SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número84Apps educativas para el público infantil: juegos para el entretenimiento o recursos educativosDe los videojuegos a la gamificación como estrategia metodológica inclusiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Revista Colombiana de Educación

versión impresa ISSN 0120-3916

Resumen

LOPEZ-GOMEZ, Silvia; RODRIGUEZ-RODRIGUEZ, Jesús; VIDAL-ESTEVE, María Isabel  y  CASTRO-RODRIGUEZ, María Monserrat. Contribuições e efeitos dos videogames na atenção à diversidade. Rev. colomb. educ. [online]. 2022, n.84, e213.  Epub 30-Oct-2022. ISSN 0120-3916.  https://doi.org/10.17227/rce.num84-12742.

Este artigo apresenta os resultados de uma revisão da literatura sobre estudos focados nas contribuições e efeitos dos videogames na atenção à diversidade. Para tanto, foram utilizadas as pesquisas coletadas nas bases de dados Scopus, wos, eric, ProQuest Dissertations & Theses Global (pqdt), Dialnet e csic-isoc e nos buscadores acadêmicos Rebuin, Teseo e ScienceDirect. Após considerar alguns aspectos da análise bibliométrica para contextualizar a autoria e a origem dos artigos, foi realizada uma análise aprofundada do conteúdo dos documentos selecionados, de acordo com os objetivos deste estudo. Como resultado da interpretação do conteúdo, foi desenvolvida uma classificação categórica que reflete as linhas de pesquisa no campo dos estudos de videogame e educação inclusiva. As quatro categorias principais sobre os efeitos dos videogames na atenção à diversidade estão relacionadas a: alunos com diversidade e distúrbios funcionais, possíveis efeitos nocivos do alto nível de uso de videogames, efeitos na aprendizagem escolar e a influência dos videogames nos alunos e habilidades atitudinais. Os resultados mostram a necessidade de favorecer a aquisição de competências digitais, o desenvolvimento emocional dos jogadores e jogadoras e a prioridade de aprofundar a criação de videojogos que favoreçam a educação inclusiva.

Palabras clave : videogames; educação;atenção à diversidade; educação inclusiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )