta y media-alta tecnología.<hr/>Abstract: The important role social capital has acquired in recent years, due to the characteristics of the competitive environment, and social networks from which it develops, has to undertake a study such as the present one. In this sense, considering the importance of obtaining resources and knowledge on the interactions between employees of an organization, it seems interesting to analyze its relevance within the product innovation process for the competitive demands of the business world. Thus, we pro-pose a theoretical and empirical model of social capital, based on the intellectual capital approach, but considering specific studies on this concept, from which is possible to identify their influence on product innovation. In that way, this study shows positive results regarding the relationship between the three dimensions of social capital: 1) social network, 2) shared vision and 3) trust and social support, and product innovation in spanish high and medium-high technology manufacturing firms.<hr/>Résumé: Le rôle important acquis par le capital social des dernières années, en raison des caractéristiques du climat concurrentiel actuel, ainsi que les réseaux sociaux à partir desquels il se développe, mène à envisager une étude comme celle-ci. En ce sens, considérant l'importance d'obtenir des ressources et des connaissances dérivées des interactions entre les employés d'une organisation, il semble intéressant d'analyser leur pertinence dans le processus d'innovation de produit pour les exigences de concurrence du domaine entrepreneurial. De cette façon, il est proposé un modèle théorique et empirique de capital social, basé sur l'Approche du Capital intellectuel, mais en tenant compte des études spécifiques sur ce concept, à partir duquel il est possible d'identifier son influence sur l'innovation du produit. Ainsi, cette étude offre des résultats positifs sur la relation entre les trois dimensions du capital social: 1) réseau social, 2) vision partagée, et 3) confiance et appui social, innovation de produit dans les secteurs espagnols manufacturiers de haute et de moyenne-haute technologie.<hr/>Resumo: O importante papel adquirido pelo capital social nos últimos anos, devido às características do entorno competitivo atual, assim como as redes sociais a partir das quais se desenvolve, leva a realizar um estudo como o presente. Neste sentido, levando em consideração a importância de obter recursos e conhecimentos derivados das interações entre os empregados de uma organização, parece interessante analisar sua relevância dentro do processo de inovação de produto pelas exigências competitivas do âmbito empresarial. Deste modo, propõe-se um modelo teórico e empírico de capital social, baseado no enfoque de Capital intelectual, mas considerando estudos específicos sobre tal conceito, a partir do qual se possa identificar sua influencia sobre a inovação de produto. Assim, este estudo apresenta resultados positivos sobre a relação entre as três dimensões de capital social: 1) rede social, 2)visão compartilhada e 3) confiança e apoio social, e a inovação de produto nos setores espanhóis manufatureiros de alta e médio-alta tecnologia. <![CDATA[<b>Posicionamento de marcas-destino</b>: <b>uma aplicação em cinco regiões espanholas</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512013000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: En el entorno turístico actual, la gestión de los intangibles territoriales y el desarrollo de marcas-destino se han convertido en unos de los instrumentos estratégicos más importantes para los diferentes países, regiones y ciudades. En este contexto, el objetivo de esta investigación es analizar el posicionamiento de las marcas-destino de cinco regiones turísticas españolas (extremadura, con una estrategia de marca-territorio única; Andalucía, marca-destino única; Castilla-la mancha y la Rioja, marca-destino paraguas; y Castilla y león, marcas-destino múltiples) desde la perspectiva de los diferentes grupos de interés. Para ello, se ha desarrollado un estudio basado en la realización de 1.706 encuestas a empresarios, residentes y visitantes. La utilización del Success Index of Triple-Diamonds (SITD) y el análisis multivariante de la varianza proporcionan soporte empírico para evaluar el éxito de las marcas-destino consideradas y detectar sus principales fortalezas y debilidades. Los resultados obtenidos proveen información útil para las organizaciones encargadas de gestionar la marca-destino, incidiendo en la importancia de implantar un enfoque integral que suponga la evolución desde una estrategia de marcas-destino múltiples hacia otras basadas en una marca-territorio o marca-destino única.<hr/>Abstract: In the current tourism environment, managing territorial intangibles and developing destination-branding have become one of the most important strategic tools for different countries, regions and cities. In this context, the objective of this research is to analyze the positioning of the destination-brands in five Spanish regions (extremadura, with a single place-brand strategy; Andalucía, single destination-brand; Castilla-la Mancha and la Rioja, umbrella destination-brand; and Castilla y León, multiple destination-brands) from the perspective of different stakeholders. To do this, we have developed a study based on 1,706 surveys conducted on business managers, residents and visitors. The use of the Success Index of Triple-Diamonds (sitd) and the multivariate analysis of variance, provide empirical support for evaluating the success of the brands-destination under consideration and identifying major strengths and weaknesses. The results provide useful information for organizations responsible for managing destination branding, stressing the importance of implementing an integrated approach involving the evolution from a multiple destination-brand strategy, towards other strategies based on implementing a single place-brand or destination-brand.<hr/>Résumé: Dans le monde touristique actuel, la gestion des intangibles territoriaux et le développement de Marques de destinations sont de-venus certains des instruments stratégiques les plus importants pour les différents pays, régions t villes. Dans ce contexte, l'objectif/but de cette recherche consiste à analyser le positionnement des marques cibles de cinq régions touristiques espagnoles (extremadura, avec une stratégie de marque-territoire unique; andalucía, marque de destination unique; Castilla-la mancha et la Rioja, marque de destination parapluies; et Castilla y Léon, Marques de destinations multiples) dans la perspective des différents groupes d'intérêt. Pour cela, il a été développé une étude basée sur la réalisation de 1706 enquêtes auprès d'entrepreneurs, résidents et visiteurs. L'utilisation du Success Index of Triple-Diamonds (SITD) et l'analyse à plusieurs variables de la variabilité fournissent un support empirique pour évaluer le succès des marques de destination considérées et détecter leurs principaux points forts et faiblesses. Les résultats obtenus fournissent une information utile pour les organisations chargées de gérer la marque de destination, ce qui a une incidence sur l'importance d'implanter une approche intégrale qui suppose l'évolution à partir d'une stratégie de Marques de destinations multiples vers d'autres basées sur une marque territoire ou sur une marque-destination unique.<hr/>Resumo: No ambiente turístico atual, a gestão dos intangíveis territoriais e o desenvolvimento de marcas-destino converteram-se em um dos instrumentos estratégicos mais importantes para os diferentes países, regiões e cidades. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar o posicionamento das marcas-destino de cinco regiões turísticas espanholas (extremadura, com uma estratégia de marca-território única; anda-lucía, marca-destino única; Castilla-la mancha e la Rioja, marca-destino guarda-chuva; e Castilla y león, marcas-destino múltiplas) desde a perspectiva dos diferentes grupos de interesse. Para isso, desenvolveu-se um estudo baseado na realização de 1.706 entrevistas a empresários, residentes e visitantes. A utilização do Sucess Index of Triple-Diamonds (sitd) e a análise de variância multivariada proporcionam suporte empírico para avaliar o êxito das marcas-destino consideradas e detectar suas principais fortalezas e debilidades. Os resultados obtidos provêm informação útil para as organizações encarregadas de gerir a marca-destino, incidindo na importância de implantar um enfoque integral que supõe a evolução desde uma estratégia de marcas-destino múltiplas para outras baseadas em uma marca-território ou marca-destino única.