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Entramado

versión impresa ISSN 1900-3803versión On-line ISSN 2539-0279

Resumen

REINA-GUZMAN, Nicols Dayana; SANDOVAL-PARRA, Karen Ximena; ORTIZ-MORENO, Martha Lucia  y  GUERRERO, Sara Cristina. Gamificação na sala de aula de microbiologia para estudantes de biologia durante a pandemia da COVID-19. Entramado [online]. 2022, vol.18, n.1, e210.  Epub 13-Jun-2022. ISSN 1900-3803.  https://doi.org/10.18041/1900-3803/entramado.1.7674.

A gamificação é um método didático pouco desenvolvido na sala de aula de microbiologia, principalmente devido ao baixo domínio das ferramentas TIC pelos professores. No entanto, pode ter efeitos positivos na aprendizagem, especialmente em ambientes virtuais como os exigidos pela pandemia COVID-19. O objetivo deste trabalho foi analisar os efeitos da gamificação aplicada à aprendizagem das classes da microbiologia em alunos de Biologia na modalidade semipresencial e virtual no contexto atual. Um grupo focal de alunos, que experimentou as didáticas da gamificação, Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Projetos, foi entrevistado para determinar os efeitos em sua aprendizagem. Professores e graduados também foram usuários da gamificação e suas respostas analisadas. Os alunos consideraram que a gamificação contribuiu em seu processo de aprendizagem, ajudando a aumentar seu interesse nas atividades de aula. Os resultados também indicaram que as didáticas são complementares e podem ser incorporadas no curriculum presencial. As evidéncias mostraram que a gamificação pode aprimorar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, metacognitivas, praxeológicas e atitudinais, além de aprimorar a experiéncia de aprendizagem.

Palabras clave : Gamificação; microbiologia; aprendizagem virtual.

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