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Palabra Clave

versão impressa ISSN 0122-8285

Resumo

ESQUEDA VERANO, Lourdes. O cinema como espelho diferido: o conceito de transferência em André Bazin e Stanley Cavell. Palabra Clave [online]. 2019, vol.22, n.3, e2234. ISSN 0122-8285.  https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.3.4.

Este artigo resgata a visão de André Bazin para mostrar sua atualidade no momento de tratar da sempre oscilante natureza do cinema, em específico diante das novas formas cinematográficas. A teoria de Bazin é sustentada de um modo aparentemente paradoxal sobre a identidade entre o modelo real e sua imagem fotográfica, um princípio complexo que será desenvolvido décadas mais tarde pelo filósofo estadunidentese Stanley Cavell. Neste trabalho, será indicado o sentido dessa identidade. A fim de delimitar o alcance e as repercussões dessa identidade ontológica na percepção da imagem cinematográfica, será abordado o conceito em relação com o de semelhança e o de causalidade, para conhecer sua especificidade. Em seguida, será explicado seu alcance a partir do conceito de transferência. Para chegar a uma compreensão coerente do processo, será analisado o modo em que aparece nos trabalhos de ambos os teóricos. Uma das principais conclusões deste artigo é que o realismo não é algo de que o sujeito deva investir à imagem fotográfica, mas sim uma propriedade desta, em virtude da transferência de realidade do objeto à imagem. Com isso, mostra-se como o espectador de cinema, diante da “telona”, realiza um ato análogo ao da percepção cotidiana: o reconhecimento de uma realidade representada na tela.

Palavras-chave : Cinema; realismo; teoria; fotografia; transferência; André Bazin; Stanley Cavell.

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