SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Characterization of an Educational Dialogic Interaction Experience of Social Appropriation of Science and Technology with Children at an Early Age at Non-Formal Settings. Systematization of Little Explorers Club of Maloka author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Aletheia. Revista de Desarrollo Humano, Educativo y Social Contemporáneo

On-line version ISSN 2145-0366

Abstract

MAYA, Clara Victoria Meza; OJEDA, Sandra Marcela Lobo  and  MALDONADO, Jorge Arturo Uscátegui. Produzir para consumir: jogos de RPG multijogador online e hábitos de consumo em crianças e adolescentes. Aleth. rev. desarro. hum. educ. soc. contemp. [online]. 2017, vol.9, n.1, pp.138-155. ISSN 2145-0366.

O uso de videogames online é um fenômeno presente em todo o mundo. Os estudos sobre sua incidência em crianças e adolescentes se desenvolvem em duas áreas de pesquisa: os videogames como elemento no desenvolvimento de competências cog nitivas e os videogames como elemento que propicia o retraimento social, a compe tência e as condutas aditivas. Além disso, acredita-se que é preciso pesquisar a forma na que são criados os hábitos de consumo originados mediante o vínculo. Trata-se de observar as formas nas que as crianças e os adolescentes adquirem hábitos de con sumo na confluência entre o "mundo virtual" e o "mundo real". Neste texto, expomos como em uma plataforma virtual como o Clube Penguin convergem ferramentas, prá ticas e incentivos que criam os consumidores do futuro por meio de práticas infantis, segundo a lógica de produzir para consumir.

Keywords : (Tesauro da Unesco): Videogame; consumo; convergência; (Autores) Clube Penguin, mundo real/mundo virtual.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )