SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número67La producción académica sobre Comunicación, Desarrollo y Cambio Social en las revistas científicas de América LatinaEl cine durante la primera competencia televisiva española (1990-1994). La piedra angular de la programación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Signo y Pensamiento

versión impresa ISSN 0120-4823

Resumen

RODRIGUEZ RUIZ, Jaime Alejandro; LOPEZ PEINADO, Laura D  y  GONZALEZ-GUTIERREZ, Luis Felipe. Narrativa transmídia como a experiência de simulação de inteligência coletiva. O caso de Atrapados (Atrapalhados). Signo pensam. [online]. 2015, vol.34, n.67, pp.60-74. ISSN 0120-4823.  https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp34-67.ntes.

Este artigo descreve e analisa a experiência transmídia do projeto de pesquisa "Simulador IC, cenário transmedial de testes para a simulação de inteligência coletiva", no que se explorou a capacidade de quatro artefatos ficcionais -texto literário, quadrinhos, videojogo e jogo de rol-, gerados a partir da transmediação de um texto literário fonte, para desenvolver sensibilidade na resolução de problemas com características vinculadas à inteligência coletiva. O método de pesquisa foi misto, com componente principal qualitativo e componente quantitativo -metodologia observacional-. Quando realizada medição do gradiente de inteligência coletiva dos participantes, após contato e interação com diversas estratégias de simulação dos problemas -combinação de artefatos de acordo a design experimental específico-, verificou-se que a experiência transmídia completa, ou seja, a interação com os quatro artefatos, potencializa os efeitos e benefícios da simulação com artefatos individuais. Conclui-se também que os participantes que interatuaram com diversas combinações de artefatos ofereceram alternativas de solução colaborativas a problemas da vida quotidiana.

Palabras clave : collective intelligence; cyberculture; simulation; fiction.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )