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Palabra Clave

versión impresa ISSN 0122-8285

Resumen

URIBE-JONGBLOED, Enrique; SCHOLZ, Tobias M.  y  ESPINOSA-MEDINA, Hernán David. A alegria dos Easter eggs e a dor das mãos amortecidas: o aumento e a limitação da realidade por meio dos videogames. Palabra Clave [online]. 2015, vol.18, n.4, pp.1167-1195. ISSN 0122-8285.  https://doi.org/10.5294/pacla.2015.18.4.9.

Mergulhar num mundo no qual nossa percepção da realidade está muito midiatizada permite a criação de um léxico audiovisual que se expande sobre muitas plataformas e tempos. Nesse contexto, podemos observar o caso dos videogames que, como um meio, não se limitam à criação de quebra-cabeças para resolver, de fingir participação no mundo do rock'n'roll, ou nos levam a danos inesperados à nossa "carne". Os videogames nos permitem diferentes níveis de prazer e também nos levam a descobrir os limites físicos do nosso corpo dentro da expansão dos nossos sentidos. Além disso, oculto em muitos desses jogos, descobrimos muitas dicas, influências, fragmentos, apropriações e citações, a ampliação da rede de signos e significados que vai mais além dos limites dos próprios jogos. Contudo, o alcance e as consequências dos videogames como entretenimento e dispositivos comunicacionais ultrapassam suas possibilidades de representação e significação, e inclusive afetam aspectos da nossa vida como nossa fisionomia e psicologia -experimentamos síndrome do túnel do carpo, de vício e de abstinência-, e aprofundam nos debates que nos isolam ou nos fazem só socialmente capazes dentro dos mundos virtuais. Neste artigo, espera-se obter uma exploração da realidade dos meios de comunicação e da realidade midiatizada das nossas limitações físicas.

Palabras clave : Videogames; ludologia; narratologia; ecologia das mídias; construção da realidade.

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