SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Prácticas artísticas y el dispositivo artístico: una revisión críticaUsos del documental interactivo y las tecnologías transmedia en la recreación de los centros clandestinos de detención de la dictadura argentina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Antipoda. Revista de Antropología y Arqueología

versión impresa ISSN 1900-5407

Resumen

URUENA, Juan Felipe. A poética do ascenso e do descenso. Uma montagem de duas variações em torno a imagens de caminhantes na Colômbia. Antipod. Rev. Antropol. Arqueol. [online]. 2018, n.33, pp.61-78. ISSN 1900-5407.  https://doi.org/10.7440/antipoda33.2018.04.

As crônicas da conquista, passando pelos relatos dos exploradores da colônia e do início da república, até os deslocamentos das violências contemporâneas mostram uma relação importante entre violência e território, cuja encarnação plástica está retratada em uma série de imagens que também fazem parte da memória sobre os acontecimentos desonrosos do passado dos colombianos. No presente artigo, deseja-se mostrar a possibilidade de entrar em um tipo de dimensão topográfica ou espacial da memória por meio de algumas imagens nas quais essa relação entre território e violência se revela de modo patético. Para alcançar o objetivo do artigo, trata-se de mostrar em que sentido uma forma compositiva como a montagem -caracterizada a partir da prática historiográfica de Aby Warbung- pode evidenciar a do território expressa em algumas imagens de caminhantes do século XIX e do século XX.

Palabras clave : imagem; memória; topografia; caminhantes; montagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )