SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28El valor del silencio humano en la cultura escolarLa lectura crítica en Educación Básica Secundaria y Media: la voz de los docentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Cuadernos de Lingüística Hispánica

versión impresa ISSN 0121-053X

Resumen

PENA GALEANO, OLGA YAMIRA  y  QUINTERO SAAVEDRA, AURA CATALINA. A escritura como pràtica situada no primeiro ciclo: promoção de processos cognitivos e metacognitivos. Cuad. linguist. hisp. [online]. 2016, n.28, pp.189-206. ISSN 0121-053X.  https://doi.org/10.19053/0121053X.4915.

Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados da pesquisa intitulada "O modelo metasociocognitivo. Uma alternativa para situar a escritura em contexto" que está fundamentada na perspectiva sociocultural, no modelo metasociocognitivo e na noção de cognição situada. No nível metodológico se aborda o desenho de Pesquisa Ação, pelo qual se recorre à observação participante, inquéritos por sondagem, entrevistas e registros de aula. Neste sentido, parte-se da análise do rastreamento de trabalhos de pesquisa, de acordo com très categorías: a escritura no ciclo um, os processos cognitivos e os processos metacognitivos. Depois se apresentam os resultados, organizados em seis fatos, que se derivam da análise dos processos de ensino e de aprendizagem na produção escrita das crianças no primeiro ciclo: estudantes de primeiro e segundo ano de primária. Finalmente, se expoem as conclusoes no àmbito pedagógico, disciplinar e de pesquisa

Palabras clave : Cognição situada; composição escrita; modelo metasociocognitivo; perspectiva sociocultural; processos cognitivos e processos metacognitivos.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons