SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue40Guidelines for the use of hypermediality, multimedia and interactivity in the community digital journalistic exercise for social networks (Facebook). Analysis case of the Colombian Community Reporters Network (RRC)Post-Conflict Urban Imaginaries: Journalistic Analysis of the Semana Magazine During the Post-Agreement in Andean Municipalities of the Quindío Department, Colombia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Anagramas -Rumbos y sentidos de la comunicación-

Print version ISSN 1692-2522On-line version ISSN 2248-4086

Abstract

NAVARRO MEZA, Blas  and  HURTADO GOMEZ, Laura. Identidade coletiva desde a arte urbana em Medellín, Colômbia. anagramas rumbos sentidos comun. [online]. 2022, vol.20, n.40, pp.75-96.  Epub Oct 04, 2022. ISSN 1692-2522.  https://doi.org/10.22395/angr.v20n40a4.

Este artigo coleta os resultados parciais de uma pesquisa que se propõe compreender a relação entre grupos sociais nos territórios e as manifestações da arte urbana, como agentes de construção identitária em Medellín, Colômbia. A metodologia utilizada foi qualitativa, de natureza fenomenológica, de âmbito descritivo. Realizou-se uma análise de conteúdo a partir das manifestações da arte urbana identificadas e sua relação com a construção da identidade a partir da convivência estética. Entrevistas semiestruturadas foram conduzidas com membros de vários coletivos de arte urbana no centro, oeste e sul da cidade, traçados a partir da etnografia visual. Esses territórios compreendem a Comuna 13, o Corredor do Bonde de Ayacucho e as zonas centro e sul como unidade estética. A partir disso, foi proposta uma reconstrução histórica da arte urbana em Medellín e a análise comparativa de dois tipos de intervenção artística na cidade: a que surge como a partir de organizações sociais locais e independentes e a que se realiza a partir do quadro institucional. Como resultado, constatou-se que a arte urbana da cidade tem suas origens nas dinâmicas socioculturais independentes, as quais seriam posteriormente institucionalizadas, dinamizando transformações históricas, sociais, estéticas e económicas nos ambientes intervencionados. Desse processo surgem identidades coletivas, que decorrem do habitar o espaço estético, urbano e público, seja como habitante e/ou como protagonista da intervenção artística.

Keywords : arte urbana; planejamento urbano; sociedade urbana; população urbana; juventude urbana; identidade cultural; patrimônio cultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )