SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número23Detección de incumbencias en el desarrollo de los requisitosObtención y caracterización de recubrimientos de Brushita, Dióxido de Titanio (TiO 2 ) y sus bicapas sobre acero 316L índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Entre Ciencia e Ingeniería

versión impresa ISSN 1909-8367

Resumen

ROJAS, C. V.  y  FERNANDEZ, O.. Incidência do discurso metafórico do professor no ensino do conceito de número complexo. Entre Ciencia e Ingenieria [online]. 2018, vol.12, n.23, pp.123-130. ISSN 1909-8367.  https://doi.org/10.31908/19098367.3712.

Neste artigo são apresentados os resultados da análise do discurso de dois professores de matemática, para identificar a possível incidência da linguagem metafórica utilizada por eles, na aprendizagem do conceito de número complexo com alunos da nona série. A análise da linguagem metafórica de ensino é feita à luz da Teoria Cognitiva da Matemática, que busca a compreensão da matemática no pensamento metafórico das pessoas e não nas demonstrações rigorosas dos livros, enfatizando a conexão que tem o corpo com os processos cognitivos, induzindo a chave principal para a reforma dos processos de ensino e aprendizagem focados na comunicação matemática.

Palabras clave : Análise do discurso; linguagem metafórico; número complexo; Teoria Cognitiva da Matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )