SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue19Anthropo-Facts Tecno-Species: The Western Transitory Human and His Social and Cultural PracticesThe Visual, Recreating Subjective Contemplation from an Environmental Experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Pensamiento palabra y obra

Print version ISSN 2011-804X

Abstract

CASTELLANOS SANCHEZ, Luis. O mestre de música: disputas e configurações do seu oficio Resumo. Pensam. palabra obra [online]. 2018, n.19, pp.88-99. ISSN 2011-804X.

O músico é um mestre porque ensina e sempre ensinará. No presente artigo é apresentada uma reivindicação entre o oficio estético deste sujeito e as marcas congênitas que estruturaram o mestre como artesão do ensino. Desta forma, o mestre de música configurou uma identidade e um saber próprio que o constitui como pedagogo através dos diversos momentos históricos nos que foi influenciado. Assim, expõem-se três matizes de distintos momentos históricos na Colômbia, nos que se relacionam as principais disputas do mestre regular e o oficio do músico, que frente às diversas situações emergentes, acomodou-se ao ensino. Descreve-se uma linha do tempo onde o músico encontrou no ensino linhas de fuga para sua limitada funcionalidade, até a atualidade, onde novamente é confrontado pelas vicissitudes contemporâneas e é necessário indagar sobre sua próxima disputa.

Keywords : mestre; oficio; músico; artesão; marcas congénitas; educação musical.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )