SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número84Videojuegos y preadolescencia. Uso, hábitos implicaciones socioeducativas en función del género índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Revista Colombiana de Educación

versión impresa ISSN 0120-3916

Resumen

CHANCHI-GOLONDRINO, Gabriel Elias; GOMEZ-ALVAREZ, María Clara  y  SIERRA-MARTINEZ, Luz Marina. Diretrizes para o design e construção de videogames educacionais sérios. Rev. colomb. educ. [online]. 2022, n.84, e216.  Epub 30-Oct-2022. ISSN 0120-3916.  https://doi.org/10.17227/rce.num84-12759.

Nos últimos anos, um dos temas mais difundidos em diferentes contextos de aplicação é a aprendizagem baseada em jogos por meio de jogos sérios que motivam os usuários e, portanto, à medida que seu uso se torna mais difundido, é conveniente articular melhor os jogos sérios no contexto educacional, em de forma a permitir a aprendizagem e o desenvolvimento das competências definidas nos planos de estudo e desenhadas centradas no utilizador. Neste artigo, propõe-se como contribuição um conjunto de cinquenta e uma orientações para o projeto, construção e avaliação de videogames educacionais sérios, que incluem aspectos relacionados à usabilidade, aprendizagem e jogo. As diretrizes foram usadas para inspecionar o videogame lightbot, a fim de determinar os aspectos de design a serem melhorados no referido videogame. As diretrizes propostas neste trabalho pretendem estar vinculadas no processo de desenvolvimento e nas metodologias para a construção de videogames, a fim de promover a geração de videogames educacionais sérios voltados para o usuário, satisfatórios e mais relevantes para o contexto educacional desejado.

Palabras clave : aprendizagem; orientação; videogames; satisfação; motivação; aprendizagem baseada em jogos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )