SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número34Prácticas de sí en el programa Escuela de Formación de Actores Pequeño TeatroHabilidades socioemocionales en los docentes: educación desde la ética del cuidado de sí índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Praxis & Saber

versión impresa ISSN 2216-0159

Resumen

LAUERMANN, Vanessa; SANTOS, Paulo Ricardo dos  y  BARBOSA, Débora Nice Ferrari. Multimodalidade e jogos digitais como recursos motivadores para aprendizagem de língua inglesa no ensino médio. Prax. Saber [online]. 2022, vol.13, n.34, pp.174-192.  Epub 12-Mar-2023. ISSN 2216-0159.  https://doi.org/10.19053/22160159.v13.n34.2022.13105.

Esta pesquisa investiga como as práticas pedagógicas que envolvem a multimodalidade e os jogos digitais motivam a aprendizagem do inglês como língua adicional no contexto do ensino médio. Caracteriza-se como uma pesquisa quali-quantitativa, de natureza aplicada. Nesse sentido, foi proposta e aplicada uma prática multimodal, com aporte dos jogos digitais, para suportar o processo de leitura, de compreensão textual e de escrita em língua inglesa, para alunos do ensino médio. A prática foi aplicada no formato de duas aulas para dois grupos de contextos diferentes, abrangendo estudantes de idades entre 15 e 21 anos. A coleta de dados se deu através de questionários com perguntas abertas e fechadas com os alunos e de entrevistas semiestruturadas com os professores responsáveis pela aplicação das aulas. O conteúdo obtido através destes instrumentos foi submetido a análise de conteúdo e a análise de sentimento. A partir da análise dos resultados, verificou-se que as práticas multimodais aliadas aos jogos digitais influenciam na motivação dos sujeitos no processo de leitura, de compreensão textual e de escrita em língua inglesa, favorecendo assim o processo de aprendizagem da língua.

Palabras clave : língua inglesa; multimodalidade; jogos digitais; motivação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )