Scielo RSS <![CDATA[Praxis & Saber]]> http://www.scielo.org.co/rss.php?pid=2216-015920170001&lang=en vol. 8 num. 16 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.org.co/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.org.co <![CDATA[Sobre la escritura como experiencia]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592017000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Notes to think about the relation among Innovation, ICT and Pedagogic and Didactic Teaching]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592017000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Este artículo presenta un conjunto de apuntes reflexivos sobre la relación entre la innovación, tecnologías de la información y comunicación y la formación docente, en perspectiva pedagógica didáctica. Para ello, se realiza una breve descripción del problema en donde se incluyen antecedentes temáticos, en especial las actividades de formación de docentes en general y en TIC en particular. El objetivo es aproximarse a la comprensión de la relación entre la formación de los docentes universitarios y su apropiación en las tecnologías de información y comunicación. El contexto se encuentra en las propuestas de trabajo que está llevando a cabo y discutiendo la Unidad Académica (UA) de la Comisión Sectorial de Enseñanza (CSE), Pro Rectorado de Enseñanza de la Universidad de la República (UDELAR), Uruguay, para promover el desarrollo profesional de sus docentes por medio de la formación pedagógico-didáctica. La metodología utilizada para esta etapa de trabajo fue la búsqueda de antecedentes de investigación y de referentes teóricos que aporten a la comprensión del tema. Como resultado se presenta una serie de cuestiones que permite problematizar la relación entre innovación, TIC y formación de docentes.<hr/>Abstract This article presents a group of reflexive notes about the relation among innovation, technology in education and professor training in prospect within a pedagogic and didactic framework. For that purpose, a brief description of the problem is developed where thematic backgrounds are included specially teaching activities in general and ICT in particular. The aim is approach to the understanding of the relation between professors training and their adroitness in using technologies. The context is found in the working proposals that are being executing and discussing by the Unidad Académica (UA) of the Comisión Sectorial de Enseñanza (CSE), Pro Rectorado de Enseñanza of the Universidad de la República (UDELAR), Uruguay, to promote the professional development of their professors by pedagogic and didactic teaching. The methodology used for this stage of work has been the search for background of research and theoretical references that contribute to the understanding of this subject. As a result, a series of questions that allows to question the relation among innovation, technology, and professor training is cited.<hr/>Résumé Cet article présente une série de notes de réflexion sur la relation entre l'innovation, la technologie êducative et la formation des enseignants, selon la perspective pédagogique didactique. Pour cela on fera une brève description du problème où les antécédents thématiques sont inclus, en particulier la formation des enseignants en général et la TIC surtout. L'objectif est d'aborder la compréhension de la relation entre la formation des enseignants universitaires et leur appropriation des technologies. Le contexte est dans le travail proposé, reporté et discuté par l'unité scolaire (US), la Commission sectorielle de l'éducation (CSE), Pro Recteur pour l'éducation de l'Université de la République (UDELAR), de l'Uruguay, pour provoquer le développement professionnel des enseignants à travers de l'enseignement de la formation pédagogique. La méthodologie utilisée pour cette phase de travail a été l'étude d'expériences en la recherche et les références théoriques qui contribuent à la compréhension du sujet. Par conséquent présente un certain nombre de questions qui permet problématiser la relation entre l'innovation, la TIC et la formation des enseignants.<hr/>Resumo Este artigo apresenta um conjunto de notas reflexivas sobre a relação entre inovação, tecnología educacional e formação de professores na perspectiva pedagógico-didática. Para isso realiza-se uma breve descrição do problema, onde antecedentes temáticos estão incluídos, especialmente as atividades de formação de professores em geral e em relação às TIC em particular. O objetivo é aproximar a compreensão da relação entre a formação de professores universitários e sua apropriação de tecnologías. O contexto está no trabalho proposto que a Unidade Académica (UA) da Comissão Setorial de Educação (CSE), Pró-Reitorado da Educação na Universidade da República (UDELAR), no Uruguai, realiza e discute para promover o desenvolvimento profissional dos professores através da formação pedagógico-didática. A metodología utilizada para esta fase do trabalho foi a procura dos antecedentes de pesquisa e do quadro teórico que contribuem para a compreensão do assunto. Como resultado apresenta-se uma série de questões que permite problematizar a relação entre inovação, TIC e formação de professores. <![CDATA[Effect of training in self-regulation for learning mathematics]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592017000100035&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Este documento evidencia la necesidad de incorporar una estrategia pedagógica en un ambiente B-learning que sirve como un tipo de andamiaje para el desarrollo de la capacidad autorreguladora, en función de mejorar el rendimiento académico de las matemáticas. El interés de abordar esta problemática estuvo dirigido a observar el efecto de entrenar a los estudiantes con el sistema de autorregulación, incorporado en un ambiente B-learning, sobre el rendimiento académico. Para ello, se exploró la interacción entre el ambiente pedagógico (variable independiente), el rendimiento académico y la capacidad autorreguladora. Participaron 56 estudiantes, hombres y mujeres de primer semestre que cursaban un taller de mejoramiento de matemática básica. El tratamiento de los datos se realizó a partir de un análisis ANCOVA. Los resultados mostraron de manera consistente que el entrenamiento en autorregulación afecta positivamente el aprendizaje de los estudiantes y como consecuencia, el mejoramiento del rendimiento académico.<hr/>Abstract This document evidences the need of incorporating a pedagogical strategy in a B-learning environment which works as a framework for the development of the self-regulation capacity in accordance with the academic performance of mathematics. The interest of creating approach to this problem is to observe the effect of training students with the self-regulation system which is incorporated in a B-learning environment. To achieve this, the interaction among pedagogical environment (independent variable), academic performance, and self-regulation were explored. 56 students participated, men and women of the first semester who were attending a basic mathematics improvement workshop. The data were developed based on an ANCOVA analysis. The results showed consistently that self-regulation training benefits students' learning, and as a consequence academic performance improves.<hr/>Résumé Ce document met en évidence la nécessité d'intégrer une stratégie pédagogique dans un environnement B-learning qui sert comme une sorte de plateforme pour le développement de la capacité d'autorégulation, en fonction de l'amélioration du rendement des élèves en mathématiques. L'intérêt d'aborder cette question conduit à observer l'effet des étudiants en formation avec le système d'autorégulation intégré dans un environnement B-learning sur le rendement des élèves. A cet effet, a été observé l'interaction entre l'environnement d'apprentissage (variable indépendante), la réussite scolaire et de la capacité d'auto-régulation. 56 élèves ont participé, hommes et femmes du premier semestre qui coursé un atelier pour améliorer les mathématiques basiques. Le traitement des données a été réalisée à partir d'une analyse de covariance. Les résultats ont montré de façon constante que la formation en autorégulation a une incidence positive sur l'apprentissage des élèves et par conséquence une amélioration du rendement scolaire.<hr/>Resumo Este documento destaca a necessidade de incorporar uma estratégia pedagógica em um ambiente B-learning que serve como uma espécie de andaime para o desenvolvimento da capacidade de autorregulação, em função de melhorar o desempenho escolar em Matemática. Interesse para abordar esta questão foi destinado a observar o efeito da formação de estudantes com sistema de autorregulação incorporado em um ambiente B-learning no desempenho do aluno. Para este fim, foi explorada a interação entre o ambiente de aprendizagem (variável independente), desempenho escolar e capacidade de autorregulação. 56 alunos participaram, homens e mulheres de primeiro semestre cursando um workshop para melhorar a matemática básica. O processamento de dados foi realizado a partir de uma análise ANCOVA. Os resultados mostraram de forma consistente que o treinamento em autorregulação impacta positivamente a aprendizagem dos alunos e melhora consequentemente o desempenho acadêmico. <![CDATA[Patterns of Communicative Interaction of a Mathematics professor. Case study.]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592017000100057&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen El presente trabajo se realizó para analizar los patrones de interacción comunicativa en las clases de algunos profesores de la Licenciatura en Matemáticas de la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC). La investigación es cualitativa, interpretativa y hermenêutica. Se examinaron clases de un profesor, donde cada sesión se distribuyó en configuraciones didácticas y se analizaron las interacciones de cada configuración. En los resultados es preciso destacar que, entre las interacciones más frecuentes, se encuentran: la pregunta corta por parte del docente, al igual que la respuesta individual corta por parte del estudiante; las aclaraciones y explicaciones cortas del docente; la explicación amplia del docente y la autorespuesta por parte del mismo. De lo anterior, se puede concluir que, la clase del profesor, es de tipo tradicional-tecnológico.<hr/>Abstract This study was developed in order to analyze patterns of communicative interactions in some mathematics lessons of the bachelor's degree in Mathematics at Pedagogical and Technological University of Colombia (UPTC). The research is qualitative, interpretative and hermeneutic. A professor was taken as a sample and each session of his mathematics lesson was distributed in didactic configurations and the interactions of each configuration were analyzed. It should be pointed out that the most frequent interactions in the mathematics lesson are: the short question by the professor as well as the short answer by the student, the clarifications and short explanations given by the professor, the broad explanation by the professor and his own response. Therefore it was concluded that the lesson given by the professor is traditional-technological.<hr/>Résumé La présente étude a été réalisée afin d'analyser les modèles d'interaction communicative dans les classes de plusieurs professeurs de la Facultê de Mathêmatiques de l'Universitê Pêdagogique et Technologique de Colombie (UPTC). L'investigation est qualitative, interprêtative et hermêneutique. Les cours d'un professeur ont êtê êtudiêes, chaque session a êtê classêe dans une configuration didactique et les interactions de chaque configuration ont êtê analysêes. Les rêsultats permettent de souligner les interactions les plus frêquentes durant le cours : la question courte de l'enseignant, ainsi que la réponse courte de l'étudiant, les clarifications et explications courtes de l'enseignant, la longue explication de l'enseignant et la réponse à sa propre question. Compte tenu des rêsultats, il est possible de conclure que le cours du professeur qui a été analysé est de type traditionnel-technologique.<hr/>Resumo Este trabalho foi conduzido para analisar os padrões de interação comunicativa nas aulas de alguns professores da Licenciatura em Matemática da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC) [Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia]. A pesquisa é qualitativa, interpretativa e hermenêutica. Tomaram-se aulas de um professor, cada sessão foi distribuída em configurações didáticas e as interações de cada configuração foram analisadas. Nos resultados deve-se notar que entre as interações mais comuns na aula do professor, estão as seguintes: pergunta curta pelo professor, bem como resposta individual curta pelo aluno; esclarecimentos e explicações curtas do professor; explicação detalhada do professor e auto-resposta por parte do mesmo. Do acima exposto pode-se concluir que a aula analisada do professor é do tipo tradicional-tecnológico. <![CDATA[Innovative experience of the ontological structuring of knowledge with teachers and students]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592017000100083&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen El objetivo del presente artículo es evaluar el efecto que produjo la incorporación del software Sistema de Marcos para el Aprendizaje Significativo (SIMAS) en las prácticas docentes en dos instituciones educativas, la Escuela Normal Superior de Ubaté, ENSU y la Fundación de Educación Superior Nueva América, FESNA. El enfoque metodológico es mixto, acudiendo a entrevistas, observaciones, bitácoras y diarios de campo desde la perspectiva cualitativa, y a encuestas de percepción aplicadas a docentes y estudiantes en el paradigma cuantitativo. Como resultados se encontró que la incorporación del software generó innovación educativa en los procesos de comunicación entre maestros y estudiantes, pues su uso significo un cambio en el planteamiento de estrategias docentes vinculadas con el uso de TIC que favorecieron el trabajo individual y colaborativo. Así mismo, se percibió un incremento en la motivación los actores frente al proceso de aprendizaje, al encontrar nuevas formas de interactuar entre ellos y con los contenidos, favoreciendo además, la integración de diferentes áreas.<hr/>Abstract The objective of this article is to evaluate the effect of the incorporation of the Marcos System for Significant Learning (SIMAS) software in teaching practices in two educational institutions, Escuela Normal Superior de Ubaté, ENSU and Fundación de Educación Superior Nueva América, FESNA. The methodological approach was of a mixed nature, attending interviews, observations, logs and field notes from the qualitative perspective and perception surveys applied to teachers and students in the quantitative paradigm. The main results found that the incorporation of software in classes contributed positively in the processes of communication between teachers and students because their use was a change in the approach to teaching strategies related to the use of ICT favoring individual and collaborative work. Likewise, an increase was seen in the grounds of both actors to the process of learning, finding new ways to interact with each other and with the contents, also favoring the integration of different areas.<hr/>Résumé Le but de cet article est d'évaluer l'effet produit par l'ajout de cadres du système d'apprentissage signifiants (GAPS) dans les pratiques d'enseignement dans deux logiciels les établissements d'enseignement, l'École Normale de Ubaté, INIT et la Fondation de l'enseignement supérieur New America , FESNA. L'approche méthodologique est mixte, assister à des entrevues, des observations, des journaux et des notes sur le terrain des enquêtes qualitatives en perspective et la perception appliquées aux enseignants et aux étudiants dans le paradigme quantitatif. En conséquence, il a été constaté que l'incorporation de logiciels a généré l'innovation éducative dans les processus de communication entre les enseignants et les étudiants, pour un changement signifiait dans l'approche des stratégies d'enseignement liées à l'utilisation des TIC qui a favorisé le travail individuel et collaboratif. De même, une augmentation des acteurs de motivation devant le processus d'apprentissage, de trouver de nouvelles façons d'interagir les uns avec les autres et avec le contenu, ce qui favorise également l'intégration des différents domaines perçus.<hr/>Resumo O objetivo deste artigo é avaliar o efeito que produziu a incorporação do "software" Sistema de Marcos para a Aprendizagem significativa (SIMAS) nas práticas docentes nas instituições educativas, a Escola Normal Superior de Ubaté, ENSU e a Fundação de Educação Superior Nova América, FESNA. O enfoque metodológico é misto, trabalhando com entrevistas, observações e diários de campo desde a perspectiva qualitativa, e a pesquisa de percepção aplicada a docentes e estudantes no paradigma qualitativo. Como resultados encontrou-se que a incorporação do "software" gerou inovação educativa nos processos de comunicação entre professores e estudantes, pois, seu uso significou uma mudança no planejamento de estratégias docentes vinculadas com o uso de TIC que favoreceram o trabalho individual e corporativo. Assim, se percebeu um acrescentamento na motivação dos atores segundo o processo da aprendizagem, ao encontrar novas formas de interagir entre eles e com os conteúdos, favorecendo ademais, a integração de diferentes áreas. <![CDATA[Didactic strategy for the learning of biogeochemical cycles from transdisciplinarity]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592017000100105&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Esta investigación, de carácter mixto, consistió en la implementación de proyectos estudiantiles, donde el objetivo general fue demostrar que la elaboración de proyectos por parte de los estudiantes es una estrategia más adecuada para reestructurar preconcepciones del tema de composición de la materia y sus transformaciones físico-químicas, que los esquemas conductistas tradicionales en estudiantes de nivel secundaria. Es un ejemplo de praxis cotidiana donde la educación se vislumbra como una oportunidad en la búsqueda de la interdisciplinariedad y el pensamiento sistémico. El tema de los ciclos biogeoquímicos, implementado como proyectos, es una propuesta metodológica precisa para fructificar dicha oportunidad. En cuanto a la integración del tema y la selección de la muestra se realizó entre las llamadas ciencias duras como la Química, con disciplinas blandas como Biología. Finalmente, para la puesta en práctica, se formaron dos grupos de estudiantes del mismo grado de Educación Básica Secundaria, pero con condiciones distintas entre sí; luego se realizó el instrumento de medición, pretest y postest; seguidamente se registraron algunas observaciones del trabajo de campo y se aplicó una encuesta para valorar la satisfacción del proyecto.<hr/>Abstract This research, of mixed methods, consisted in the implementation of student projects, where the general aim is to demonstrate that the production of projects by students is a more appropriated strategy to restructure preconceptions of the topic of composition of matter and its physicochemical transformation, than those traditional conductive schemes in high-school students. It is an example of daily praxis where education comes into view as an opportunity of finding interdisciplinary approach and a systemic thinking. The theme of the biogeochemical cycles, implemented as projects, is a precise methodological proposal to fructify this opportunity. As for the integration of the subject and the selection of the sample it was made between the so-called hard sciences like Chemistry, with soft disciplines like Biology. Finally, for the implementation, two groups of students of the same grade of secondary education were formed, but with different conditions each other; Then the measuring instrument was performed, pretest and posttest; Then some observations of the field work were recorded and a survey was applied to assess the satisfaction of the project.<hr/>Résumé Cette recherche, de caractère mixte, a êtê la mise en œuvre des projets d'étudiants dont l'objectif général était de démontrer que le développement de projets par les êtudiants est une meilleure stratêgie de restructuration des prêconceptions du thème de composition de la matière et ses transformations physico-chimiques, par rapport aux régimes conductistes traditionnels en étudiants de l'enseignement secondaire. Il est un exemple de la pratique quotidienne où l'éducation est perçue comme une opportunité dans la recherche de la pensé systématique et de l'interdisciplinarité. Le thème des cycles biogéochimiques, mis en œuvre comme des projets, c'est une proposition méthodologiste précise à féconder cette occasíon. En ce qui concerne l'intégration du thème et la sélection des sujets a été faite entre les soi-disant sciences dures telles que la chimie, avec des disciplines douces comme la biologie. Enfin, pour la mise en œuvre, deux groupes d'étudiants dans le même grade de l'enseignement secondaire ont été formés, mais avec des conditions différentes les unes des autres; puis l'instrument de mesure, pré-test et post-test a été effectué; ensuite quelques observations de travail sur le terrain ont été enregistrés et une enquête a été menée pour évaluer la satisfaction du projet.<hr/>Resumo Esta pesquisa, de caráter misto, foi a implementação de projetos de estudantes, onde o objetivo global foi demonstrar que o desenvolvimento de projetos de estudantes é uma melhor estratégia para reestruturar preconceitos do tópico da composição da matéria e suas transformações físico-químicas, do que o esquema comportamental tradicional em nível secundário de educação. É um exemplo de práxis diária, onde a educação é vista como uma oportunidade na busca da interdisciplinaridade e o pensamento sistémico. O tema dos ciclos biogeoquímicos, implementado como projetos, é uma proposta precisa para frutificar esta oportunidade. Quanto à integração do tópico e a seleção da amostra foi feita entre as chamadas ciências duras, como a Química, com disciplinas suaves como a Biología. Finalmente, para a implementação, formaram-se dois grupos de alunos do mesmo grau de Ensino Secundário Básico, mas com condições diferentes uns dos outros; em seguida, o instrumento de medição, pré e pós-teste foi realizado; depois, algumas observações de trabalho de campo foram registradas e foi realizada uma pesquisa para avaliar a satisfação do projeto. <![CDATA[Orality and Writing! fields of research in pedagogy of the Mother Tongue]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592017000100133&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artículo presenta el análisis realizado a la línea de investigación "Actividades Discursivas de la Oralidad y la Escritura, en el marco del estudio "Estado del Arte de la Investigación en la Maestría en Pedagogía de la Lengua Materna"1. El resultado de este estudio documental, y de corte cualitativo, permite develar los aciertos de la investigación adelantada en esta línea como también la identificación de indicios que llevan a considerar las Tecnologías de la Información y la Comunicación como una condición emergente y por tanto necesaria de ser considerada en la reformulación de la línea, particularmente desde su relación con los procesos de enseñanza y aprendizaje de la oralidad y la escritura, en la formación de Magíster en Pedagogía de la Lengua Materna.<hr/>Abstract This article presents the analysis carried out in the research line "Discursive Activities of Orality and Writing, within the framework of the study" State of Art of Research in the Master in Pedagogy of the Mother Language. The result of this documental study, with qualitative characteristics, allows to reveal the correct answers of the research as well as the identification of signs that bring us to consider the Information and Communication Technologies as an emergent condition and so with the need to be consider in the formulation of the line, particularly from its relation with teaching process and orality and writing learning, in the Master in Pedagogy of the Mother Language.<hr/>Résumé Cet article présente l'analyse réalisé à la ligne de recherche Activités discursives de l'oralité et de l'écriture dans le cadre d'études Etat de l'Art de la recherche de la maîtrise en pédagogie de la langue maternelle. Le résultat de cette étude documentaire et qualitative, peut révéler les succès de l'enquête menée dans cette ligne, ainsi que l'identification des indices conduisant à considérer les technologies de l'information et de la communication comme une condition émergente et donc nécessaire d'être pris en compte dans la reformulation de la ligne, d'autant plus que sa relation avec l'enseignement et l'apprentissage de l'oralité et de l'écriture, dans la formation de la maîtrise en pédagogie de la langue maternelle.<hr/>Resumo Este artigo apresenta a análise à linha de pesquisa Atividades Discursivas da Oralidade e a Escrita, no contexto do estudo Estado da Arte da Pesquisa no Mestrado em Pedagogía da Língua Materna1. O resultado deste estudo documental e qualitativo pode revelar os sucessos da investigação conduzida nesta linha, bem como a identificação de pistas que levam a considerar as Tecnologias da Informação e Comunicação como uma condição emergente e, portanto, necessária para ser considerada na reformulação da linha, particularmente desde sua relação com os procesos de ensino e aprendizagem da oralidade e escrita, na formação de Mestre em Pedagogía da Língua Materna. <![CDATA[Love attitudes in undergraduate students <sup>’</sup> Romantic relationships]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592017000100155&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen El presente estúdio muestra un análisis de identificación de las tipologías del amor más sobresalientes en las relaciones de pareja, a través de la Escala de Actitudes Amorosas (Hendrick y Hendrick), la cual explora los seis tipos de amor propuestos por Lee (1988). El estudio, se realizó con 310 estudiantes de diferentes carreras de la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC) sede Tunja, de los cuales 155 fueron mujeres y 155 hombres. Se evaluaron los estilos de Amor Eros, Ludus, Storge, Pragma, Manía y Ágape a través de análisis de frecuencias, comparativo entre géneros, correlación de variables, y la prueba de t de medias. Los estilos de amor con los que más se identifican los estudiantes de la UPTC, fueron, Eros, Storge y Ágape. En cuanto al género, las mujeres dieron mayor importancia al estilo de amor Eros y Ágape, mientras que los hombres a Eros y Storge. En conclusión se encontró correlación significativa para los mismos estilos. Las relaciones de pareja de los estudiantes universitarios se caracterizan por la pasión, el compromiso, la amistad y la intimidad emocional.<hr/>Abstract This study shows an analysis and identification of the most common types of love in a relationship using the Love Attitude Scale (Hendrick &amp; Hendrick). The scale identifies 6 types of love on the basis of Lee's typology of love styles (1988). The study was conducted on the sample of 310 students (155 females and 155 males) from different degrees at Pedagogical and Technological University of Colombia in Tunja. Eros, Ludus, Storge, Pragma, Manía and Ágape were assessed through frequency analysis, comparative gender, variables of correlation and t-test. Most of the students are identified with Eros, Storge and Ágape. Eros and Ágape are important for women while for men are Eros and Storge. There is a significant correlation for the same styles. Students' relationships are characterized by passion, commitment, friendship and emotional intimacy.<hr/>Résumé Cet étude montre un analyse pour identifier les types d'amour plus remarquables dans les relations de couple, à travers de l'Échelle d'Attitudes Amoureuses (Hendrick et Hendrick), qui explore les six types d'amour proposés par Lee (1988). L'étude a été realisée avec 310 étudiants de différentes disciplines de l'Université Pédagogique et Technologique de Colombie siège de Tunja, dont 155 étaient des femmes et 155 d'hommes. Ont été evalués les styles dámour Eros, Ludus, Storge, Pragma, Manía et Ágape grâce à l'analyse de fréquences, comparative entre genre, la corrélation des variables, et le test t des moyennes. Les styles d'amour avec lesquels la plupart des étudiants de la UPTC s'identifient ont été Eros, Storge et Ágape. En ce qui concerne le genre, les femmes ont donné plus d'importance au style d'Eros et de l'amour Ágape, tandis que les hommes à Eros et Storge. Ont été trouvés corrélation significative pour les mêmes styles. Les relations de couple des étudiants universitaires sont caractérisés par la passion, l'engagement, l'amitié et l'intimité émotionnelle.<hr/>Resumo Este estudo apresenta uma análise de identificação das tipologías de amor mais notáveis nos relacionamentos, através da Escala de Atitudes Amorosas (Hendrick e Hendrick), que explora os seis tipos de amor propostos por Lee (1988). O estudo foi realizado com 310 alunos de diferentes programas da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, sede Tunja, dos quais 155 eram mulheres e 155 homens. Avaliaram-se os estilos de amor Eros, Ludus, Storge, Pragma, Manía e Ágape através de análise de frequência, comparativa entre sexos, correlação de variáveis e o teste t de médias. Os estilos de amor com que os alunos da UPTC mais se identificaram foram Eros, Storge e Ágape. Quanto ao sexo, as mulheres deram mais importância ao estilo de amor Eros e Ágape, enquanto os homens deram mais importância ao Eros e Storge. Descobriu-se correlação significativa para os mesmos estilos. As relações românticas dos alunos universitários são caracterizadas pela paixão, compromisso, amizade e intimidade emocional. <![CDATA[Empiric dimension of Aesthetic in School Education]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592017000100179&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Los hallazgos universales en eficacia escolar, sugieren comprender los operadores lógicos, las dinámicas y la influencia del contexto sociocultural en la formación de poblaciones educativas, poniendo en evidencia empírica, la contribución sociológica de campos como la estética para establecer una valoración de los efectos sensibles en la interacción social de comunidades educativas con su entorno cultural. Este estudio pretende establecer qué tipo de relaciones, impacto e impronta del contexto periférico escolar tienen confluencia en el comportamiento, tendencia y conducta socio-estética, en dos sectores escolares diferenciales; como también, qué factores condicionales al interior de la escuela potencian o disminuyen estos fenómenos, y de si estos se reproducen simétrica, diferenciada o disímilmente entre sí. Para dicho fin, se estudiaron 312 matrices de análisis por medio del modelo octádico de Mandoky; se tuvieron en cuenta 156 objetos y 156 actividades, ejecutadas por 30 estudiantes durante 16 actividades. Estudiantes de primero de primaria de las instituciones Gimnasio Galileo Galilei y escuela Rural del Sur. Los resultados expresan correlaciones significativas de estesis reproductiva interinstitucional, patrones temáticos de acción e influencias diferenciadas de factores condicionales por sector escolar.<hr/>Abstract According to global findings about school effectiveness, it is necessary to comprehend logical operators, dynamics and sociocultural influence on school populations. This evidences the sociological contribution of aesthetic field in order to asset the effects in the social interaction of school communities with their cultural environment. The present study aims to stablish what types of relations, impacts and marks of an educational context coexist in the behavior, tendency and social-aesthetic behavior at two different school sectors, as well as what conditional factors has influence on these phenomena. And if they appear symmetrical or asymmetrical. 312 matrixes were analyzed through the Mandoky's Octadic Model. 30 students were involved in 156 objects and 156 activities during 16 activities. First grade students of Gimnasio Galileo Galilei and Escuela Rural del sur. The results show significant correlations of interinstitutional reproductive esthesis, thematic patterns of action and distinct influences of conditional factors by school sectors.<hr/>Résumé Les découvertes universelles en efficacité scolaire suggèrent de comprendre les opérateurs logiques, les dynamiques et les influences du contexte socioculturel dans la formation des populations éducatives, mettant en évidence de manière empirique la contribution sociologique de thèmes tels que l'esthétique pour établir une évaluation des effets sensibles dans l'interaction sociale des communautés éducatives avec leur environnement culturel. Cette étude cherche à établir quels types de relations, impactes et empreintes du contexte scolaire sont liés au comportement, aux tendances et à la conduite socio-esthétique, dans deux secteurs scolaires différents, mais également quels facteurs conditionnels à l'intérieur de l'école intensifient ou diminuent ces phénomènes, et si ces derniers se reproduisent de manière simultanée, asynchrone ou opposée entre eux. A cette fin, 312 matrices d'analyse ont été analysées au moyen du modèle octádico de Mandoky, 153 objets et 156 activités exécutées par 30 étudiants durant 16 activités ont été pris en comptes. Etudiants en première année d'école primaire des institutions Gymnase Galileo Galilei et Ecole Rurale du Sud. Les résultats démontrent une corrélation significative de l'estetis reproductif interinstitutionnel, des modèles thématiques d'action et des influences différenciées des facteurs conditionnels par secteur scolaire.<hr/>Resumo As conclusões universais sobre a eficacia da escola, sugerem compreender os operadores lógicos, a dinámica e a influência do contexto sociocultural na formação de populações de ensino, abrindo em evidência empírica, a contribuição sociológica de áreas como a estética para estabelecer uma apreciação dos efeitos sensíveis na interação social das comunidades de aprendizagem com o seu ambiente cultural. Este estudo visa estabelecer os tipos de relações, impacto e marca do contexto periférico escolar que têm confluência no comportamento, tendência e conduta sócio estética, em dois setores escolares diferenciais; também, os fatores escolares condicionais no interior da escola que aumentam ou reduzem tais fenômenos; e se eles se reproduzem de maneira simétrica, diferenciada ou dissímil uns aos outros. Para este fim, foram analisadas 312 matrizes de análise através do modelo octádico de Mandoki; 156 objetos e 156 atividades implementadas por 30 alunos durante 16 atividades foram considerados. Alunos de primeiro grau de escolaridade das instituições Gimnasio Galileo Galilei e Escuela Rural del Sur. Os resultados mostram correlações significativas de estesis reprodutiva interinstitucional, padrões temáticos de ação e influências diferenciadas de fatores condicionais por setor educativo. <![CDATA[Governance of writing: the scission between modernity and hypermodernity "cite and parentheses]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592017000100205&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen La escritura académica hoy muestra la escisión entre modernidad e hipermodernidad. En la modernidad temprana, la escritura tenía como objeto dar cuenta de la lucha constante que vivía el escritor sobre un problema de pensamiento. La preeminencia de las ciencias, el rol de las sociedades científicas, el nacimiento del sujeto investigador y el surgimiento de las revistas científicas promueven la cita de pie de página. El poder de la tecnología y de la sociedad de control impone el paréntesis. La tesis aquí expuesta, sostiene que la escritura hoy muestra la planicie del pensamiento, la ausencia de intensidad y la plasticidad de la apariencia. Las prácticas contemporáneas de la escritura académica refleja, entre otras, la gobernanza de la escritura cuyas prácticas impone la valoración de temas sobre los problemas de pensamiento.<hr/>Abstract Nowadays Academic writing reflects the scission between modernity and hypermodernity. In the early modernity writing had as aim to show the constant thinking battle the writers dealt with. Sciences preeminence, scientific society's role, the birth of a researcher individual and the emergence of scientific journals encourage the use of footnotes. Parentheses are imposed by technology power and a society of control. The present paper holds that today's writing shows simple thoughts, absence of intensity and plasticity of the appearance. Contemporary practices of academic writing show the writing governance whose practices give the importance to topics about thinking issues.<hr/>Résumé L'êcriture acadêmique d'aujourd'hui dêmontre la sêparation entre modernitê et hypermodernitê. Dans la modernitê prêcoce, l'êcriture avait pour objectif de rendre compte de la lutte constante que vivait l'écrivain sur un problème de pensée. La prééminence des sciences, le rôle des sociétés scientifiques, la naissance du sujet investigateur et l'émergence des magazines scientifiques encouragent la citation en pied de page. Le pouvoir de la technologie et de la société de contrôle impose la parenthèse. La thèse présente soutient que l'écriture d'aujourd'hui démontre la platitude des pensées, l'absence d'intensité et la manifestation de l'apparence. Les pratiques contemporaines de l'écriture académique reflètent, entre autre, la gouvernance de l'écriture dont les pratiques imposent la prise en considération des thèmes sur les problèmes de pensée.<hr/>Resumo Escrita académica hoje mostra a divisão entre a modernidade e a hipermodernidade. No início da modernidade, a escrita foi concebida para dar conta da constante luta do escritor sobre um problema de pensamento. A preeminência da ciência, o papel das sociedades científicas, o nascimento do sujeito pesquisador e o surgimento de revistas científicas promovem a nota de rodapé. O poder da tecnología e da sociedade de controle impõe o parêntese. A tese aquí exposta, argumenta que a escrita mostra hoje a planície do pensamento, a falta de intensidade e a plasticidade da aparência. As práticas contemporâneas da escrita académica refletem, entre outros, a governança da escrita cujas práticas impõe a apreciação de questões sobre os problemas de pensamento. <![CDATA[Pedagogic appropriations and experiences in Philosophy and Infancy in Colombia]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592017000100225&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen El artículo presenta una construcción teórica y reflexiva que comprende un estado del arte de Filosofía para Niños en Colombia, resultado de la recopilación de artículos publicados en revistas especializadas y capítulos de libros. Se destacan reflexiones y experiencias que enmarcan la importancia de la educación filosófica en instituciones de educación formal y no formal. En consecuencia se trabajan tres categorías: educación filosófica, pensar sobre el pensar y experiencias, -las cuales se configuran a partir del programa de Mathew Lipman y otros autores como Diego Pineda y Walter Kohan- que demuestran la transformación del pensamiento y las innovaciones de algunas prácticas educativas en el país. El artículo es producto de uno de los objetivos del proyecto de investigación SGI 16161, un estudio riguroso que configura y reconoce la producción académica en Colombia para ilustrar a investigadores, docentes y estudiantes sobre los diversos planteamientos o experiencias situados alrededor de un programa que relaciona la filosofía y la infancia.<hr/>Abstract This article presents a theoretical and reflexive construction which contains a state of art for Philosophy for Children in Colombia, resulting from the compilation of articles published in specialized journals and book chapters. Reflections and experiences that show the importance of teaching philosophy in formal and nonformal institutions are highlighted. In consequence, there are three categories worked: philosophical education, thinking the thought and experiences (which are structured based on the program of Mathew Lipman and other authors, such as Diego Pineda and Walter Kohan), that proves the transformation of thinking and the innovations of some educational practices in the country. This article is product of one of the objectives of the research project SGI 16162, a thorough study that outlines and acknowledges academic production in Colombia to enlighten researchers, teachers and students about different approaches or experiences surrounding a program that relates philosophy with childhood.<hr/>Résumé Cet article présente une construction théorique et réfléchie comprenant un état de l'art de Philosophie pour les enfants en Colombie suite à une compilation d'articles publiés dans des revues spécialisées et de chapitres d'ouvrages. Des réflexions et des expériences qui encadrent l'importance de l'éducation philosophique à l'intérieur des institutions d'éducation formelle et non formelle sont mises en lumière. Par conséquent, on y retrouve trois catégories: l'éducation philosophique, l'analyse de la pensée et les expériences. Elles sont façonnées à partir du programme de Matthew Lipman et d'autres auteurs comme Diego Pineda ou Walter Kohan, qui exposent la transformation de la pensée et les innovations de certaines pratiques éducatives dans le pays. Cet article est le résultat de l'un des objectifs du projet de recherche SGI 16163, une étude rigoureuse conformant et exaltant la production académique en Colombie dans le but d'instruire les chercheurs, les professeurs et les étudiants des divers questions ou des expériences autour d'un programme qui met en relation la philosophie et l'enfance.<hr/>Resumo O artigo apresenta uma construção teórica e reflexiva que compreende um estado da arte de Filosofía para meninos na Colômbia, resultado da compilação de artigos em revistas especializadas e capítulos de livros. Destacam-se reflexões e experiências que ressaltam a importância da educação filosófica em instituições de educação convencional e não convencional. Em consequência, trabalham-se três categorias: educação filosófica, pensando o pensamento e experiências; as quais se configuram desde o programa de Mathew Lipman e outros autores como Diego Pineda e Walter Kohan, que demonstram a transformação do pensamento e as inovações de algumas práticas educativas neste país. O artigo é o resultado de um dos objetivos do projeto de investigação SGI 16164, uma pesquisa rigorosa que configura e reconhece a produção académica na Colômbia para instruir pesquisadores, docentes e estudantes sobre as diversas propostas e as experiências situadas ao redor de um programa que relaciona a Filosofía e a infância. <![CDATA[What is being written about Education and Pedagogy in Colombia?]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592017000100249&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen El presente artículo presenta una revisión de las revistas Pedagogía y Saberes (UPN) y Praxis &amp; Saber (UPTC) a partir de un análisis de conceptos. La pregunta por aquello que se ha producido en el campo de la educación y la Pedagogía en Colombia durante las últimas décadas fue problematizada en tres momentos. En el primero, se retomaron las maneras en que se ha debatido el estatuto epistemológico de la Pedagogía y la opción de usar la noción de campo como posibilidad de zanjar tensiones devenidas de la década de los ochenta. En especial, se amplía el concepto de campo conceptual de la Pedagogía y se describen brevemente aspectos metodológicos del estudio. En segundo lugar, se presentan los conceptos identificados como articuladores del debate pedagógico: educación, Pedagogía, formación, maestro (docente/pedagogo), escuela, disciplina, didáctica, saberes o filosofía, según sea el caso en la revista analizada; haciendo referencia a las tensiones que los caracterizan y a algunos desarrollos. Por último, se destacan tres asuntos: la adjetivación de los conceptos, las demandas de conceptualización y la necesidad de distinciones entre conceptos.<hr/>Abstract This article presents a review of the journals Pedagogía y Saberes (UPN) and Praxis &amp; Saber (UPTC) on the basís of an analysis of concepts. The question regarding what has been done in the area of education and pedagogy in Colombia during the last decades is addressed at three different stages. Firstly, a reflection is made on the ways in which the epistemological status of pedagogy has been discussed and on the possibility of using the term field as a method for easíng tensions created in the eighties. In particular, the conceptual field of pedagogy concept is widened and the methodological aspects of the study are briefly described. Secondly, some key concepts articulating the debate such as: education, pedagogy, training, educator (teacher/educationist), school, discipline, didactics, knowledge, or philosophy are presented in accordance with each journal by making reference to the tensions that characterize them and some strides. Lastly, three points are highlighted: the adjectivization of the concepts, the demands for conceptualization and the need to make a clear distinction between the concepts.<hr/>Résumé Cet article présente une révision des revues Pedagogía y Saberes (Pédagogie et Savoirs) de l'Université Pédagogique Nationale et Praxis &amp; Saber (Praxis et Savoir) de l'Université Pédagogique et Technologique de Colombie partant d'une analyse de concepts. On traite la question concernant ce qui s'est produit dans le domaine de l'éducation et la pédagogie en Colombie pendant les dernières décennies à trois moments. Premièrement, on mène une réflexion sur les manières de discuter le statut épistémologique de la pédagogie et la possibilité d'utiliser le terme «champ» pour apaíser des tensions qui se sont créées au cours des années quatre-vingt. Plus particulièrement, on élargit la notion de champ conceptuel de la pédagogie et on décrit brièvement des aspects méthodologiques de l'étude. Deuxièmement, on présente des concepts qui articulent le débat pédagogique: l'éducation, la pédagogie, la formation, le maître (professeur/pédagogue), l'école, la discipline, la didactique, les savoirs ou la philosophie, en fonction de la revue analysée, et on fait référence aux tensions par lesquelles ils se caractérisent et à certaines avancées. Finalement, on souligne trois points: l'adjectivation des concepts, les demandes de conceptualisation et le besoin d'une distinction entre les concepts.<hr/>Resumo O presente artigo apresenta uma revisão das revistas Pedagogía y Saberes (UPN) e Praxis &amp; Saber (UPTC) desde uma análise de conceitos. A pergunta por aquílo que tem se produzido no campo da educação e a Pedagogía na Colômbia durante as últimas décadas foi problematizada em três momentos: No primeiro, retomaram-se as maneiras em que tem se debatido o estatuto epistemológico da Pedagogía e a opção de utilizar a noção de campo como possibilidade de resolver tensões devindas da década dos oitenta. Em especial, amplia-se o conceito de campo conceitual da Pedagogía e descrevem-se brevemente aspectos metodológicos do estudo. Em segundo lugar, apresentam-se os conceitos identificados como articuladores do debate pedagógico: educação, Pedagogía, formação, maestro (docente/pedagogo), escola, disciplina, didática, saberes ou filosofía, segundo seja o caso na revista analisada; fazendo referência às tensões que os caracterizam e a alguns desenvolvimentos. Por último, destacam-se três assuntos: a adjetivação dos conceitos, as demandas da conceitualização e a necessidade de distinções entre conceitos.