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Revista Colombiana de Sociología

versão impressa ISSN 0120-159X

Resumo

MUNOZ RODRIGUEZ, Luisa Fernanda. Violência simbólica e dominação masculina no discurso cinematográfico colombiano. Rev. colomb. soc. [online]. 2016, vol.39, n.1, pp.103-122. ISSN 0120-159X.  https://doi.org/10.15446/rcs.v39n1.56343.

Este artigo propõe realizar uma aproximação à noção de violência simbólica em Pierre Bourdieu, especificamente enfocada no processo de violência estrutural exercida contra as mulheres. Esta revisão será abordada tomando como base A dominação masculina, texto-chave do autor. Esse conceito está relacionado com as variações objetivas e subjetivas que (re)produziram e perpetuaram um sistema patriarcal em que predominam a dominação simbólica e os opostos binários sob o esquema objetivo da dominação masculina, o que tem gerado a multiplicação e constante produção de enunciações ante o feminino a partir de um lugar violento. Essas enunciações foram sendo estabelecidas como parte de um discurso patriarcal que gera representações de gênero que inviabilizam, ressubordinam e estereotipam a mulher: este é o caso do discurso cinematográfico. Os discursos emitidos durante a última década na Colômbia, por exemplo, têm refletido seu transcorrer social e político, o que inclui a localização do sujeito feminino numa posição subordinada. A enunciação da imagem do feminino poderia ser causa ou efeito, ou ambos, da construção institucional de certos estereótipos de gênero e, por sua vez, da permanente instauração de uma violência simbólica que se vincula de maneira aberta às violências estruturais que são exercidas diariamente no país contra as mulheres. Os filmes escolhidos para a análise dos textos cinematográficos expostos no presente artigo foram revisados considerando o número de espectadores por ano, segundo dados da Proimágenes Colombia; os três textos eleitos foram os filmes de maior bilheteria em seu ano de estreia. Ainda, sua escolha esteve relacionada com a participação principal do papel feminino ao interior do corpo argumentativo em cada filme. Segundo o mencionado, serão tratados os textos dos filmes colombianos Sin tetas no hay paraíso (2010), do diretor Gustavo Bolivar; Rosario Tijeras (2005), do diretor Emilio Maillé, e El arriero (2009), do diretor Guillermo Calle. A partir desses lugares, será gerada a análise das categorias corpo e estereótipo de gênero, que visibilizam estruturas de violência simbólica a partir do discursivo no cinema colombiano.

Palavras-chave : Cultura; dominação masculina; estereótipos; imaginários sociais; mediações; meios de comunicação; violência simbólica.

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