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CS
versão impressa ISSN 2011-0324
Resumo
MARIN OSORIO, WILLIAM. A arte como consciência da desolação. Ditadura e destino latino-americano. CS [online]. 2015, n.17, pp.17-38. ISSN 2011-0324. https://doi.org/10.18046/recs.i17.2055.
Diante da insistência do mal, A literatura se constitui em discurso surpreendente que permeia criticamente os diversos diálogos que circulam na sociedade, adquirindo, muito além de sua natureza estética, uma dimensão política como forma da reparação da consciência e liberação do ser diante das turbulências sociais. E perante os totalitarismos de esquerda e direita onde as palavras desaparecidos e tortura adquirem um sentido político, definindo por sua vez os contornos de um novo Leviatã, a democracia continua sendo o sistema de governo que permite o desenvolvimento da liberdade do homem. Nesta dupla perspectiva, surge em nossa reflexão a figura de um Ernesto Sábato humanista, em seus ensaios e em suas novelas, que acredita na democracia como sistema político onde é possível que a criatura humana consiga desenvolver suas potencialidades criadoras e adquira a categoria de pessoa. Com o relatório Nunca Mais ou Relatório Sábato, se cristalizam em 50.000 páginas a denúncia que da condição humana o criador de ficções fizesse em seu Relatório sobre cegos. Em dois relatórios nos revela a exploração que o artista faz do problema do mal - que se constitui no grande projeto ético e estético do artista como vidente na perspectiva da busca da identidade do homem argentino-, e dali surge um Sábato político e esteta que consegue definir muito bem a sua essência como artista e como homem de ação. Nestes textos surgem os avatares do homem latino-americano a partir da história escondida, desde a dor e das vozes da marginalidade.
Palavras-chave : Arte; ditadur; ficção; política; democracia; América Latina.