SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46AMÉRICA LATINA Y EL GIRO BOTÁNICO EN LOS ESTUDIOS CULTURALESLA INVESTIGACIÓN ARTÍSTICA Y LA PARTICIPACIÓN PÚBLICA COMO ESTRATEGIAS PARA LA RESILIENCIA TERRITORIAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Tabula Rasa

versión impresa ISSN 1794-2489

Resumen

PINHEIRO DIAS, Jamille. Pensamento ambiental e artes indígenas no Brasil atual. Tabula Rasa [online]. 2023, n.46, pp.67-86.  Epub 26-Sep-2023. ISSN 1794-2489.  https://doi.org/10.25058/20112742.n46.04.

Neste artigo, reflito sobre as interseções entre o pensamento ambiental e a criação artística indígena na recente produção artística e acadêmica no Brasil, situando algumas de suas contribuições para os estudos culturais latino-americanos nos últimos anos. Examino Vozes vegetais: Diversidade, resistência e histórias da floresta (2021) de Stelio Marras, Joana Cabral de Oliveira, Marta Amoroso et al, e A vida não é útil (2020a) de Ailton Krenak. Demonstro que ambos questionam paradigmas extrativistas e a hierarquização das formas de vida. A seguir, analiso obras de dois artistas indígenas: Glicéria Tupinambá, que reativa a técnica de feitura do tradicional manto tupinambá, e Denilson Baniwa, que lança um olhar crítico sobre os museus e o colecionismo. Ao mapear algumas das direções que o pensamento ambiental e as artes indígenas vêm tomando no Brasil, argumento que a maneira como as artes indígenas abordam a relacionalidade entre espécies traz valiosas lições sobre formas de criatividade que resistem à comodificação.

Palabras clave : Brasil; artes indígenas; pensamento ambiental; monocultura; mineração; extrativismo..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )