SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Reclaiming Detail: Barthesian Subtleties and Catalysis in TV FictionThe New Golden Age of Mexican Cinema: A Local View of the Global Horizon of the Film Market author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Palabra Clave

Print version ISSN 0122-8285

Abstract

ESQUEDA VERANO, Lourdes. O cinema como espelho diferido: o conceito de transferência em André Bazin e Stanley Cavell. Palabra Clave [online]. 2019, vol.22, n.3, e2234. ISSN 0122-8285.  https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.3.4.

Este artigo resgata a visão de André Bazin para mostrar sua atualidade no momento de tratar da sempre oscilante natureza do cinema, em específico diante das novas formas cinematográficas. A teoria de Bazin é sustentada de um modo aparentemente paradoxal sobre a identidade entre o modelo real e sua imagem fotográfica, um princípio complexo que será desenvolvido décadas mais tarde pelo filósofo estadunidentese Stanley Cavell. Neste trabalho, será indicado o sentido dessa identidade. A fim de delimitar o alcance e as repercussões dessa identidade ontológica na percepção da imagem cinematográfica, será abordado o conceito em relação com o de semelhança e o de causalidade, para conhecer sua especificidade. Em seguida, será explicado seu alcance a partir do conceito de transferência. Para chegar a uma compreensão coerente do processo, será analisado o modo em que aparece nos trabalhos de ambos os teóricos. Uma das principais conclusões deste artigo é que o realismo não é algo de que o sujeito deva investir à imagem fotográfica, mas sim uma propriedade desta, em virtude da transferência de realidade do objeto à imagem. Com isso, mostra-se como o espectador de cinema, diante da “telona”, realiza um ato análogo ao da percepção cotidiana: o reconhecimento de uma realidade representada na tela.

Keywords : Cinema; realismo; teoria; fotografia; transferência; André Bazin; Stanley Cavell.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )