SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número58La autorreferencia como estrategia comunicativa de la organización Comité de Cafeteros del QuindíoINSTRUMENTOS DE POLÍTICA AMBIENTAL Y ECOINNOVACIÓN: UNA APROXIMACIÓN A ESTUDIOS RECIENTES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Innovar

versión impresa ISSN 0121-5051

Resumen

NICOLAS-ALARCON, Carolina; VALENZUELA-FERNANDEZ, Leslier; GUTIERREZ-CAQUES, Alexis  y  GIL-LAFUENTE, Jaime. SENSIBILIDADE ÉTICA EMPRESARIAL. Innovar [online]. 2015, vol.25, n.58, pp.49-64. ISSN 0121-5051.  https://doi.org/10.15446/innovar.v25n58.52425.

Considerando os diferentes acontecimentos nacionais e internacionais que têm questionado o comportamento ético de executivos, surge a necessidade de pesquisar quais são as variáveis relevantes que poderiam influenciar na sensibilidade ética dos diretores. Este estudo contribui, por um lado, com um modelo explicativo sobre o grau de sensibilidade ética dos executivos de negócios e, por outro, com evidência empírica por meio de um questionário autoadministrado, aplicada a 143 executivos de negócios no Chile. Os resultados corroboram que existem relações positivas e significativas entre as variáveis propostas no modelo e a sensibilidade ética. Além disso, a pesquisa identifica diferenças entre grupos de executivos com ou sem código de ética em sua empresa e entre grupos segundo sua variável de gênero.

Palabras clave : Ética; ética empresarial; executivos de negócios; responsabilidade social.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )