SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número84Contribuciones y efectos de los videojuegos en la atención a la diversidadVideojuegos y preadolescencia. Uso, hábitos implicaciones socioeducativas en función del género índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Revista Colombiana de Educación

versión impresa ISSN 0120-3916

Resumen

LOPEZ-MARI, María; MARTIN-ALONSO, Ángel San  y  PEIRATS-CHACON, José. Dos videogames à gamificação como estratégia metodológica inclusiva. Rev. colomb. educ. [online]. 2022, n.84, e214.  Epub 30-Oct-2022. ISSN 0120-3916.  https://doi.org/10.17227/rce.84-12518.

Um dos desafios para a educação do futuro é garantir a participação e aprendizagem de um corpo discente cada vez mais heterogêneo, com interesses e habilidades muito diversificadas. Essa situação tem forçado a comunidade educacional a evoluir e buscar novas formas de ensino e aprendizagem mais ativas, motivadoras e cooperativas. Uma das estratégias metodológicas que vem sendo implementada na educação com resultados positivos é a gamificação. Uma vez que aplica a mecânica dos videogames que atraem e interessam crianças e jovens e os transfere para ambientes formais como salas de aula. Especificamente, esta pesquisa analisa o uso da gamificação como estratégia metodológica voltada para a educação inclusiva, para avaliar sua eficácia na melhoria da educação recebida por alunos que possuem uma necessidade específica de apoio educacional na Educação Básica. Para tanto, com metodologia qualitativa, foi realizado um estudo de caso em 18 salas de aula do Ensino Fundamental de um centro educacional da Comunidade Valenciana (Espanha). Os resultados indicam que existem alguns elementos que facilitam a inclusão destes alunos nas aulas do ensino básico, como a estruturação do processo de aprendizagem, o feedbackformativo e contínuo ou a personalização dos objetivos.

Palabras clave : método de ensino; inovação pedagógica; jogo; inclusão educacional; ensino básico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )