Scielo RSS <![CDATA[Praxis & Saber]]> http://www.scielo.org.co/rss.php?pid=2216-015920160003&lang=es vol. 7 num. 15 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.org.co/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.org.co <![CDATA[LA FORMACIÓN DE MAESTROS COMO ALTERNATIVA PARA UNA EDUCACIÓN DE CALIDAD]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592016000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[LA FORMACIÓN DOCENTE EN LAS POLÍTICAS PÚBLICAS: EL CAMPO DE LAS PRÁCTICAS COMO POSIBILIDAD]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592016000300017&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen El artículo propone un análisis de la Formación Docente en el marco de las Políticas Públicas llevadas adelante en Argentina a partir de la década de los noventa, en dos subsistemas que conviven: la formación de profesores en los Institutos de Formación Docente y en las Universidades públicas. En el primer y segundo apartado se analiza el contexto y la legislación vigente que prescribe los cambios en estas décadas. En el tercer apartado el texto se concentra en el análisis de un novedoso diseño curricular prescripto para toda la Formación Docente del país -en tanto política de Estado- donde se valora a la práctica como Campo que genera y discute conocimiento. Se analiza una experiencia universitaria en este contexto en la Facultad de Ciencias Humanas de la UNLPam, Argentina, espacio donde se lleva adelante una investigación curricular institucional coordinada por las autoras de este trabajo.<hr/>Abstract This article proposes an analysis of teacher education programs under the public policy framework put forward in Argentina since the nineties, in two coexistent subsystems: teacher training in Teacher Education Institutes, and teacher training in Public Universities. The first and second sections analyze the context and prevailing legislation which have determined the changes in recent decades. The third section focuses the analysis on a novel curriculum design prescribed for teacher education programs in the whole country - as state policy - in which practice is valued as a field to generate and discuss knowledge. In this context, this document assesses an experience at the university level, carried out in the Human Science Faculty of UNLPam, Argentina, space where research on the institutional curriculum is being conducted, coordinated by the authors of this paper.<hr/>Résumé Cet article propose une analyse de la Formation des Professeurs dans le cadre des Politique Publiques mises en œuvre en Argentine depuis les années quatre-vingt-dix dans deux sous-systèmes qui cohabitent : la formation des professeurs dans les Instituts de Formation des Professeurs et dans les Universités publiques. Dans la première et deuxième partie, le contexte et la loi en vigueur introduisant les changements lors de ces décennies sont analysés. La troisième partie se voue à une analyse d'un curriculum innovateur prescrit pour la Formation des Professeurs dans tout le pays comme politique d'État, où la pratique en tant que Domaine de création et discussion des connaissances est mise en valeur. Finalement, on analyse une expérience universitaire de ce genre dans la Faculté des Sciences Humaines de l'UNLPam, Argentine, un espace où l'on mène une recherche institutionnelle en matière de curriculum coordonnée par les auteures de cet article.<hr/>Resumo No artigo é feita uma análise da formação docente em relação ao âmbito das políticas públicas que foram aplicadas na Argentina a partir da década dos noventa, em dois subsistemas que ainda coexistem: a formação de professores nos Institutos de Formação Docente e nas universidades públicas. Na primeira e segunda secção é analisado o contexto e a legislação que estava em vigor e que estabeleceram mudanças nessas décadas. Na terceira seção, o texto se centra na análise da elaboração de um inovador desenho curricular que foi prescrito para a formação docente em todo o país, por ser uma medida política de Estado, no qual se dá valor à prática por gerar e permitir a discussão sobre o conhecimento. Foi estudada uma experiência universitária realizada na Faculdade de Ciências Humanas da UNLPam, Argentina, onde está sendo realizada uma pesquisa sobre o currículo sob a coordenação das autoras deste trabalho. <![CDATA[LA ETNOGRAFÍA EDUCATIVA VIRTUAL Y LA FORMACIÓN DE DOCENTES]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592016000300041&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen1 El artículo presenta y analiza una propuesta para la utilización de la etnografía educativa virtual en la investigación de fenómenos educativos apoyados por TIC (Tecnologías de la Información y la Comunicación). El propósito es describir la estrategia metodológica para la realización de la etnografía educativa virtual y analizar su pertinencia en procesos de formación docente. Se describe el proceso metodológico en el cual se privilegia la observación participante y la entrevista en profundidad, así como el análisis hermenéutico para el desentrañamiento de la red de relaciones y significados de los fenómenos a analizar, a partir de un estudio de caso. Posteriormente, se plantea una reflexión sobre la importancia de este tipo de investigación educativa en la formación docente, para profundizar en escenarios educativos que utilizan el ciberespacio, porque éstos son los nuevos contextos de significación y creación de sentido de las prácticas educativas como prácticas sociales y culturales. Finalmente, se plantea que la etnografía educativa virtual puede contribuir a la resignificación de los procesos pedagógicos y de formación docente, para hacerlos más coherentes con las nuevas formas de vida social y educativa.<hr/>Abstract The paper presents and analyzes a proposal for using virtual educational ethnography in the research of educational phenomena supported by TIC (Information and Communication Technology). The purpose is to describe the methodological strategy for developing the virtual educational ethnography, and assessing its appropriateness in teacher training proceses. The document describes the methodological process, in which participant observation and in depth interview are highlighted; as well as the hermeneutical analysis for unraveling the relationships network and terminology of the phenomena analysed, based on a case study. Subsequently, the article develops a reflection on the importance of this type of educational research in teacher education, with the goal of looking in depth into educational scenarios supported by cyberspace; given that these are the new contexts for creating meaning and giving sense to educational practices as social and cultural ones. Finally, it suggests that the virtual educational ethnography can provide new meaning to pedagogical processes and teacher education programs; in making them, in turn, more in tune with new forms of social and educational life.<hr/>Résumé Cet article montre et analyse une proposition pour utiliser l'ethnographie éducative virtuelle dans la recherche des phénomènes d'éducation soutenues par les TIC (Technologies de l'Information et la Communication). Le but est de décrire la stratégie méthodologique pour mettre en œuvre l'ethnographie éducative virtuelle et analyser sa pertinence dans les processus de formation des professeurs. La méthodologie privilégiant l'observation active et l'entrevue en profondeur y est décrite, ainsi que l'analyse herméneutique utilisée pour percer le réseau de rapports et de significations des phénomènes à analyser, tout en partant d'un cas d'étude. Ensuite, on trouve une réflexion sur l'importance de ce genre de recherche éducative pour la formation des professeurs, afin d'approfondir nos connaissances sur certains scénarios éducatifs qui utilisent le cyberespace, ceux-ci étant les nouveaux contextes de signification et création de sens dans les pratiques éducatives en tant que pratiques sociales et culturelles. Finalement, l'ethnographie éducative virtuelle est proposée comme outil pour contribuer à la resignificación des processus pédagogiques et de la formation des professeurs, afin de les rendre plus cohérents par rapport aux nouveaux modes de vie sociale et éducative.<hr/>Resumo No artigo é apresentada e analisada uma proposta para a utilização da etnografía educacional virtual na pesquisa de fenômenos educacionais apoiados pelas «O Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). O objetivo é descrever a estratégia metodológica para a realização da etnografía educacional virtual e analisar se são convenientes em processos de formação docente. Além disso, é descrito o processo metodológico no qual se dá mais importância à observação dos participantes e a entrevistas detalhadas, bem como à análise hermenêutica para desvendar a rede de relações e significados dos fenômenos que estão sendo analisados a partir de um estudo de caso. Posteriormente, é feita uma reflexão sobre a importância deste tipo de pesquisas educacionais na formação docente, com o intuito de conhecer cenários educacionais onde é utilizado o ciberespaço, já que estes são os novos contextos de significação e sentido na criação tanto de práticas educacionais quanto práticas sociais e culturais. Finalmente, no artigo, pode se concluir que a etnografía educacional virtual pode contribuir com a criação de novos significados para os processos educacionais e de formação docente para que estes tenham mais coerência com as novas formas de vida social e educacional. <![CDATA[EL DOCENTE ANTE EL OFICIO DE INVESTIGAR EN EL AULA]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592016000300063&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen El presente escrito está inspirado en la canción titulada La fábula de los tres hermanos, del cantautor cubano Silvio Rodríguez Domínguez. Se espera que a través de estos tres apartes de la letra de esta canción, consecuentemente seleccionados, se genere una reflexión en torno a la actividad de generar proyectos de investigación en la escuela secundaria, o como se suele denominar actualmente investigación en el aula, al respecto se abordan las complicaciones, tópicos y demás problemáticas que eventualmente se pueden presentar en la multiplicidad de compromisos cotidianos ante los cuales se ve enfrentado el docente, al momento de desarrollar un proyecto de investigación en una comunidad educativa desde la metodología de la etnografía, hoy usada en los modelos de investigación en educación y pedagogía. Este documento tiene por objetivo generar una reflexión en torno a la mirada del maestro de escuela secundaria, ante el acto de investigar su contexto escolar de trabajo, y el papel de las universidades, en lo que concierne a la formación de licenciados con competencias en investigación educativa.<hr/>Abstract This paper is inspired by the song titled "La fábula de los tres hermanos" (The Tale of the Three Brothers), by the Cuban singer Silvio Rodriguez Dominguez. The hope is to reflect on the creation of research projects at the high school level, or as it is presently called, classroom research, through three excerpts, consequently selected from the lyrics of this song. This work deals with the complications, topics, and other issues that eventually occur in the multiplicity of daily commitments with which the teacher is confronted, when developing research in an educational community using ethnography; methodology currently used in research education and pedagogy models. This document aims to assert the high school teacher's gaze when investigating the context of scholarly work, and the role of the universities in regard to the teacher training on educational research competencies.<hr/>Résumé Cet article est inspiré de la chanson intitulée La fábula de los tres hermanos (La fable des trois frères), de l'auteur-interprète cubain Silvio Rodríguez Domínguez. L'objectif est de susciter, à partir de ces trois strophes des paroles de la chanson spécifiquement choisis, une réflexion sur l'activité visant à la création de projets de recherche dans l'école secondaire, ou ce qu'on appelle aujourd'hui la recherche dans la salle de classe. Pour ce faire, on aborde des difficultés, des clichés et autres problématiques pouvant surgir en raison des multiples activités quotidiennes auxquelles font face les professeurs lors de l'élaboration d'un projet de recherche dans une communauté éducative qui fait recours à la méthodologie de l'ethnographie, utilisée aujourd'hui dans les modèles de recherche éducative et pédagogique. Ce document a pour but de susciter une réflexion autour du regard du professeur d'école secondaire face à la recherche dans son milieu de travail, ainsi que du rôle des universités en ce qui concerne la formation de diplômés munis des compétences en matière de recherche éducative.<hr/>Resumo O presente estudo é inspirado na música intitulada A fábula dos três irmãos, do cantor cubano Silvio Rodriguez Dominguez. Espera-se que, através destes três trechos da letra desta música, consequentemente selecionados, se faça uma reflexão sobre a atividade de geração de projetos de pesquisa realizados no segundo grau, ou como são denominados atualmente Pesquisa na Sala de Aula, em relação às complicações, os temas e outras questões que, eventualmente, possam ocorrer na multiplicidade de compromissos diários que confronta um professor ao desenvolver um projeto de pesquisa em uma comunidade educacional, incluindo a metodologia e a etnografía, utilizada hoje nos modelos de pesquisa em educação e pedagogia. Este documento tem como objetivo gerar uma reflexão sobre a perspectiva do professor de segundo grau em relação ao fato de ver seu contexto de trabalho na escola e o papel das universidades no que diz respeito à formação de profissionais que tenham competências em Pesquisa Educacional. <![CDATA[ACTITUD FILOSÓFICA, INFANCIA Y FORMACIÓN DE MAESTROS]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592016000300081&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen Aborda los resultados de la investigación actitud filosófica e infancia: formación y trasformación de maestros1 siendo su objetivo diseñar una propuesta para el desarrollo de la actitud filosófica. Estas reflexiones se realizaron a partir de la experiencia investigativa realizada en el Jardín Infantil de la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, desde el paradigma cualitativo con un enfoque crítico-social; construye la relación entre la actitud filosófica e infancia, la primera es entendida como una disposición y estilo de vida que se refleja en el pensamiento crítico, creativo y sensible; la segunda comprendida como actitud y no como una etapa cronológica e inacabada. Se elaboró una propuesta de formación de maestros estableciendo tres herramientas: escritura, lectura y problematización, elementos que se orientaron a partir del programa filosofía para niños. Esta propuesta produjo prácticas de formación y trasformación en términos de constante aprendizaje, autorreflexión, crítica, creación, cuestionamiento e investigación que conducen al cuidado de sí, de los otros y de lo otro como condición para asumir el lugar de maestro en relación con la creación de espacios de fortalecimiento de la actitud filosófica.<hr/>Abstract This paper discusses the research results on philosophical attitude and infancy: education and transformation of teachers; being its goal to design a proposal for the development of a philosophical attitude. These reflections arose from a research experience at the kindergarten of the Pedagogical and Technological University of Colombia, using the qualitative paradigm with a critical-social approach. This paradigm builds on the relationship between the philosophical attitude and childhood. The first is understood as a disposition and lifestyle reflected in critical, creative and sensitive thinking; while the second one is appreciated as attitude and not as a chronological and unfinished stage. A teacher training proposal was developed, supported by three tools: writing, reading, and problem solving; elements addressed based on the philosophy program for children. This proposal produced education and transformation practices, in terms of continuous learning, self-reflection, criticism, creation, questioning and searching; leading to the care of self, of others, and of what is alien, as a condition to embody the teacher's role in the creation of spaces that strengthen the philosophical attitude.<hr/>Résumé Ce travail aborde les résultats de la recherche intitulée Attitude philosophique et enfance : formation des professeurs, dont le but est de créer une proposition pour le développement de l'attitude philosophique. Ces réflexions partent de l'expérience de recherche menée dans le jardin d'enfants de l'Université Pédagogique et Technologique de Colombie qui a eu recours au paradigme qualitatif avec une approche critique-sociale. Le travail met en relation l'attitude philosophique et l'enfance, la première étant comprise comme une volonté et un mode de vie qui se reflètent dans la pensée critique, créative et sensible; la deuxième, comme une attitude plutôt qu'une étape chronologique et inachevée. C'est ainsi qu'on a créé une proposition de formation pour les professeurs fondée sur trois outils: écriture, lecture et problématisation, des éléments tirés du programme philosophie pour les enfants. Cette proposition a produit des pratiques de formation et de transformation en termes d'apprentissage continu, autoréflexion, critique, création, mise en question et recherche conduisant au soin de soi-même, des autres et de cela, comme condition pour assumer la place de professeur quant à la création d'espaces de renforcement de l'attitude philosophique.<hr/>Resumo Neste trabalho são discutidos os resultados da pesquisa sobre atitude filosófica e infância: formação e transformação de professores, cujo objetivo é elaborar uma proposta para o desenvolvimento da atitude filosófica. Estas reflexões foram feitas a partir da experiência decorrente da pesquisa realizada no jardim de infância da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia, partindo do paradigma qualitativo, com abordagem crítico-social; constrói a relação entre atitude filosófica e infância, a primeira sendo entendida como uma disposição e estilo de vida que se reflete no pensamento crítico, criativo e sensível; e a segunda como atitude e não como uma etapa cronológica inacabada. Foi elaborada uma proposta de formação de professores estabelecendo três ferramentas: escritura, leitura e problematização. Esses elementos foram determinados a partir do programa da matéria filosofia para crianças. Esta proposta integrou práticas de formação e transformação para que haja uma aprendizagem constante, auto-reflexão, crítica, criação, questionamentos e pesquisa, os quais levam a cuidar de si mesmo e dos outros como uma condição para que possa se assumir o lugar de professor em relação à criação de espaços para o fortalecimento da atitude filosófica. <![CDATA[FORMACIÓN EN INVESTIGACIÓN EN EL DEPARTAMENTO DE BOYACÁ: APORTES DEL PROGRAMA ONDAS-COLCIENCIAS]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592016000300103&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen Se presentan algunas consideraciones en torno a la experiencia pedagógica desarrollada en el departamento de Boyacá, como coordinadora del Programa Ondas de Colciencias. El texto tiene como sustento el trabajo realizado durante cerca de ocho años, tiempo durante el cual, se hicieron aportes sustanciales en la construcción de cultura investigativa en el departamento, a través de más de 1.000 investigaciones escolares, juveniles e infantiles realizadas en Instituciones Educativas del departamento. El artículo se estructura en tres partes; en la primera, se presenta la propuesta del programa Ondas-Colciencias y su enfoque La Investigación como Estrategia Pedagógica, principal sustento teórico de la propuesta pedagógico-investigativa, seguidamente se plantean elementos de orden conceptual, que son eje de las transformaciones en las prácticas educativas con los maestros y grupos Ondas; y finalmente, se describen los nuevos sentidos educativos que fueron construyendo con la investigación niños, jóvenes y maestros. Esto último, a través de cuatro experiencias de gran impacto pedagógico e investigativo a nivel local, regional, además de los reconocimientos nacionales e internacionales.<hr/>Abstract As coordinator of the Ondas Program of COLCIENCIAS, I introduce some considerations about the pedagogical experience conducted in Boyacá. This paper is supported on the work carried out over a period of about eight years, during which substantial contributions were made to building a research culture in the department, by means of the more than 1.000 academic researches conducted in departmental Education Institutions, by children and youth. This article is organised in three parts: in the first one, I describe the features of the Ondas Colciencias program, and its focus on research as a pedagogical strategy, main theoretical support for the pedagogical and investigative proposal. Subsequently I present the conceptual elements, which are the axis for transforming the educational practices with the teachers and the Ondas groups. Finally, I describe the new educational ways built by the children, youths, and teachers as they participated in research processes. This last aspect was accomplished through four pedagogically strong and impactful experiences, at the loca land regional levels, in addition to national and international recognition.<hr/>Résumé Cet article présente quelques considérations autour de l'expérience pédagogique menée dans le département de Boyaca que j'ai témoignée en tant que coordinatrice du Programme Ondas de Colciencias. La base de l'article est le travail mené durant près de huit ans, lors duquel des contributions importantes sur la création d'une culture de recherche dans le département ont été atteintes grâce aux plus de 1.000 recherches scolaires, juvéniles et infantiles dans les institutions éducatives du département. Cet article est divisé en trois parties. En premier lieu, on présente la proposition du programme Ondas-Colciencias et son approche La recherche comme stratégie pédagogique, soutien théorique principal de la proposition de pédagogie-recherche. En deuxième lieu, on considère des éléments conceptuels à la base des transformations dans les pratiques éducatives, avec les professeurs et les groupes du programme Ondas. En troisième lieu, on décrit les nouveaux sens éducatifs qui ont été construits à partir de la recherche avec les enfants, les jeunes et les professeurs. Ces nouveaux sens sont aussi le résultat de quatre expériences d'un grand impact pour la pédagogie et la recherche dans les localités et les régions et qui ont gagné la reconnaissance nationale et internationale.<hr/>Resumo Neste trabalho são apresentadas algumas considerações em relação à experiência pedagógica desenvolvida no departamento de Boyacá, na Colômbia, que obtive por ter sido a coordenadora do Programa Ondas de Colciencias. O texto visa apoiar o trabalho feito durante quase oito anos, período do qual se obtiveram grandes contribuições da criação da cultura de pesquisa no departamento, através da realização de mais de mil pesquisas por parte de crianças e jovens em instituições educacionais do departamento. O artigo está dividido em três partes: na primeira, é apresentada a proposta do programa Ondas- Colciencias e sua abordagem chamada A Pesquisa como Estratégia Pedagógica, a principal base teórica da proposta de pesquisa-ensino; em seguida, são mostrados elementos de tipo conceitual, que são o foco das transformações nas práticas educacionais com os professores e os grupos Ondas; e, finalmente, são descritos novos rumos educacionais que foram criados graças à pesquisa com crianças, jovens e professores. Esta última experiência mencionada foi realizada através de quatro experiências que tiveram um grande impacto no ensino e na pesquisa a nível local e regional, além de reconhecimentos nacionais e internacionais. <![CDATA[PRAXIS INCLUSIVA PARA LA ATENCIÓN DE NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECIALES EN EL SECTOR RURAL DE BUCARAMANGA]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592016000300127&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen El artículo reflexiona sobre un proceso práctico de atención de los estudiantes con necesidades educativas especiales como resultado de un proyecto de investigación interinstitucional, mediante el cual se integraron los saberes especializados en discapacidad y educación inclusiva de la Universidad Autónoma de Bucaramanga con las prácticas innovadoras establecidas por una institución rural del Área Metropolitana de Bucaramanga. A partir de la descripción de los tres modelos internacionales de teorización y análisis de la discapacidad y las necesidades especiales, se plantea un procedimiento integral de atención e inclusión que se caracteriza por seis etapas de educación activa e integral para estudiantes en situación de discapacidad, especialmente física o motora.<hr/>Abstract The article considers a practical process of care for students with special educational needs, resulting from an inter-institutional research project, through which the Autonomous University of Bucaramanga's specialized knowledge on disabilities and special education was integrated with innovative practices implemented by a rural institution in the Metropolitan area of Bucaramanga. Based on the description of three international models for theorizing and analyzing disabilities and special needs, we proposed an integral care and inclusion procedure. This procedure is characterized by six stages of integral and active education thought for students with both physical and motor special needs.<hr/>Résumé Cet article réfléchit sur un processus pratique qui s'occupe des étudiants ayant des besoins éducatifs spéciaux comme résultat d'un projet de recherche interinstitutionnelle par lequel les connaissances spécialisées en matière d'handicaps et éducation inclusive de l'Université Autonome de Bucaramanga et les pratiques innovatrices établies par une institution rurale de la Zone Métropolitaine de Bucaramanga furent intégrées. À partir de la description des trois modèles internationaux de théorisation et analyse des handicaps et des besoins spéciaux, on propose une procédure intégrale d'assistance et inclusion, caractérisée par six étapes d'éducation active et intégrale pour des étudiants ayant des handicaps, notamment physiques et moteurs.<hr/>Resumo O presente artigo reflete sobre um processo prático para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, como resultado de um projeto de pesquisa interinstitucional, através do qual foram integrados os conhecimentos especializados em deficiência e educação inclusiva da Universidade Autônoma de Bucaramanga com as práticas inovadoras estabelecidas por uma instituição rural da Área Metropolitana de Bucaramanga. A partir da descrição dos três modelos internacionais de teorização e de análise da deficiência e das necessidades especiais, propõe-se um procedimento integral de atendimento e de inclusão, que se caracteriza por seis estágios de educação ativa e integral para estudantes que estejam em situação de deficiência, especialmente física ou motora. <![CDATA[REFLEXIONES ÉTICAS SOBRE GESTION DE LA DIVERSIDAD EN EDUCACIÓN SUPERIORINCLUSIVA]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592016000300147&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen El artículo presenta reflexiones con el propósito principal de visibilizar la necesidad de apropiar la cultura organizacional desde la ética, a través de la gestión de la diversidad en las instituciones de educación superior. Para esto se ubican algunos elementos constitutivos de la ética y de las prácticas éticas con sus dimensiones, en relación con la gestión de la diversidad desde la perspectiva planteada por Ventosa (2012), para acercar a las instituciones a apropiar la educación superior inclusiva con sus características como lo aborda Blanco (2008). Con respecto a lo metodológico se desarrolló una investigación exploratoria con matrices de doble entrada donde se categorizó y clasificó la información verbal y documental fruto de entrevistas, registros anecdóticos y archivos documentales, sobre los cuales se desarrolla el análisis y las reflexiones finales que se recogen en este artículo, allí se resalta la necesidad de trasformar las prácticas cotidianas sobre la base de las dimensiones y categorías de la gestión de la diversidad.<hr/>Abstract This article presents different considerations, with the aim of giving visibility to the need of appropriating an organizational culture based on ethics, through the management of diversity in higher education institutions. For this purpose, we bring forth some constituent elements of the concept of ethics and ethical practices within their dimensions, in relation to diversity management from the perspective raised by Ventosa (2012); with the goal of inviting institutions to appropriate inclusive higher education models following the characteristics outlined by Blanco (2008). Regarding the methodological aspect, an exploratory research was developed consisting of double entry matrices in which the verbal and documentary information, compiled through interviews, anecdotal records, and archival documents, were categorized and classified. The final analysis and considerations gathered in this article are based on the aforementioned data. These considerations highlight the need for transforming everyday practices under the advancement of the dimensions and categories of diversity management.<hr/>Résumé Cet article présente des réflexions dont le but principal est de rendre visible la nécessité d'adapter la culture organisationnelle tout en partant de l'éthique et par la gestion de la diversité dans les institutions d'éducation supérieure. Pour ce faire, on relie quelques éléments inhérents à l'éthique et aux pratiques éthiques et ses dimensions à la gestion de la diversité depuis la perspective proposée par Ventosa (2012), afin d'introduire les institutions dans le cadre de l'éducation supérieure inclusive et ses caractéristiques, tel que l'envisage Blanco (2008). En ce qui concerne la méthodologie, on a conduit une recherche d'exploration avec des matrices à double entrée où l'information verbale et documentaire obtenue à travers entrevues, enregistrements d'anecdotes et archives documentaires a été catégorisée et classifiée. Ce matériel est à la base des analyses et réflexions finales réunies dans cet article qui met en relief la nécessité de transformer les pratiques quotidiennes en faisant appel aux dimensions et catégories de la gestion de la diversité.<hr/>Resumo Este artigo mostra uma reflexão cujo objetivo principal é tornar visível a necessidade de se apropriar da cultura organizacional partindo da ética, através da gestão da diversidade nas instituições de ensino superior. Para isso, são apresentados alguns elementos constitutivos da ética e das práticas éticas com as suas dimensões, em relação com a gestão da diversidade partindo da abordagem que foi proposta por Ventosa (2012), para que as instituições apliquem a educação superior inclusiva com suas caracteristicas, como o propôs Blanco (2008). Em relação à metodologia, foi realizado um estudo exploratório com matrizes de dupla entrada, onde foi categorizada e classificada a informação verbal e documental decorrente de entrevistas, registros anedóticos e documentos de arquivo, nos quais foram feitas análises e reflexões finais que são coletadas neste artigo. Partindo daí, destaca-se a necessidade de transformar as práticas quotidianas com base nas dimensões e nas categorias da gestão da diversidade. <![CDATA[CUERPO Y SUBJETIVACIÓN: ELEMENTOS PARA UNA LECTURA DE CONFLICTOS ESCOLARES]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592016000300165&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen El texto explora posibilidades para pensar conflictos de la realidad educativa, tomando como ejemplo las movilizaciones chilenas del 2006. Para ello recurre a los aportes de Foucault sobre poder e institucionalidad: en la escuela, el cuerpo del alumno se ha convertido en objeto de apropiaciones y tensiones. A través de regulaciones y evasiones, se manifiesta un litigio identitario entre la escuela y aquella juventud que busca convertirse en subjetividades que toman la palabra de manera crítica. De este modo, el texto pregunta ¿cuál ha sido el rol de estos procesos identitarios y subjetivación en la gestación de las movilizaciones estudiantiles? ¿Qué oportunidades presentan éstas pugnas para la elaboración de prácticas pedagógicas que respondan a modelos distintos al panorama político-escolar presente? Finalmente, se elabora una interpretación de las nociones de experiencia e infancia a partir de Giorgio Agamben, con el fin de ensayar algunas hipótesis en torno a estas interrogantes.<hr/>Abstract This text explores different ways in which conflicts can be regarded in educational scenarios, considering the Chilean mobilization of 2006 as an example. For this purpose it takes advantage of the contributions made by Foucault on power and institutions: at school, the body of the student has become subject of appropriations and tensions. Through regulations and evasions, an identity dispute between the school and the youth, that seeks to become subjectivities by taking on discourse in a critical manner, are manifested. Thus, the text questions what has been the role of these identity and subjectivity processes in the breeding of student demonstrations. What opportunities to develop pedagogical practices that answer to the different scenarios in the current political and academic panorama are presented by these strifes? Finally, it interprets the concept of experience and childhood from the point of view of Giorgio Agamben, in order to test some hypotheses surrounding these questions.<hr/>Résumé Cet article explore des possibilités pour penser aux conflits de la réalité éducative prenant comme exemple les manifestations au Chili en 2006. Pour ce faire, on a recours aux contributions de Foucault sur le pouvoir et l'institutionnalisme: dans l'école, le corps de l'élève est devenu l'objet des appropriations et des tensions. Les régulations et les évasions mettent en évidence un conflit d'identité entre l'école et la jeunesse qui cherche à devenir des subjectivités qui parlent de manière critique. L'article pose ainsi la question: quel a été le rôle de ces processus d'identité et subjectivation sur les manifestations des étudiants? Quelles opportunités surgissent de ces conflits pour le dessin de pratiques pédagogiques capables de répondre aux modèles différents du panorama politique-scolaire actuel? Finalement, on tente une interprétation des notions d'expérience et enfance à partir de Giorgio Agamben, afin de lancer quelques hypothèses autour de ces questions.<hr/>Resumo O texto explora as possibilidades para pensar em conflitos da realidade educacional, tomando como exemplo as manifestações chilenas de 2006. Para isso, tomam-se como base as contribuições de Foucault sobre o poder e as instituições: na escola, os alunos têm se tornado objeto de apropriações e tensões. Através de regulamentos e evasivas, aparece a disputa de identidade entre a escola e os jovens que procuram se tornar sujeitos que tomam a palavra de forma crítica. Assim, no texto se pergunta: qual o papel destes processos de identidade e subjetivação na criação de manifestações estudantis? Que oportunidades têm essas lutas de permitirem a elaboração de práticas de ensino que respondam a modelos diferentes no âmbito político-escolar do presente? Finalmente, elabora-se uma interpretação das noções de experiência e infância a partir de Giorgio Agamben, a fim de testar algumas hipóteses em relação a estas perguntas. <![CDATA[CONSTRUCCIÓN DE SABERES EN LA WEB SOCIAL: ESTADO DE LA CUESTIÓN]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592016000300183&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen Este artículo presenta el estado de la cuestión sobre la construcción de saberes y sentidos en la web social. Es resultado de una investigación doctoral que busca desarrollar un modelo descriptivo y comprensivo de las relaciones, movimientos y actuaciones en torno a la producción de saberes en la Web social. Para hacerlos visibles, se concentró la mirada investigativa a través de los saberes viajeros. Se revisaron metabuscadores académicos y revistas especializadas; se realizó una preselección de artículos y, posteriormente, una selección que permitió revisar en detalle textos procedentes de investigaciones realizadas en Asia (incluidas Australia y Nueva Zelanda), Europa, Latinoamérica y Norteamérica. Se encontró un área de reciente creación con una alta velocidad de cambio. Igualmente, que aún no se logran comprender las lógicas de las motivaciones que llevan a las personas a crear o mantener proyectos basados en la colaboración. Finalmente, los sentidos que se le asignan a los saberes viajeros en la web social corresponden a formas de expresión, identidad y relación (socialidad).<hr/>Abstract This paper presents the state of the art on meanings and knowledge construction through the social web. It is the result of a doctoral research aiming to develop a descriptive and comprehensive model of the relationships, movements, and actions involved in knowledge production in the social web. To make them visible, the research was focused on traveler knowledge. A search on meta search engines and specialized journals was conducted. First a preselection of articles took place, followed by choosing articles which permitted to review, in detail, texts from researchers conducted in Asia (including Australia and New Zealand), Europe, Latin America and North America. A recently created area of knowledge, with a high rate of change, was found. Another finding was that it is still not possible to understand the motivational logic leading people to the creation or maintenance of collaboration based projects. Finally, the meanings assigned to traveler knowledge in the social web are related to ways of expression, identity and (social) relationships.<hr/>Résumé Cet article présente l'état de la question portant sur la création de connaissances et des sens dans le réseau social. Il s'agit du résultat d'un projet de recherche doctorale qui vise à développer un modèle descriptif et compréhensif des rapports, progrès et actions autour de la création de connaissances dans le Réseau social. Afin de les rendre visibles, le regard de la recherche s'est fixé sur les connaissances de voyage. D'abord, on a utilisé des méta moteurs de recherche académique et des revues spécialisées. Ensuite, une sélection préalable d'articles a été effectuée, pour en finir avec une sélection définitive d'articles qui nous a permis de réviser en détail des recherches provenant d'Asie (y compris l'Australie et la Nouvelle Zélande), Europe, Amérique latine et Amérique du Nord. On a ainsi découvert un domaine de création récente qui montre des changements de grande vitesse. D'autre part, on n'arrive pas à comprendre les motivations logiques qui conduisent des personnes à créer ou maintenir de projets fondés sur la collaboration. Finalement, les sens accordés aux connaissances de voyage dans le réseau social correspondent à des formes d'expression, d'identité et de rapports (sociabilité).<hr/>Resumo Este artigo apresenta o estado da construção de conhecimentos e significados na web social. E o resultado de uma pesquisa de doutorado que pretende desenvolver uma relação descritiva e abrangente das relações, movimentos e ações em relação à produção de conhecimento sobre o modelo da web social. Para torná-los visíveis, a pesquisa se centrou em analisar os conhecimentos virtuais. Foram revisados metapesquisadores acadêmicos e revistas especializadas; foi realizada uma pré-seleção de artigos; e, posteriormente, foi feita uma seleção que permitiu rever em detalhe textos de pesquisas realizadas na Ásia (incluindo a Austrália e a Nova Zelândia), na Europa, na América Latina e na América do Norte. Foi encontrada uma área criada recentemente e com alta probabilidade de mudança. Além disso, ainda não foi possível compreender a lógica das motivações que levam as pessoas a criarem ou levarem adiante projetos baseados na colaboração. Finalmente, os significados atribuídos aos conhecimentos virtuais na web social correspondem a formas de expressão, identidade e relação (sociabilidade). <![CDATA[LAS CONTROVERSIAS SOCIOCIENTÍFICAS EN LOS CONTENIDOS DE ENSEÑANZA DE LA QUÍMICA COSMÉTICA]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592016000300207&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen Este artículo presenta los resultados de una investigación desarrollada desde la Universidad Pedagógica Nacional de Bogotá, entre el año 2014 y el 2015, la cual evaluó en el contexto actual colombiano, el contenido curricular de la asignatura Química Cosmética en la formación de profesionales en el área de la Estética Facial y Corporal. Esta evaluación permitió estudiar el impacto que tiene en la caracterización de los contenidos el hecho que un profesional haya sido formado o no con esta asignatura. El carácter inductivo de la investigación permitió, a partir del análisis de los datos obtenidos, estructurar una propuesta macrocurricular, mesocurricular y microcurricular (bajo controversias sociocientíficas), la cual incluye (para los ámbitos internacional y nacional) una valoración de la ubicación de la asignatura en el plan de estudios de las instituciones que ofertan carreras de Estética Facial y Corporal en Colombia. La relación con la utilidad que tienen los resultados de este trabajo de investigación pretende entre otros, plantear al Ministerio de Educación Nacional la consideración de estos resultados para fines pertinentes en la definición de políticas académicas en este sentido.<hr/>Abstract This article presents the results of a research project conducted at the National Pedagogical University of Bogotá, between 2014 and 2015. Said study assessed, in the current Colombian context, the curricular content of the Cosmetics Chemistry subject in the training of professionals in the field of facial and corporal aesthetics. This appraisal allowed to study the impact that being trained, or not, in this subject had on content characterization. The inductive nature of the investigation permitted, based on the analysis of collected data, to structure a macro-curricular, meso-curricular and micro-curricular proposal (under socio-scientific controversies), which includes (for the national and international levels) an assessment of the subject's positionality in the curriculum of institutions offering careers on facial and corporal aesthetics in Colombia. In relation to the utility of the results of this research work, it pretends to suggest to the national ministry of education to consider these results for the convenient establishment of academic policies on the matter.<hr/>Résumé Cet article présent les résultats d'une recherche développée dans l'Université Pédagogique Nationale de Bogota entre les années 2014 et 2015 qui évaluent, dans le contexte colombien actuel, le contenu de la matière Chimie cosmétique dictée dans la formation de professionnels dans le domaine de l'Esthétique faciale et corporelle. Cette évaluation a permis d'étudier l'impact de l'expérience des professionnels ayant reçu cette matière sur la formulation des contenus. La nature inductive de la recherche a permis de structurer, à partir d'une analyse des données obtenues, une proposition macrocurriculaire, mésocurriculaire et microcurriculaire (sous controverses scientifiques) comprenant (dans les domaines national et international) une évaluation de la place de la matière dans le plan d'études des institutions qui offrent les filières d'Esthétique faciale et corporelle en Colombie. Ce travail vise finalement, entre autres, à proposer au Ministère de l'Éducation nationale de prendre en considération les résultats de cette recherche pour la définition des politiques académiques en ce sens.<hr/>Resumo Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Pedagógica Nacional de Bogotá entre 2014 e 2015, na qual foi avaliado o contexto atual colombiano, o desenho curricular da matéria Química Cosmética na formação de profissionais na área de Estética Facial e Corporal. Esta avaliação permitiu estudar o impacto que tem, na caracterização dos conteúdos, o facto de um profissional ter sido capacitado ou não para exercer este ofício. Esta pesquisa de tipo indutiva permitiu que, com base na análise dos dados obtidos, fosse criada uma proposta macrocurricular, mesocurricular e microcurricular (sob controvérsias sóciocientíficas), que inclui (para os níveis internacionais e nacionais) a valoração da localização da matéria no currículo de instituições que oferecem as carreiras de Estética Facial e Corporal na Colômbia. Os resultados deste trabalho de pesquisa têm como objetivo, dentre outros, que o Ministério da Educação Nacional os leve em conta quando forem definir políticas acadêmicas nesta área. <![CDATA[LA CONFIANZA DE LOS ADOLESCENTES ESCOLARIZADOS EN LAS REDES SOCIALES VIRTUALES]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592016000300231&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen Este artículo hace aproximación a la realidad de la confianza que se da en las relaciones generadas desde las redes sociales y aplicaciones virtuales más usadas por los adolescentes escolarizados, en dos instituciones educativas de Tunja. El fortalecimiento de la confianza cumple una función dinamizadora de formación social y ciudadana en las relaciones escolares, y marcan un derrotero que da respuesta a las complejidades de la convivencia escolar, inclusive a aquellas de la virtualidad que trascienden las instituciones educativas. El estudio de caso múltiple se llevó a cabo en dos instituciones educativas: una privada católica y otra pública laica; ambas con horizonte institucional basado en la formación humana y caracterizadas por la convergencia cultural de sus actores. La investigación mixta, pudo contrastar las voces de los usuarios de estos medios, con los datos cuantitativos y cualitativos obtenidos. Se concluye que los adolescentes escolarizados confían medianamente en las relaciones generadas en las redes sociales virtuales; es decir, han provocado un pensamiento crítico de las mismas, que promueve la prevención y el autocuidado en la Red. Así mismo, la red social virtual más usada es Facebook y la aplicación móvil virtual con mayor aceptación es WhatsApp, las cuales son manejadas en y para la socialización escolar.<hr/>Abstract This article approaches the veracity of the trust given through relationships that are generated in the social networks and virtual applications most commonly used by teenagers presently attending school, in two academic institutions in the city of Tunja. The strengthening of trust serves as a dynamic function of social and civic formation in academic relationships, signaling a path that answers to the complexities of school coexistence, even in the virtual context which transcends the academic institution. The multiple case study took place in two academic institutions: a private catholic school and a public secular school. Both schools have an institutional prospectus based on human education and are characterized by the cultural convergence of their actors. Through a mixed method research it was possible to contrast the voices of the users of these media, with the acquired quantitative and qualitative data. As a conclusion, teenagers presently attending school moderately trust relationships generated through social media; in other words, they already think critically about these relationships, fostering prevention and a self-care online. Further, the most commonly used network is Facebook and the mobile application with higher rates of acceptance is WhatsApp, both which are used in and for academic socialization.<hr/>Résumé Cet article est une approche à la confiance qui se développe dans les rapports tissés sur les réseaux sociaux et sur les applications les plus utilisés par les adolescents scolarisés de deux institutions éducatives de Tunja. Le renforcement de la confiance joue un rôle qui dynamise la formation sociale et citoyenne dans les liens scolaires. En effet, la confiance trace un chemin qui répond aux complexités de la cohabitation au quotidien dans l'école et même à celles propres des rapports virtuels, qui dépassent le cadre des institutions éducatives. L'étude de cas multiple a été menée dans deux institutions éducatives : une institution catholique privée et une autre laïque et publique, les deux ayant un horizon institutionnel fondé sur la formation humaine et caractérisées par la convergence culturelle de leurs acteurs. La recherche mixte a été capable de comparer les voix des utilisateurs de ces réseaux sociaux avec les données quantitatives et qualitatives obtenues. La conclusion signale que la confiance des adolescents scolarisés à l'égard des liens créés sur les réseaux sociaux est modérée, c'est-à-dire, ils ont pris une position critique par rapport à ce type de rapports, ce qui encourage la prévention et la protection de soi sur la toile. D'ailleurs, l'étude montre que Facebook est le réseau social virtuel le plus utilisé et WhatsApp est l'application la plus acceptée par les adolescents et dont ils se servent dans et pour le processus de socialisation scolaire.<hr/>Resumo Esta abordagem artigo para a realidade de confiança que ocorre em relacionamentos gerados a partir de redes sociais e aplicativos virtuais mais utilizados pelos adolescentes escolares em duas instituições de ensino Tunja. Reforçar a confiança desempenha um papel pró-activo da educação social e cívica nas relações escolares, e marcar um caminho que responde às complexidades da vida escolar, incluindo os de virtualidade que transcendem instituições de ensino. O estudo de caso múltiplo foi realizado em duas instituições de ensino: um público secular privada e outra católica; ambos com horizonte institucional baseada na formação humana e caracterizada pela convergência cultural de seus atores. A pesquisa conjunta poderia contrastar as vozes dos usuários desses meios de comunicação, quantitativos e dados qualitativos. Concluiu-se que os adolescentes confiar moderadamente escolarizados nas relações gerado redes sociais virtuais; ou seja, ter causado o pensamento crítico deles, que promove a prevenção e auto-atendimento na Web. Além disso, a rede social virtual mais utilizado é o Facebook eo aplicativo móvel virtual com maior aceitação é WhatsApp, que são geridos de e escola de socialização.