SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número36Medios de comunicación y movilidad cognitiva: series políticas en streaming, Puebla, México 2018Estudios de audiencias y medios comunitarios: apuntes para un reencuentro necesario índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Anagramas -Rumbos y sentidos de la comunicación-

versión impresa ISSN 1692-2522versión On-line ISSN 2248-4086

Resumen

SAAVEDRA VALLEJOS, Esteban. Validação do questionário sobre hábitos de consumo de videogames nos chilenos millennials. anagramas rumbos sentidos comun. [online]. 2020, vol.18, n.36, pp.43-55. ISSN 1692-2522.  https://doi.org/10.22395/angr.v18n36a3.

A massificação do uso de videogames vem crescendo com rapidez e, além disso, as projeções apontam a que o uso continuará aumentando. Para medir o consumo de videogames, existem inúmeros questionários, os quais, em sua maioria, estão associados ao diagnóstico de transtornos psicológicos. O objetivo deste artigo é medir o uso e consumo de videogames, e não fazer o diagnóstico de alterações psicológicas, por isso se optou por validar o questionário de hábitos de consumo de videogames, originalmente, criado para a população espanhola. Por esse motivo, foi realizada uma análise fatorial confirmatória para a população chilena millennials, pessoas nascidas entre 1980 e 2000. Para a validação, foi utilizada uma amostra composta por quatrocentos e doze estudantes universitários. Foram calculadas a fiabilidade e a validade; esta foi medida com o coeficiente de confiabilidade composta, variância média extraída e alpha de Cronbach. A estimativa de máxima verossimilhança foi avaliada com a correção robusta de Satorra-Bentler. Os resultados obtidos para validar a escala mostram que é válida e confiável para utilizar em jovens chilenos pertencentes à geração millennial ou à geração Y

Palabras clave : Chile; consumo; videogame; questionário; análise fatorial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )