SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2¿Los Mejores Perfumes Vienen en Envases Pequeños?: Potencial de las Intervenciones Breves en el Contexto EducativoIndisciplina Instruccional y Convencional: Su Predicción en el Rendimiento Académico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Revista Colombiana de Psicología

versión impresa ISSN 0121-5469

Resumen

VIZCAINO ESCOBAR, ANNIA ESTHER; MANZANO MIER, MAYRA  y  CASAS CARDOSO, GLADIS. Validação de Constructo do Questionário de Crenças Epistemológicas sobre a Matemática de Alunos de Secundária Básica. Rev. colomb. psicol. [online]. 2015, vol.24, n.2, pp.301-316. ISSN 0121-5469.  https://doi.org/10.15446/rcp.v24n2.43974.

Este estudo desenvolveu a validação de constructo do Questionário de Crenças Epistemológicas sobre a Matemática, versão traduzida e adaptada do instrumento de Walker (2007). Participaram 2.023 alunos de secundária básica da região central de Cuba. 51,2% pertenciam ao sexo feminino e 48,7% ao masculino. Confirmou-se um modelo de crenças sobre a matemática de 4 dimensões relacionadas, que seguem um desenvolvimento assincrônico e valores aceitáveis de fiabilidade. Os índices de bondade de ajuste do modelo encontrados (GFI=.97; CFI=.94; RMSEA=.03) demonstraram a validade do questionário para medir com 18 itens as crenças epistemológicas sobre a matemática.

Palabras clave : validação de instrumentos; crenças epistemológicas; matemática; alunos; secundária básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )