SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1La construcción de significados por profesores en formación: estudio interpretativo y cualitativoLa concordancia de la frase nominal por los sinohablantes aprendices de español como segunda lengua índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Colombian Applied Linguistics Journal

versión impresa ISSN 0123-4641

Resumen

TRIAS, Marta  y  VILLANUEVA, Ana María. El Parámetro de los Compuestos en la adquisición del español como lengua extranjera considerando el tipo de lengua materna y el contexto de aprendizaje. Colomb. Appl. Linguist. J. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp.58-75. ISSN 0123-4641.

O seguinte trabalho forma parte de um projeto de pesquisa sobre o Parâmetro dos Compostos (Compounding Parameter) (Snyder 1995, 1996, 2001) no marco teórico da Gramática Universal. Segundo a tipologia elaborada por Snyder (1995, 1996, 2001) as línguas se caracterizam pela presença ou ausência de compostos [NN] produtivos e de predicados complexos. Uma prova de julgamento gramatical e uma prova de seleção simples foram empregadas com o propósito de observar as respostas dos estudantes de espanhol como língua estrangeira, os quais foram classificados em dois grupos, segundo o tipo de língua materna, e o contexto de aprendizagem: instrucional (Estados Unidos) e instrucional + natural (Venezuela). Os resultados indicam que o contexto natural + instrucional influi positivamente na aquisição de algumas das quatro estruturas do parâmetro estudadas, da mesma forma, indicam uma tendência à produção de estruturas [NdeN] e de [NN] com núcleo à esquerda.

Palabras clave : Paracmetro dos Compostos; tipologia de Snyder; compostos nominais e predicados complexos.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )