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Revista Colombiana de Educación
versión impresa ISSN 0120-3916
Resumen
FAJARDO-SANTAMARIA, Jesús Armando; SANTANA-ESPITIA, Ana Cristina y CALDAS-QUINTERO, Carlos Andrés. Associação entre o tempo gasto em videogame e a tendência à agressividade em estudantes universitários de Bogotá D.C. Rev. colomb. educ. [online]. 2022, n.84, e208. Epub 30-Oct-2022. ISSN 0120-3916. https://doi.org/10.17227/rce.num84-12076.
Atualmente, pesquisas sobre os benefícios e danos dos videogames no bem-estar psicológico dos indivíduos têm produzido evidências contraditórias sobre variáveis omo o tempo gasto nessa prática e a expressão de agressividade. Este estudo tem como objetivo descrever a associação entre o tempo que as pessoas passam diariamente em videogames e a tendência à agressividade. Foi realizado um delineamento correlacional de corte fatorial (4 x 2 x 2 x 4) considerando variáveis de idade, sexo, tipo de universidade e tempo diário de dedicação. Um instrumento on-line de 20 itens em uma escala Likert de 5 níveis foi aplicado de acordo com uma amostra de 121 estudantes universitários de Bogotá, D.C. O plano de análise incluiu análise fatorial exploratória no JASP 0.12.2.0 e análise de variância, análise multivariada de variância e descrição do perfil da população estudada no SPSS 24. Foram obtidos três fatores de interesse: ansiedade no uso de videogame, agressividade instrumental e agressividade verbal. Além disso, foram encontradas diferenças significativas entre jogadores casuais (menos de 2 horas por dia) e jogadores com tempo diário de jogo superior a 2 horas em itens de insulto instrumental, isolamento, manipulação emocional e trolling. As implicações teóricas dos resultados são discutidas e são oferecidas estratégias para diminuir o impacto do tempo de lazer na tela, destacando o potencial educacional dos videogames dentro de prazos adequados, a fim de evitar futuros transtornos de dependência de videogames.
Palabras clave : videogames; uso do tempo; agressividade; saúde mental; universidades.