SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue45Spaniards Exiled Poets in Dominican Republic (1939-1945)Ñausa urpi: the Symbol as a Figurative Resource in the Composition of Quechua Songs in the Narrative of José María Arguedas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


La Palabra

Print version ISSN 0121-8530

Abstract

ALLENDE PINO, Cristóbal  and  RODRIGUEZ DROGUETT, Elvira. Simbiose entre natureza e humanidade na leitura socioecocrítica de três canções de Víctor Jara. La Palabra [online]. 2023, n.45, e18.  Epub Mar 20, 2024. ISSN 0121-8530.  https://doi.org/10.19053/01218530.n45.2023.15143.

Este artigo propõe uma abordagem sócio - ecocrítica da letra de três melodias do cantor-com positor chileno Víctor Jara: "El arado", "El pimiento" e "Angelita Huenumán". Analisando tanto as representações quanto as figuras literárias dispostas na letra, é possível determinar uma simbiose entre natureza e humanidade, uma relação mediatizada em muitos casos pelo trabalho. A proposta poética de Víctor Jara é revolucionária em comparação com as concepções tradicionalistas e nostálgicas da natureza sustentadas por outras correntes musicais, como a Música Típica. Ao mesmo tempo, o contexto de produção das canções é marcado pelos processos de reforma agrária, que nos permite questionar as noções de propriedade da terra, e a relação que a sociedade estabelece com a natureza. Estas questões permanecem latentes no atual contexto de crise ambiental, onde revisitar as músicas de Víctor Jara nos permite imaginar novos mundos possíveis.

Keywords : Víctor Jara; simbiose; ecocrítica; sociocrítica; naturaliza.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )