SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50¿Cuál es la tarea de la educación? Despertando el deseo de querer existir en el mundo de una manera adultaRiquezas y límites del enfoque por "competencias" del ejercicio de la profesión docente hoy índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Pedagogía y Saberes

versión impresa ISSN 0121-2494

Resumen

ZAMBRANO LEAL, Armando. Natureza e diferenciação do saber pedagógico e didático. Pedagogía y Saberes [online]. 2019, n.50, pp.75-84. ISSN 0121-2494.

Preponderante na história, a pedagogia ocupa-se e reflexiona sobre as finalidades da ação educativa. Na modernidade, ela trabalha sobre a liberdade e a autonomia, princípios iluministas. A didática, por seu lado, se restringe à relação aprendizagem-ensino e é a filha da razão instrumental. Em termos de epistemologia, ela trabalha sobre os saberes disciplinares. A chegada da didática aconteceu no final dos anos sessenta e ilustra o poder das ciências na educação escolar. Como produto da reflexão e da pesquisa, observa-se nestes domínios a presença do verbo saber. Por um lado, falamos do saber pedagógico, e por outro, do saber didático.Esse conceito, sua natureza e sua diferença são o objeto deste artigo de pesquisa.

Palabras clave : pedagogia; didática; saber escolar; saber disciplinar; saber pedagógico; saber didático; saber comum.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )