Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Revista Ingenierías Universidad de Medellín
Print version ISSN 1692-3324On-line version ISSN 2248-4094
Abstract
CEBALLOS, Andrés Felipe; PANTOJA YEPEZ, Wilson Libardo and HURTADO, Julio Ariel. Definindo um modelo de processo de software para a prática do modding. Rev. ing. univ. Medellín [online]. 2020, vol.19, n.37, pp.137-157. Epub Sep 04, 2021. ISSN 1692-3324. https://doi.org/10.22395/rium.v19n37a7.
O modding é uma prática de software difundida principalmente na comunidade de videogames, no qual se envolvem grupos interdisciplinares de modders com a finalidade de criar, melhorar e distribuir extensões chamadas mods, para software que foi lançado previamente. Isso se realiza com a finalidade de ampliar as características de produtos base, o qual traz consigo novas aplicações, compatibilidade e extensibilidade, entre outras melhoras. No entanto, diferentes problemáticas, similares às presentes no processo de desenvolvimento de software, viram-se envolvidas dentro dessa prática: barreiras na comunicação, ausência de planejamento, resultados inesperados e repetição de trabalho, entre outras. Desse modo, em busca de integrar aspectos da engenharia de processos para dar suporte a esses grupos e diminuir os problemas presentes nesse tipo de projetos, propõe-se no presente escrito o processo de software Kross Modding Process, que oferece guia aos modders por meio de informação recolhida em estudos prévios sobre essa área.
Keywords : modding; processo de software; engenharia de software; modelo.