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Revista Colombiana de Educación
versión impresa ISSN 0120-3916
Resumen
ORTIZ-CLAVIJO, Luis Felipe y CARDONA-VALENCIA, Daniel. Tendências e desafios dos videogames como ferramenta educacional. Rev. colomb. educ. [online]. 2022, n.84, e211. Epub 30-Oct-2022. ISSN 0120-3916. https://doi.org/10.17227/rce.num84-12761.
O crescimento no uso de tecnologias marcou uma evolução notável nos vários cenários da sociedade, sendo a educação um dos mais impactados. Graças à incursão da tecnologia, o uso de ferramentas foi incluído como estratégias de ensino-aprendizagem, uma das quais corresponde aos videogames que se posicionaram como um campo de notável e crescente interesse de pesquisa. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão bibliométrica dos artigos científicos associados ao tema vídeo-jogos-educação. O banco de dados Scopus® foi utilizado para esta revisão, com uma janela de análise entre 2010 e 2020. Foi realizada uma análise descritiva para determinar as tendências temáticas, e da mesma forma os principais desafios na área de videogames, os níveis de produtividade, quantidade e qualidade dos artigos também são medidos. Os resultados mostram que a maioria dos artigos são afiliados a instituições localizadas na Espanha, Holanda e EUA; que há um interesse crescente e maior relevância no uso das TIC e jogos de vídeo no âmbito da pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19) e que a maioria dos manuscritos são de natureza reflexiva e poucos deles têm propostas efetivas ou aplicadas.
Palabras clave : videogames; jogos educativos; bibliometria; análise de tendências; TIC.