SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número134Prácticas de evaluación financiera de inversiones en ColombiaCondiciones para el aprendizaje organizacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Estudios Gerenciales

versión impresa ISSN 0123-5923

Resumen

MEJIA ARGUETA, Christopher  y  HIGUITA SALAZAR, Catalina. Custo de servir como variável de decisão estratégica na elaboração de estratégias de atendimento para canais de mercados emergentes. estud.gerenc. [online]. 2015, vol.31, n.134, pp.50-61. ISSN 0123-5923.

Este artigo tem como objectivo documentar diferentes abordagens tradicionais sobre a análise de custos para mercados emergentes, de modo a encontrar lacunas e áreas de oportunidade relacionadas com a temática do custo de servir. O artigo conclui que não existe uma metodologia adaptada para mercados emergentes que permita analisar detalhadamente a rentabilidade em canais, clientes e produtos para criar estratégias de atendimento de acordo com as necessidades que estes grupos evidenciam. No fim da análise e contraste de metodologias, mostra-se uma tabela com os procedimentos analisados e as áreas de oportunidade mais importantes que irão servir de base para a criação de uma metodologia de custo de servir para mercados emergentes.

Palabras clave : Custo de servir; Rentabilidade; Estratégia logística; Estratégia comercial; Segmentação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )