SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1A presença do framing nos artigos publicados em revistas hispano-americanas de comunicação indexadas na ScopusValores éticos e mudança tecnológica na comunicação audiovisual: da ciência à tecnologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Palabra Clave

versão impressa ISSN 0122-8285

Resumo

PEREIRA, Simone Luci  e  SOARES, Thiago. Reggaeton em Cuba: censura, ostentação e fissuras nas políticas midiáticas. Palabra Clave [online]. 2019, vol.22, n.1, e2217. ISSN 0122-8285.  https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.1.7.

Através da censura de um videoclipe nos meios de comunicação cubanos, as controvérsias evidenciadas pela presença do reggaeton em Cuba são abordadas aqui. Um gênero musical fortemente ancorado nas diásporas caribenhas nos Estados Unidos, o reggaeton encena discussões sobre a construção de uma noção de panlatinalidade transnacional, juvenil e cosmopolita, marcada pelo consumo e pela ostentação, que parece questionar a singularidade de Cuba como nação socialista na América Latina. A problemática surge em torno da atuação do “homem de sucesso” que possui mansões e carros em um país cuja economia é fortemente mediada pelo Estado, são visualizados conflitos com outros gêneros musicais cubanos e postula-se que formas alternativas e não oficiais de produção e divulgação - que tornam explícitas ações identitárias globais - rompem políticas nacionais sobre o “ser cubano”.

Palavras-chave : Reggaeton; cultura latina; música popular; desempenho; Cuba.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )