SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Entre la investigación narrativa, la investigación artística y la investigación de las imágenesMediación tecnológica en pedagogía teatral en el contexto de la covid-19: una revisión sistemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Pensamiento palabra y obra

versión impresa ISSN 2011-804X

Resumen

RIOSECO CASTILLO, Macarena  y  BERNA SEPULVEDA, Isabel Silvana. Pesquisa artística e aprendizagem transdisciplinar: oficina virtual entre geometria e arte. Pensam. palabra obra [online]. 2023, n.29, pp.53-80.  Epub 01-Ene-2023. ISSN 2011-804X.  https://doi.org/10.17227/ppo.num29-19059.

Este artigo de reflexão apresenta o estado de progresso de um projeto de investigação transdisciplinar que teve origem em resposta à crescente virtualização da educação, um produto da crise da saúde covid-19. O objetivo é desenvolver workshops de e-learning utilizando a plataforma lms Canvas, para reconhecer e incluir o corpo como o principal agente cognitivo, e assim reforçar a utilização de Ambientes de Aprendizagem Virtuais pelos estudantes na fase escolar. Para este fim, propõe-se trabalhar com metodologias de investigação artística como estratégia pedagógica para desenhar atividades educativas virtuais, materiais e encarnadas. Isto responde à hipótese de que a abordagem particular de estas metodologias pode transformá-las num veículo que facilita os processos de aprendizagem e ajuda a reforçar a docência. De acordo com o que foi discutido na bibliografia revista, oito ações gerais são identificadas como constantes nos projetos de investigação artística, e com base nelas, é relatada uma primeira abordagem à concepção do workshop transdisciplinar de e-learning: Entre Geometria e Arte, para estudantes da primeira metade do ensino secundário (14-15 anos de idade). Espera-se que, como produto da pilotagem deste workshop durante o ano 2023, a aprendizagem alcançada nos participantes seja o desenvolvimento de um pensamento artístico-geométrico, onde ambas disciplinas estariam verdadeiramente entrelaçadas.

Palabras clave : ambientes virtuais de aprendizagem; investigação artística; transdisciplinaridade; conhecimento encarnado; educação escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )