SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31CUANDO LAS ESPECIES SE ENCUENTRAN: INTRODUCCIONES«DE MUCHAS LUCHAS»: VACAS, VAQUEROS Y EL PROCESO DE PRODUCCIÓN DE CARNE AL SUR DE LOS ESTADOS UNIDOS, índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Tabula Rasa

versión impresa ISSN 1794-2489

Resumen

FLEISNER, PAULA. O ANIMAL COMO MEIO. NOTAS SOBRE ZOOPOLÍTICAS ARTÍSTICAS. Tabula Rasa [online]. 2019, n.31, pp.77-97. ISSN 1794-2489.  https://doi.org/10.25058/20112742.n31.03.

Os estudos sobre animais certamente contribuíram para a descentralização do pensamento e da arte em relação à figura do humano. No entanto, certo zoocentrismo parece levar de volta em alguns discursos animalistas à retórica metafísica do fundamento e da teleologia tornando o "Animal" um fim, um objeto privilegiado de representação. Do ponto de vista do materialismo estético pós-humano, adotado aqui, é possível pensar os animais como meios e não como fins: médiuns da arte (suporte/matéria) e medialidade pura que, como o gesto agambeniano, coloca em xeque a estrutura mesma de significação e simbolização que serviu para mantê-los ligados ao jargão humanista. Assim, neste artigo abordam-se algumas manifestações artísticas e discursos estéticos que buscaram tratar da questão animal com este elemento instável pertencente à representação, mas que a excede, e permite, portanto, pensar o que Nicole Shukin chama de "capital animal".

Palabras clave : materialismo pós-humano; animalidade; medialidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )