Scielo RSS <![CDATA[Civilizar Ciencias Sociales y Humanas]]> http://www.scielo.org.co/rss.php?pid=1657-895320120002&lang=pt vol. 12 num. 23 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.org.co/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.org.co <link>http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532012000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532012000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>A formação do contrato eletrônico na estrutura da Comunidade Andina</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532012000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt La influencia de las Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (TIC's) en los todos los aspectos de la sociedad es un hecho incuestionable que implica, para el derecho, la responsabilidad ineludible de propiciar el cumplimiento de las declaraciones o finalidades de la Sociedad de la Información. El mundo actual, enmarcado en un proceso de globalización e integración regional, se encamina hacia a la armonización normativa. En consonancia con lo anterior, el presente documento estudia los elementos que fundamentan la unificación normativa formación del contrato por medios electrónicos en la Comunidad Andina.<hr/>The influence of the Information and Communication Technology (ICT) in all the aspects of the society is an unquestionable fact that implies, for the Law, the inescapable responsibility of fostering the fulfillment of the declarations or objectives of the Society of Information. Today's world, framed in a process of globalization and regional integration, heads to the normative harmonization. In line with the above, the present document studies the elements supporting the normative unification concerning the formation of the contract by electronic means in the Andean Community.<hr/>L'influence des technologies de l'information et des communications (TIC) dans tous les aspects de la société est un fait indéniable qui entraîne, dans le droit, la responsabilité inéluctable de favoriser l'exécution de déclarations ou de finalités de la société de l'information. Aujourd'hui, le monde, situé dans un processus de mondialisation et d'intégration régionale, se dirige vers l'harmonisation réglementaire. Ceci dit, le présent document examine les éléments sous-jacents de l'unification des règles de la formation du contrat par voie électronique dans la Communauté andine.<hr/>A influência das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) tem um efeito inquestionável em todos os níveis da sociedade que implica, para o direito, a responsabilidade iniludível de propiciar o cumprimento das declarações ou das finalidades da Sociedade de Informação. O mundo atual, enquadrado num processo de globalização e integração regional, caminha no sentido da harmonização normativa. Em consonância com o anterior, o presente documento estuda os elementos que fundamentam a unificação normativa na implementação do contrato por meios eletrônicos na Comunidade Andina. <![CDATA[<b>Os centros de conciliação</b>: <b>a sua percepção, conhecimento e uso pelos cidadãos de Barranquilla</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532012000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pesar de que los centros de conciliación tienen una vida reciente, algo más de 20 años, son los mecanismos de administración de justicia gestionados por particulares con más reconocimiento de la comunidad, si se tiene en cuenta sus homólogos: jurisdicción de paz o conciliación en equidad. Además, la conciliación presenta ventajas interesantes para la comunidad, como lo es la posibilidad de que las partes solucionen directamente sus diferencias con el apoyo de una persona experta en el manejo de conflictos, dentro del derecho y con consecuencias jurídicas nada despreciables. En Barranquilla existen alrededor de 16 centros de conciliación, siendo el interés de esta investigación determinar la percepción, conocimiento y uso de estas instituciones que hacen los ciudadanos que habitan la ciudad, con el fin de entregar herramientas a las autoridades competentes, a propósito de la reforma a la justicia que tiene lugar en nuestro país.<hr/>In spite of the fact that the conciliation centers have recently come to life, a little over 20 years, they are the justice administration mechanisms managed by private citizens with more recognition of the community, if their homologues are taken into account: peace jurisdiction or conciliation in equity. Besides, conciliation presents interesting advantages for the community, such as the possibility that the parties solve directly their differences with the support of an expert in conflict management, within the law and with non-negligible juridical consequences. In Barranquilla, there are about 16 conciliation centers, the interest of this research being to determine the perception, knowledge and use of these institutions created by the citizens inhabiting the city, with the purpose of delivering tools to the competent authorities in relation to the justice reform which is taking place in our country.<hr/>Bien que les centres de conciliation aient une vie récente, d'un peu plus de 20 ans, ils sont les mécanismes judiciaires, gérés par des particuliers, avec la plus grande reconnaissance de la communauté, si l'on compte aussi leurs homologues: la Justice de paix ou la Conciliation en équité. En outre, la conciliation a des avantages intéressants pour la communauté, tels que la possibilité pour les parties à résoudre leurs différends directement avec le soutien d'un expert en droit de gestion des conflits et avec des conséquences juridiques non négligeables. En ayant environ 16 centres de conciliation à Barranquilla, l'intérêt de cette enquête est celui de déterminer la perception, les connaissances et l'utilisation de ces institutions par les citoyens qui vivent dans la ville, afin de fournir aux autorités compétentes avec des outils concernant la réforme de la justice en cours dans notre pays.<hr/>Apesar dos centros de conciliação serem recentes, pouco mais de 20 anos, são os mecanismos de administração da justiça geridos por particulares com mais reconhecimento pela comunidade, se se tiver em conta os seus homólogos: julgados de paz ou conciliação em igualdade. Além disso, a conciliação apresenta vantagens interessantes para a comunidade, como seja as partes poderem solucionar diretamente as suas diferenças com o apoio duma pessoa perita em lidar com conflitos, no mundo do direito e com conhecimentos jurídicos apreciáveis. Em Barranquilla existem cerca de 16 centros de conciliação, sendo o interesse desta investigação determinar qual a percepção, o conhecimento e uso destas instituições por parte dos cidadãos que vivem na cidade, com o fim de propiciar ferramentas às autoridades competentes para a reforma da justiça que existe no nosso país. <![CDATA[<b>A "Corrupção" do Sistema Penal</b>: <b>o caso brasileiro</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532012000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Buscamos, no presente artigo, a partir de uma análise sociológica do direito penal, refletir sobre como a exclusão social influi na própria configuração do crime e do criminoso. A nossa hipótese, baseada na Teoria dos Sistemas de Niklas Luhmann, é que existe, principalmente nas denominadas "periferias" da modernidade, uma "corrupção" do sistema penal, na medida em que o mesmo opera com distinções que lhe são estranhas, incluindo somente pessoas excluídas dos demais sub-sistemas sociais. Baseamos a pesquisa em dados oficiais sobre o sistema penitenciário e penal brasileiro, dados este que corroboram as impressões derivadas da pesquisa de campo.<hr/>We seek, in this article, from a sociological analysis of criminal law, to reflect on how social exclusion influences the very configuration of the crime and the criminal. Our hypothesis, based on the Systems Theory of Niklas Luhmann, is that there is, especially in the so-called "periphery" of modernity, a 'corruption' of the criminal system, in that it operates with distinctions that are alien to it, including only people who are excluded from other social sub-systems. We base the research on official data on the Brazilian criminal and penitentiary system, these data corroborating the impressions derived from field research.<hr/>Usando la perspectiva sociológica del derecho criminal, el fin del presente artículo es el de señalar la importancia de pensar en la exclusión social que se encuentra en la definición de crimen y criminal. Nuestra hipótesis se basa en la teoría de los sistemas sociales de Luhmann, y es que hay una "corrupción" del sistema de justicia criminal, esto es el resultado de actuar de una manera selectiva, este fenómeno se presenta más que todo en países de la periferia. Nuestro trabajo está basado en datos oficiales del sistema judicial y penitenciario brasilero, lo cual corrobora o confirma nuestras investigaciones de campo.<hr/>Dans cet article, nous essayons de réfléchir sur la façon dont l'exclusion sociale affecte la configuration même du crime et du criminel,à partir d'une analyse sociologique du droit pénal. Notre hypothèse, basée sur la théorie des systèmes sociaux de Niklas Luhmann, est qu'il existe, en particulier dans ladénommée « périphérie » des villes développées, une corruption du système de justice pénale, dans la mesure où ilfonctionne avec des distinctions qui lui sont normalement étrangères, en incluant des personnes exclues des autres sous-systèmes sociaux. Nous avons basée la recherche sur des données officielles du système pénitentiaireet pénaldu Brésil, ces données corroborent les impressions issues de la recherche de terrain. <![CDATA[<b>A noção de "shareholder value" e a teoria dos "stakeholders"</b>: <b>visão angloamericana do conceito de "interesse social", numa perspectiva de criação e valor</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532012000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Mediante el presente artículo se hace una exposición de lo que algunos califican como las aproximaciones modernas al concepto de "interés social": las teorías de la "shareholder value" y de los "stakeholders", las cuales son un aporte de la doctrina norteamericana al problema que plantea la gestión de la sociedad anónima de nuestro tiempo. Se presenta un estudio de sus antecedentes, concepción, evolución y relación con la sociedad anónima cotizada, para de esta forma determinar las consecuencias de aplicar la una o la otra en la administración de la gran sociedad de capitales.<hr/>By the present article, an exposition is made of what some label as the modern approaches to the concept of "social interest": The theories of the "shareholder value" and of the "stakeholders", which are a contribution of the American doctrine to the problem posed by the management of the corporations of our time. A study is offered here of their antecedents, conception, evolution and relation to the listed corporation to determine the consequences of applying one or another in the management of the great society of capitals.<hr/>Cet article fait un exposé sur ce que certains décrivent comme les approches modernes de la notion d'"intérêt social": les théories de la "valeur actionnariale" et des "parties prenantes"; celles-ci sont une contribution de la doctrine américaine à la résolution du problème de la gestion des Sociétés Anonymes de nos jours. Nous présentons une étude de son histoire, ses origines, son évolution et ses relations avec la société anonyme cotée, afin de déterminer les conséquences de l'application de l'une ou l'autre dans la gestion des grandes sociétés de capitaux.<hr/>No presente artigo faz-se a exposição do que alguns qualificam como as aproximações modernas ao conceito de "interesse social": as teorias do "shareholder value" e dos "stakeholders", as quais são uma contribuição que se coloca à doutrina norte-americana da gestão das sociedades anónimas do nosso tempo. Apresenta-se um estudo dos seus antecedentes , concepção, evolução e relação com a sociedade anónima quotizada, para desta forma avaliar as consequências de aplicar uma ou outra na administração da grande sociedade de capitais. <![CDATA[<b>Constitucionalismo, Estado e Território no contexto da globalização</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532012000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt La globalización muestra que el Estado nacional está perdiendo el monopolio en la producción del derecho y esto genera cambios en cuanto al ámbito de aplicación de los ordenamientos jurídicos estatales y el papel del territorio como límite de los mismos. El objetivo de este trabajo es ofrecer un panorama acerca de los impactos de la globalización del derecho en el Estado, la teoría constitucional y el territorio. El estudio se realiza mediante la técnica de la revisión documental acudiendo a la consulta de diversas fuentes. Se concluye que se ha debilitado el modelo westfaliano del Estado nación; sin embargo, la globalización requiere del Estado para funcionar. El derecho se ha desterritorializado, y el territorio sigue siendo un elemento fundamental para el Estado contemporáneo.<hr/>Globalization shows that the national State is losing the monopoly in the production of law, and this generates changes concerning the environment of application of the state legal arrangements and the role of the territory as the limit thereof. The object of this work is to offer a panorama about of the law globalization impacts on the State, the constitutional theory and the territory. The study is performed by means of the documentary review technique by using the consultation of diverse sources. Our conclusion is that the Westphalian model of State nation has been weakened; however, globalization needs the State to be able to operate. Law has been deterritorialized and the territory continues to be a fundamental element for the contemporary State.<hr/>La mondialisation montre que l'État-nation perd son monopole sur la production du droit, ce qui provoque des changements dans le champ d'application de l'ordre juridique de l'Etat et dans le rôle du territoire comme limite de ce dernier. Le but de ce document est de fournir une vue d'ensemble sur les impacts de la mondialisation du droit sur l'État, la théorie constitutionnelle et le territoire. L'étude a été réalisée en utilisant la méthode de la recherche documentaireen s'appuyant de la consultation de plusieurs sources. En conclusion, le modèle westphalien de l'État-nation est affaibli, néanmoins, la mondialisation a besoin de l'État pour fonctionner. Le droit a été « déterritorialisé », mais le territoire reste un élément clé dans l'État contemporain.<hr/>A globalização mostra que o Estado nacional está perdendo o monopólio da produção do direito e Isto provoca mudanças no âmbito da aplicação dos ordenamentos jurídicos estatais e no papel do território como limite dos mesmos. O objetivo deste trabalho é oferecer um panorama acerca dos impactos da globalização do direito no Estado, na teoria constitucional e no território. O estudo realiza-se mediante a técnica da revisão documental recorrendo à consulta de diversas fontes. Conclui-se que se enfraqueceu o modelo westfaliano do Estado nação; no entanto, a globalização exige o Estado para funcionar. O direito desterritorializou-se, mas o território continua sendo um elemento fundamental para o Estado contemporâneo. <![CDATA[<b>Os partidos e a representação política em processo de mudança</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532012000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo señala dos limitaciones en la literatura latinoamericana que analiza la llamada crisis de representación política. La primera proviene de la ambigüedad con que se maneja el término 'partido político' como concepto, y la segunda, destaca la escasa familiaridad de los autores con las nuevas perspectivas sobre la representación política publicadas en inglés. Se arguye que el diagnóstico sobre la crisis aludida ganaría, por un lado, si se hace a partir de un concepto cuantificable de partido político, y por otro, si incorpora algunos elementos de las nuevas perspectivas recién mencionadas.<hr/>This article points to two limitations in the Latin American literature that analyze the so-called crisis of political representation. The first one comes from the ambiguity with which the term "political party" as a concept is handled, and the second one highlights the scarce familiarity of the authors with the new perspectives on the political representation published in English. The diagnosis of the mentioned crisis, it is claimed, would gain, on the one hand, if it is made from a quantifiable concept of a political party, and on the other hand, if it incorporates some elements of the new, just mentioned, perspectives.<hr/>Cet article souligne deux limitations dans la littérature latino-américaine qui analyse la dénommée crise de la représentation politique. La première issue de l'ambiguïté autour du terme «parti politique» en tant que concept, et la seconde, qui soulève la méconnaissance des auteurslatino-américains de nouvelles approches sur la représentation politique publiées en anglais. Le diagnostic de la dite crise serait plus adéquat, d'abord, s'il se faisait à partir d'un concept de parti politique quantifiable, et d'autre part, s'il incorporait des éléments de nouvelles approches mentionnées auparavant.<hr/>Este artigo assinala as limitações da literatura latino-americana que analisa a crise da representação política. A primeira advém da ambiguidade com que se utiliza o termo "partido político" como conceito, e a segunda, destaca a escassa familiaridade dos autores com as novas perspectivas da representação política publicadas em inglês. Argumenta-se que o diagnostico sobre a mencionada crise ganharia, por um lado, se se fizesse a partir de um conceito quantificável de partido político, e por outro, se incorporasse alguns elementos das novas perspectivas recém mencionadas. <![CDATA[<b>Significado e impacto do conceito de contrato social em Rousseau e Kant</b>: <b>Âmbito e limitações</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532012000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En este artículo se revisan algunas de las similitudes y diferencias alrededor de la fundamentación política y jurídica que otorgan a la noción de contrato social dos pensadores modernos: Jean Jacques Rousseau e Immanuel Kant. En el texto se señala lo revolucionario de la noción, a partir de mostrar sus principales significados e impactos. También se reflexiona sobre los alcances y dificultades que tiene la propuesta contractual en la teoría democrática contemporánea.<hr/>This article reviews some of the similarities and differences about the political and legal foundation given to the notion of social contract by two modern thinkers: Jean Jacques Rousseau and Immanuel Kant. In the text, it is pointed out the revolutionary part of the notion, by showing its principal meanings and impacts. A reflection is also offered on the scope and difficulties of the contractual proposal within the contemporary democratic theory.<hr/>Cet article passe en revue certaines des similitudes et des différences autour des fondements politiques et juridiques que deux penseurs modernes, Jean-Jacques Rousseau et Emmanuel Kant, donnent à la notion du« contrat social ». Le texte souligne le caractère révolutionnaire de la notion, après montrer leurs significations principales et impacts. Aussi, le texte étudiela portée et les limites que pose la proposition du « contrat » dans la théorie démocratique contemporaine.<hr/>Neste artigo revém-se algumas das semelhanças e diferenças em torno da fundamentação política e jurídica que caracterizam a noção de contrato social dos pensadores modernos.: Jean Jacques Rousseau e Immanuel Kant. No texto assinala-se quão revolucionário é o termo, ao mostrar-se os seus principais significados e impactos. Também se reflete sobre o âmbito e o alcance que a proposta contratual tem na teoria democrática contemporânea. <![CDATA[<b>Espiritualidade e Hilemorfismo</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532012000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Hoy en día la noción de "alma" se interpreta, a menudo, en el sentido de una visión dualista del hombre. Tomás de Aquino concibe el alma humana como un componente del cuerpo mismo, esto es, como la "forma sustancial" que confiere al cuerpo su propia unidad. Este ensayo pretende mostrar que, para Tomás, esta manera de concebir el alma humana es también fundamental para comprender su naturaleza espiritual -el hecho de ser una sustancia incorpórea. Con el fin de explicar esto, se contrasta el enfoque de la espiritualidad del alma ofrecido por Tomás con el presentado por Descartes. La idea crucial de este trabajo es la visión de la forma sustancial como "causa del ser de la materia".<hr/>Often today the notion of "soul" is taken to imply a dualistic view of man. Thomas Aquinas conceives of the human soul as a component of the body itself, the "substantial form" that gives the body its very unity. The essay aims to show that, for Thomas, this way of conceiving the human soul is also fundamental for understanding its spiritual nature -its being an incorporeal substance. In order to explain this, Thomas's approach to the soul's spirituality is contrasted with that of Descartes. The crucial idea is that of substantial form as "cause of being to matter".<hr/>Aujourd'hui, la notion d '«âme» est interprétée, souvent dans le sens d'une vision dualiste de l'homme. Thomas d'Aquin concevait l'âme humaine en tant que composant du corps lui-même, c'est-à-dire, comme la "forme substantielle" qui donne au corps sa propre unité. Cet article vise à montrer que, pour Thomas d'Aquin, cette façon de concevoir l'âme humaine est également fondamentale pour comprendre sa nature spirituelle,en tant qu'une substance incorporelle. Afin d'expliquer cela, nous opposons l'approche de la spiritualité de l'âme offerte par Thomas d'Aquin avec celle présentée par Descartes. L'idée essentielle de cet article est celle du regard de la forme substantielle comme «cause d'être de la matière ».<hr/>Hoje em dia a noção de "alma" interpreta-se muitas vezes no sentido de uma visão dualista do homem. Tomás de Aquino concebeu a alma humana como um componente do corpo, isto é, como a "forma substancial" que confere ao corpo a sua própria unidade. Este estudo pretende mostrar que, para Tomás, esta maneira de conceber a alma humana é fundamental para compreender a sua natureza espiritual - o facto de ser uma substância incorpórea. Para explicar isto, compara-se a abordagem da espiritualidade da alma oferecida por Tomás com o defendido por Deskartes. A ideia chave deste trabalho é a visão da forma substancial como "razão de ser da matéria". <![CDATA[<b>Frágil culpabilidade</b>: <b>O conflito entre a arrogância moral e a sabedoria trágica em Euripides</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532012000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En Eurípides se halla la tesis del carácter humano de la culpa y el castigo, convirtiendo la responsabilidad en un asunto inmanente a la vida de los hombres a pesar de las creencias religiosas. En este sentido la ley, las pasiones humanas, la racionalidad y la fe entran en una tensión que no ha dejado de darse empero la renovación moral de la modernidad. Este artículo se estructurará siguiendo algunos temas morales fundamentales de varias tragedias de dicho pensador desde una perspectiva principalmente genealógica y hermenéutica, haciendo un análisis intra e intertextual que permita poner en consideración la importancia de la sabiduría trágica para el aleccionamiento de una conciencia moral falible e histórica.<hr/>In Euripides the thesis of the human character of guilt and punishment is found, turning the responsibility into an immanent subject to men's life in spite of the religious beliefs. In this sense the law, the human passions, rationality and faith get into a tension that has gone on, taking place regardless of the moral renewal of modernity. This article will be structured following some fundamental moral themes of several of the aforementioned thinker's tragedies from a mainly genealogical and hermeneutical perspective, making an intra- and inter-textual analysis that allows to put into consideration the importance of the tragic wisdom for the instruction of a moral fallible and historic conscience.<hr/>Chez Euripide se trouve la thèse du caractère humain de la culpabilité et du châtiment, rendant ainsi la responsabilité une affaire immanente à la vie des hommes, en dépit de croyances religieuses. En ce sens, la loi, les passions humaines, la rationalité et la foi entrent dans une tension continue malgré le renouvellement moral de la modernité. Cet article est structuré suivant quelques questions morales fondamentales de plusieurs tragédies de ce penseur à partir d'une perspective principalement généalogique et herméneutique,avec une analyse intraet intertextuelle qui permet de considérer l'importance de la sagesse tragique pour l'instruction d'une conscience morale faillible et historique.<hr/>Em Euripides fala-se da tese do carater humano da culpa e castigo, tornando a responsabilidade num assunto imanente da vida dos homens independente das crenças religiosas. Neste sentido, a lei, as paixões humanas, a racionalidade e a fé entram em conflito que não deixou de ocorrer apesar da renovação moral da modernidade. Este artigo estrutura-se seguindo alguns dos temas morais fundamentais das várias tragédias do dito pensador numa perspectiva genealógica e hermenêutica, fazendo uma análise intra e intertextual que permite colocar em destaque a importância da sabedoria trágica para a formação duma consciência moral falível e histórica. <![CDATA[<b>Um Tomismo Analítico?</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532012000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Desde hace 50 años, los filósofos de la tradición analítica anglosajona (E. Anscombre, P. Geach, A. Kenny, P. Foot) han buscado ponerse en la escuela de Tomás de Aquino, que utilizan antes que todo como fuente para sobrepasar la epistemología cartesiana y desarrollar una ética de la virtud. Más recientemente, J. Haldane ha inaugurado un programa de "tomismo analítico", cuyo principal resultado hasta el presente ha sido su "teoría de identidad mente/mundo". No obstante, ninguno de esos admiradores de Tomás ha encontrado todavía el medio de asimilar su metafísica del ser.<hr/>For 50 years the philosophers of the Anglo-Saxon analytic tradition (E. Anscombre, P. Geach, A. Kenny, P. Foot) have been trying to follow the Thomas Aquinas School which they use as a source to surpass the Cartesian Epistemology and to develop the ethics. of virtue. Recently, J. Haldane has inaugurated a program of "analytical Thomism" whose main result until today has been his "theory of mind/world identity". Nevertheless, none of Thomás' admirers has still found the means of assimilating his metaphysics of being.<hr/>Depuis 50 ans, les philosophes de la tradition anglo-saxonne analytique (E. Anscombre, P. Geach, A. Kenny, Pied P.) ont cherché à se mettre sous l'égide de l'école de Saint Thomas d'Aquin, qu'ils utilisent avant toutcomme un moyen de surmonter l'épistémologie cartésienne et développer éthique de la vertu. Plus récemment, J. Haldane a lancé un programme de «thomisme analytique», dont le principal résultat a été jusqu'ici sa «théorie de l'identité esprit / monde». Cependant, aucun de ces admirateurs de Thomas n'a encore trouvé le moyen d'assimiler sa métaphysique de l'être.<hr/>Desde há 50 anos, os filósofos da tradição analítica anglo-saxônica (E. Anscombre, P. Geach, A. Kenny, P. Foot) procuraram pôr-se na escola de Tomás de Aquino, que utilizam antes de tudo como fonte para superar a epistemologia cartesiana e desenvolver uma ética da virtude. Mais recentemente, J. Haldane inaugurou um programa de "tomismo analítico", cujo o principal resultado até agora foi a sua "teoria da identidade mente/mundo". No entanto, nenhum dos admiradores de Tomás encontrou ainda o meio de assimilar a metafísica do ser. <![CDATA[<b>Ponto da situação sobre Trabalho Infantil</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532012000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El presente artículo es un resultado de la primera fase de la investigación titulada 'El Magdalena necesita niños felices' en el cual se presenta el estado del arte que se va a investigar acerca de la población de los menores que estudian y trabajan en el distrito de Santa Marta y el Magdalena.<hr/>The present article is a result of the first phase of the investigation called 'The Magdalena needs happy children', in which the state of the art that is shown which is going to be investigated about the population of the minors that study and work in the district of Santa Marta and the Magdalena.<hr/>Cet article est le résultat de la première phase de la recherche intitulée «Le Magdalena a besoin d'enfants heureux» où se présente l'état de l'art sur la population des enfants qui étudient et travaillent dans le département Magdalena et sa ville capitale Santa Marta, en Colombie.<hr/>O presente artigo é o resultado da primeira fase da investigação intitulada "Madalena precisa de meninos felizes" no qual se investiga o ponto da situação da população de menores que estudam e trabalham no distrito de Santa Marta e Madalena. <![CDATA[<b>Práticas, ambientes e saberes</b>: <b>políticas de TIC no âmbito da educação superior colombiana</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-89532012000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo de revisión tiene como propósito presentar un estado de arte sobre la reflexión académica e investigativa producida en el contexto de la relación educación superior y políticas de TIC. Para lograr este propósito el texto se estructura en tres partes. Inicialmente se realiza un contexto histórico, breve, de las reflexiones y estudios de sistematización y análisis del tema. Dicho contexto se delimitó entre principios de los noventa y mediados del 2000. Posteriormente, se registra el estado de la cuestión en términos del planteamiento de problemas, metodologías empleadas, resultados obtenidos y discusiones abordadas. Finalmente se hacen algunas consideraciones a propósito de los resultados encontrados.<hr/>This review article has the purpose to show a state of the art on the academic and investigative reflection produced in the context of the relation between Higher Education and ICT Policies. In order to achieve this purpose, the text is structured in three parts. Initially, a historic, a brief context of the reflections, and a systematization and analysis studies of the theme is accomplished. This context was delimited between the beginning of the nineties and mid 2000. At a later time, the state of the issue is registered in terms of the proposal of problems, methodologies used, results obtained and discussions approached. Finally, some considerations are done. in relation to the results found.<hr/>Cet article de synthèse a pour but de présenter un état de l'art sur la réflexion académique et celle de la recherche réalisée dans le cadre de l'enseignement supérieur et des politiques des TIC. Pour atteindre ce but, le texte est divisé en trois parties. D'abord, le document démarre avecun bref contexte historique des réflexions et des études desystématisation et l'analyse du sujet. Ce contexte est délimité entre le début des années 90 et la mi-2000. Ensuite, l'état de la question se décrit en termes de la mise au point des problèmes, des méthodologies employées, des résultats obtenus et des discussions abordées. Enfin, des conclusions sont extraites des résultats.<hr/>Este artigo de resumo tem como objetivo fazer o ponto, da situação sobre a reflexão acadêmica e de investigação produzida no contexto da relação entre a educação superior e as políticas de TIC'S. Para alcançar este objetivo o texto estrutura-se em três partes. Primeiro faz-se um enquadramento histórico, breve, das reflexões e estudos de sistematização e análise do tema. Delimitou-se o enquadramento do principio dos anos noventa a meados de 2000. Posteriormente, registou-se o estado da questão em termos de abordagem de problemas, metodologias empregadas, resultados obtidos e discussões abordadas. Finalmente fazem-se algumas considerações a propósito dos resultados obtidos.