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Tecné, Episteme y Didaxis: TED

versión impresa ISSN 0121-3814

Resumen

KUZ, Antonieta  y  ARISTE, María Cecilia. Análise e revisão de softwares educacionais para a aprendizagem da programação em ambientes lúdicos. Rev. Fac. Cienc. Tecnol. [online]. 2022, n.52, pp.117-136.  Epub 30-Ene-2023. ISSN 0121-3814.  https://doi.org/10.17227/ted.num52-13159.

O desenvolvimento acelerado da sociedade da informação apresenta desafios impensáveis para a educação e a aprendizagem. Hoje nos encontramos em uma transformação social e cultural, o que implica grandes mudanças no campo educacional por meio do papel das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICS). As TICS, em particular os programas de computador com uma orientação lúdica para o ensino da programação são relevantes, uma vez que levam em consideração aspectos relacionados ao ambientee à engenharia de software educacional. Neste trabalho de pesquisa documental realizamos uma análise de diferentes recursos educacionais como Scratch, Lightbot, PilasEngine, Pilas Bloques, Turtle Art e Blocky dedicados ao ensino e aprendizagem da programação como alternativas que permitem reforçar as competências de programação através de aplicações por meio da combinação de componentes pedagógicos, didáticos e lúdicos. Considera-se que a compilação e análise aqui apresentada pode resultar em uma contribuição de interesse para quem deseja incluir atividades educacionais mediadas por ambientes de programação didática e lúdica.

Palabras clave : programação; tecnologia da informação; linguagem de programação; software didático.

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