SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número18Karl otto-apel: questions of ethics and foundationsNietzsche and deleuze: on the art of transfiguring índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Discusiones Filosóficas

versión impresa ISSN 0124-6127

Resumen

MARRA RODRIGUES, Osvaldino. Repensar a técnica e a subjetividade: entre Hannah Arendt e Hans Jonas. discus.filos [online]. 2011, vol.12, n.18, pp.173-186. ISSN 0124-6127.

Na Condição Humana, publicado em 1958, Hannah Arendt estabeleceu uma distinção importante entre a "condição humana" e a "natureza humana". A partir deste analise fenomenológico, Arendt tentou circunscrever os limites da "natureza humana", e responder aos teóricos positivistas que consideravam possível conhecer o quid da natureza biológica humana. Para Arendt, a ação humana, a diferença dos eventos ocorre na natureza, consiste numa característica muito especifica a liberdade. Como resultado dele; uma correta compreensão do fenômeno da condição humana, não pode ser esgotada por apelar só à dimensão biológica, devido a que, a ação humana não pode ser exatamente explicada pelas forças que atuam no exterior, o analise do naturismo é insuficiente. E não pode esgotar o problema do fenômeno da liberdade humana. Por sua parte, porém Hans Jonas, não desenvolveu amplamente este tema, inclui em O Principio de Responsabilidade, nos capítulos cinco e seis, uma dura critica ao projeto marxista que apela ao conceito desenvolvido por Arendt, de homo laborens, o qual é uma das manifestações da "condição humana".

Palabras clave : Condição humana; marxismo; natureza humana; liberdade; subjetiva; técnica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons