SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Valor de la Recompensa: ¿Cómo y Para Qué se Usa el Concepto?Los Secretos de Cien Años de Soledad: Una Aproximación Estilométrica para la Investigación en Psicolingüística índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Revista Colombiana de Psicología

versión impresa ISSN 0121-5469

Resumen

LIZARAZO DE LA OSSA, SOFÍA  y  SANCHEZ, FLOR. Efeitos da Mentira no Contexto Corporativo: Perda de Confiança e Experiência Emocional Negativa. Rev. colomb. psicol. [online]. 2016, vol.25, n.2, pp.251-264. ISSN 0121-5469.  https://doi.org/10.15446/rcp.v25n2.50717.

Neste estudo, analisam-se os efeitos do objetivo da mentira sobre a confiança em quem mente e sobre a resposta emocional de quem a detecta, no contexto corporativo. Os resultados mostram que, quando a mentira tem como objetivo favorecer o emissor, prejudicando outras pessoas, expressa-se menor confiança a quem mente do que quando a mentira busca o benefício próprio, sem prejudicar outros (2.17 vs. 3.72, d=-1.55, p<.001). Além disso, quando a mentira provoca danos a outros, provoca respostas emocionais negativas de maior intensidade, especialmente de decepção (t=27.95, p<.001) e de tristeza (t=13.60, p<.001). Conclui-se que a experiência emocional poderia explicar a perda de confiança devido a mentiras, cujo objetivo é beneficiar o mentiroso.

Palabras clave : Mentira; confiança; emoções; contexto corporativo..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons