SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número54TEATRO COMUNITÁRIO ARGENTINO E POTENCIALIDADE POLÍTICA: O CASO DO TEATRO COMUNITARIO DE RIVADAVIAA NOVA BALSA DE MEDUSA: OS EMBRIÕES SOBRANTES. OBSERVAÇÕES SOBRE A DESUMANIZAÇÃO EM UM ASPECTO DAS APLICAÇÕES DA TECNOCIÊNCIA CONTEMPORÂNEA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Escritos

versão impressa ISSN 0120-1263

Resumo

VINOLO, Stéphane. O QUE MAIS TEM? - A ESTÉTICA EM JEAN-LUC MARION. Escritos - Fac. Filos. Let. Univ. Pontif. Bolivar. [online]. 2017, vol.25, n.54, pp.197-220. ISSN 0120-1263.  https://doi.org/10.18566/escr.v25n54.a09.

Neste artigo deseja-se mostrar a diferenciação que faz Jean-Luc Marion entre fenômenos de direito comum e fenômenos saturados, reflete-se, de maneira paradigmática, sua concepção de arte ao apresentar o ídolo como uma modalidade saturada dos fenómenos. De sua vez, apresenta-se a diferença entre os objetos construídos ou os fenômenos constituídos por um sujeito, que são apresentados como princípio y fundamento. A partir dai, considera-se a pintura como uma experiência fenomênica de anamorfose, onde o olhar do espectador se submete ao fenómeno, propondo a possibilidade de receber aquilo que se quer ver. Além disso, busca mostrar como da arte, o processo de visibilidade é apresentado como uma construção do fenômeno operante desde o invisível. Mostrar-se-á, então, como a reflexão artística de Jean-Luc Marion permite entrar no coração de sua obra, vendo como se podem modificar os conceitos de doação e de sujeito.

Palavras-chave : Jean-Luc Marion; Estética; Doação; ídolo; Sujeito.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )