SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue52A Lesson Plan Proposal to Foster Critical ReadingTeaching and Learning How to Read in English: Chilean Pre- Service EFL Teachers' Beliefs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Folios

Print version ISSN 0123-4870

Abstract

MOLINA MORALES, Guillermo. O burlesco em três poemas coloniais de Nova Granada. Folios [online]. 2020, n.52, pp.173-185.  Epub Dec 27, 2020. ISSN 0123-4870.

A crítica tradicional priorizou o estudo da poesia séria e, dentro da estética do riso, da sátira, devido a suas implicações extra-literárias. Nesse contexto, a poesia burlesca, definida por seu jogo com a materialidade da linguagem, constitui uma tradição marginal, apesar de sua vitalidade e convergência com a poesia moderna. Este artigo de pesquisa, que toma como ponto de partida as categorias estabelecidas por Alfonso Reyes, analisa três poemas neogranadinos do século XVIII que representam diferentes manifestações do burlesco. As "Coplas del baile de las burjas" usam os recursos da cultura popular, incluindo a jitanjáfora, para transmitir uma queixa sociopolítica. "Felicitación", de Francisco Antonio Rodríguez, explora as possibilidades da polissemia de libertar as palavras de sua univocidade, levando a bobagens. Por fim, "Para dar días o noches", de Francisco Javier Caro, evidencia a criação de neologismos pelas ressonâncias acústicas. Em conclusão, discute-se a natureza subversiva ou acomodativa das amostras estudadas, bem como a necessidade de redescobrir o aspecto burlesco do homo ludens nas produções literárias.

Keywords : burlesco; jitanjáfora; dislate; cultura popular.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )