SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número22POLÍTICAS MUNDIALIZADAS DE FORMACIÓN DOCENTE: PROPUESTAS PARA UNA LECTURA FILOSÓFICACONCEPCIONES DOCENTES SOBRE EVALUACIÓN: DE LOS LINEAMIENTOS, EL DISCURSO Y LA PRÁCTICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Praxis & Saber

versión impresa ISSN 2216-0159

Resumen

ESPINOSA, Alfonso Jiménez. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICAS: O CASO DA LICENCIATURA MAIS ANTIGA DA COLOMBIA. Prax. Saber [online]. 2019, vol.10, n.22, pp.45-70. ISSN 2216-0159.  https://doi.org/10.19053/22160159.v10.n22.2019.7945.

Apresentam-se os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar as origens e a evolugáo histórica da formagáo de professores de matemáticas da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colombia. A pesquisa seguiu um enfoque qualitativo, de tipo de estudo de caso, com o uso de entrevistas e a análise de documentos. O programa foi o primeiro em seu género no pais. Teve mudanzas de sede e fechamentos temporais. Este texto mostra o perfil profissional do professor em diferentes épocas e os planos de estudos e características implícitas no trabalho docente. Os planos de estudos se tem atualizado, seguindo tendéncias da disciplina matemática e as normas oficias. Os perfis tém variado desde a énfase para formar professores para educagáo básica e meia, até para professores para a educagáo superior. Foi encontrada uma separagáo entre a formagáo matemática disciplinar, didática e pedagógica, aspectos que desde os anos 90 cometa a corrigir-se.

Palabras clave : formagáo de professores; matemáticas; planos de estudos; perfil profissional.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )