SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue40Simplicity and savage in La Vorágine [The Vortex] and El abrazo de la serpiente [Embrace of the Serpent]"It is the life that has to be a work of art" Film-literary transposition of Naturaleza muerta con cachimba and Cachimba author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


La Palabra

Print version ISSN 0121-8530

Abstract

DUMONT, Gabriel. Estudo da transtextualidade no cinema de Quentin Tarantino. La Palabra [online]. 2021, n.40, e102.  Epub Oct 11, 2021. ISSN 0121-8530.  https://doi.org/10.19053/01218530.n40.2021.12542.

O cinema e a literatura têm amplas e importantes relações práticas e teóricas. Em re lação a essas últimas, a teoria da transtextualidade, criada por Gérard Genette, tem tido um papel fundamental, dado o extenso número de referências feitas sobre obras audiovisuais e literárias em outros filmes. Nesta área, Quentin Tarantino é o realizador mais renomado na atualidade, graças às múltiplas e especiais conexões transtextuais que faz nas suas longa-metragens. Portanto, aplicamos os tipos de transtextualidade expostos por Genette junto às noções cinematográficas de Robert Stam e outros teóricos a partir dos seus postulados para estudar e exemplificar algumas das mais notórias na filmografia de Tarantino, e demostrar a importância disto na sua autoria e na nomeada relação entre a literatura e o cinema.

Keywords : análise filmica e cinematográfica; Gérard Genette; intertextualidade; Quentin Tarantino; transtextualidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )