SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número79La oposición al franquismo a través de reivindicaciones feministas: el Año Internacional de la Mujer en Televisión EspañolaAutonomía, terrorismo e Iglesia en Euskadi. Los obispos vascos ante la política de Leopoldo Calvo-Sotelo (1981-1982) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Historia Crítica

versión impresa ISSN 0121-1617

Resumen

PRADO ACOSTA, Laura. Artistas plásticos e partidos comunistas: a viagem de David Alfaro Siqueiros a Montevidéu e Buenos Aires em 1933 e seu impacto nos debates estético-políticos. hist.crit. [online]. 2021, n.79, pp.25-47. ISSN 0121-1617.  https://doi.org/10.7440/histcrit79.2021.02.

Objetivo/Contexto:

este artigo indaga os vínculos entre grupos de artistas plásticos e partidos comunistas no Cone Sul nos anos trinta do século xx. São consideradas as visitas de David Alfaro Siqueiros a Montevidéu e a Buenos Aires em 1933 como uma via de entrada para abordar um “momento intenso” do cruzamento entre arte e política. Esta pesquisa está inscrita em uma perspectiva de história intelectual. Por um lado, propõe-se a estudar os artistas enquanto intelectuais, devido a que formularam princípios estético-políticos tanto por meio de suas obras quanto de seus textos, que refletiram sobre a função social da arte. Por outro, analisam-se a rede de ideias, os contextos, as dinâmicas e as tensões próprios de grupos artístico-intelectuais.

Metodologia:

destacam-se a análise e a interpretação de fontes primárias, tanto de obras plásticas como de textos sobre arte, e dialoga-se com a bibliografia secundária sobre história da arte, história do comunismo e história cultural.

Originalidade:

este artigo situa os grupos comunistas em uma “zona” dos campos culturais do Cone Sul; desse modo, consegue perceber as articulações entre o pertencimento partidário e a inserção nos circuitos artísticos, além de formular uma visão sobre o vínculo entre comunismo e arte em regiões nas quais o comunismo não era um partido no governo.

Conclusões:

as visitas de Siqueiros às metrópoles rio-platenses geraram um cenário no qual se produziu uma convergência singular entre arte e política, que, à diferença da ocorrida nos anos sessenta e setenta na região, não negou nem rompeu os modos de funcionamento do campo artístico, mas sim contribuiu para transformá-lo a partir de dentro.

Palabras clave : arte política; artista sindicalizado; Partido Comunista; realismo; Siqueiros.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )