SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Indias blancas tierra adentro. El cautiverio femenino en la Frontera de la Araucanía, siglos XVIII y XIXAntropología étnica: raza en la institucionalización de la antropología en Colombia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Anuario Colombiano de Historia Social y de la Cultura

versión impresa ISSN 0120-2456

Resumen

OSPINA CRUZ, CARLOS ARTURO  y  RUNGE PENA, ANDRÉS KLAUS. Degeneração, regeneração e raça: o projeto moderno em Antioquia, 1903-1930. Anu. colomb. hist. soc. cult. [online]. 2016, vol.43, n.2, pp.215-241. ISSN 0120-2456.  https://doi.org/10.15446/achsc.v43n2.59078.

Este é um estudo histórico-pedagógico que explora a participação de Antioquia em discussões sobre a degeneração e a regeneração da raça no contexto da reforma nacional instrucionista de 1903. A partir de uma análise documental dos discursos que circulavam na época (registrados em leis, decretos, publicações na Revista de Instrucción pública e textos de educadores -pedagogos- e intelectuais), mostra-se como a decadência da raça foi entendida em Antioquia como o resultado do mau estado físico, das supostas incidências negativas que isso tinha sobre o desenvolvimento intelectual e da busca de uma saída regenerativa que pretendia atender às insuficiências físicas em termos eugenéticos. Como será visto, esses debates sobre o corpo foram o reflexo de outros que giravam em torno de um maior: o corpo nacional.

Palabras clave : (Autor) degeneração; regeneração; sistema instrucionista; (Thesaurus) raça; escola; pedagogia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons